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 Título: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 10 Set 2022 15:44 
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Olás!

Tenho um hb20 como mencionado no título,e assumi a manutenção dele há uns 30mkm, resultando em não ser mais enganado e baixando o custo brutalmente. Então, gostaria de conversar com vcs sobre a próxima manutenção maior, a de 100k, que já estou planejando... Não sou um especialista, mas estudo bastante, e não tenho dinheiro sobrando, por isso preciso ser pontual.. pra melhorar a compreensão, vou dividir por segmentos.

1) Embreagem: Ainda consumindo a peça original de fábrica, ela não patina, não emite cheiros a menos que eu faça grandes esforços (como andar na lama no caminho pro sítio na época de chuva. Sim, esse carro anda bastante em terra e pedras). Porém, percebo que o ponto do pedal de embreagem vem mudando ao longo do tempo, seria prudente considerar a troca preventiva, ou acham que espero os sinais clássicos de que sua vida está no fim? Adicionando, também está mais comum o carro morrer ao arrancar, preciso acelerar mais do que precisava antes para que isso não ocorra.

2) Motor: Óleo e filtros sempre foram levados muito à sério, sendo rigorosamente trocados com menos de 10mkm (algumas vezes com 5 ou 6mkm, dependendo da rodagem, sempre usando 5w30 100% sintético, eu mesmo faço as trocas). Costumo abastecer em apenas 2 postos a fim de evitar não saber a origem do combustível, ambos são de bandeira e com muito movimento, evitando combustível velho. Faço várias misturas diferentes entre etanol e gasolina (comum), o meu hb20 é o que tem o tanquinho auxiliar (que normalmente recebe podium). Ultimamente tenho notado mais detonações irregulares ("batida de pino"), coincidentemente quando tenho usado mais gasolina por conta do preço. Mas não somente isso, pois quando uso exclusivamente etanol, percebo que a vibração do motor aumenta muito, sem contar que quando coloco uma proporção de etanol acima de 50%, ele falha bastante por um tempo (giro inconstante, subindo e descendo sozinho, faltando força, sensação de "afogado", e até mesmo morrendo. Algumas vezes a luz da injeção acende no painel). Isso passa depois de uns 10 - 20 minutos, ou entre 5 e 10 km rodados, mas me incomoda muito. Cheguei a pensar em falha dos sensores de detonação, ou das lambdas (no meu caso, uma pré detonação no bloco do motor, e outra na saída do catalisador), mas não sei identificar adequadamente qual ou quais seriam responsáveis por tanta demora em identificar o combustível usado. Pensei também em ser uma cagada do módulo de injeção, mas fico confuso com isso só acontecer quando troco para o etanol, passando para gasolina isso nunca ocorre.

O consumo dele é bom (médias de 12km/l 90% gasolina, 9,5km/l com 80% etanol - cidade ou até 16km/l na estrada com 90% gasolina), então sei que tem uma boa queima. Sem remap ou qualquer modificação, embora planeje colocar um CAI a fim de ganhar uns cavalinhos a mais. Troquei as velas há uns 10mkm, e cometi a bobagem de colocar as normais NGK ao invés de Iridium, algo que me arrependo todo dia, provavelmente a diferença de preço já teria se pagado. Aceito conselhos, dicas e recomendações para manter meu gamma com bom desempenho e alongar sua vida útil. Ahhhhhh! Já ia esquecendo da infame poli-v! Foi substituída prematuramente na revisão de 40mkm (maldita css que me enganou!!!), e atualmente ela faz um pouco de barulho ao ligar o carro. Alguns minutos em funcionamento e isso deixa de ocorrer, mas estou pensando seriamente em trocá-la, só não fiz isso ainda pq é algo que preciso levar ao mecânico, não dou conta/não tenho confiança de fazer eu mesmo..

3) Suspensão: Pra mim, o ponto mais fraco deste modelo... Ela soca bastante, na traseira especialmente, troquei todos os amortecedores originais com 72mkm (kit completo da Monroe). Os barulhos me incomodam, e às vezes sinto até vergonha de quando tenho passageiros, parece que é carro de gente descuidada. A traseira, sem carga, é mais baixa que a dianteira, valeria à pena trocar/repuxar as molas? Quantos mkm normalmente os amortecedores duram?

4) Direção: Tive um problema há cerca de 8mkm atrás, que depois de uma mega batida num buraco na estrada de terra (sim, eu estava correndo, não deu tempo de freiar antes), a direção passou a fazer barulhos ao esterçar. Imaginei que tinha fudido tudo, mas tentei antes de leva a alguém mais capacitado, drenar o óleo de direção velho e completar até o máximo (óleo original comprado na css Pacific Motors), e resolveu o caso. Ainda assim, fico sempre prestando atenção com medo da volta do barulho... Rsrs Ademais, mesmo estando alinhado e balanceado (alinhamento problemático, camber aumentando a cada vez. Já foi -0°40', passando pra -0°42', -0°44', -0°46', -0°49', e atualmente em -0°51'), ele não tem mais a mesma estabilidade em velocidades mais altas. Já fiz 160km/h com tranquilidade, hoje em dia a 140km/h o volante começa a vibrar com mais intensidade, então nunca dirijo acima disso. Aos puristas que digam sobre os limites legais, respondo que minha questão é técnica, não quero discutir sobre ter o pé pesado em estradas que comportem tal velocidade.

5) Pneus: Troquei pela primeira vez com 40mkm, e adotei 185 65 14 ao invés dos 175 70 14 originais, considero que o carro faz muuuuuuuito mais curva assim. Aos 82mkm, nova troca pelos que considero excelentes Assurance Touring 86T SL, que no momento já estão em meia vida. Nova troca daqui a 20mkm, consideram aceitável esse "consumo"?

6) Elétrica: Nunca tive qualquer problema, exceto que com 50mkm troquei a bateria, que me deixou na mão. O rapaz da Pedrinho Baterias, que foi de moto fazer a troca se declarou escandalizado, disse que nunca tinha visto uma bateria desse modelo durar 4 anos, mas não sei se isso é fato. Não costumo deixar nada funcionando com motor desligado, todas as lâmpadas internas são de led montadas por mim mesmo usando resto de lâmpadas de casa, e tenho uma enorme barra na tampa do porta-malas, consumindo menos de 1/3 da incandescente original (removi aquele lixo e fiz um plugue ao lado para conectar minhas barras). Tenho uma removível que encaixa magneticamente na própria porta, show demais, modéstia à parte.. hahaha Além disso fiz também uma tomada 12v 30A, pra ligar compressor, inversor 220v, aspirador ou geladeira, e um adaptador USB QC3.0 20w e porta GaN USB-C de 80w. Basicamente, meu porta-malas carrega qualquer coisa, além dos adaptadores da cabine (3 portas 12v @ 12A, que conectam 1 QC3.0 33w, 2 USB 2.0 de 5w cada, mais 2 USB 2.0 de 12w cada, tudo diy.

