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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Mar 2024 19:51 
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Olá colegas desse tópico !

Cada vez mais percebo que muitos usuários desse forum nunca concordam com essas minhas opiniões contra as nossas gasolinas !

Pois infelizmente nem eu mesmo tbm queria que esse fato fosse assim essa grande e triste realidade para nós !

Ainda mais que graças a Deus já tive várias oportunidades de viajar para outros países do 1º mundo e como sempre eu sou muito curioso, óbvio que em cada um desses países que conheci , observei atentamente as gasolinas deles e não tive como evitar que eu fizesse uma comparação real com essas nossas ditas gasolinas tupiniquins dessa terra das bananas ...

NADA A VER uma simples e mera comparação dessas gasolinas gringas com as nossas .

Seria de fato como comparar a água com o vinho ...

E até que quanto a octanagem, as nossas gasolinas premium , tanto a Podium da Petrobrás e tbm a octapro da Ipiranga apresentam uma elevada octanagem de 102 a 103 octanas RON que são até ligeiramente maiores do que a octanagem de todas as demais melhores gasolinas premium gringas disponíveis ao redor do mundo que tem no máximo ao redor de 100 a 101 octanas RON !

Inclusive , a bem da verdade, acho essa até uma comparação desleal demais pq essas nossas gasolinas premium contém nada menos de 25% de etanol adicionado nelas o que já é uma baita ajuda no aumento real dessa octanagem final enquanto que no caso dessas melhores gasolinas premium gringas, elas contém no máximo , apenas 10% de etanol adicionado nelas e assim essas gasolinas nem mesmo poderiam ser ao menos comparadas pq isso não seria nada justo !

Mas o problema maior e quanto a isso não temos por enquanto nem como negar é sobre essa composição sofrível dessas nossas gasolinas comuns e aditivadas apesar do elevado teor de etanol de 27% que elas recebem mesmo quando comparadas com as gasolinas gringas mais simples e baratas encontradas nesses países de 1º mundo !

Por isso que eu sempre elogiei o etanol aqui no forum e fazemos uso dele desde sempre entre familiares e muitos amigos e colegas pq ele é comprovadamente disparado , o melhor combustível para motores a combustão interna do mundo !!!

E a verdade deve sim ser dita aqui para o bem de todos e para não serem cultivados ainda mais MITOS sobre essas nossas medíocres gasolinas comuns e aditivadas por todos aqueles que por algum motivo, não simpatizam com o nosso nobre etanol , com a excessão dessas nossas sempre mais caras e raras gasolinas premium de alta octanagem se bem que elas tbm não merecem o mesmo elogio das demais concorrentes premium gringas pq elas recebem uma ajuda bem mais generosa de etanol nelas do que recebem as suas melhores concorrentes gringas !

E por esses motivos que o nosso nobre etanol sempre vai continuar a reinar absoluto com muito mais vantagens a oferecer do que quaisquer tipos dessas gasolinas nacionais , sem nenhuma sombra de dúvidas !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 17 Mar 2024 18:10 
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E com esse novo projeto ainda a ser aprovado para se aumentar de 27% para 30% o teor de etanol anidro nas gasolinas comuns/aditivadas aqui no nosso mercado , aumenta-se tbm o problema de adaptação de todos os motores de veículos importados a gasolina vendidos aqui !

Porque em todos os demais mercados dos países de 1º mundo , o máximo que se adiciona nas gasolinas vendidas por lá é 15% de etanol e que devido a isso, as calibrações de todos esses veículos atuais vendidos por lá e tbm os importados para o nosso mercado , foram desenvolvidas e consideram justamente esse teto máximo de etanol adicionado nessas gasolinas gringas mas nunca esses agora mais do que exagerados 30% !

Então, imaginem a bagunça e a confusão que vai ser para todos os donos de veículos a gasolina principalmente os importados ao serem abastecidos com essas novas gasolinas comuns e aditivadas com esse novo percentual de 30% de etanol adicionado nelas !!!

