Bem-vindo: 28 Abr 2024 09:57

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 11 Fev 2013 18:18 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
Fala pessoal!

Minha noiva adquiriu um HB20 1.6 Comfort Style com cambio manual no final de dezembro. Vou deixar para expor as impressões gerais sobre o carro em outros tópicos. Gostaria de expor aqui um problema que percebi desde a 1a vez que dirigi o carro.

Desde o primeiro abastecimento, tem sido usado apenas gasolina aditivada. Notam-se pequenas engasgadinhas/tranquinhos quando se pisa mais de 1/4 de acelerador em 2a,3a,4a ou 5a marchas com giro entre 2000-3500 rpm. Isso fica bem mais evidente quando o ar condicionado esta ligado. Nao noto nenhum tipo de ruido como o famoso "tec tec tec", denunciando a famosa batida de pino. Confesso que é algo que chega a irritar no dia a dia.

Ja trocamos de posto 3x, sempre colocando apenas gasolina aditivada, e acontece a mesma coisa. Ja descartamos a possibilidade de gasolina batizada, porque os postos sao de certa confiança e os outros carros da casa que ja foram abastecidos nos mesmos postos nunca tiveram problemas.

Minha suspeita é que a octanagem da gasolina aditivada seja muito baixa para a taxa de compressão do motor 1.6 flex da Hyundai. Para evitar uma possivel batida de pino, o ECU acaba atrasando ponto e causando as tais engasgadinhas. Ja tive um Civic flex que nunca apresentou esses sinais quando abastecido com gasolina. Planejo adicionar uma porcentagem de etanol no próximo abastecimento, para ver se com o aumento da octanagem dessa mistura ocorrera melhora ou desaparecimento do que tem ocorrido. Sera uma alternativa antes de levar o carro para analise numa concessionaria Hyundai.

De qualquer modo, acho interessante ler relatos do pessoal que possui o HB20 1.6 e que roda apenas com gasolina. Vocês notam esses mesmos tranquinhos? Caso sim, pelo menos poderei ficar mais tranquilo e considerar isso como característica desse motor.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 11 Fev 2013 23:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Boa noite amigo,

Olha só, o meu é 1.6 e eu usei bastante tempo somente gasolina e nunca aconteceu essas "engasgadas" como você falou.
Eu usava sempre gasolina aditivada também, mas de vários postos. Hoje eu optei por uma combinação que me pareceu ser o melhor custo/benefício para o carro. Eu coloco 20% de gasolina Podium da Petrobras (alta octanagem) e 80% de etanol.
Hoje mesmo voltei de uma viagem e o carro fez a média de 11,8 Km/L o que eu achei bem razoável. Na cidade ele faz 9,4Km/L. Na volta da viagem, precisei abastecer novamente e como no posto que eu parei não tinha a gasolina Pódium, acabei colocando a Supra (que é só a aditivada) e etanol em uma proporção parecida (25%-75%) e o carro fez 13 Km/L. Melhorou o rendimento porém perde-se um pouco de potência.
Mas enfim, pro seu caso, eu indicaria tentar a gasolina Podium e ver o que acontece, apesar de achar que o seu problema não seja combustível.

Abraços!

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 13 Fev 2013 19:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 13 Fev 2013 13:22
Mensagens: 290
Localização: Atibaia - SP
Uso gasolina normal e aditivada, depende do posto(e do preço hehehe), nunca tive tal problema, bem estranho, leve na css e veja o que eles dizem.

Ps: Mostre o problema para eles, pois esses caras são bem ligeiros para dizer "Não tem nada aqui" ou "Não aconteceu o que você relatou"

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 13 Fev 2013 21:28 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 22:23
Mensagens: 85
Com o ar ligado eu noto alguns tranquinhos, mas me parece que se existe algum problema é relacionado ao A/C. Me parece que o compressor fica ligando e desligando.

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 Preto Onix.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 13 Fev 2013 21:52 
Offline

Registrado em: 02 Dez 2012 12:17
Mensagens: 100
Luigi escreveu:
Fala pessoal!

Minha noiva adquiriu um HB20 1.6 Comfort Style com cambio manual no final de dezembro. Vou deixar para expor as impressões gerais sobre o carro em outros tópicos. Gostaria de expor aqui um problema que percebi desde a 1a vez que dirigi o carro.

