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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 15 Mai 2022 12:20 
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Concordo contigo mas além disso, soma-se a ignorância da maioria dos clientes e ainda, eles ficam ouvindo os vários boatos populares do tipo :

Veículos de marcas importadas e até os nacionais com motores flex não se adaptam bem ao etanol e que devido a isso, devem sempre ser abastecidos somente com as gasolinas nacionais aditivadas e/ou preferencialmente com as gasolinas premium ...

Eita mentirada essa sem pé nem cabeça e bem pior do que isso, sem absolutamente nenhuma argumentação técnica razoavelmente fundamentada para dar alguma credibilidade a essas asneiras .

Pois já sabemos desde longa data que :

TODOS OS VEíCULOS FLEX produzidos mundialmente já estão devidamente preparados e protegidos pelo seus próprios fabricantes para lidarem com 100% de segurança com o poder corrosivo de qq percentual de etanol hidratado nacional e ponto final nessa baita besteira propagada pelos populares leigos aos 4 cantos desse imenso Brasil .

Mostrando que a falta de uma cultura mais apurada em qq povo é que fazem originar e alastrar todos esses tais boatos sempre sem fundamento algum e por aí vai ...

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 15 Mai 2022 14:57 
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ianisgreek escreveu:
Concordo contigo mas além disso, soma-se a ignorância da maioria dos clientes e ainda, eles ficam ouvindo os vários boatos populares do tipo :

Veículos de marcas importadas e até os nacionais com motores flex não se adaptam bem ao etanol e que devido a isso, devem sempre ser abastecidos somente com as gasolinas nacionais aditivadas e/ou preferencialmente com as gasolinas premium ...

Eita mentirada essa sem pé nem cabeça e bem pior do que isso, sem absolutamente nenhuma argumentação técnica razoavelmente fundamentada para dar alguma credibilidade a essas asneiras .

Pois já sabemos desde longa data que :

TODOS OS VEíCULOS FLEX produzidos mundialmente já estão devidamente preparados e protegidos pelo seus próprios fabricantes para lidarem com 100% de segurança com o poder corrosivo de qq percentual de etanol hidratado nacional e ponto final nessa baita besteira propagada pelos populares leigos aos 4 cantos desse imenso Brasil .

Mostrando que a falta de uma cultura mais apurada em qq povo é que fazem originar e alastrar todos esses tais boatos sempre sem fundamento algum e por aí vai ...
Sim o único que não foi bem pensado para virar flex foi o novo Onix, mas além da Chevrollet já ter corrigido o problema, por ser o carro mais queridinho do povo eles ignoram isso.


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 15 Mai 2022 15:23 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Concordo contigo mas além disso, soma-se a ignorância da maioria dos clientes e ainda, eles ficam ouvindo os vários boatos populares do tipo :

Veículos de marcas importadas e até os nacionais com motores flex não se adaptam bem ao etanol e que devido a isso, devem sempre ser abastecidos somente com as gasolinas nacionais aditivadas e/ou preferencialmente com as gasolinas premium ...

Eita mentirada essa sem pé nem cabeça e bem pior do que isso, sem absolutamente nenhuma argumentação técnica razoavelmente fundamentada para dar alguma credibilidade a essas asneiras .

Pois já sabemos desde longa data que :

TODOS OS VEíCULOS FLEX produzidos mundialmente já estão devidamente preparados e protegidos pelo seus próprios fabricantes para lidarem com 100% de segurança com o poder corrosivo de qq percentual de etanol hidratado nacional e ponto final nessa baita besteira propagada pelos populares leigos aos 4 cantos desse imenso Brasil .

Mostrando que a falta de uma cultura mais apurada em qq povo é que fazem originar e alastrar todos esses tais boatos sempre sem fundamento algum e por aí vai ...
Sim o único que não foi bem pensado para virar flex foi o novo Onix, mas além da Chevrollet já ter corrigido o problema, por ser o carro mais queridinho do povo eles ignoram isso.



Sim, é verdade lembrando aqui que foi justamente quando eram abastecidos somente com gasolina que esses novos motores 1.0 turbo flex do Onix apresentavam os problemas de incêndio, mas que curiosamente não houveram casos desses novos Onix turbo quando rodavam abastecidos somente com etanol de pegarem fogo.

E sabemos tbm que nenhum fabricante de veículos gosta de assumir publicamente os possíveis erros de projeto em seus veículos recém lançados pq obviamente que isso vai contra os seus próprios interesses comerciais.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 14 Fev 2023 09:53 
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E diante de mais alguns fatos ocorridos recentemente, voltamos novamente a esse tópico !

Dessa vez ocorreu com um colega cujo veículo flex 1.6 ano 2013 e já com um pouco mais de 130 mil kms rodados foi diagnosticado recentemente com o seu catalisador entupido e a sonda lambda ( aquele sensor do escape ) pifada !

E após fazer poucas perguntas e ele , a conclusão é quase sempre aquela mais do que óbvia :

Possivelmente essas falhas ocorreram devido a abastecimentos com gasolinas adulteradas associados ainda a várias negligências quanto a manutenção preventiva desse pobre veículo !

Agora não adianta mais reclamar e nem chorar pq a correção desses problemas sempre será mais onerosa $$$ além de mais trabalhosa tbm sem citar ainda que devido a isso, o motor desse veículo já perdeu uma boa parte do seu melhor rendimento e o pior, esse motor já deve estar bem carbonizado por dentro !

E na lista lógica de recomendações para uma tentativa de correção dessas falhas, figuram as tradicionais trocas de oleo e velas de ignição, troca dos filtros do motor, testes das bobinas de ignição, limpeza dos sensores do sistema de injeção eletrônica desse motor e ainda do uso de um eficaz aditivo de combustível específico para a limpeza do catalisador e tbm dessa sonda lambda para se fazer essa tentativa de salvar essas duas peças muito importantes e que não são das mais baratas !

Certamente que tbm comentei com ele sobre a superioridade incondicional do etanol comparado com qq das gasolinas nacionais e citei tbm o real exemplo do nosso atual HB20 1.6 2013 que sempre foi abastecido com etanol desde zero KM e que até agora em um pouco mais de 10 anos de utilização normal e já com 104560 kms rodados e que felizmente mas não por um mero acaso , ele continua funcionando tranquilo e perfeito mantendo tanto a sonda lambda e tbm o seu catalisador ainda sendo os originais de fábrica !

Vejam o circulo vicioso e sempre nocivo causado por qq abastecimento com combustível adulterado :

Esses combustíveis fora do padrão contaminam rapidamente a sonda lambda mas antes disso comprometem tbm a eficiência das velas de ignição que tbm sofrem uma boa contaminação e a partir daí, essa sonda lambda já comprometida começa a dar informações erradas à ECU sobre a real condição da qualidade da mistura estequiométrica do combustível consumido a cada instante e assim, a ECU ao perceber essa situação bem anormal , despreza de imediato essas informações erradas passadas a ela por essa sonda lambda já alterada e contaminada e por isso, essa ECU começa a utilizar sua própria estratégia de proteção e nesses casos, utiliza seus mapas básicos de segurança que geralmente são mais ricos do que o ideal e são exatamente essas misturas não ideais e mais ricas que danificam e entopem rapidamente qq catalisador além de contaminar tbm e cada vez mais , a própria sonda lambda e assim, se tem inicio esse nocivo círculo vicioso e a bagunça toda já estará feita !

E se esses mapas básicos são de fato um pouco mais ricos do que o ideal , eles são assim usados nesses casos como uma estratégia de emergência pela ECU somente para efeitos de segurança, porque é melhor um motor funcionar com uma mistura levemente mais rica de combustível e por causa disso contaminar a sonda lambda, as velas de ignição e ainda entupir um catalisador do que se a ECU adotasse uma mistura de emergência um pouco mais pobre e mais próxima do ideal mas com isso, correr o risco de estourar esse motor por detonação e superaquecimento numa situação de alta demanda de desempenho por parte do seu condutor .

Óbvio que o etanol tbm nesses casos é bem menos sujeito a causar qq um desses transtornos além de sofrer muito menos essas adulterações do que qq das gasolinas, fato esse já amplamente comprovado e portanto, podem apostar nisso !

E assim, esse meu colega e proprietário desse veículo ficou de providenciar todas essas instruções aqui citadas e nos informaria tão logo tivesse qq resultado sobre a solução dessas falhas !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Mai 2023 16:54 
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Não há como não retornar a esse tópico se cada vez mais as evidências me convencem do fato de que o ETANOL é sim um combustível nobre e digno de elogios dos mais diversos se comparado a qq das atuais gasolinas nacionais !

E tomando como um exemplo mais antigo esse nosso atual HB20 1.6 2013 que atualmente já passa dos 110 mil kms rodados em quase 11 anos de uso normal e que desde que ele era ainda zero KM , nunca viu até agora sequer um único tanque abastecido com gasolina, mas apenas com etanol e levemente temperado com no máximo uns 15% de gasolina só para efeito de se aumentar levemente a autonomia desse veículo que merecia sim na realidade um tanque de no mínimo uns 60 lts.

E vcs tbm podem apostar que não é à toa que tanto os bicos injetores e tbm a bomba de combustível desse veículo NUNCA necessitaram sequer de alguma limpeza ou mesmo de substituição, permanecendo ainda os originais de fábrica e mérito óbvio do efeito detergente do etanol , sendo essa uma de suas nobres caraterísticas além da sua elevadíssima octanagem e do seu maior poder de resfriamento bem superiores aos de qq uma das gasolinas nacionais.

Mas o que ainda se vê infelizmente são tantos vídeos no Youtube onde se denigre e se despreza o etanol sem um mínimo de fundamento lógico mas apenas com mitos , desculpas e afirmações das mais falsas e variadas e do tipo do "disse que me disse" , ou seja , meras conversinhas estúpidas de comadre mesmo !

E assim, a pergunta que deixo aqui é para que alguém justifique explicando os motivos pelos quais quando se prepara aqui no Brasil qq motor automotivo para um melhor desempenho seja ele aspirado ou turbo , pq todos os renomados preparadores nacionais optam SEMPRE pelo etanol como combustível e quase nunca por nenhuma das nossas gasolinas ?

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 01 Ago 2023 12:08 
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Estava lendo na net sobre dicas automotivas e já me deparei por diversas vezes com aquela dica bem antiga e famosa sobre combustíveis para veículos flex em que se recomenda alternar entre tanques abastecidos somente com etanol e depois somente com gasolina ...

Pois vcs podem apostar que se formos analisar melhor, essa dica tbm não é nem a mais eficaz e muito menos a mais recomendada e vamos explicar aqui os motivos :

Ora, se vc abastece seu veículo flex com um tanque inteiro de gasolina comum/aditivada para somente depois abastecer com um tanque completo de etanol , com certeza que haverá sempre uma certa confusão eletrônica e física nesse pobre veículo , tanto de adaptação de um combustível para o outro e tbm pq esse tanque de gasolina consumido vai sim carbonizar em um certo gráu todo o sistema de alimentação desse motor.

Então pq não se substituir direto esse método e essa dica não tão eficaz assim por abastecer constantemente com uma mistura sempre padronizada de etanol com gasolina ???

É onde entra aqui a nossa já conhecida mistura mágica onde podemos abastecer com um percentual contante de digamos uns 10% a 20% de gasolina e os restantes 80% a 90% com etanol.

E teremos sempre com essa mistura o melhor dos 2 mundos, ou seja, o etanol sendo o combustível predominante dessa mistura vai sempre proporcionar um melhor rendimento geral e ainda , vai manter todo o sistema limpo e livre das nojentas e nocivas carbonizações.

Enquanto que esse pequeno percentual de gasolina apenas vai proporcionar uma leve maior autonomia potencializando assim esse etanol além de proporcionar ainda uma leve lubrificação a esse etanol e de auxiliar tbm um pouco mais em todas as partidas a frio !

E melhor ainda, adotando-se esse método, esse motor flex jamais terá o trabalho de fazer adaptações de combustível a cada vez que se reabastecer , ao ficar mudando de gasolina para etanol e vice versa.

Obs : É por essa exata razão que em todos os veículos flex da minha família e tbm de nossos amigos, sempre abastecemos já há décadas com essa dica de misturarmos um leve percentual de gasolina no etanol e nunca tivemos em nenhum desses veículos o menor de qq problema técnico usando esse método !

Até a BMW X1 2.0 activeflex 2022 do meu irmão que foi comprada zero KM em Maio do ano passado , desde o seu 1º tanque de combustível ela tbm foi obviamente assim abastecida para o espanto total do frentista que o atendeu ...

Mas coitado desse frentista e de todos os demais se eles soubessem melhor o LIXO indigesto que são essas nossas gasolinas nacionais se comparadas com o nosso etanol ...

E esse irmão dono dessa BMW X1 falou que apesar desse veículo ter só 2 anos de garantia de fábrica, que ele está aguardando para ver se de fato , abastecer com essa mistura de mais etanol que gasolina ( ele abastece sempre com 15% de gasolina e 85% de etanol ) vai causar algum problema no sistema de alimentação dessa sua nova BMW.

Enquanto isso, ela já está com o upgrade de stage 2 e funcionando perfeita igual a um relógio suiço !

Estou apostando 100% que não vai ocorrer problema nenhum nessa BMW assim abastecida mas vamos acompanhando apesar dela só estar com um pouco menos de 6000 kms rodados até agora!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Set 2023 11:32 
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E como eu sempre sou um grande defensor do etanol , retorno aqui para mais uma explicação que considero importante :

Já ouvi e li tbm alguns relatos de donos de veículos flex com injeção direta que, segundo eles, tiveram problemas com os injetores devido ao uso do etanol.

As alegações são de que o etanol é um combustível "seco" e que devido a isso causam esses citados problemas !

E o que eu tenho a confirmar aqui é que de positivo sobre as gasolinas são somente a maior autonomia oferecida por elas e tbm sobre esse fato das gasolinas serem mais oleosas do que o etanol e portanto menos corrosivas.

Apesar de que tbm já se sabe desde longa data que qq veículo flex já está devidamente protegido de fábrica contra todos esses efeitos do etanol !!!

Mas de negativo sobre as gasolinas não temos tbm como negar de que elas são pobres demais em octanagem quando comparadas com o etanol, o que causa uma notável queda no rendimento geral de qq motor flex, fato esse já amplamente comprovado há muito tempo atrás.

E além disso, tbm não temos como negar que as gasolinas causam uma enorme sujeira bem nociva dentro dos motores em forma de carbonizações e assim, devido a isso, felizmente que existe a útil solução de unir o útil ao agradável quando então se faz essa citada mistura de uns 15% de gasolina no etanol e com isso, estará assim definitivamente resolvida toda essa questão.

Inclusive, não só eu mas toda a minha família além de muitos amigos e colegas, temos adotado já por muitos e muitos anos atrás , essa solução de abastecer os nossos veículos flex com essa mistura de gasolina com etanol e nunca ouvi de nenhum de nós, nenhuma falha devido a qq tipo de problemas com os nossos motores.

Afinal, em todos os postos de combustíveis, existem lado a lado tanto as bombas de gasolina e tbm de etanol, então não custa ao abastecer , fazer essa simples mistura de uns 15% de gasolina comum no etanol e assim, teremos sempre o melhor desses dois mundos da gasolina e do etanol.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 17 Out 2023 19:11 
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E esse nosso pioneiro HB20 1.6 2013 acaba de passar pela marca dos 116 mil kms rodados e agora no começo desse próximo mês de dezembro ele estará completando os seus 11 anos de uso constante desde que ele foi comprado zero KM na CCS Hyundai daqui !

E acredito que nunca seja demais sempre estar relembrando aqui que desde que ele ainda era zero KM, que ele sempre foi abastecido até agora com a mistura de E-85, ou seja, misturo apenas 15% de gasolina comum em 85% de etanol sempre que ele é abastecido !

E o resultado disso são um motor sempre limpo internamente e livre de carbonizações, razão desse motor jamais até agora ter apresentado problema algum em nenhuma de suas peças ou sensores que permanecem os originais de fábrica apesar dos seus atuais 116 mil kms rodados.

Óbvio que bateria, velas de ignição e os filtros diversos são sempre trocados nos seus intervalos recomendados mas vale destacar aqui que os seus injetores, bomba de combustível, bobinas de ignição , a sonda lambda ou o sensor de oxigênio do escape além do seu catalisador e de todo o seu sistema de escape e de todos os demais sensores do sistema de injeção eletrônica desse seu motor ainda são os originais de fábrica e estão funcionando perfeitos !

Mas eu posso até apostar o que for que o mérito dessa conservação toda desse nosso HB20 seja de fato esse uso sistemático dessa mistura de etanol com essa pequena dosagem de gasolina, porque se esse veículo fosse abastecido somente com essas nossas gasolinas medíocres e de qualidade sempre duvidosa, coitado dele que a essas horas ele já estaria com muitas dessas suas peças aqui citadas, trocadas já há muito tempo sem falar ainda que ele nunca iria apresentar essa performance afiada que ele sempre mostra em qq tipo de solicitação em qq situação de trafego !