7) Freios: Meu modo de direção não os consome muito, tendo trocado as pastilhas originais apenas aos 60mkm, com 83mkm substituí os discos dianteiros com troca do fluido, funcionam muito bem e sem barulhos. Só odeio quando o ABS aciona e dá aquele plec plec plec quando freia em asfalto muito irregular/esburacado.

-----------------

Então, com tudo explicado, gostaria de ouvir as opiniões de vcs sobre o que eu deveria fazer para manter meu branquito redondo para os próximos 50mkm. Me desculpem o longo texto, espero que alguns tenham a paciência de ler e a caridade de me auxiliar nesse planejamento, agradeço de antemão!! Aliás, agradeço de qualquer maneira, pois já aprendi muito neste fórum, silenciosamente participando nos últimos anos... Rsrs


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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 10 Set 2022 19:54 
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Bom trocar anualmente:
- filtro de ar do motor (43,00 Shopee), eu mesmo troco
- filtro de A/C (20,00) eu mesmo troco
- filtro de combustível (peço pra trocar, pois tem o descarte e com o carro levantado é bem mais simples)

Verificar:
- arrefecimento (eu mesmo costumo completar)
- correia de acessórios (eu comprei e paguei pra trocar, ficou uns 200,00)
- velas (não sei a periodicidade, mas vou pagar pra trocar)

Deve ter mais recomendações do pessoal mais experiente para a sua quilometragem

_________________
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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 11 Set 2022 00:17 
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Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
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viruscell escreveu:
Olás!

Tenho um hb20 como mencionado no título,e assumi a manutenção dele há uns 30mkm, resultando em não ser mais enganado e baixando o custo brutalmente. Então, gostaria de conversar com vcs sobre a próxima manutenção maior, a de 100k, que já estou planejando... Não sou um especialista, mas estudo bastante, e não tenho dinheiro sobrando, por isso preciso ser pontual.. pra melhorar a compreensão, vou dividir por segmentos.

1) Embreagem: Ainda consumindo a peça original de fábrica, ela não patina, não emite cheiros a menos que eu faça grandes esforços (como andar na lama no caminho pro sítio na época de chuva. Sim, esse carro anda bastante em terra e pedras). Porém, percebo que o ponto do pedal de embreagem vem mudando ao longo do tempo, seria prudente considerar a troca preventiva, ou acham que espero os sinais clássicos de que sua vida está no fim? Adicionando, também está mais comum o carro morrer ao arrancar, preciso acelerar mais do que precisava antes para que isso não ocorra.

Meu carro é automático então não posso te indicar com precisão a durabilidade da embreagem, mas se está chegando a 100k rodado sendo a peça original, considero uma ótima vida util, visto que considerando o padrão de revisões a cada 10k rodado, essa embreagem estaria durando por volta de 10 anos. Sou da opinião de que se ja está te incomodando e tem algo maior pra fazer, eu já trocaria a peça, aproveitando a mão de obra, digamos.

2) Motor: Óleo e filtros sempre foram levados muito à sério, sendo rigorosamente trocados com menos de 10mkm (algumas vezes com 5 ou 6mkm, dependendo da rodagem, sempre usando 5w30 100% sintético, eu mesmo faço as trocas). Costumo abastecer em apenas 2 postos a fim de evitar não saber a origem do combustível, ambos são de bandeira e com muito movimento, evitando combustível velho. Faço várias misturas diferentes entre etanol e gasolina (comum), o meu hb20 é o que tem o tanquinho auxiliar (que normalmente recebe podium). Ultimamente tenho notado mais detonações irregulares ("batida de pino"), coincidentemente quando tenho usado mais gasolina por conta do preço. Mas não somente isso, pois quando uso exclusivamente etanol, percebo que a vibração do motor aumenta muito, sem contar que quando coloco uma proporção de etanol acima de 50%, ele falha bastante por um tempo (giro inconstante, subindo e descendo sozinho, faltando força, sensação de "afogado", e até mesmo morrendo. Algumas vezes a luz da injeção acende no painel). Isso passa depois de uns 10 - 20 minutos, ou entre 5 e 10 km rodados, mas me incomoda muito. Cheguei a pensar em falha dos sensores de detonação, ou das lambdas (no meu caso, uma pré detonação no bloco do motor, e outra na saída do catalisador), mas não sei identificar adequadamente qual ou quais seriam responsáveis por tanta demora em identificar o combustível usado. Pensei também em ser uma cagada do módulo de injeção, mas fico confuso com isso só acontecer quando troco para o etanol, passando para gasolina isso nunca ocorre.

Pelo que entendi, vc faz as trocas de filtros e óleo conforme o manual (10k rodado ou 1 ano), ou quando faz uso severo, a manutenção é em metade do tempo padrão. Se for isso, acho que está ok. Eu não sou profundo conhecedor de problemas, mas será que parte desses problemas de detonação, não tem a ver com alguma carbonização da TBI (já que vc usa bastante gasolina) ou até mesmo nas lambdas?

O consumo dele é bom (médias de 12km/l 90% gasolina, 9,5km/l com 80% etanol - cidade ou até 16km/l na estrada com 90% gasolina), então sei que tem uma boa queima. Sem remap ou qualquer modificação, embora planeje colocar um CAI a fim de ganhar uns cavalinhos a mais. Troquei as velas há uns 10mkm, e cometi a bobagem de colocar as normais NGK ao invés de Iridium, algo que me arrependo todo dia, provavelmente a diferença de preço já teria se pagado. Aceito conselhos, dicas e recomendações para manter meu gamma com bom desempenho e alongar sua vida útil. Ahhhhhh! Já ia esquecendo da infame poli-v! Foi substituída prematuramente na revisão de 40mkm (maldita css que me enganou!!!), e atualmente ela faz um pouco de barulho ao ligar o carro. Alguns minutos em funcionamento e isso deixa de ocorrer, mas estou pensando seriamente em trocá-la, só não fiz isso ainda pq é algo que preciso levar ao mecânico, não dou conta/não tenho confiança de fazer eu mesmo..

