Luigi escreveu:
Fala pessoal!
Minha noiva adquiriu um HB20 1.6 Comfort Style com cambio manual no final de dezembro. Vou deixar para expor as impressões gerais sobre o carro em outros tópicos. Gostaria de expor aqui um problema que percebi desde a 1a vez que dirigi o carro.
Desde o primeiro abastecimento, tem sido usado apenas gasolina aditivada. Notam-se pequenas engasgadinhas/tranquinhos quando se pisa mais de 1/4 de acelerador em 2a,3a,4a ou 5a marchas com giro entre 2000-3500 rpm. Isso fica bem mais evidente quando o ar condicionado esta ligado. Nao noto nenhum tipo de ruido como o famoso "tec tec tec", denunciando a famosa batida de pino. Confesso que é algo que chega a irritar no dia a dia.
Ja trocamos de posto 3x, sempre colocando apenas gasolina aditivada, e acontece a mesma coisa. Ja descartamos a possibilidade de gasolina batizada, porque os postos sao de certa confiança e os outros carros da casa que ja foram abastecidos nos mesmos postos nunca tiveram problemas.
Minha suspeita é que a octanagem da gasolina aditivada seja muito baixa para a taxa de compressão do motor 1.6 flex da Hyundai. Para evitar uma possivel batida de pino, o ECU acaba atrasando ponto e causando as tais engasgadinhas. Ja tive um Civic flex que nunca apresentou esses sinais quando abastecido com gasolina. Planejo adicionar uma porcentagem de etanol no próximo abastecimento, para ver se com o aumento da octanagem dessa mistura ocorrera melhora ou desaparecimento do que tem ocorrido. Sera uma alternativa antes de levar o carro para analise numa concessionaria Hyundai.
De qualquer modo, acho interessante ler relatos do pessoal que possui o HB20 1.6 e que roda apenas com gasolina. Vocês notam esses mesmos tranquinhos? Caso sim, pelo menos poderei ficar mais tranquilo e considerar isso como característica desse motor.
Abraço
Ahm, amigo, eu acho que tô entendendo sua situação, inclusive acho que já comentei em algum outro tópico por aí sobre ele
Posso não estar entendendo muito o problema, mas os trancos que você fala me levam a crer que possa ser uma dosagem errada de embreagem e aceleração, que no HB20 eu acho notavelmente diferente que em outros carros, ou então, e essa é minha aposta mais alta, uma espécie de turbo que o carro emenda quando atinge esse rpm que você mencionou, no começo isso me incomodou bastante, porque a retomada em baixa rotação me parecia muito lenta, mas pelo que me comentaram, é como um mecanismo de economia do motor com o combustível, então, quando você mantém o pé pressionado e atinge tal rotação, é como se o carro entendesse que você não quer economizar, você tem certeza que quer ele acelerando mesmo.
Fazendo uma analogia bem bruta e grosseira, deve ser como a potência desses carros mais caros que tem um botão "eco" e um botão "sport", um economiza mais e respeita o ambiente, o outro é mais pra potência sem se preocupar com a economia.