Afinal, a queima do etanol é sempre bem limpa e não deixa resíduos de fuligens escuras de carvão no interior dos motores que estragam precocemente todas essas peças acima citadas, sem contar ainda a octanagem bem mais elevada do etanol comparado com qq das gasolinas, o que faz qq motor flex render sempre um pouco mais de desempenho do que se ele for abastecido com essas nossas gasolinas nojentas e caras !

Obs : E onde estão todos aqueles mexânicos de plantão que sempre falam mal do etanol e que só sabem dizer as besteiras de abastecer e recomendar esses lixos de gasolinas , somente para eles tentarem me explicar aqui o porque de todo esse sucesso desse nosso pioneiro e singelo HB20 1.6 sempre orgulhosamente abastecido com etanol e só levemente temperado com esses 15% de gasolina que é só e unicamente para fazer esse etanol render um pouco mais e aumentar a sua autonomia !!!

Ou seja, em time que sempre está ganhando, jamais se deve mexer na sua escalação e ponto final !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 19 Nov 2023 15:36 
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E apesar de que esse caso que venho agora contar aqui seja fora de tópico, ainda assim, acredito que ele seja instrutivo para todos os que se interessam por esse assunto.

Trata-se de um Ford Ka 1.0 2019 hatch comprado zero KM por um grande amigo da nossa família e já constatamos por diversas vezes que ele , assim como muitos outros condutores donos de veículos flex , não tem o devido conhecimento das inegáveis vantagens do etanol quando comparados com todas as demais gasolinas.

E que esse citado Ford Ka, segundo ele , sempre apresenta problemas de mal funcionamento quando abastecido com etanol , muito provavelmente pq ele é sempre abastecido com gasolinas ...

Pois bem, sempre que ele ouvia tanto de mim quanto dos meus irmãos que sempre demos a preferência em abastecer todos os nossos veículos flex com a mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina e que com isso, todos esses nossos veículos funcionam muito bem como relógios suiços , ele sempre contradizia sobre o etanol falando que um primo dele que é mecânico de automóveis sugeria fortemente a ele que evitasse o etanol pq os motores flex mostram funcionar melhor quando abastecidos com as gasolinas e não com o etanol ...

E nós sempre perguntamos a ele de onde será que esse mecânico primo dele se baseia para afirmar uma baita asneira dessas e nunca até agora, obtivemos nenhuma justificativa nem mesmo razoável para justificar essa afirmação dele ...

E óbvio que nenhum de nós concorda jamais com esse fato e com essas afirmações estúpidas e sem o menor fundamento técnico só por essa insistência pessoal dele e assim, já fica algo bem difícil de convencer esse amigo do contrário , apesar das nítidas e mais do que óbvias provas e que consideramos serem mais do que suficientes e que são todos esses nossos veículos flex e que somam só entre nós os 3 irmãos, nada menos de 7 veículos todos flex e de marcas , anos , configurações mecânicas e de quilometragens diversas !!!

Além das dicas que sempre dou para ele que leia na net inclusive aqui nesse forum sobre o etanol , as gasolinas e os efeitos desses combustíveis nos veículos flex , vemos que infelizmente esse amigo se mostra irredutível e como um grande cabeça dura e que sempre insiste em não querer dar credibilidade ao etanol nem a pau ...

E para aqueles que ainda não sabem um pouco sobre esse assunto, não custa relembrar aqui que nos veículos flex é a sonda lambda ou seja, ( o sensor de oxigênio ) a peça mais importante que existe nesse sistema todo e ela sempre está localizada na tubulação do escape , alí na saída do coletor de escape e sempre antes do catalizador.

É justamente ela, esse importante sensor de oxigênio que em conjunto com o medidor de nível de combustível no tanque , que trabalham em conjunto nesse reconhecimento do combustível que está alimentando o motor, ou da mistura de combustíveis exata que está no tanque em cada momento e tbm nos momentos em que se reabastece um veículo flex.