As suas médias de consumo me parecem muito boas mesmo mas n sei dizer se o tipo de vela pode tb influenciar negativamente na questão do tópico anterior. Já sobre a correia poly-V, talvez nem tenha sido a concessionaria que te enganou, pois era previsto a troca a cada 40mil km ou 4 anos. Meu pai trocou o dele em revisão e no ano seguinte, mudou a norma para que verificassem a correia e só trocar em caso de necessidade. A concessionária não pode 'não atender' uma norma da fabrica, pois acarretaria perda da sua garantia por culpa deles. Já o barulho, talvez seja algo no tensionador da correia ou coisa parecida, mas é um chute.

3) Suspensão: Pra mim, o ponto mais fraco deste modelo... Ela soca bastante, na traseira especialmente, troquei todos os amortecedores originais com 72mkm (kit completo da Monroe). Os barulhos me incomodam, e às vezes sinto até vergonha de quando tenho passageiros, parece que é carro de gente descuidada. A traseira, sem carga, é mais baixa que a dianteira, valeria à pena trocar/repuxar as molas? Quantos mkm normalmente os amortecedores duram?

Do problema de suspensão, tem algum tópico relacionado, que parece que a pessoa trocou o kit por peças do modelo 2016 e se não resolveu, melhorou muito o problema. A durabilidade de amortecedores, tem fabricante que fala em 40mil km, mas tem quem diga que vc só deve trocar se ele estourar ou nao tiver mais grande eficiencia no teste (vi uma vez um relatorio com graficos e tal, achei interessante).

4) Direção: Tive um problema há cerca de 8mkm atrás, que depois de uma mega batida num buraco na estrada de terra (sim, eu estava correndo, não deu tempo de freiar antes), a direção passou a fazer barulhos ao esterçar. Imaginei que tinha fudido tudo, mas tentei antes de leva a alguém mais capacitado, drenar o óleo de direção velho e completar até o máximo (óleo original comprado na css Pacific Motors), e resolveu o caso. Ainda assim, fico sempre prestando atenção com medo da volta do barulho... Rsrs Ademais, mesmo estando alinhado e balanceado (alinhamento problemático, camber aumentando a cada vez. Já foi -0°40', passando pra -0°42', -0°44', -0°46', -0°49', e atualmente em -0°51'), ele não tem mais a mesma estabilidade em velocidades mais altas. Já fiz 160km/h com tranquilidade, hoje em dia a 140km/h o volante começa a vibrar com mais intensidade, então nunca dirijo acima disso. Aos puristas que digam sobre os limites legais, respondo que minha questão é técnica, não quero discutir sobre ter o pé pesado em estradas que comportem tal velocidade.

Seu problema de camber, pode ser alguma peça do conjunto, bandeja ou dei la que pode estar entortando ou aumentando o desgaste eu acredito. Já o problema de vibração, será que não é um problema de balanceamento na roda por conta desse buraco que vc caiu? Talvez tenha um amassado na roda que a partir de certo ponto não fique 100% balanceado, mas estou só supondo...

5) Pneus: Troquei pela primeira vez com 40mkm, e adotei 185 65 14 ao invés dos 175 70 14 originais, considero que o carro faz muuuuuuuito mais curva assim. Aos 82mkm, nova troca pelos que considero excelentes Assurance Touring 86T SL, que no momento já estão em meia vida. Nova troca daqui a 20mkm, consideram aceitável esse "consumo"?

Estou entendendo que vc troca pneus a cada 40mil km. Sei de casos que já foram bem além disso, mas rodando em asfalto apenas. Curiosamente descobri esses dias que andar muito em estrada de terra diminui a durabilidade dos pneus. Confesso que ainda acho um pouco sem sentido, mas fui pesquisar depois que um amigo falou que ia precisar trocar os pneus dele (outro carro, marca e modelo), com apenas 12,500km rodados.

6) Elétrica: Nunca tive qualquer problema, exceto que com 50mkm troquei a bateria, que me deixou na mão. O rapaz da Pedrinho Baterias, que foi de moto fazer a troca se declarou escandalizado, disse que nunca tinha visto uma bateria desse modelo durar 4 anos, mas não sei se isso é fato. Não costumo deixar nada funcionando com motor desligado, todas as lâmpadas internas são de led montadas por mim mesmo usando resto de lâmpadas de casa, e tenho uma enorme barra na tampa do porta-malas, consumindo menos de 1/3 da incandescente original (removi aquele lixo e fiz um plugue ao lado para conectar minhas barras). Tenho uma removível que encaixa magneticamente na própria porta, show demais, modéstia à parte.. hahaha Além disso fiz também uma tomada 12v 30A, pra ligar compressor, inversor 220v, aspirador ou geladeira, e um adaptador USB QC3.0 20w e porta GaN USB-C de 80w. Basicamente, meu porta-malas carrega qualquer coisa, além dos adaptadores da cabine (3 portas 12v @ 12A, que conectam 1 QC3.0 33w, 2 USB 2.0 de 5w cada, mais 2 USB 2.0 de 12w cada, tudo diy.

Bom, não posso falar nada minimamente técnico aki pq está além da minha compressão. Meu único comentário é só pra que vc deixe o rapaz que trocou sua bateria ainda mais escandalizado, pq tenho 2 exemplos pra citar pra vc: 1 - HB20 2015 premium todo original, a bateria durou 5 anos e 2 - HB20 2016 premium tb todo original, e a bateria ainda funcionando com 6 anos de uso (a própria concessionaria ficou impressionada. No teste disseram que ela ainda tem 63% de eficiencia). Talvez seja apenas sorte.

7) Freios: Meu modo de direção não os consome muito, tendo trocado as pastilhas originais apenas aos 60mkm, com 83mkm substituí os discos dianteiros com troca do fluido, funcionam muito bem e sem barulhos. Só odeio quando o ABS aciona e dá aquele plec plec plec quando freia em asfalto muito irregular/esburacado.

Aqui nada a adicionar, só pra comentar que realmente é um pouco chato o barulho do ABS e as vezes ate assusta pq da a impressão de que o freio 'solta'. Mas é um 'mal' que vem pro nosso bem.

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Então, com tudo explicado, gostaria de ouvir as opiniões de vcs sobre o que eu deveria fazer para manter meu branquito redondo para os próximos 50mkm. Me desculpem o longo texto, espero que alguns tenham a paciência de ler e a caridade de me auxiliar nesse planejamento, agradeço de antemão!! Aliás, agradeço de qualquer maneira, pois já aprendi muito neste fórum, silenciosamente participando nos últimos anos... Rsrs


Na minha humilde opinião, me parece que vc está cuidando bem do seu carro, não tenho nada a acrescentar de momento. Quem sabe conforme forem aparecendo mais opiniões...

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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 11 Set 2022 02:43 
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Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
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robsonkobayashi escreveu:
Bom trocar anualmente:
- filtro de ar do motor (43,00 Shopee), eu mesmo troco
- filtro de A/C (20,00) eu mesmo troco
- filtro de combustível (peço pra trocar, pois tem o descarte e com o carro levantado é bem mais simples)

Verificar:
- arrefecimento (eu mesmo costumo completar)
- correia de acessórios (eu comprei e paguei pra trocar, ficou uns 200,00)
- velas (não sei a periodicidade, mas vou pagar pra trocar)

Deve ter mais recomendações do pessoal mais experiente para a sua quilometragem


Olá Robson, obrigado pela atenção!

Os filtros eu mesmo troco, inclusive o de combustível, em periodicidade sempre menor que 1 ano, o da cabine até mais frequentemente, diria que umas 3x ao ano...

Sobre o arrefecimento, não citei, mas tbm é uma constante verificar, e esse carro teve uma batida frontal que todo o sistema foi substituído recentemente, a única vez que alguém que não eu mexeu no carro desde o início de 2020. Tudo em ordem, a temperatura marcada no painel raramente chega na metade, normalmente fica um pauzinho a menos que a metade.

Velas eu estou no terceiro jogo, só troco todas, e verifico/ajusto o gap delas antes de colocar. A última troca foi em fevereiro deste ano, economizei ao comprar a comum, e me arrependo, pois acho que teria sido muito melhor colocar a Iridium... Então fica pra próxima troca, na casa dos 120mkm se nada ocorrer fora do padrão.

A correia de acessórios é a Poli-V que mencionei, a atual está chegando à casa dos 60mkm, e faz um "ratinho" ao ligar o carro, por isso considerando a troca... Em todo caso, valeu pelos inputs! :D


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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 11 Set 2022 03:48 
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Registrado em: 14 Fev 2019 14:17
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Olá OSilva, obrigado pela colaboração!!

Meu carro é automático então não posso te indicar com precisão a durabilidade da embreagem, mas se está chegando a 100k rodado sendo a peça original, considero uma ótima vida util, visto que considerando o padrão de revisões a cada 10k rodado, essa embreagem estaria durando por volta de 10 anos. Sou da opinião de que se ja está te incomodando e tem algo maior pra fazer, eu já trocaria a peça, aproveitando a mão de obra, digamos.

Pois é, minha dúvida é se precisa entrar no pacote, mas não aproveita mão de obra, pq no geral sou eu mesmo quem faz... Nesse caso, preferiria alguém mais experiente para mexer, e com as ferramentas adequadas, porém se pudesse deixar uns 10mkm pra frente seria interessante, pra não ter que gastar tanto de uma vez... Esse HB20 faz 8 anos de uso agora em Outubro, por mais que considere uma ótima durabilidade, se puder aumentar mais ainda seria fantástico... Rsrs
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Pelo que entendi, vc faz as trocas de filtros e óleo conforme o manual (10k rodado ou 1 ano), ou quando faz uso severo, a manutenção é em metade do tempo padrão. Se for isso, acho que está ok. Eu não sou profundo conhecedor de problemas, mas será que parte desses problemas de detonação, não tem a ver com alguma carbonização da TBI (já que vc usa bastante gasolina) ou até mesmo nas lambdas?

Sim, sou bem cuidadoso com óleo e filtros, e faço trocas de acordo com o uso. Se rodo mais na cidade, deixo até o limite de 10mkm, mas se rodo mais na terra, ou com uso mais severo, adianto a troca.

Pensei também na possibilidade de carbonização, até cheguei a fazer uma "faxina" de modo externo como recomendado pelo colega ianisgreek, com meio tanque apenas de etanol + aditivo bardhal, não senti nenhuma diferença. Talvez seja a hora de tirar os bicos e colocar no ultrassom pra limpeza, estava com preguiça por conta do trabalho que dá, e minha banheira só cabe um por vez.. KKK. As sondas são outra possibilidade que tbm levantei, cheguei a testar no multímetro (usando uma placa e cabos de protoboard) a sonda pré detonação, que ficaram dentro do esperado. Operação entre 12 e 13v, sinalização perto de 0v quando desacelera, próximo de 1 ao acelerar. A resistência entre gnd e sinal deu por volta de 10 Ohms, o que teoricamente significaria bom funcionamento. Não cheguei a testar a sonda na saída, pq dava mais trabalho, e pq meu cavalete cedeu, estou esperando chegar o novo.

Uso sim bastante gasolina, em especial recentemente, mas no geral, esse motor rodou bem mais com etanol do que gasolina.


As suas médias de consumo me parecem muito boas mesmo mas n sei dizer se o tipo de vela pode tb influenciar negativamente na questão do tópico anterior. Já sobre a correia poly-V, talvez nem tenha sido a concessionaria que te enganou, pois era previsto a troca a cada 40mil km ou 4 anos. Meu pai trocou o dele em revisão e no ano seguinte, mudou a norma para que verificassem a correia e só trocar em caso de necessidade. A concessionária não pode 'não atender' uma norma da fabrica, pois acarretaria perda da sua garantia por culpa deles. Já o barulho, talvez seja algo no tensionador da correia ou coisa parecida, mas é um chute.

Na realidade, não acho que as velas comuns afetariam negativamente, penso que deixei de ter ganhos em potência e consumo por não ter adotado uma tecnologia melhor. Nada é tão bom que não possa melhorar... Rsrs. Falei sobre ter sido enganado pq a posição oficial sobre a troca mudou, naquele momento eu não aceitava a troca e não queria fazer, a concessionária afirmou que tinha que trocar pois senão o motor poderia estourar, o que não concordei, mas acabei aceitando exatamente para manter a garantia...

Posso estar equivocado, mas dentro do que já estudei sobre o assunto, não existe tensionador. A própria polia onde se faz a conexão é ligeiramente móvel, e ela cria a tensão. Seria bem legal se alguém mais entendido pudesse dar uma opinião sobre isso, mas acho que vou ter que acabar mandando trocar mesmo...

Do problema de suspensão, tem algum tópico relacionado, que parece que a pessoa trocou o kit por peças do modelo 2016 e se não resolveu, melhorou muito o problema. A durabilidade de amortecedores, tem fabricante que fala em 40mil km, mas tem quem diga que vc só deve trocar se ele estourar ou nao tiver mais grande eficiencia no teste (vi uma vez um relatorio com graficos e tal, achei interessante).

Os kits de amortecedor fui eu mesmo quem trocou, mas não era modelo novo, era do mesmo modelo original, porém de outro fabricante. Aliás, foi um parto, achei que seria mais fácil, acabei gastando um domingo inteirinho por conta, desde umas 9 da manhã até umas 9 da noite. Vacilei ao não medir as molas, e assim fiquei sem referência pra comparar. Mas de olho, parecia que as molas traseiras eram mais "achatadas" que as frontais, embora tivessem o mesmo número de elos. Não tive um relatório profissional, pela mão de obra ter sido executado por um amador... Rsrs Esses amortecedores, buchas e coxins estão com pouco mais de 20mkm, não acredito que seja necessária nova troca, mas fiquei cismado com as molas.. Quando o carro tinha lá pelos seus 30mkm ele com certeza socava menos do que hoje.


Seu problema de camber, pode ser alguma peça do conjunto, bandeja ou dei la que pode estar entortando ou aumentando o desgaste eu acredito. Já o problema de vibração, será que não é um problema de balanceamento na roda por conta desse buraco que vc caiu? Talvez tenha um amassado na roda que a partir de certo ponto não fique 100% balanceado, mas estou só supondo...

Foi feito o alinhamento depois dessa batida no buraco, inclusive os -0°51' é medição posterior, e junto, feito também o balanceamento das rodas. O rapaz que fez o serviço falou que o problema seria na barra de direção, então não deixei ele mexer, pois se fosse, teríamos medidas diferentes nos lados esquerdo e direito. Estou mais inclinado a achar que seja na bandeja mesmo.. As rodas são de liga, não tem nenhum arranhão, trinca, amassado ou quebrado visível a olho nu.


Estou entendendo que vc troca pneus a cada 40mil km. Sei de casos que já foram bem além disso, mas rodando em asfalto apenas. Curiosamente descobri esses dias que andar muito em estrada de terra diminui a durabilidade dos pneus. Confesso que ainda acho um pouco sem sentido, mas fui pesquisar depois que um amigo falou que ia precisar trocar os pneus dele (outro carro, marca e modelo), com apenas 12,500km rodados.

Os pneus até durariam mais, eu que não gosto de estender, pq pego estradas sinuosas de mão dupla, um pneu careca pode me matar. Meu padrão pra troca na realidade não é a quilometragem, é bem mais subjetivo. Existe um trevo entre a 040 e anel rodoviário aqui em BH ("trevo da Manesmann"), que consigo fazer a curva 70km/h sem problemas. Se, o pneu grita, ou o carro ameaça descolar, concluo que é hora da troca. Como aconteceu aos 40mkm e aos 80mkm, adotei que esse seria um padrão de troca para meu caso específico. Em relação ao caso do seu amigo, acho bizarro trocar com tão pouca rodagem, mas cada caso é um caso...

Bom, não posso falar nada minimamente técnico aki pq está além da minha compressão. Meu único comentário é só pra que vc deixe o rapaz que trocou sua bateria ainda mais escandalizado, pq tenho 2 exemplos pra citar pra vc: 1 - HB20 2015 premium todo original, a bateria durou 5 anos e 2 - HB20 2016 premium tb todo original, e a bateria ainda funcionando com 6 anos de uso (a própria concessionaria ficou impressionada. No teste disseram que ela ainda tem 63% de eficiencia). Talvez seja apenas sorte.

Gostei de saber disso, vi muitos casos até aqui mesmo no fórum de gente trocando bateria de HB20, Creta e outros Hyundai com 1 a 2 anos de uso, e ficava na minha cabeça que só podia ser uso inadequado... Tem dia que nem ligo o carro, mas meu uso costuma ser de 20 a 60km ao sair de casa em dias normais, 90km cada trecho pro sítio. Talvez essas pessoas que tiveram que trocar tão rapidamente percorram distâncias muito pequenas, consequentemente sem tempo suficiente para que seja adequadamente carregadas, e com o uso constantemente em tensão abaixo do ideal, forcem a bateria, chegando a um fim tão prematuro... Conjecturas apenas, não tenho embasamento real para falar que é o caso.


Aqui nada a adicionar, só pra comentar que realmente é um pouco chato o barulho do ABS e as vezes ate assusta pq da a impressão de que o freio 'solta'. Mas é um 'mal' que vem pro nosso bem.

Kkkkk... Quando comprei esse carro achava que era um defeito! Enchi tanto o saco na concessionária que eles mandaram o mecânico dar uma volta comigo pra avaliar. Morri de vergonha quando ele me explicou que era exatamente como deveria ser... O ABS do Voyage que eu tinha antes não fazia tanto barulho.

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Na minha humilde opinião, me parece que vc está cuidando bem do seu carro, não tenho nada a acrescentar de momento. Quem sabe conforme forem aparecendo mais opiniões...[/quote]

Eba... Obrigado pela sua opinião e pelos pontos colocados! Muito grato por sua atenção!!


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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 11 Set 2022 11:55 
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viruscell escreveu:

Eba... Obrigado pela sua opinião e pelos pontos colocados! Muito grato por sua atenção!!


Só pra complementar uns pontos a partir das suas respostas:

Da embreagem, se vc mesmo troca é mais facil então. Mantenha mais um tempo e quando sentir que está mesmo ruim, troque. Meu receio é acontecer de forma que fique 'no prego'

Da correia poly V - interessante essa de talvez não ter tensionador, é algo que eu não imaginava ser possivel. E da troca é isso mesmo, meu pai tb nao queria trocar mas a css exige pois é norma da fabricante e eles n vao assumir a responsabilidade né?

Do consumo dos pneus - Sim, eu tb achei um absurdo, por isso fui pesquisar e descobri q estrada de terra gasta mais....

Da bateria - Rapaz, e o 'pior' é que nesses 2 casos que citei, os carros não são muito usados e a maior parte do uso é um trajetos curtos. Mas eu sou +- como vc descreveu no inicio: não deixo o radio ligado 'só na bateria' e evito demais gastos desnecessários. Mas eu acredito muito mais que é apenas sorte, até pq a bateria original não tem uma fama de grande durabilidade. Eu ja estou atento pra precisar trocar a bateria em breve, mas vou ganhar um tempinho e nao aumentar mais o gasto por enquanto.