Com certeza que haverão sintomas de mistura pobre com as luzes amarelas acendendo no painel desses veículos sinalizando problemas de incompatibilidade , de falta de potência e até de falhas de funcionamento devido a essa nova composição dessas gasolinas nacionais, justamente pq a calibração original da ECU desses veículos importados a gasolina não foram calibradas para funcionarem com eficiência com uma gasolina misturada a esses exagerados 30% de etanol nelas inclusive esse limite atual desses 27% já são considerados aqui no nosso mercado como bem exagerados e bastante fora de propósito para o projeto original de qq um desses atuais veículos importados a gasolina.

Acredito por isso que a ANFAVEA , que é um dos orgãos respeitados na area automotiva aqui no nosso mercado, não apoie , não aprove e nem aceite essa nova decisão federal para esse novo e exagerado aumento de etanol anidro a ser adicionado nas nossas gasolinas comuns e aditivadas.

Obs : Óbvio que para quaisquer tipos de motores flex , que essas supostas novas gasolinas com esses citados 30% de etanol adicionado nelas não fará diferença alguma no funcionamento desses motores que aceitam bem qq mistura de gasolina com etanol em qq proporção que seja.

Apesar de que qq motor flex prefere bem mais funcionar com etanol do que com qq dessas gasolinas e isso aliás, já é fato amplamente comprovado em mecânica automotiva !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 22 Mar 2024 18:43 
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Tenho acompanhado a advento dessa nova tecnologia automotiva híbrida e mais ainda a versão flex dela, ou seja, para esses novos veículos assim equipados terem 3 opções de abastecimento, tanto com etanol, com gasolina e tbm usando-se a bateria desses veículos para se percorrer trajetos menores.

Na minha opinião, vejo que esse será o caminho mais óbvio e simplificado aqui no nosso mercado a um curto prazo, já que a tecnologia das células de etanol usando-se o hidrogênio delas como combustível já seria uma tecnologia a ser oferecida a um médio prazo apesar dela tbm se mostrar ser bem funcional e de já estar plenamente viável e aprovada como nos tem mostrado a própria Nissan !

E sobre os veículos totalmente elétricos , apesar dessa opção de tecnologia já estar bem desenvolvida, ela ainda encontra obstáculos pela frente como a implantação de toda uma infraestrutura aqui no nosso mercado para o carregamento das baterias desses veículos, além do fato real e da necessidade deles tbm oferecerem cada vez mais, uma maior autonomia !

Obs : Pessoalmente , eu ainda acredito e confiaria mais em um 1º momento nessa tecnologia híbrida flex , onde tbm se poderia utilizar o veículo no seu modo elétrico para curtos trajetos , porém sem abrir mão do motor a combustão flex para os casos de se fazer viagens mais longas sem as interrupções devido a necessidade de se ter que parar o veículo por longos períodos para se carregar a sua bateria !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 27 Mar 2024 17:12 
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E falando sobre combustíveis, ontem já bem tarde da noite, retornei de mais uma rápida viagem a trabalho num total de um pouco mais de 240 kms e dessa vez fui com o nosso pioneiro Jetta TSI stage 2.

Já tinha comentado aqui no forum que ele está com o Unichip e calibrado para funcionar com uma mistura de gasolina com 27% de etanol e assim, ele estava obviamente abastecido.

Mantive a maior parte desse percurso, uma velocidade padronizada no piloto aut. em 110 kms/h e a média geral de consumo no final dessa viagem foi de ainda ótimos 12.2 kms/l e temos de considerar aqui nesse caso que esse motor é um 2.0 turbo a gasolina e chipado no stage 2 além da sua calibração específica no Unichip para essa mistura de gasolina com 27% de etanol.

E mais uma vez, eu confirmo aqui o fato de que o etanol , mesmo quando misturado em pequenas proporções no tanque de um veículo original a gasolina , mas que com as devidas recalibrações necessárias para essas misturas extras com o etanol, ele mostra na prática todas as vantagens e os benefícios proporcionados por esse nobre e excelente combustível vegetal que para mim, será sempre um campeão supremo e insubstituível em todos os tempos !

