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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 27 Mai 2018 15:15 
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Colegas :

Saibam tb que as gasolinas tem um prazo de validade do momento que elas são produzidas nas refinarias até elas chegarem nos postos de combustíveis para serem revendidas ao público.

Esse prazo de validade é de no máximo 2 meses e isso se essas nossas ordinárias mijolinas aguentarem de fato esses 2 meses mantendo-se ainda as suas principais caracteristicas válidas

E com essa atual greve dos caminhoneiros, imaginem o quanto de gasolina que já foi produzida e já estão lá paradas nos caminhões-tanque e se contaminando e se oxidando devagar porém progressivamente até serem entregues nas distrinuidoras e de lá até os postos de combustíveis ???

E uma gasolina já em processo de vencimento suja e contamina mais ainda todo o sistema de injeção e peças internas dos motores , por isso pensem duas vezes antes de abastecerem veículos flex com elas, se temos a oportuna e vantajosa opção de usar o nosso nobre e durável etanol que só vence depois de mais de 2 anos após ser produzido além de todas as demais vantagens técnicas oferecidas por ele se comparado com esses nossos LIXOS de gasolinas !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Mai 2018 15:19 
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Colegas, após se instalar essa greve dos caminhoneiros, eu li tanto no whats app e tb na net noticias ainda nãoi oficiais de que o ministério das Mionas e Energia atravez da ANP e da Petrobrás iriam autorizar a venda de gasolina A (pura) sem a adição do etanol anidro diretamente nos postos de combustíveis se essa greve continuar mais ...

Pode ser devido aos enormes estoques acumulados dessa gasolina pura nas refinarias do nosso Brasil .

Pois eu estou pagando caro e ainda vou aplaudir de pé essa grande idiotice do governo federal se assim o fizerem pq isso será o caos para todos os motores.

Pq para fazerem isso, as refinarias terão obrigatoriamente de modificar toda a formulação atual das gasolinas A puras , para elas assim ganharem octanagem e com isso, manterem a octanagem atual e oficial das gasolinas nacionais devido a essa perda da adição do etanol anidro.

E para isso, devem ser adicionados pelas refinarias hidrocarbonetos mais nobres , caros e de maior octanagem na composição dessas eventuais gasolinas puras e isso vai com certeza AUMENTAR ainda mais o custo de produção delas , o que não é , nunca foi nem será do interesse do próprio governo federal que assim vai perder muito $$$$ e o objetivo deles sempre foi o de sempre ganharem mais com a dona Petrobrás ... kkkkkkkk!!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 12 Jul 2018 01:32 
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Colegas, achei esse interessante artigo na net sobre as já comprovadas qualidades do etanol a ponto dele não só se mostrar perfeitamente capaz de substituir as gasolinas, mas com eficiencia suficiente para substituir até os motores a diesel !!!

Ou seja, o etanol cada vez mais se transforma numa baita pedra dentro do sapato de toda a poderosa industria petroleira mundial ... rsrsrsrsrs!!!

E segue o link sobre esse artigo :

http://etanoleficiente.org.br/artigo/20 ... uir-diesel

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Ago 2018 18:22 
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E hoje a tarde, sou apresentado por um mero acaso aqui na minha cidade, a um engenheiro petroquímico da Petrobrás que está de férias e visitando familiares.

Lógico e óbvio que eu não deixaria escapar essa oportunidade e entrei logo no assunto da atual qualidade das nossas gasolinas !

Citei a ele o pq das excessivas carbonizações internas nos motores que aqui rodam alimentados por essas nossas gasolinas e ele argumentou que com o advento dos 27% de etanol anidro adicionado nelas isso nem mesmo deveria ocorrer !

Não me contive e dei uma gargalhada falando para ele que o real problema dessas nossas gasolinas não eram esses 27% de etanol anidro adicionado nelas por força de lei da ANP , mas sim da composição desses restantes 73% das gasolinas, ou seja, da gasolina pura, aquela produzida pelas refinarias da Petrobrás que é UM LIXO ORDINÁRIO DA PIOR QUALIDADE e lasquei o pau ...

Quando ele percebeu que estava encurralado nessa conversa e sem saída , ele logo me falou que para finalizarmos a conversa e mudarmos de assunto que era sim o GOVERNO FEDERAL , atravez da ANP quem era e sempre foi o verdadeiro e maior culpado, pq nunca fizeram questão de aprimorar a qualidade das nossas gasolinas pq ISSO AUMENTA o custo de produção delas e assim, SOBRA menos lucro para os cofres públicos ao que eu concordei plenamente com essa posição dele e ainda o agradeci pela sinceridade, mas ele me pediu anonimato quanto a pessoa dele !

Então está ai bem explicado o porque dessas nossas PORCARIAS de gasolinas nacionais e que as melhorzinhas delas são a podium da Petrobrás e a octapro da Ipiranga porém sendo injustificavel o porque delas serem assim tão mais caras e fora da realidade brasileira.