Do ABS - meu pai assustou a primeira vez que aconteceu com ele. Eu sempre imagino que deveria ter alguma forma de conhecermos essas novas tecnologias funcionando na pratica, pra gente ja estar preparado caso entrem em funcionamento, pq algumas assustam mesmo.

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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 12 Set 2022 12:18 
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OSilva escreveu:
viruscell escreveu:

Eba... Obrigado pela sua opinião e pelos pontos colocados! Muito grato por sua atenção!!


Só pra complementar uns pontos a partir das suas respostas:

Da embreagem, se vc mesmo troca é mais facil então. Mantenha mais um tempo e quando sentir que está mesmo ruim, troque. Meu receio é acontecer de forma que fique 'no prego'

Da correia poly V - interessante essa de talvez não ter tensionador, é algo que eu não imaginava ser possivel. E da troca é isso mesmo, meu pai tb nao queria trocar mas a css exige pois é norma da fabricante e eles n vao assumir a responsabilidade né?

Do consumo dos pneus - Sim, eu tb achei um absurdo, por isso fui pesquisar e descobri q estrada de terra gasta mais....

Da bateria - Rapaz, e o 'pior' é que nesses 2 casos que citei, os carros não são muito usados e a maior parte do uso é um trajetos curtos. Mas eu sou +- como vc descreveu no inicio: não deixo o radio ligado 'só na bateria' e evito demais gastos desnecessários. Mas eu acredito muito mais que é apenas sorte, até pq a bateria original não tem uma fama de grande durabilidade. Eu ja estou atento pra precisar trocar a bateria em breve, mas vou ganhar um tempinho e nao aumentar mais o gasto por enquanto.

Do ABS - meu pai assustou a primeira vez que aconteceu com ele. Eu sempre imagino que deveria ter alguma forma de conhecermos essas novas tecnologias funcionando na pratica, pra gente ja estar preparado caso entrem em funcionamento, pq algumas assustam mesmo.


Acabou que resolvi trocar a embreagem mesmo. Hoje, depois de deixar minha princesa na escolinha passei na loja de peças de um amigo na Pedro II, e conversando com ele acabamos fazendo negócio num kit completo novo da Sachs por 590,00 à vista, já está comigo, agora é me conter de vontade de trocar logo... Kkkkk. Mas não serei eu a fazer, vou me limitar a ser um auxiliar de alguém com mais experiência e ferramentas mais adequadas. Quando troquei a embreagem do Voyage tive vários problemas que custei a resolver, o que quero evitar.

Aproveitei para trocar uma idéia com ele sobre o carro, e me deu um toque sobre algo que eu não teria pensado. Ele disse que viu vários casos assim, que a causa era a válvula de partida à frio que perde a estanqueidade, e pra testar, era pra conectar uma sugadora à vácuo nela e ver se saía gasolina do tanquinho auxiliar. Me fez o imenso favor de emprestar a sugadora e deixar usar lá mesmo. E não é que a porcaria da válvula estava passando! Com o chicote desconectado, suguei, ela não segurou a pressão, e saiu gasolina. Minha sensação de afogado então era correta, pois estava deixando a mistura rica demais. Aliás, eu falhei em mencionar esse ponto, que o tanquinho estava acabando rápido demais. Bingo! Por isso que é bom conversar com quem entende mais, a gente acaba descobrindo algo que nem imaginava... Encomendei a ele a válvula, chega sexta-feira. Fds vou fazer a troca, e aproveitar para retirar os dutos da entrada de ar para limpar, e já dou uma geral no TBI. Se a paciência permitir, já tiro os bicos tb pra limpar na banheira de ultrassom.

Como estava com a manhã livre, passei na Pacific motors tb, concessionária no meu caminho pra casa, consegui um descontinho e peguei a Poli-V por 129,00, depois de conversar um pouco com um dos mecânicos conhecidos. Ele me orientou a como fazer a troca, e como reparar a pequena folga lateral que havia no tensor (sim, tem, eu falei bobagem antes)! Como fiquei preocupado com isso, vou trocar na quarta à tarde, quando terei o próximo tempo livre. Tem um desgaste anormal na lateral da correia, e pode fazer com que ela arrebente, e eu não havia conseguido perceber isso.

Meu gasto total deve ficar na casa dos 1400 pra trocar embreagem (incluindo a mão de obra, que vai ser feita pelo chefe de oficina de uma concessionária Kia, no feriado de 12 de outubro), poli-v, válvula de partida à frio, e manutenção da admissão (vou trocar o filtro tbm, apesar de ser recente, não faz sentido limpar tudo e deixar um filtro que não é zero). Vai ficar pendente a suspensão traseira e direção, penso em como lidar com isso ao longo das próximas semanas..

Meta: branquito com 100mkm e funcionamento de 0km.. :D aliás, ele valorizou quase 8000,00 na tabela Fipe em relação à mesma época do ano passado, tá valendo o investimento. Bizarro, hoje ele vale mais do que quando foi comprado.


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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 13 Set 2022 11:28 
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viruscell escreveu:

Acabou que resolvi trocar a embreagem mesmo. Hoje, depois de deixar minha princesa na escolinha passei na loja de peças de um amigo na Pedro II, e conversando com ele acabamos fazendo negócio num kit completo novo da Sachs por 590,00 à vista, já está comigo, agora é me conter de vontade de trocar logo... Kkkkk. Mas não serei eu a fazer, vou me limitar a ser um auxiliar de alguém com mais experiência e ferramentas mais adequadas. Quando troquei a embreagem do Voyage tive vários problemas que custei a resolver, o que quero evitar.

Pois é, eu não sou nada além de um curioso e até gostaria de fazer alguns serviços por conta, mas não tenho espaço e penso tb q precisaria ter as ferramentas corretas (que dependendo do q vai fazer, onera demais a brincadeira), daí é melhor deixar pra quem é profissional.

Aproveitei para trocar uma idéia com ele sobre o carro, e me deu um toque sobre algo que eu não teria pensado. Ele disse que viu vários casos assim, que a causa era a válvula de partida à frio que perde a estanqueidade, e pra testar, era pra conectar uma sugadora à vácuo nela e ver se saía gasolina do tanquinho auxiliar. Me fez o imenso favor de emprestar a sugadora e deixar usar lá mesmo. E não é que a porcaria da válvula estava passando! Com o chicote desconectado, suguei, ela não segurou a pressão, e saiu gasolina. Minha sensação de afogado então era correta, pois estava deixando a mistura rica demais. Aliás, eu falhei em mencionar esse ponto, que o tanquinho estava acabando rápido demais. Bingo! Por isso que é bom conversar com quem entende mais, a gente acaba descobrindo algo que nem imaginava... Encomendei a ele a válvula, chega sexta-feira. Fds vou fazer a troca, e aproveitar para retirar os dutos da entrada de ar para limpar, e já dou uma geral no TBI. Se a paciência permitir, já tiro os bicos tb pra limpar na banheira de ultrassom.