E além dessa função vital de reconhecer qual o tipo de mistura de combustíveis entre a gasolina e o etanol que está sendo consumida pelo motor a cada instante, ela tbm faz a correção necessária e ideal dessa mistura , para que o motor sempre queima a mistura correta e perfeita de ar e combustível para que assim, qq motor flex apresente sempre o seu melhor rendimento em qq tipo de solicitação durante todo o seu funcionamento !

E a partir dessas informações obtidas por essas peças, elas são enviadas para a ECU do veículo que essa por sua vez, já contém armazenados um vasto banco de dados e vai lá nessa sua biblioteca ( e que na realidade são nada menos que milhões de dados ) e assim essa ECU seleciona sempre as melhores combinações desses dados ou parâmetros de regulagens para essa determinada mistura de combustíveis para que assim, esse motor específico funcione sempre da forma mais ideal possível em cada situação momentânea de sua utilização e com isso atingindo o objetivo de se obter sempre o seu melhor rendimento !

Então o básico e o mais simplificado porém necessário que se deve saber para se entender melhor como funciona esse sistema automotivo flex é isso que foi citado aqui !

Mas acontece que devido as sempre péssimas qualidades das nossas gasolinas , quase sempre mal refinadas e mal formuladas por óbvias razões de custos, a queima ou combustão delas deixa muita fuligem de carvão impregnada por todas as peças do motor e tbm em todo o sistema de injeção incluindo os seus sensores e essa importante sonda lambda ou seja, o sensor de oxigênio e a bagunça toda começa justamente nesse momento aqui.

A começar pelas velas de ignição que se impregnam bem mais facilmente com essa nociva carbonização causada pela combustão incompleta dessas nossas medíocres gasolinas e que em seguida e devido a essa carbonização, acaba por contaminar tbm esse vital sensor de oxigênio que está justamente no caminho dos gases de escape.

E que por causa disso e para se corrigir esse inconveniente, já existem os scanners automotivos de diagnósticos mais bem completos e elaborados que dispõe de um importante recurso chamado de função ar/combustível que ajuda o sistema de injeção eletrônica a fazer novamente uma nova recalibração ou para resetar todo o sistema de injeção para assim haver um novo e perfeito reconhecimento da mistura exata de combustíveis contida no tanque e que foi perdida devido a essa carbonização e tbm devido a um possível não reconhecimento imediato de alguma mudança de combustíveis em um novo reabastecimento feito anteriormente.

Mas a realidade é que infelizmente, nem todas as oficinas particulares dispõe ainda desses mais recentes e atualizados scanners aqui citados com essa função específica e o pior é que nem todos os mecânicos de veículos sabem operar esses scanners com a devida precisão e temos assim, um quadro bem negativo dessa situação !

E o resumo desse assunto é que quando se dá a preferencia em abastecer com o etanol, a totalidade desses eventuais problemas de mal funcionamento dos motores flex não ocorre mais, justamente pq o etanol sempre resulta em uma combustão muito mais limpa e livre dessas carbonizações e assim , todas as peças do sistema de injeção incluindo aqui as velas de ignição e essa própria sonda lambda ou o sensor de oxigênio permanecem sempre mais limpas e funcionando perfeitos por muito mais tempo e com isso, os motores flex funcionam perfeitos e com um rendimento bem maior sem mostrar essas falhas que ocorrem quando abastecidos com essas gasolinas.

Obs : E o motivo que sempre se deve misturar um leve percentual de até uns 15% de gasolina no etanol é somente para haver uma leve melhor lubrificação desse etanol e nada mais além disso, apesar de que fazendo assim, se dá tbm uma leve maior autonomia a esse etanol que passa a render assim um pouquinho melhor nos motores flex, ou seja , que esse é sempre o melhor desses dois mundos !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 22 Nov 2023 10:24 
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E ontem, ao encontrar com um grande amigo, fico sabendo de mais um final feliz para um caso intrigante e curioso , mas com a vitória incondicional do etanol sobre todos esses nossos LIXOS medíocres de gasolinas !

Ele tinha um HB20X 1.6 câmbio manual 2014 e achou uma interessante oportunidade de troca-lo por um Cruze 1.8 flex sedan ecotec 6 automático 2013 , esse carro era de um Senhor antigo conhecido dele e que foi comprado por ele zero KM, estava com 78 mil kms rodados originais na ocasião dessa troca e muito bem conservado !

