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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 14 Ago 2018 09:22 
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Olá pessoal. Sou novo no fórum e este é o meu primeiro tópico.

Tenho um HB20 1.0 2018 que retirei 0km a 5 meses atrás, está com apenas 2.000km rodados.

Reparei que com o farol ligado e pisando no freio ao mesmo tempo a marcha lenta oscila entre os 900 e 750 rpm, meio que intermitente.

Achei um pouco estranho também, mas pelos relatos parece que é característica normal do carro.

Se não me engano o hb20 tem um sistema que recarrega mais a bateria em situações de menos exigência do motor, talvez esteja relacionado a este sistema.


Abraço a todos.

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 04 Set 2018 11:40 
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Registrado em: 28 Abr 2014 23:29
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ianisgreek escreveu:
com esses chips que seriam os piggybacks como o Unichip ou os remaps de ECU atualmente disponíveis no mercado.


Burrice é fazer remap, diga adeus aos coxins, homocinéticas, embreagem e catalizador.
Desses detalhes ninguém fala.


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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 04 Set 2018 12:59 
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patricio escreveu:
Em nenhum outro veículo isso é normal, só se for no HB20, e no meu 1.6 isso não ocorre.

Não acredito nessa de normal.

Agora, isso ai me parece gasolina ruim, ai o aturador de marcha lenta fica tentando compensar.

Tenta abastecer em posto grande, de bandeira, que seja confiável. Se o seu já é assim, muda de posto e observa se continua.



Concordo contigo colega e o mais curioso é que os problemas de falhas e demais funcionamentos irregulares tem ocorrido com uma nítida maior frequencia nos HB20 com motor 1.0 do que com o motor 1.6 !!!

E a dona Hyundai Brasil , lamentavelmente muito pouco tem feito no sentido de remediar isso, além da liberação de uma simples atualização do software da ECU desses veículos que tem melhorado muito levemente o rendimento desses motores , porém nada mais do que isso, infelizmente !

Obs : E devido a elevada taxa de compressão desses motores dos HB20 1.0 , o funcionamento deles sempre será beneficiado se eles forem abastecidos com o etanol e não com as nossas gasolinas, inclusive isso tb é mais um outro fato técnico já comprovado , senão vejamos :

Taxa de compressão do motor gamma 1.6 : 12:1

Taxa de compressão do motor kappa 1.0 : 12.5:1

E quanto maior for a taxa de compressão de um determinado motor, maior será o rendimento dele quando abastecido com combustíveis com elevada octanagem e nisso o etanol é um REI absoluto e as gasolinas seriam meros súditos, escravos desse rei !!!

É isso aí colegas, valeu !

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 04 Set 2018 15:34 
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Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
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ianisgreek,

Meu amigo... conte-nos mais sobre essa atualização de software da ECU. Alguém aqui já fez?
Agora fiquei curioso pois mesmo com meu HB20s abastecido com 80% de álcool ainda tenho oscilação na marcha lenta.


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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 04 Set 2018 16:41 
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Então Adriano, eu entendo um pouco sobre essas atualizações de softwares pq tb trabalho com isso !

Basicamente essa atualizações nada mais são do que novas recalibrações mais afinadas dos mapas de regulagem do motor e que ficam armazenadas na ECU de cada veículo com sistema de injeção eletrônica.

E sempre quando os fabricantes julgarem necessário, eles fazem essas novas afinações com o objetivo unico de estarem sempre melhorando e otimizando o rendimento máximo desses motores e assim, liberam essas novas atualizações para serem executadas na ECU desses veículos atravez da rede de CCS que para isso, usam aqueles scanners que descarregam assim essa nova atualização de software na ECU dos veículos em questão, nada mais além disso.

Os conhecidos chips, que são os piggybacks ou os remaps da ECU e que tb nada mais são do que novos softwares para a ECU que tb modificam a regulagem original dos motores com o objetivo principal de sempre estarem melhorando um pouco mais o rendimento máximo desses motores.

E nesses softwares dessas ECU originais de fábrica existe sim um compromisso entre obter o máximo desempenho com economia de combustível e ainda mantendo um mínimo de emissão de poluentes além de deixar sempre uma margem segura para se obter uma maior durabilidade dos motores.

Obs : Nesse seu caso específico, se o seu HB20 1.0 mostra uma oscilação de rotação na marcha lenta mesmo com maior uso de etanol do que com gasolina, é certo que de fato alguma peça do sistema de injeção não está atuando corretamente e por isso necessita urgente de reparo, pq normal isso NUNCA foi e nem jamais será portanto não aceite seu HB20 assim e reclame , insista quanto a uma solução definitiva disso junto a um CCS da Hyundai Brasil !

Se ainda ficou mais alguma dúvida sobre esse assunto, disponha sempre ! Boa sorte colega !

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 07 Set 2018 12:12 
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Registrado em: 22 Jun 2014 23:36
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ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, peço até licença para deixar a minha opinião que pode ir contra o que pensa a maioria dos colegas que tem HB20 1.0 aspirado como é esse o caso aqui .

E desculpem tb pelo texto longo, mas esse assunto é extenso e temos de considerar que nem todos aqui entenderiam bem se essa explicação fosse escrita de maneira mais sintetizada.

O pequeno motor flex de 3 cilindros dos HB20 tem uma taxa de compressão de nada menos de 12,5 : 1 o que significa uma compressão bem elevada e impensável para se conseguir fazer esse pequeno motor funcionar perfeitamente com essas nossas atuais gasolinas de baixas octanagens.

Mas alguém aqui pode citar que se ele é flex , então por causa disso, que ele pode funcionar sim com gasolinas ...

Sim, ele vai funcionar até com gasolinas, mas vai sempre mostrar um funcionamento deficitário e de baixo rendimento pq funcionaria com avanços de ignição bem atrasados, o que prejudica um melhor rendimento geral desse pequeno motor.

E quando cito aqui que ele vai funcionar com avanços de ignição atrasados é pq caso contrário, ele seria destruído em poucos minutos de funcionamento devido às fortes e fatais detonações a que ele seria exposto, pondo fim definitivo a toda sua vida util.

E porque isso ocorreria ?

Pq uma taxa de compressão de 12,5 :1 é altíssima para essas nossas pobres gasolinas comuns e aditivadas de apenas 87 a 89 octanas.

E as nossas gasolinas do tipo premium podium e a octapro de 96 octanas podem até "quebrar o galho" um pouco melhor do que essas demais gasolinas de menor octanagem, mas mesmo assim, com essas melhores gasolinas elas JAMAIS poderão mostrar o mesmo rendimento conseguido se esse pequeno motor 1.0 desses HB20 for alimentado apenas com o nosso nobre etanol e suas altas e sempre desejadas 113 octanas.

É por isso que eu insisto aqui no forum de que qualquer motor flex atual deve funcionar preferencialmente com etanol, ou pelo menos, com uma mistura contendo uma maior parte dela composta de etanol do que dessas nossas ineficazes gasolinas, pq assim, se ganha em rendimento e até num melhor funcionamento geral desses motores.

E se alguém aqui perguntar , então já que é assim, pq projetar esses motores flex com essas elevadas taxas de compressão se elas se mostram incompatíveis para funcionar perfeitamente com as nossas gasolinas e pessoalmente respondo aqui que é para haver basicamente um maior e melhor rendimento e desempenho geral desses motores flex quando eles forem abastecidos com etanol ou com misturas contendo a maior parte dela de etanol do que de gasolina mas que com isso, ele vai sim perder rendimento com certeza, sempre quando for abastecido apenas com essas nossas gasolinas, isso é um fato já amplamente comprovado, além de um outro fato tb importante de que o etanol detesta baixas compressões e assim, ele é bem ao contrário do que realmente ocorre com todas as gasolinas ...

E lembrando aqui que quanto maior for a compressão de qualquer motor, maior será o desempenho geral dele aliado ainda a um menor consumo médio.

E que essas maiores taxas de compressões em qualquer motor significam tb exigir naturalmente combustíveis de elevada octanagem para o seu perfeito funcionamento e rendimento !

Eis aqui portanto, toda a equação a ser resolvida sobre os motores flex ... rsrsrsrsrs!!!

Obs : O meu atual HB20 1.6 que ainda é dos primeiros 13/13 , desde que ele saiu novinho e zerado da CCS Hyundai, NUNCA, jamais ele foi abastecido apenas com esses nossos LIXOS de gasolinas que só servem mesmo para "temperar" com uns 15% a 30% delas o nosso etanol e nada mais além disso !!!

E "tempera-se" o etanol com essa pequena quantidade de gasolinas apenas para aumentar um pouco mais a autonomia proporcionada pelas gasolinas e as vantagens delas não passam disso !




Então, voce fala em altíssima TAXA DE COMPRESSÃO do Hb20 de 12,5/1 e o que voce me diz do minúsculo motor FireFly 1.0 3C 6V da Fiat, que tem taxa de 13/1 e não tem nada de oscilação da rotação??

isso não justifica nada, o problema é que o 1.0 da HMB é o pior motor de todos em desempenho e economia ... pois quem entende de mecânica (não é o meu caso) sabe que a relação "diâmetro dos cilindros e cursos(comprimento) dos pistões" é sofrível, pois beneficia o torque em altíssima rotação ... Me diga se alguém consegue sair , arrancar um Hb20 (1.0 com gasolina e ar ligado) em terreno PLANO sem levar o giro a mais de 2,5mil RPM ... é impossível... Até um gol 1.0 2010 dá a ré em terreno inclinado sem acelerar... tente fazer isso com HB20 em terreno plano,, se você não acelerar ele apaga, morre!!!!

UMA MERDA esse mortor que só é bom em altos giros, somente a 4500 RPM ele tem os míseros 9,4kgfm de torque, já o KA tem 10,2 kgfm de torque em 3500 Rpm... ou seja, sem comentarios... esse LIXO de 1.0 bebe mais que qualquer 1.6 moderno..

Falando em moderno, JAMAIS alguem em sã consciencia compra um HB20 pensando em economia... pois é assinar um atestado de burrice!! Outro dia andei num UBER e o cara tava com HB20S Automatico, questionei ele, e disse que não fazia 10km/L em cidade, entao ele tava colocando gáz pra viabilizar o negócio,, tava e´pagando pra trabalhar,,, quando o cara é doente pelo carro, nao tem jeito... ficar insistindo nessa merda ... Até o Jeep renagade com 1500kg, motor 1.8 é mais econômico que o HB20 Automático!! pasmem, conversem com proprietários e certificarão o que estou falando ...

- sobre o diâmetro e curso dos pistões, vejam por que o HB20 é o pior de todos, pois o CURSO DOS PISTÕES é longo e o diâmetro é pequeno (fino), observem nos links, o item "Diâmetro do cilindro" e "curso dos pistões": Quanto mais "quadrado o motor", maior torque em baixa rotação ...

vejam todos os 1.0 :
- HB20 = 71mm x 84mm(diâmetro x curso) 4500rpm (torque máximo)= (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=8769)

- Ford KA = 71,9mm x 81,8mm 4500rpm (torque máximo)=3500 rpm (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9424)

- GOL/UP = 74,5mm x 76,4mm (diametro x curso) 3000 rpm = (https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9034)


Alguma dúvida da merda do 1.0 do HB20, E nesse novo HB20 2019, se não trocar o MOTOR, vai dar merda denovo. ... inclusive TODOS proprietarios de hb20 1.6 reclamam do ALTO consumo, inclusive a versão manual .... O novo motor DEVE vir com velas iridium, comando admissão e escape (não só admissão) direção elétrica, sistema elétrico de baixo consumo, óleo de baixo atrito... etc, isso é o mínimo, até o onix com motor do século passado é muitíssimo mais econômico que o moderníssimo HB20, hj "moderno" não quer dizer novo, eficiente, e sim, bla bla bla .. isso sim


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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 07 Set 2018 13:45 
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Então Otávio, falei sim de taxa de compressão pq não é so esse motor que vc citou que tem os 13:1 de taxa de compressão mas tb o motor 1.0 dos Gols de 5ª geração tb já vinham com 13:1 de taxa de compressão desde 2008 e eles voavam baixo em performance quando abastecidos com etanol e isso repito aqui, desde 2008 quando essa nova geração de motores VW foram lançados aqui e eles nem mesmo tinhas as 4 valv. por cilindro que todos os motores 1.0 atuais tem.

Quanto a essa questão de motores com diâmetro de piston menor do que o curso, isso apenas beneficia um maior torque em baixas rotações, mas tb vai depender de muitos outros fatores além apenas dessa geometria desses motores.

Ou seja, depende da calibração escolhida pelo fabricante do motor e no caso específico desses motorers kappa 1.0 aspirado da Hyundai Brasil ele é uma NEGAÇÃO TOTAL e por essa razão que ele é mais fraco em baixas e médias rotações do que os seus demais concorrentes.

Mas fique certo de que NENHUM motor aspirado flex com alta taxa de compressão de 12,5 a 13:1 quando alimentado apenas por gasolinas de 87 octanas vão apresentar um excelente rendimento pq isso é de fato impossível e quem é essa Fiat para ser alguma excessão comparada com todos os demais fabricantes, ou seja, pura ilusão isso !!!

Obs : Inclusive os motores 1.0 flex atuais da VW, Ford , Renault, Nissan apresentam um melhor rendimento do que essa merda de motor Kappa 1.0 da dona Hyundai Brasil e até do motor 1.0 da Fiat e da GM, portanto podem até comparar se quiserem !!!

Valeu pelo seu feedback colega, é isso aí !

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 10 Set 2018 08:15 
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Andar só com gasolina é complicado mesmo, eu que sai de um motor 1.6 que tinha o torque máximo a 2. 000 rpm sei bem disso.

Mesmo morando no sul e o álcool por aqui custando de 3,50 a 4,00 eu sempre coloco um pouco de álcool na gasolina, o equivalente a um E50, já considerando os 27% de etanol que a nossa gasolina tem.

O carro fica outro, melhora bastante o torque em baixa rotação.

(Para cada 20 litros de gasolina, coloco 10 litros de álcool)

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 10 Set 2018 13:21 
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andersonpg escreveu:
Andar só com gasolina é complicado mesmo, eu que sai de um motor 1.6 que tinha o torque máximo a 2. 000 rpm sei bem disso.

Mesmo morando no sul e o álcool por aqui custando de 3,50 a 4,00 eu sempre coloco um pouco de álcool na gasolina, o equivalente a um E50, já considerando os 27% de etanol que a nossa gasolina tem.

O carro fica outro, melhora bastante o torque em baixa rotação.

(Para cada 20 litros de gasolina, coloco 10 litros de álcool)



Opa, valeu Anderson por essa sua importante citação.

Já são anos e até décadas que eu sempre repito essa citação, mas percebo que é dificil e até complicado tentar explicar ao povo brasileiro sobre as vantagens do etanol sobre qq uma das nossas gasolinas, numa nítida questão de cultura antiga , defasada, imutável e de um tradicionalismo sem nenhum fundamento prático , infelizmente !

E como já diziam os antigos, os ensinamentos são para todos, porém aprendem apenas os inteligentes e os espertos ...

É isso aí colega, valeu !

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 Título: Re: Oscilação Marcha Lenta com Ar Ligado com Gasolina - HB20
MensagemEnviado: 10 Set 2018 14:21 
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ianisgreek escreveu:
andersonpg escreveu:
Andar só com gasolina é complicado mesmo, eu que sai de um motor 1.6 que tinha o torque máximo a 2. 000 rpm sei bem disso.

Mesmo morando no sul e o álcool por aqui custando de 3,50 a 4,00 eu sempre coloco um pouco de álcool na gasolina, o equivalente a um E50, já considerando os 27% de etanol que a nossa gasolina tem.

O carro fica outro, melhora bastante o torque em baixa rotação.

(Para cada 20 litros de gasolina, coloco 10 litros de álcool)



Opa, valeu Anderson por essa sua importante citação.

Já são anos e até décadas que eu sempre repito essa citação, mas percebo que é dificil e até complicado tentar explicar ao povo brasileiro sobre as vantagens do etanol sobre qq uma das nossas gasolinas, numa nítida questão de cultura antiga , defasada, imutável e de um tradicionalismo sem nenhum fundamento prático , infelizmente !

E como já diziam os antigos, os ensinamentos são para todos, porém aprendem apenas os inteligentes e os espertos ...

É isso aí colega, valeu !


A taxa de compressão desses motores é muito alta para rodar só com gasolina. Funcionar funciona, mas com o ponto de ignição atrasado, e se estiver em um dia quente então, piorou...
O mais interessante é que até a água do etanol ajuda a diminuir a pré detonação que ocorre em motores com taxa de compressão elevada.


Anexos:
combustiveistabela3.jpg
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