Pessoal,
Não sou proprietário de HB20, mas não pude deixar de me cadastrar no fórum para me manifestar sobre este assunto.
Tenho um I30 CW que comprei na concessionária Hyundai CAOA em São Bernardo do Campo há um ano. Quando comprei, ganhei como cortesia o módulo de subida dos vidros.
Ocorre que, na semana retrasada (31/10/12), minha filha de 8 anos acidentalmente teve a sua cabeça presa no vidro traseiro, quando minha esposa, sem querer, apertou o botão do controle remoto. Foi então que descobri que tal módulo não contava com um dispositivo anti-esmagamento.
A criança não teve nenhum ferimento, mas pesquisando na internet, facilmente me deparei com a resolução do Contran 762/92, que obriga este dispositivo de segurança nos casos que o vidro pode ser acionado sem a chave estar no contato.
Reclamei o problema na concessionária e também no 0800 da Hyundai. Após uma semana de análise, eles me responderam que poderiam instalar o sensor anti-esmagamento no meu veículo, mas eu teria que assinar um termo que cancelaria a garantia do veículo, mesmo o serviço sendo feito na concessionária, pois eu estaria autorizando uma mudança nas características do meu veículo.
Pelo que consta no manual do usuário, o veículo contava com o sistema antes do módulo de subida dos vidros ser instalado.
O caso foi apresentado ao Procon e diversos outros recursos de defesa do consumidor. Estou aguardando uma resposta.
Desculpem, novamente, a minha intromissão. Não desejo tumultuar o fórum, mas creio que seja importante vocês consultarem a concessionária se o módulo conta com dispositivo anti-esmagamento, ou, se for o caso, tomarem ciência do perigo que ele representa, principalmente para crianças.
Obrigado pessoal, e boa sorte com o carro, que a propósito, é muito bonito. Fora o caso que apresentei para vocês, não tenho nenhuma queixa sobre a Hyundai.
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