É isso aí colegas e que por isso sempre reine o nobre etanol como o melhor combustível mas jamais essas ditas gasolinas nacionais !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 02 Out 2018 07:21 
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Colegas, segue o link de mais um esclarecedor e curioso artigo sobre as nossas gasolinas :

https://jornaldocarro.estadao.com.br/bl ... rasileira/

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Out 2018 16:15 
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Na minha opinião é uma culpa compartilhada. A Petrobrás até pode produzir uma gasolina boa(não no nível dos desenvolvidos), porém existem muitas barreiras para a Gasolina não se desenvolver no país. Só para citar alguns:

1. A produção da gasolina no país é monopólio da Petrobras, ou seja, é a única que a produz, sem concorrência não há o investimento em tecnologia, ou o esforço de baratear o custo do produto.

2. Ao mesmo tempo que não há o esforço também não há o dinheiro, pois além de possivelmente haver desvios, tem a questão que o preço ficou congelado por muito tempo, o que significa que houve perda de bilhões de reais com a cotação alta do barril de petróleo no mercado internacional, isso fez com que o preço disparasse(junto com um certo oportunismo claro) e deixou o caixa ainda menor para investir em algo.

3. Ainda que a qualidade da gasolina fosse boa, existem os postos que adulteram o combustivel depois de recebê-los ou ainda existe a venda da famosa Gasolina Formulada que é algo regulamentado e não precisa estar especificado em lugar nenhum.

Dito isso esse é o motivo pelo qual só abasteço com Etanol, exceto em viagens longas que o custo fica proibitivo(por exemplo se for de SP-RIO com Etanol sei que precisarei abastecer e provavelmente pagar o preço abusivo do combustível naquele estado, então prefiro por Gasolina em um posto de confiança(comum, pois colocando a Aditivada não tenho a certeza de que de fato existam aditivos, então prefiro eu mesmo aditivar o tanque com produtos específicos).

Abraços.


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Out 2018 22:05 
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Valeu pelo seu feedback colega e pelo que acompanho desde bastante tempo atrás sobre o trabalho e desenvolvimento da Petrobrás aqui no nosso mercado, ela sempre foi comparável a uma boa vaca leiteira holandesa legitima e permanente , daquelas que nunca deixou de produzir o farto leite natural ($$$$$$) mesmo que sua cria esteja bem grande e saudavel .

E como isso sempre ocorreu, prá que então mudar ou investir mais $$$$ em um time que sempre deu muito leite (lucros fáceis) desse jeito que a Petrobrás sempre trabalhou e que nunca teve nenhum concorrente dentro do seu mercado consumidor para abrir uma concorrência na venda de combustíveis ?

Mas é certo que o que de fato sempre faltou aqui foi investir sério no sentido de modernizar, modernizando as instalações de todas as refinarias nacionais para haver assim , uma melhor qualidade dos produtos que saem de lá , simples assim de entender !

E se houvesse de fato essa suposta otimizada situação , podem ter a certeza que as nossas gasolinas teriam sim nesse caso uma qualidade comparável a das demais gasolinas gringas produzidas nos países de 1º mundo, com ou sem a adição do etanol anidro.

Obs : Lembrando aqui que para se obter uma gasolina de melhor qualidade, lógico que o custo final dela tb é mais elevado do que o de gasolinas de qualidade inferior, então é por isso que nunca interessou a Petrobrás produzir aqui gasolinas melhores e mais caras, pq assim sobraria sempre menos capital $$$$$ e lucros para os bolsos famintos tanto do governo federal e tb dos investidores e acionistas privados.

Querem uma prova mais do que real disso ?

Vejam as nossas caríssimas e raras gasolinas de qualidade premium , que é a podium da Petrobrás e a Octapro da Ipiranga, mas vendidas a um preço exageradamente proibitivo para a maioria dos consumidores, ou seja, é sempre e cada vez mais , lucros exagerados para os bolsos da Petrobrás !!!

E essa pesada adição de etanol anidro nas nossas gasolinas tb sempre foi proposital tanto para se tentar corrigir a péssima qualidade delas e tb para haver mercado e escoamento da produção nacional do nosso etanol e com isso a Petrobrás ainda economiza na gasolina que sobra mais e depois , ela é vendida exportada e co preços bem mais baratos para os mercados externos !!!

Em outras palavras mais populares : A Petrobrás sempre nos fez de perfeitos OTÁRIOS !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Out 2018 10:59 
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Colegas , esqueci de citar aqui uma experiencia curiosa e interessante que eu mesmo já havia feito tanto com o nosso atual HB20 1.6 e depois eu ainda repeti essa mesma experiencia com o Creta 2.0 da esposa para observar os resultados obtidos :

Queria saber a partir de que mistura de etanol hidratado com as nossas gasolinas comuns/aditivadas, resultaria numa queima mais limpa e sem produzir aqueles detestáveis residuos de carvão no escape que são o resultado direto de uma combustão incompleta devido à pessima qualidade das nossas gasolinas.

Pois bem, verifiquei que a partir de 40% de etanol hidratado misturado em gasolinas comuns/aditivadas já se percebe que não ficavam mais sinais de carbonizações negras visíveis no escape desses veículos, numa prova real de que se no escape do veículo não se percebem aquelas carbonizações escuras, isso quer dizer então que tb no cabeçote e em todas as demais peças internas do motor que fazem parte da combustão, que elas se mantém logicamente mais limpas.

Mas além dessa vantagem, sabe-se que com esses 40% de etanol hidratado se misturados na gasolina , aumenta-se tb na prática , a octanagem real desse combustível passando das oficiais 87 octanas das gasolinas comuns/aditivadas para 96 octanas dessa mistura aqui citada e como resultado direto disso , melhora-se tb um pouco mais o desempenho geral desses motores flex se eles forem aspirados e até um pouco mais ainda no caso de motores turbo flex.

Obs : Óbvio que essas observações são válidas apenas para motores bem conservados e apresentando ainda uma perfeita vedação da compressão e que por isso , não consomem oleo lubrificante em excesso , pq fuligens negras aveludadas percebidas nas pontas dos escapes significam uma queima anormal de oleo do motor junto com a mistura de ar + combustível.

E assim, as carbonizações observadas no escape de motores flex quando alimentados apenas com gasolinas devem se apresentar sêcas e não aderentes, como no caso de quando há queima anormal de oleo lubrificante junto com a mistura de ar + combustível.

Obs : Mas apesar de ter feito essas experiências com esses veículos, eles continuam sempre abastecidos com uma mistura de apenas 20% de gasolina e os restantes 80% de etanol devido as vantagens já conhecidas e oferecidas pelo etanol e tb por causa da diferença de preço sempre favorável ao etanol com relação as gasolinas sempre observados aqui na nossa cidade.

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Nov 2018 13:30 
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Colegas, estava percebendo no YouTube que já existem muitos vídeos sobre as nossas gasolinas, ensinando como retirar os 27% de etanol anidro das nossas gasolinas nacionais como se isso fosse a salvação do mundo moderno e ainda, esse pessoal desses vídeos afirmando que com a reirada desse percentual de etanol das nossas gasolinas , que os motores rendem e funcionam bem melhor ...

Pois afirmo para vcs que tenham muito cuidado com esses vídeos e JAMAIS caiam nessa tentação de fazer tais experiências com nenhum veículo ou motocicleta pq as consequencias diretas disso poderão ser desastrosas !!!

E a explicação para isso até que é bem simples e de fácil compreensão :

O governo federal atravez do seu orgão competente, a ANP , já decreta a obrigatoriedade dessa adição desses 27% de etanol nas nossas gasolinas pq assim, a Petrobrás pode refinar as gasolinas puras com um custo final bem mais barato e com uma pior qualidade e consequentemente , tb com menores octanagens óbvio e já que o governo federal sabe que essa gasolina pura vai receber a pesada carga desses 27% de etanol e assim com esse etanol misturado nela, se obtem essas míseras e insuficientes 87 octanas oficiais além de melhorar um pouco mais essa pessíma qualidade delas.

Imaginem então a miséria de octanagem real das nossas gasolinas se delas forem retirados esses 27% de etanol anidro !!!

Saibam tb que em todos os demais paises do mundo que ainda não misturam etanol nas gasolinas ou até naqueles países que já misturam um máximo de 15% de etanol nas suas gasolinas, que elas continuam apresentando esse mesmo patamar de octanagem porém obtidos com menor teor de etanol, o que quer dizer que essas gasolinas desses países , quando ainda puras, já apresentam uma octanagem bem mais elevada do que as nossas gasolinas puras, sem o etanol o que quer dizer que a qualidade delas tb é beeeeeeeeemmm melhor do que as nossas ...

E o que significa isso é exatamente que as nossas gasolinas quando ainda puras e sem o etanol, são literalmente um EXCREMENTO de refino do petroleo, um LIXO medíocre que não deveria ser digerido por nenhum motor do mundo atual .

E tudo isso ocorre pq todas as nossas refinarias, produzem e exportam os hidrocarbonetos mais nobres e de maior preço, exatamente aqueles que se adicionados nas gasolinas puras, melhoram tanto a qualidade e tb a octanagem delas e assim sempre sobra cada vez mais $$$$ para os bolsos deles e nós consumidores brasileiros que se quisermos, que abasteçamos com esses lixos caríssimos chamados de gasolinas , os nossos pobres veículos ou então, usamos com inteligência o nosso etanol.