Obs : Nem é preciso citar aqui o quanto ganhamos em desempenho com essa adição extra desses 27% de etanol misturado na gasolina desse Jetta TSI, tanto é que mesmo trafegando nessas velocidades mais baixas e contidas, o seu motor esbanjava torque mostrado em todas as subidas desses percurso que eram facilmente superadas mesmo em 6ª marcha e com toda a tranquilidade !

E que apesar dessa ótima constatação de que essas adições citadas de etanol no tanque de um jetta TSI só trazem vantagens em rendimento geral, infelizmente não se pode ir muito além de uns 30% a talvez uns 35% de etanol adicionado no tanque dele, pq tanto as suas duas bombas de combustível e tbm os seus injetores não foram calibrados para suportar e nem de fornecer um volume extra de combustível necessário para esse já elevado teor de etanol extra adicionado na gasolina e haveriam com certeza episódios de falta de combustível em maiores solicitações desse seu motor !

A não ser que a própria dona VW lançasse esse seu sedan esportivo Jetta GLI com a tecnologia flex nesse seu motor 2.0 turbo !

E comparando esse nosso Jetta TSI ao nosso novo BMW 320i , sinceramente que ficamos tristes só em pensar na possibilidade em desfazer desse sedan, apesar dele já estar com um pouco mais de 10 anos de uso e 91 mil kms rodados, ele segue perfeito e silencioso e roda como se fosse ainda novo !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Mar 2024 17:34 
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E atualizando meu comentário anterior, hj entrei em contato com o pessoal do módulo Unichip para saber mais informações pelo uso anormal que estou fazendo desse piggyback ou chip !

Mas quando eu cito aqui que é anormal quero dizer pq o principal objetivo do Unichip não é o de transformar um motor a gasolina em flex e sim, afinar o máximo possível a regulagem básica e original de qq motor a combustão interna até mesmo os movidos a diesel e controlados por uma ECU e assim, extrair deles, uma boa margem de rendimento extra que os atuais fabricantes deixam assim sem explorar pelos mais diversos motivos.

Então esse novo mapa de calibração que eu mesmo criei e desenvolvi por minha própria conta e risco no meu Unichip para assim fazer esse motor 2.0 turbo a gasolina desse Jetta aceitar consumir uma gasolina contendo uma adição extra de 27% de etanol hidratado e continuar a funcionar liso e sem nenhuma falha seria apenas um mero quebra-galho, afinal, com 27% de etanol a mais , ganha-se muito mais octanagem que é o principal objetivo no caso de qq motor turbo a gasolina com upgrades de performance e principalmente, quando não se quer ficar dependendo das raras e sempre caras gasolinas premium podium e octapro !

Onde eu estou ciente de que ainda estou perdendo muito do que uma calibração original flex desenvolvida por um fabricante automotivo conseguiria obter e oferecer em rendimento num caso desses aqui.

Mas entre abastecer esse nosso Jetta TSi que já tem o upgrade de stage 2 com essas nossas pobres e medíocres gasolinas comuns/aditivadas de míseras e insuficientes 93 octanas RON e com uma mistura dessas gasolinas mas c/ 27% de etanol hidratado , a história já muda muito de figura e se transforma em uma outra bem mais interessante com os novos resultados obtidos na prática !

Simplesmente pq com esses 27% de etanol hidratado misturado nessas citadas gasolinas , a octanagem final dessa mistura já vai estar bem próxima das 100 octanas RON e esse fato vai favorecer com certeza a aplicação de tanto um novo mapa mais agressivo do avanço de ignição e melhor ainda , associado a um novo mapa de boost de turbo tbm mais acentuado atravez do Unichip , resultando essas modificações sempre em um pouco mais de torque e potência e ainda com uma boa margem de segurança !

É aquela velha história daquele sábio ditado popular que diz : " Quem não tem cão, caça com gato " !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 04 Abr 2024 21:38 
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Uma realidade bem triste é que o mundo todo morre de inveja do Brasil por ser um dos maiores produtores mundiais de etanol e nós quase sempre o desprezamos ou o desvalorizamos como um importante combustível vegetal renovável em prol desses nossos lixos medíocres de gasolinas sempre muito caras e mal refinadas , com uma baixíssima octanagem o que prejudica diretamente na obtenção de um melhor melhor rendimento geral em qq motor atual, seja ele a gasolina ou pior ainda se ele for flex.

Ainda mais quando se considera essas nossas gasolinas comuns e aditivadas com esses exagerados 27% de etanol anidro e com projetos em tramitação no governo federal para aumentarem ainda mais essa carga de etanol a ser misturada nelas !

Por isso que é sempre infinitamente melhor usar o etanol como combustível principal para os atuais veículos flex e deixar essas nossas gasolinas para serem usadas apenas como um mero "têmpero" ou até um aditivo extra para esse etanol, mas não mais do que um máximo de uns 20 % de gasolina comum misturado no etanol para faze-lo render um pouco mais em sua autonomia porém sem prejudicar o seu melhor desempenho !

Tanto é que todos os atuais veículos flex da nossa família e que somam pelo menos uns 13 veículos de marcas e tipos diversos , sendo de todos eles apenas 3 desses veículos tem motores aspirados flex e todos os demais são turbo-flex e eles sempre são abastecidos desde quando ainda eram zero KM com uma mistura de uns 85% de etanol e os restantes 15% com gasolina comum mesmo e todos eles , tem funcionado super bem e apresentando em qq situação um ótimo rendimento geral, tanto rodando em transito urbano e mais ainda viajando por rodovias !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 18 Abr 2024 11:43 
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E retornando a esse tópico só para relembrarmos de uma importante explicação técnica :

Atualmente estamos vendo a maioria dos fabricantes de veículos lançando motores turbo a gasolina e turbo flex devido a todas as reais vantagens oferecidas por eles comparados com os demais motores aspirados sejam eles flex ou não.

E essas reais vantagens citadas aqui seriam uma maior potência e torque aliados ainda a um menor consumo de combustível, ou seja, o melhor desses dois mundos quando comparados ao que pode oferecer qq motor aspirado atual !

Mas é sempre oportuno e interessante informar aqui que devido ao fato desses motores turbo funcionarem basicamente com uma taxa de compressão dinâmica bem maior do que ocorre com todos os demais motores aspirados, então devido a esse fato, eles tbm vão EXIGIR sempre combustíveis da maior qualidade e octanagem possível e assim, eles NUNCA vão tolerar combustíveis adulterados em hipótese nenhuma.

É por isso que sempre o combustível mais indicado para esse tipo de motor é sem dúvida o ETANOL devido a sua sempre elevada octanagem ou ainda temos a opção sempre mais cara de uma gasolina de melhor qualidade e da maior octanagem que no caso aqui do Brasil, seriam as sempre mais caras e raras gasolinas premium , a podium e a octapro.

Ou ainda , uma outra opção mais barata porém igualmente eficaz seria uma mistura de etanol com gasolina comum, mas sempre misturando uma proporção maior de etanol de pelo menos uns 80% com o restante de gasolina, para assim sempre prevalecer essa maior octanagem do etanol comparado com a menor octanagem de qq uma dessas gasolinas nacionais, o que vai sempre beneficiar um melhor funcionamento geral e mais seguro de qq motor turbo flex atual !

Obs : E essa taxa de compressão dinâmica citada aqui nada mais é do que a soma da taxa de compressão estática mais a pressão do turbo soprando para dentro dos cilindros desses motores e obviamente que ela é bem maior do que a compressão encontrada em qq motor aspirado , ficando explicada assim a razão desse maior rendimento geral apresentado por qq motor turbo atual quando comparado aos demais motores aspirados.

Segue abaixo a octanagem dos nossos principais combustíveis nacionais para um melhor entendimento sobre esse assunto :

Gasolina comum e aditivadas : 93 octanas RON.

Gasolinas premium Podium e Octapro : 103 octanas RON.

Etanol hidratado : 117 octanas RON.

Saibam ainda que qq um desses motores turbo dessa geração atual consegue detectar perfeitamente se o combustível que é abastecido é de uma maior octanagem ou não e aqui tbm não temos como enganar esse tipo de motor.

Razão tbm dessa real necessidade de se utilizar sempre nesses motores turbo, combustíveis com a maior octanagem possível para assim eles atingirem o seu máximo rendimento para o qual foram projetados !

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