E compartilhando com os colegas aqui do forum sobre o assunto dos combustíveis e os motores atuais.
Eu havia comprado um excelente scanner automotivo profissional que foi importado do EUA da marca Autel e ele pode escanear e acessar a ECU da maioria dos veículos atuais disponíveis nos mercados, informando tudo sobre o funcionamento de qualquer motor, seja ele aspirado ou turbo.
E tive a oportunidade de fazer com esse scanner uns interessantes logs monitorando o funcionamento tanto em motores flex como tb em motores turbo, usando gasolinas e depois o etanol e os resultados já eram o que já se esperava deles, ou seja :
Com as gasolinas alimentando os motores aspirados flex , havia uma notável contenção dos avanços de ignição de nada menos de 7 a 8 graus o que significa que com a gasolina, o motor estava funcionando de uma forma deficitária e contida, comparado com os resultados obtidos com o etanol e portanto bem longe do seu rendimento ideal, culpa da pouca octanagem das nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas!!!
E nos motores turbo ... rsrsrsrs, essa situação com eles foi bem decepcionante e pior ainda, na realidade era de chorar senão de irritar tamanha foi a contenção no desempenho desses motores exatamente devido a essa baixa octanagem dessas nossas gasolinas que muitos ainda veneram e ficam contra o nosso etanol sem nenhum motivo lógico.
Usando as gasolinas, os avanços de ignição e os picos de pressão da turbina eram tão contidos e pouco mantidos que dava até RAIVA delas, mas lógico que nenhum fabricante vai falar sobre isso, ou seja, eles jamais não vão querer atirar nos seus proprios pés e o mesmo ocorre com os fabricantes de motores aspirados flex onde eles jamais sugerem que usando o etanol se obtém mais desempenho ...
Já quando se abastece esses veiculos com etanol, vemos e comprovamos que é tecnicamente TUDO DE BOM ao pé da letra, pq nos motores flex aspirados, vinham sempre avanços de ignição plenos o que significa a obtenção dos máximos rendimentos desses motores e nos motores turbo então, melhor ainda pq além do etanol proporcionar uma manutenção de maiores avanços nas curvas de ponto de ignição, ainda mantinha-se uma maior pressão de pico das turbinas e por um mais prolongado intervalo de tempo, o que significa um DESEMPENHO máximo e além dessa importante vantagem, os motores se mantém internamente livres das fuligens e carbonizações causadas pela queima dessas nossas gasolinas.
E sem esquecer de falar de uma outra importante vantagem técnica do etanol que é a de diminuir a temperatura das câmaras de combustão e até a de todo o sistema de escape, mas curiosamente sobre isso tb ninguém comenta ...
Então, abastecer com etanol é mais do que uma atitude apenas inteligente e esperta, mas é de um autêntico bom senso geral !
Obs : Nem perdi meu tempo fazendo monitoramento desses motores alimentados com aquelas nossas surreais gasolinas super premium podium e octapro pq elas nem são consideradas normais no nosso mercado ou seja, apenas poucos postos de combustíveis desse imenso Brasil dispõe da venda delas e tb devido ao seu exorbitante preço, por isso vejo que o etanol é tb DISPARADO um melhor combustível até do que elas e ainda, ele é sempre o mais barato dos nossos combustíveis !!!
E a octanagem das nossas gasolinas comuns/aditivadas segundo fontes oficiais da Petrobrás e da ANP é : de 87 a 89 octanas.
Gasolina Podium e Octapro : de 95 a 96 octanas.
Etanol : de 113 a 115 octanas ou seja, esse combustível some na frente em vantagens técnicas de quaisquer dessas gasolinas.
É isso aí colegas, valeu !
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