Rapaz e veja como é importante a pequena informação que vc acabou não mencionando: é conhecido e já tem casos relatados aki no fórum e salvo engano até no teste da 4 rodas, que pode dar problema nessa válvula do tanquinho, que acaba por consumir a gasolina de lá sem necessidade. Não me passou pela cabeça falar disso, justamente pq vc não comentou sobre o consumo exagerado do tanque de partida à frio.

Como estava com a manhã livre, passei na Pacific motors tb, concessionária no meu caminho pra casa, consegui um descontinho e peguei a Poli-V por 129,00, depois de conversar um pouco com um dos mecânicos conhecidos. Ele me orientou a como fazer a troca, e como reparar a pequena folga lateral que havia no tensor (sim, tem, eu falei bobagem antes)! Como fiquei preocupado com isso, vou trocar na quarta à tarde, quando terei o próximo tempo livre. Tem um desgaste anormal na lateral da correia, e pode fazer com que ela arrebente, e eu não havia conseguido perceber isso.

Que bom, que conseguiu a informação. Resolve seu problema e evita algum revéz futuro...

Meu gasto total deve ficar na casa dos 1400 pra trocar embreagem (incluindo a mão de obra, que vai ser feita pelo chefe de oficina de uma concessionária Kia, no feriado de 12 de outubro), poli-v, válvula de partida à frio, e manutenção da admissão (vou trocar o filtro tbm, apesar de ser recente, não faz sentido limpar tudo e deixar um filtro que não é zero). Vai ficar pendente a suspensão traseira e direção, penso em como lidar com isso ao longo das próximas semanas..

Infelizmente, uma manutenção 'boba' vai consumindo um valor considerável né? O bom é que levam algum tempo pra refazer.

Meta: branquito com 100mkm e funcionamento de 0km.. :D aliás, ele valorizou quase 8000,00 na tabela Fipe em relação à mesma época do ano passado, tá valendo o investimento. Bizarro, hoje ele vale mais do que quando foi comprado.

Rapaz, é até legal ver o carro valorizando, mas nada sai 'de graça' pra nós. Descobri que se vc vender o carro por um valor mais alto que que pagou, existe um imposto de um X% sobre o valor da venda e que tem q ser pago 30 dias depois da venda, senão começa a incidir juros pro governo é mole?
E essa valorização dos usados me detonou na renovação do seguro que ficou uns 1000 reais mais caro do que foi ano passado (e que já nao era barato).
A título de curiosidade, o meu chegou bem próximo do valor que era 0km, depois de 6 anos (se continuasse subindo por 1 ou 2 meses, ia ultrapassar)

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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 13 Set 2022 13:15 
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Mais um tópico de grande interesse geral pq já temos vários usuários com modelos de HB20 1.6 dos anos de 2013 até 2015 ainda da 1ª geração que estão atualmente chegando nos 100 mil kms rodados.

1 - Embreagem :

Sabemos que o sistema de embreagem dos HB20 1.6 com câmbio manual tem acionamento hidráulico usando o mesmo fluído de freios do sistema de freios.

Portanto para um perfeito funcionamento geral desse sistema, deve-se drenar tbm o fluido desse sistema sempre que for realizada essa manutenção preventiva no sistema de freios dos HB20 preferencialmente e sempre a cada 2 aos de uso.

No nosso atual HB20 1.6 2013, atualmente com 98200 kms rodados, esse sistema de embreagem permanece ainda todo original sem ter apresentado nenhum problema funcional.

2 - Motor :

Esse motor Gamma 1.6 tem me surpreendido bastante desde o inicio de utilização desse modelo de HB20 com câmbio manual.

É verdade tbm que eu sempre cuidei muito bem de toda a manutenção preventiva desse veículo desde que ele era ainda zero KM e com o motor não seria nada diferente disso !

E a real vantagem desse cuidado todo é um motor sempre saudável e mostrando a qq momento, um ótimo desempenho aliado a uma boa economia de combustível.

Sempre usei etanol, muitas vezes misturado com no máximo 15% de gasolina comum e esse motor brilha sempre nas respostas as solicitações em qq condição de uso.

3 - Suspensão :

Concordo com o colega Viruscell quanto as deficiências pecebidas e citadas sobre essas suspensões dessa versão até 2015.

A Hyundai do Brasil fez modificações técnicas nas suspensões da linha 2016 dos HB20 mas eu não tive uma oportunidade de experimentar essas modificações por um longo tempo para deixar aqui minhas opiniões sobre isso.

No nosso atual HB20 1.6 , todos os 4 amortecedores jamais apresentaram ruídos ou vazamentos , mas o par dianteiro foi trocado aos 80 mil kms.

E por incrível que pareça, o par de amortecedores traseiros ainda são os originais pq não utilizo esse HB20 muito carregado e até muito pelo contrário a maior parte do tempo.

4 - Direção :

Esse sistema no nosso HB20 ainda está atendendo razoavelmente bem, apesar de já terem surgidos leves ruídos vindos da caixa de pinhão/cremalheira.

Na CCS Hyundai local que sempre me atende, me informaram ser devido a desgastes normais na cx de direção e me sugeriram como paliativo, conseguir uma peça dessa completa e pouco usada retirada de algum HB20 acidentado e desmontado pq uma cx de direção dessa nova tem um preço bem salgado, talvez de quase 6 mil reais.

Mas a sugestão citada pelo colega Viruscell é muito útil , de se trocar preventivamente todo o fluído usado lá pelos 80 mil kms em diante , além de se trocar os pivôs e terminais de direção que já se apresentarem com folgas e de sempre manter alinhado o sistema de direção desse modelo.

5 - Pneus :

Sobre esse assunto , já temos aqui no forum vários tópicos abordando sobre pneus e rodas e suas varias medidas possíveis além dos pneus originais.

6 - Elétrica :

Além da pouca durabilidade apresentada pelas baterias coreanas que equiparam originalmente a primeira geração de HB20 , sempre é oportuno comprar baterias de pelo menos 60 AH para substituir as baterias originais sempre mais fracas.

Tbm tive problemas ainda em garantia do medidor de nível de combustível e dos vidros elétricos de algumas portas e foi só.

Mas que tudo isso foi devidamente solucionado ainda no periodo de garantia dos 5 anos da fábrica.

7 - Freios :

O sistema até que atende bem com o ABS funcionando sem falhas.

No nosso HB20, as pastinhas originais aguentaram bem até os 65000 kms rodados quando foram substituídas.

Já as lonas de freios traseiros, ainda estão com as originais no nosso HB20 mas acredito que logo tbm deverão ser substituídas.

A durabilidade em especial tanto do sistema de freios e tbm do sistema de embreagem desses HB20 dependem muito do tipo de condição de uso de cada proprietário.

Obs : Lembrando aqui que esse nosso atual HB20 1.6 passou por todas as 5 revisões obrigatórias do seu período de garantia de fábrica nessa CCS Hyundai local assim como todas as reclamações que foram sempre atendidas e solucionadas.

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 Título: Re: Manutenção Hb20 gamma 1.6 14-15 96mkm
MensagemEnviado: 24 Set 2022 17:11 
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Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
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viruscell escreveu:
OSilva escreveu:
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Eba... Obrigado pela sua opinião e pelos pontos colocados! Muito grato por sua atenção!!


Só pra complementar uns pontos a partir das suas respostas:

Da embreagem, se vc mesmo troca é mais facil então. Mantenha mais um tempo e quando sentir que está mesmo ruim, troque. Meu receio é acontecer de forma que fique 'no prego'

Da correia poly V - interessante essa de talvez não ter tensionador, é algo que eu não imaginava ser possivel. E da troca é isso mesmo, meu pai tb nao queria trocar mas a css exige pois é norma da fabricante e eles n vao assumir a responsabilidade né?

Do consumo dos pneus - Sim, eu tb achei um absurdo, por isso fui pesquisar e descobri q estrada de terra gasta mais....

Da bateria - Rapaz, e o 'pior' é que nesses 2 casos que citei, os carros não são muito usados e a maior parte do uso é um trajetos curtos. Mas eu sou +- como vc descreveu no inicio: não deixo o radio ligado 'só na bateria' e evito demais gastos desnecessários. Mas eu acredito muito mais que é apenas sorte, até pq a bateria original não tem uma fama de grande durabilidade. Eu ja estou atento pra precisar trocar a bateria em breve, mas vou ganhar um tempinho e nao aumentar mais o gasto por enquanto.

Do ABS - meu pai assustou a primeira vez que aconteceu com ele. Eu sempre imagino que deveria ter alguma forma de conhecermos essas novas tecnologias funcionando na pratica, pra gente ja estar preparado caso entrem em funcionamento, pq algumas assustam mesmo.


Acabou que resolvi trocar a embreagem mesmo. Hoje, depois de deixar minha princesa na escolinha passei na loja de peças de um amigo na Pedro II, e conversando com ele acabamos fazendo negócio num kit completo novo da Sachs por 590,00 à vista, já está comigo, agora é me conter de vontade de trocar logo... Kkkkk. Mas não serei eu a fazer, vou me limitar a ser um auxiliar de alguém com mais experiência e ferramentas mais adequadas. Quando troquei a embreagem do Voyage tive vários problemas que custei a resolver, o que quero evitar.

Aproveitei para trocar uma idéia com ele sobre o carro, e me deu um toque sobre algo que eu não teria pensado. Ele disse que viu vários casos assim, que a causa era a válvula de partida à frio que perde a estanqueidade, e pra testar, era pra conectar uma sugadora à vácuo nela e ver se saía gasolina do tanquinho auxiliar. Me fez o imenso favor de emprestar a sugadora e deixar usar lá mesmo. E não é que a porcaria da válvula estava passando! Com o chicote desconectado, suguei, ela não segurou a pressão, e saiu gasolina. Minha sensação de afogado então era correta, pois estava deixando a mistura rica demais. Aliás, eu falhei em mencionar esse ponto, que o tanquinho estava acabando rápido demais. Bingo! Por isso que é bom conversar com quem entende mais, a gente acaba descobrindo algo que nem imaginava... Encomendei a ele a válvula, chega sexta-feira. Fds vou fazer a troca, e aproveitar para retirar os dutos da entrada de ar para limpar, e já dou uma geral no TBI. Se a paciência permitir, já tiro os bicos tb pra limpar na banheira de ultrassom.

Como estava com a manhã livre, passei na Pacific motors tb, concessionária no meu caminho pra casa, consegui um descontinho e peguei a Poli-V por 129,00, depois de conversar um pouco com um dos mecânicos conhecidos. Ele me orientou a como fazer a troca, e como reparar a pequena folga lateral que havia no tensor (sim, tem, eu falei bobagem antes)! Como fiquei preocupado com isso, vou trocar na quarta à tarde, quando terei o próximo tempo livre. Tem um desgaste anormal na lateral da correia, e pode fazer com que ela arrebente, e eu não havia conseguido perceber isso.

Meu gasto total deve ficar na casa dos 1400 pra trocar embreagem (incluindo a mão de obra, que vai ser feita pelo chefe de oficina de uma concessionária Kia, no feriado de 12 de outubro), poli-v, válvula de partida à frio, e manutenção da admissão (vou trocar o filtro tbm, apesar de ser recente, não faz sentido limpar tudo e deixar um filtro que não é zero). Vai ficar pendente a suspensão traseira e direção, penso em como lidar com isso ao longo das próximas semanas..

Meta: branquito com 100mkm e funcionamento de 0km.. :D aliás, ele valorizou quase 8000,00 na tabela Fipe em relação à mesma época do ano passado, tá valendo o investimento. Bizarro, hoje ele vale mais do que quando foi comprado.


Então, ia falar pra vc trocar mesmo a correia pelo perigo de arrebentar e cortar algum chicote elétrico e ficar mais caro (aconteceu isso com meu antigo carro, mas arrumaram na garantia, mas na época não era muito exigente e acabou ficando algumas pendências como barulho e peça remendada), sem falar q vc mesmo troca, então não terá mão de obra. Eu pedi para trocarem pq com o elevador fica bem mais simples de trocar e o filtro de combustível tbm.

E sobre a bateria, a minha pifou 'do nada' na última quinta, quase 3 anos de uso comigo (comprei o carro usado e não sei qdo foi adquirida, mas na data de fabricação constava 2018). Coloquei uma Strada (2ª linha da Heliar) que não necessita de nenhuma adaptação. Ficou em 360,00 já trocada

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