Mas , o grande inconveniente e pecado que eu percebi ouvindo esse novo caso desse meu amigo é que o ex dono desse Cruze, infelizmente o abastecia sempre e por esses longos 10 anos somente com gasolina e nunca com etanol ...

E que devido a esse fato, eu expliquei a ele sobre a grande possibilidade que havia desse Cruze estar com toda a sua mecânica já bem carbonizada , justamente pq esse Cruze era mais usado basicamente no transito urbano do que em viagens ocasionais e relembrando aqui que ele sempre era abastecido com essas tais GASOLINAS e nunca com o nosso quase sempre desprezado etanol !

Esse meu amigo me informou tbm que o oleo do motor, filtros diversos ( de oleo, ar e de combustível ) , o jogo de velas de ignição desse Cruze além do seu sistema de arrefecimento que está sempre mantido limpo e com o aditivo correto e estavam todos novos e revisados !

Então, como já era de se esperar, logo na 1ª abastecida desse Cruze com etanol após ele ser comprado por esse meu amigo e acendeu de imediato aquela luz amarela da injeção no painel dele ...

E ele me avisando disso, passamos um scanner nosso muito bom e eficaz que eu tenho para uso pessoal inclusive com a função de A/F que é aquele reset para haver um novo aprendizado e o devido reconhecimento correto do combustível abastecido pelo sistema de injeção do veículo.

E assim, naquele momento alí , a luz amarela da injeção apagou no painel, mas esse meu colega me informou que já no dia seguinte, logo na 1ª partida da manhã , que aquela mesma luz amarela da injeção acendeu novamente no painel.

Liguei outra vez o meu scanner nesse Cruze e o diagnóstico que apareceu dessa vez foi leitura errada do sensor de oxigênio ( a famosa sonda lambda ) , onde não é nada difícil de se concluir que se tratava na realidade de uma baita e já antiga carbonização causada por essas nossas infames gasolinas e que havia se acumulado nessa sonda lambda por todo esse longo tempo além tbm da forte possibilidade de estarem igualmente carbonizados, mais alguns sensores desse sistema de injeção eletrônica que ficam ligados no coletor de admissão do motor.

E então, some a esse fato que esse antigo dono desse Cruze o utilizava basicamente só no transito urbano e por curtos trajetos e pior ainda, que esse Cruze era conduzido sempre em baixas rotações e essa carbonização que foi acumulada pelas gasolinas e com esse tipo de uso nocivo e que era o que estava causando essa bagunça toda no sistema de injeção desse pobre Cruze 1.8 agora que ele havia sido abastecido com etanol !!!

Recomendei então nesse caso, que ele comprasse um bom aditivo flex para se fazer uma limpeza do sistema de injeção do motor mas que fosse utilizado todo o frasco desse aditivo em não mais do que somente 1/4 do tanque abastecido e só com ETANOL para assim, haver uma maior concentração desse aditivo no combustível e com isso ajudar um pouco mais nessa urgente faxina e com uma maior eficácia !

Inclusive, tbm sugeri a esse meu amigo de sair com esse seu Cruze de preferência a noite e com mais calma para uma rodovia menos movimentada e rodar sem interrupções por um percurso total de no mínimo uns 50 kms e sempre que possível, em regime de rotações médias com algumas esticadas e picos até as altas rotações para com isso, ajudar a limpar essa nojenta e nociva carbonização acumulada no motor desse Cruze !

E felizmente que depois de realizado esse procedimento que sugeri a ele, esse meu colega me falou que aquela luz amarela de pane na injeção não mais acendeu no painel desse Cruze, apesar dele estar sempre abastecendo desde a compra desse Cruze apenas com etanol.

Obs : E como não poderia deixar de ser, fiquei sabendo ontem atravez dele que tanto ele como tbm a esposa dele, já que ambos utilizam esse mesmo veículo, sentiram o motor 1.8 desse Cruze "deslançhar" agora segundo eles bem melhor do que antes quando esse Cruze foi recém comprado principalmente em rodovias, exatamente como um resultado prático devido a essa limpeza dessa carbonização em todo esse sistema de injeção desse motor com o aditivo flex além da ajuda ao se abastecer sempre com o nosso nobre etanol , que possui as maiores e mais importantes propriedades detergentes entre todos os atuais combustíveis nacionais.

Portanto , considero que esse foi mais um final feliz proporcionado pelas inegáveis vantagens do etanol sobre qq dessas tais de gasolinas !

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