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 Título: Re: 23 DIAS SEM LIGAR O CARRO, O QUE FAZER
MensagemEnviado: 21 Mar 2018 22:40 
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BrunoPCosta escreveu:
Aproveitando o assunto do tópico gostaria de fazer uma pergunta.
Na verdade é uma dúvida que sempre tive sobre o procedimento descrito no manual sobre como fazer "chupeta" no carro.

No manual diz o seguinte:
Faça a conexão dos cabos na ordem exata conforme indicado na figura anterior.
Primeiro conecte uma extremidade do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada e então conecte a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria auxiliar.
Conecte uma extremidade do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar e a outra extremidade do cabo ao terminal negativo do conector de partida auxiliar.
CUIDADO! Não conecte o cabo auxiliar do terminal negativo da bateria auxiliar ao terminal negativo da bateria descarregada. Isso pode causar o superaquecimento da bateria descarregada e fazer com que ela se rompa, liberando o ácido da bateria.


Sempre achei que deveria ligar positivo/positivo e negativo/negativo.
Mas o manual diz que no caso do negativo não pode.

Então o que seria esse terminal negativo do conector de partida auxiliar informado no manual?

Seria o cabo negativo da bateria que fica ligado ao chassi do carro?



Sim, é isso mesmo pq sempre o cabo negativo da bateria vai ligado ao chassi do veículo e significa o cabo terra ou o cabo massa e sempre é representado pela cor preta e os cabos positivos sempre são identificados com a cor vermelha.

Obs : Muita atenção para esse aviso importante :

Baterias automotivas de 12 volts ligadas em paralelo mantem-se a voltagem, mas somam-se a amperagem que é resultante das duas baterias, enquanto que se forem ligadas duas baterias automotivas de 12 volts em série, resulta em 48 volts mantendo-se porém a mesma amperagem de cada uma dessas duas baterias.

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 Título: Re: 23 DIAS SEM LIGAR O CARRO, O QUE FAZER
MensagemEnviado: 22 Mar 2018 16:37 
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O manual diz o seguinte:

Conecte uma extremidade do cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar e a outra extremidade do cabo ao terminal negativo do conector de partida auxiliar.


Editado pela última vez por BrunoPCosta em 26 Mai 2018 10:39, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: 23 DIAS SEM LIGAR O CARRO, O QUE FAZER
MensagemEnviado: 22 Mar 2018 19:40 
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É necessário esclarecer um ponto importante :

Se esse dispositivo de partida auxiliar mencionado no manual da Hyundai for uma bateria auxiliar além da prórpia bateria do veículo, é muito simples usa-lo :

Basta ligar por cabos elétricos cada terminal da bateria auxiliar no seu respectivo polo correspondente da bateria do veículo a ser ligado, ou seja:

Polo positivo da bateria auxiliar sempre e unicamente no polo positivo da bateria do veículo e com o polo negatico faz-se o mesmo.

Lembrando que SEMPRE os cabos e polos positivos (de cor vermelha) vão ligados no motor de partida dos veículos e os cabos e polos negativos (de cor preta) vão SEMPRE ligados no chassi ou lataria dos veículos.

LÓGICO que nunca, jamais se deve ligar nenhum cabo negativo de um lado em um polo positivo do outro lado e vice-versa pq senão, é provocar um violento curto-circuito e explosão das baterias na certa sem falar tb na queima instantanea da placa retificadora do alternador se houver qualquer inversão de polaridade de negativo com positivo !!!

Obs : Òbvio tb que NUNCA se deve ligar um polo positivo de uma bateria na lataria de nenhum veículo pq isso tb é fatal, ou seja, é curto-circuito na certa !

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 Título: Re: 23 DIAS SEM LIGAR O CARRO, O QUE FAZER
MensagemEnviado: 22 Mar 2018 21:45 
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ianisgreek escreveu:
Basta ligar por cabos elétricos cada terminal da bateria auxiliar no seu respectivo polo correspondente da bateria do veículo a ser ligado, ou seja:
Polo positivo da bateria auxiliar sempre e unicamente no polo positivo da bateria do veículo e com o polo negativo faz-se o mesmo.


Essa é a forma tradicional de chupeta que eu conhecia (ligação POSITIVO/POSITIVO, NEGATIVO/NEGATIVO).

Porém o MANUAL do HB20 diz que o cabo preto não pode ser ligado assim , ou seja, o manual diz que não pode ligar NEGATIVO/NEGATIVO.

No manual diz o seguinte:
Faça a conexão dos cabos na ordem exata conforme indicado na figura anterior.
Primeiro conecte uma extremidade do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada e então conecte a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria auxiliar.
Conecte uma extremidade do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar e a outra extremidade do cabo ao terminal negativo do conector de partida auxiliar.
CUIDADO! Não conecte o cabo auxiliar do terminal negativo da bateria auxiliar ao terminal negativo da bateria descarregada. Isso pode causar o superaquecimento da bateria descarregada e fazer com que ela se rompa, liberando o ácido da bateria.


Então o manual diz que deve ser ligado da seguinte forma:
1) POSITIVO (bateria auxiliar) com POSITIVO (bateria descarregada).
2) NEGATIVO (bateria auxiliar) com terminal negativo do conector de partida auxiliar.

E a dúvida era justamente essa.
Saber o que seria terminal negativo do conector de partida auxiliar, ao qual devo ligar o cabo preto.

Analisando a imagem no manual, acho que esse "TERMINAL NEGATIVO DO CONECTOR DE PARTIDA AUXILIAR") só pode ser esse indicado pela seta na figura abaixo.



Imagem


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