Por isso que eu sou capaz de desafiar aqui qq engenheiro mecânico automotivo ou algum engenheiro quimico da industria petroquímica ou qq um outro profissional dessa area de combustíveis para me mostrar com argumentação técnica suficiente que essa minha explicação não procede e aí vamos ver que explicação convincente eles terão para justificar publicamente a qualidade dessas gasolinas nacionais medíocres e indigestas.

Obs : Mas é bem verdade tb que as nossas gasolinas do tipo premium, ou seja, as raras gasolinas podium da Petrobrás e a Octapro da Ipiranga apresentam sim uma maior octanagem de 95 a 96 octanas e tb uma melhor qualidade de refino do que todas as nossas demais gasolinas, mas pergunto, a que preço exorbitante ao consumidor elas são vendidas e pior ainda, sem a disponibilidade de encontra-las normalmente como ocorre com todas as demais gasolinas em todos os cantos desse nosso imenso Brasil, portanto entendo que elas não são e nem nunca serão uma real referencia em gasolina nacional, mas apenas uma mera amostra e excessão além de um capricho pessoal das nossas refinarias a essa regra e numa prova bem concreta que se as nossas refinarias quisessem de fato, elas poderiam sim produzir gasolinas de melhor qualidade do que essas produzidas atualmente !

E apenas como mais uma curiosidade sobre as gasolinas produzidas ao redor do mundo, é considerada desde 1996 como a gasolina de melhor qualidade e que proporciona a queima mais limpa do mundo são as gasolinas vendidas no estado da California-EUA , exatamente como uma tentativa e ajuda extra no combate a poluição naquela região ultra motorizada dos EUA e em segundo lugar são as gasolinas alemãs , ficando em terceiro lugar, as gasolinas japonesas !!!

Já o nosso nobre etanol, continua sempre reinando absoluto e sem ser importunado na sua qualidade e pureza !!!

Valeu colegas, é isso aí !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 20 Dez 2018 17:57 
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Colegas desse tópico, saibam tb e somente relembrando mais uma vez que quanto maior for a taxa de compressão de um motor flex aspirado, maior será o rendimento dele com etanol e pior será esse mesmo rendimento obtido com as nossas gasolinas comuns/aditivadas.

Como exemplo de motores flex aspirados com elevada compressão, temos todos os motores da linha HB20 , os motores da linha Etios da Toyota, os modelos da Chevrolet, da Ford e os mais novos motores da linha Fiat.

Em numeros , essas taxas de compressão variam entre 12.4 :1 a 13.2 :1 , consideradas altíssimas para quaisquer gasolinas que não sejam as super premium com octanagens de 95 octanas e acima disso, então aqui no Brasil apenas as raras e caríssimas gasolinas podium da Petrobrás e a octapro da Ipiranga é que vão atender razoavelmente esses motores.

E quando digo razoavelmente é pq em principio, motores aspirados com taxas de compressão tão elevadas assim , requerem sempre gasolinas apresentando no mínimo perto de 100 octanas para apresentarem de fato, um rendimento mais próximo do ideal.

E o único combustível ainda melhor do que essas duas gasolinas premium nacionais citadas é somente o nosso nobre porém ainda desprezado etanol que poderá na realidade, produzir um melhor rendimento geral com suas imbatíveis 113 octanas.

Inclusive para quaisquer motores turbo flex, jamais haverá a obtenção de rendimentos perto do ideal com essas gasolinas comuns/aditivadas aqui citadas, mas apenas com o etanol , esses motores turbo flex vão render o seu máximo rendimento.

Obs : E o que ocorre quando esses motores flex são abastecidos apenas com essas nossas gasolinas bem pobres em octanagem é que o funcionamento deles vai ficar sempre mais "quadrado" , ou seja, esses motores vão funcionar com avanços mínimos de ignição para não haver detonações e isso significa nada menos do que um funcionamento sempre menos otimizado , mais áspero e ruidoso e isso resulta obviamente em um sempre menor desempenho e ainda, um pior consumo exatamente pq falta uma octanagem suficiente para se atingir esse melhor rendimento desses motores flex com essas elevadas taxas de compressão, que significa um melhor desempenho geral associado a médias de consumo ideais.

Ainda nesse contexto, saibam tb que essas nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas de 87 a 89 octanas não suportam taxas de compressões mais elevadas do que 10:1 no máximo em motores aspirados e somente a gasolina pq a partir daí, compressões mais elevadas do que essa já vão comprometendo o rendimento ideal desses motores.

E para todos os modernos motores turbo flex então, esqueçam obter rendimentos dignos com essas baixas e insuficientes octanagens dessas gasolinas brasileiras e por isso, somente o etanol vai se mostrar como a única e melhor opção de combustível para essa nova geração desses motores turbo flex.

É isso aí colegas, valeu !

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