Desde o primeiro abastecimento, tem sido usado apenas gasolina aditivada. Notam-se pequenas engasgadinhas/tranquinhos quando se pisa mais de 1/4 de acelerador em 2a,3a,4a ou 5a marchas com giro entre 2000-3500 rpm. Isso fica bem mais evidente quando o ar condicionado esta ligado. Nao noto nenhum tipo de ruido como o famoso "tec tec tec", denunciando a famosa batida de pino. Confesso que é algo que chega a irritar no dia a dia.

Ja trocamos de posto 3x, sempre colocando apenas gasolina aditivada, e acontece a mesma coisa. Ja descartamos a possibilidade de gasolina batizada, porque os postos sao de certa confiança e os outros carros da casa que ja foram abastecidos nos mesmos postos nunca tiveram problemas.

Minha suspeita é que a octanagem da gasolina aditivada seja muito baixa para a taxa de compressão do motor 1.6 flex da Hyundai. Para evitar uma possivel batida de pino, o ECU acaba atrasando ponto e causando as tais engasgadinhas. Ja tive um Civic flex que nunca apresentou esses sinais quando abastecido com gasolina. Planejo adicionar uma porcentagem de etanol no próximo abastecimento, para ver se com o aumento da octanagem dessa mistura ocorrera melhora ou desaparecimento do que tem ocorrido. Sera uma alternativa antes de levar o carro para analise numa concessionaria Hyundai.

De qualquer modo, acho interessante ler relatos do pessoal que possui o HB20 1.6 e que roda apenas com gasolina. Vocês notam esses mesmos tranquinhos? Caso sim, pelo menos poderei ficar mais tranquilo e considerar isso como característica desse motor.

Abraço


Ahm, amigo, eu acho que tô entendendo sua situação, inclusive acho que já comentei em algum outro tópico por aí sobre ele
Posso não estar entendendo muito o problema, mas os trancos que você fala me levam a crer que possa ser uma dosagem errada de embreagem e aceleração, que no HB20 eu acho notavelmente diferente que em outros carros, ou então, e essa é minha aposta mais alta, uma espécie de turbo que o carro emenda quando atinge esse rpm que você mencionou, no começo isso me incomodou bastante, porque a retomada em baixa rotação me parecia muito lenta, mas pelo que me comentaram, é como um mecanismo de economia do motor com o combustível, então, quando você mantém o pé pressionado e atinge tal rotação, é como se o carro entendesse que você não quer economizar, você tem certeza que quer ele acelerando mesmo.
Fazendo uma analogia bem bruta e grosseira, deve ser como a potência desses carros mais caros que tem um botão "eco" e um botão "sport", um economiza mais e respeita o ambiente, o outro é mais pra potência sem se preocupar com a economia.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 08:10 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Nov 2012 21:21
Mensagens: 1004
lschlestein escreveu:
Com o ar ligado eu noto alguns tranquinhos, mas me parece que se existe algum problema é relacionado ao A/C. Me parece que o compressor fica ligando e desligando.

Sim. Isso acontece, e tb relatei meses atrás. Dá uns tranquinhos quase que imperceptíveis (o motorista sente), e a temperatura do ar dá uma oscilada (fica quente, depois da engasgada volta a gelar), certo?

Esse efeito é mais notado na gasolina do que no alcool, talvez pelo carro ficar naturalmente mais fraco.

_________________
Comfort Plus 1.6 Preto Onix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 10:17 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Jan 2013 05:53
Mensagens: 20
Localização: Brasília
brunotadashi escreveu:
Luigi escreveu:
Fala pessoal!

Ahm, amigo, eu acho que tô entendendo sua situação, inclusive acho que já comentei em algum outro tópico por aí sobre ele
Posso não estar entendendo muito o problema, mas os trancos que você fala me levam a crer que possa ser uma dosagem errada de embreagem e aceleração, que no HB20 eu acho notavelmente diferente que em outros carros, ou então, e essa é minha aposta mais alta, uma espécie de turbo que o carro emenda quando atinge esse rpm que você mencionou, no começo isso me incomodou bastante, porque a retomada em baixa rotação me parecia muito lenta, mas pelo que me comentaram, é como um mecanismo de economia do motor com o combustível, então, quando você mantém o pé pressionado e atinge tal rotação, é como se o carro entendesse que você não quer economizar, você tem certeza que quer ele acelerando mesmo.
Fazendo uma analogia bem bruta e grosseira, deve ser como a potência desses carros mais caros que tem um botão "eco" e um botão "sport", um economiza mais e respeita o ambiente, o outro é mais pra potência sem se preocupar com a economia.


Boa interpretação para o assunto ;)

Ainda não vi nada parecido, mas pelo fato deste motor ser tecnológicamente mais avançado que qualquer motor nacional hoje, entenda-se padrão EURO 5, então ele é voltado para a performance e economia ao mesmo tempo, por isso ele possui variador de fase, apesar de ter somente na admissão e não no escape como no Veloster.

Enfim, se você mantém uma faixa de rotação e posição do acelerador seria lógico do ECU (módulo de controle de motor) manda-se somente combustível suficiente para o motor continuar em sua rotação sem desperdiço de combustível.

Devemos lembrar também que motor Flex é mais para o álcool que para a gasolina devido a sua taxa de compressão. Portanto, se este problema persiste com gasolixo (lembrando que agora possui 25% de álcool) tente fazer o teste com álcool somente, e Pódium somente (apesar de ter álcool ele possui a maior taxa de octanagem)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 12:44 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 06:57
Mensagens: 348
Localização: Belo Horizonte - MG
Complicado isso.

As fábricas são obrigadas a ajustar o motor mais para o Etanol do que para a Gasolina, e realmente o uso no combustível fóssil fica prejudicado. Isso me deixa um pouco triste, pois não gosto muito de utilizar etanol devido à menor durabilidade do motor. Como eu pretendo rodar 200.000 km nesse carro, a durabilidade é algo crucial pra mim.
Realmente, sou contra motores flex por essa razão: para funcionar com ambos os combustíveis, não funcionam bem com nenhum deles.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 - Prata

[X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas


Garagem do Guerreiro Prateado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 13:42 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
ArnaldoMoro escreveu:
Boa noite amigo,

Olha só, o meu é 1.6 e eu usei bastante tempo somente gasolina e nunca aconteceu essas "engasgadas" como você falou.
Eu usava sempre gasolina aditivada também, mas de vários postos. Hoje eu optei por uma combinação que me pareceu ser o melhor custo/benefício para o carro. Eu coloco 20% de gasolina Podium da Petrobras (alta octanagem) e 80% de etanol.
Hoje mesmo voltei de uma viagem e o carro fez a média de 11,8 Km/L o que eu achei bem razoável. Na cidade ele faz 9,4Km/L. Na volta da viagem, precisei abastecer novamente e como no posto que eu parei não tinha a gasolina Pódium, acabei colocando a Supra (que é só a aditivada) e etanol em uma proporção parecida (25%-75%) e o carro fez 13 Km/L. Melhorou o rendimento porém perde-se um pouco de potência.
Mas enfim, pro seu caso, eu indicaria tentar a gasolina Podium e ver o que acontece, apesar de achar que o seu problema não seja combustível.

Abraços!


Fala Arnaldo!

Obrigado por suas considerações. Eu ainda acredito que a taxa de compressão alta tem causado o problema, ja que a gasolina comum/aditivada tem apenas 87 octanas (IAD). Em dias quentes como o que temos presenciado, aumenta ainda mais a chance de pre detonação, exigindo atraso de ponto de ignição pelo ECU. Estamos por fazer uma viagem de 500 km amanha. Vou aproveitar para fazer um teste, colocando 15 litros de etanol e completando o restante com gasolina aditivada, ja que nao temos Podium aqui na região onde estamos. Certamente a media de consumo irá piorar um pouco. Fiquei impressionado com a media de consumo da viagem de 500 km que fiz no inicio da semana usando apenas gasolina. Estávamos em 3 pessoas, com o porta malas carregado e usando o ar condicionado o tempo todo. Mesmo assim, fez 15.5 km/l pelo PC de bordo. Nao cheguei a fazer o calculo pela bomba de combustível para ver se esse valor nao esta muito superestimado.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Engasgos no HB20 1.6 quando usa gasolina.
MensagemEnviado: 14 Fev 2013 13:48 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2013 17:54
Mensagens: 10
Igor Maozao escreveu:
Uso gasolina normal e aditivada, depende do posto(e do preço hehehe), nunca tive tal problema, bem estranho, leve na css e veja o que eles dizem.

Ps: Mostre o problema para eles, pois esses caras são bem ligeiros para dizer "Não tem nada aqui" ou "Não aconteceu o que você relatou"

Abraços.


Fala Igor!

Obrigado pelo seu relato. Antes de levar na concessionaria, vou fazer um teste adicionando uma certa quantia de etanol, visando aumentar a octanagem média do que esta no tanque para ver se o problema desaparece. Caso nao melhore, dai sim vou levar na concessionaria. Certamente terei que ouvir comentários de que o problema é característico do produto...hehehe

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB