Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Líquido de arrefecimento muito sujo
MensagemEnviado: 19 Out 2023 19:52 
Offline

Registrado em: 19 Out 2023 19:16
Mensagens: 1
Boa noite, colegas, sou novo aqui, se trata do meu primeiro carro: hb20 1.6 automático 2015, já sem garantia, 95k rodados

Nunca tive carro antes, nem ninguem da minha família, e não entendia nada na hora de comprar. Há um mês fui olhar esse meu hb20 somente com conhecimento de youtube e levei um dito entendedor, que chegando lá não verificou quase nada.

O fato é que depois que comprei, um mecânico verificou o fluido de arrefecimento e estava muito sujo, parecia lama, o reservatório já bem sujo e dava pra ver também lama quando retirava a tampinha da pressão do sistema. Esse mecânico me indicou que fizesse uma drenagem, depois outras e outras porque só limparia assim. Fiz a primeira dessas e foi colocado água destilada + aditivo concentrado (tec cool). Lembro que o mecânico colocou somente 2 litros de água destilada e 1 litro de aditivo e falou "esse carro pega pouca água", mas depois eu vi que o hb20 pega mais de 4,5L de líquido, ou seja, o que aconteceu? Ainda tinha líquido antigo dentro?

Mas o problema é: vendo conteúdo na internet, vi que esse aspecto sujo deve ser por ferrugem, e agora nem sei mais se isso tem como solucionar. Quero colocar anticongelante LLC-5 da hyundai, mas nem sei se algum mecânico vai ser capaz de fazer uma drenagem completa pra não misturar com o líquido que está lá atualmente.

Se for ferrugem mesmo, o dono anterior deve ter se livrado e passado pra mim, e nem sei se isso tem solução. Alguém já teve esse problema e o que fez?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento muito sujo
MensagemEnviado: 20 Out 2023 00:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
marcelobertolacci escreveu:
Boa noite, colegas, sou novo aqui, se trata do meu primeiro carro: hb20 1.6 automático 2015, já sem garantia, 95k rodados

Nunca tive carro antes, nem ninguem da minha família, e não entendia nada na hora de comprar. Há um mês fui olhar esse meu hb20 somente com conhecimento de youtube e levei um dito entendedor, que chegando lá não verificou quase nada.

O fato é que depois que comprei, um mecânico verificou o fluido de arrefecimento e estava muito sujo, parecia lama, o reservatório já bem sujo e dava pra ver também lama quando retirava a tampinha da pressão do sistema. Esse mecânico me indicou que fizesse uma drenagem, depois outras e outras porque só limparia assim. Fiz a primeira dessas e foi colocado água destilada + aditivo concentrado (tec cool). Lembro que o mecânico colocou somente 2 litros de água destilada e 1 litro de aditivo e falou "esse carro pega pouca água", mas depois eu vi que o hb20 pega mais de 4,5L de líquido, ou seja, o que aconteceu? Ainda tinha líquido antigo dentro?

Mas o problema é: vendo conteúdo na internet, vi que esse aspecto sujo deve ser por ferrugem, e agora nem sei mais se isso tem como solucionar. Quero colocar anticongelante LLC-5 da hyundai, mas nem sei se algum mecânico vai ser capaz de fazer uma drenagem completa pra não misturar com o líquido que está lá atualmente.

Se for ferrugem mesmo, o dono anterior deve ter se livrado e passado pra mim, e nem sei se isso tem solução. Alguém já teve esse problema e o que fez?




Seja bem vindo ao forum !

Isso que ocorreu com vc , acontece muito com proprietários sem uma maior experiência inicial por ocasião da compra do seu primeiro veículo, principalmente se é um veículo que já foi mais usado e que devido a isso, já esteja fora da sua garantia de fábrica !

Mas mesmo assim, nem tudo está perdido e nesse seu caso, basta vc continuar a fazer essa drenagem que todo o líquido antigo e contaminado será eliminado enquanto vc reabastece esse sistema de arrefecimento com os produtos corretos que seriam com a água desmineralizada + o aditivo concentrado ou vc pode comprar tbm o aditivo já diluído e pronto para uso !

Obs : E o mais provável é que esses sinais de ferrugem nesse sistema são devido ao fato do antigo dono permitir que colocassem água de torneira nesse sistema ou ainda, talvez tenham tbm adicionado algum aditivo errado nesse veículo e contaminando assim, todo o restante desse líquido refrigerante original.

E vc tem razão pq está correto dizer que a capacidade total desse sistema de arrefecimento dessa sua versão de HB20 seja de fato de uns 5 litros aproximadamente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento muito sujo
MensagemEnviado: 20 Out 2023 20:07 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 165
marcelobertolacci escreveu:
Boa noite, colegas, sou novo aqui, se trata do meu primeiro carro: hb20 1.6 automático 2015, já sem garantia, 95k rodados

Nunca tive carro antes, nem ninguem da minha família, e não entendia nada na hora de comprar. Há um mês fui olhar esse meu hb20 somente com conhecimento de youtube e levei um dito entendedor, que chegando lá não verificou quase nada.

O fato é que depois que comprei, um mecânico verificou o fluido de arrefecimento e estava muito sujo, parecia lama, o reservatório já bem sujo e dava pra ver também lama quando retirava a tampinha da pressão do sistema. Esse mecânico me indicou que fizesse uma drenagem, depois outras e outras porque só limparia assim. Fiz a primeira dessas e foi colocado água destilada + aditivo concentrado (tec cool). Lembro que o mecânico colocou somente 2 litros de água destilada e 1 litro de aditivo e falou "esse carro pega pouca água", mas depois eu vi que o hb20 pega mais de 4,5L de líquido, ou seja, o que aconteceu? Ainda tinha líquido antigo dentro?

Mas o problema é: vendo conteúdo na internet, vi que esse aspecto sujo deve ser por ferrugem, e agora nem sei mais se isso tem como solucionar. Quero colocar anticongelante LLC-5 da hyundai, mas nem sei se algum mecânico vai ser capaz de fazer uma drenagem completa pra não misturar com o líquido que está lá atualmente.

Se for ferrugem mesmo, o dono anterior deve ter se livrado e passado pra mim, e nem sei se isso tem solução. Alguém já teve esse problema e o que fez?


Se vc pode investir, teria q levar na concessionária e trocar, fiz isso na minha primeira troca ainda na garantia, só cobraram o líquido de arrefecimento, foi bem caro, mas valeu a pena. Depois tive q trocar o radiador e comprei o líquido da Tyreno, tem mais de 6 meses e tudo tranquilo até agora, só completando mesmo para não esvaziar.

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB