brunoalexander, como eu mencionei anteriormente, não sou proprietário de um HB20, mas de um I30 CW. No manual do meu veículo consta que ele tem o sistema anti-esmagamento, denominado por eles de inversão automática dos vidros.
De qualquer maneira, posso lhe dizer que não há realmente um perigo na subida automática dos vidros. Na verdade, é um item de conforto bastante importante e cômodo. Usei meu carro por quase um ano sem nem perceber se havia ou não sistema anti-esmagamento.
Só que o caso do dispositivo anti-esmagamento é bastante semelhante ao dos freios ABS. Talvez você nunca use, mas quando tudo dá errado ele pode ajudar e muito. Aqui em casa, aconteceu da minha esposa estacionar o carro na garagem, sair do veículo e sem querer apertar o botão do controle. Quando os vidros estavam fechando, minha filha cismou de colocar a cabeça prá fora do vidro e ficou com ela presa.
Ou seja, este dispositivo só é mesmo importante quando, igual ao que aconteceu comigo, ocorrem uma série de coincidências infelizes. Mas, testando o sistema mais tarde, percebi que a pressão que o vidro faz na hora de fechar é bastante grande. Sou muito grato que nada aconteceu com a minha filha, nem um arranhão, mas há casos de crianças que morreram asfixiadas. E para existir uma resolução (762/92 e portaria 26 anexo XI do Contran), realmente o sistema anti-esmagamento é necessário.
Na minha opinião de leigo no assunto, realmente é uma sacanagem escreverem no manual do carro e instalarem o dispositivo na concessionária. Pelo que me disseram no Procon, eles deveriam respeitar o "direito à informação" do consumidor e deixar bem claro os riscos de tal sistema, mesmo porque o caso deles é uma exceção que descumpre a resolução do Contran que citei acima. Não sei se eles são obrigados a instalar (creio que vou descobrir logo logo), mas usando o bom senso, julgo que realmente há algo muito errado nisto tudo.
Amigos, gostaria de pedir um favor a vocês, caso tenham tempo e julguem necessário. Me ajudem a reclamar sobre esse assunto no Procon, na concessionária ou mesmo no 0800 da Hyundai. Postei uma reclamação no site RECLAMEAQUI, mas a resposta da Hyundai foi aquela escapadinha marota só para ajudar nas estatísticas da marca. Mandei também e-mails para o jornal O Globo, revista 4 rodas, revista Auto Esporte, Diário do Grande ABC, dentre muitos outros. O objetivo na verdade é alertar as outras pessoas sobre a inexistência deste dispositivo, e tentar fazer com que outros também reclamem para gerar uma pressão sobre as concessionárias que instalaram o sistema.
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