farolsubmarino escreveu:
Tenho um HB20S com dois meses de uso e já estou ficando de saco cheio de tanto perseguir barulhos que incomodam dentro do carro.
Relato de alguns casos (e eventuais soluções):
- BARULHO NA COLUNA ENTRE A PORTA DO MOTORISTA E A PORTA TRASEIRA (Bem no ouvido do motorista)
Descobri que é na fiação da porta traseira que entra pela coluna entre as duas portas. Abrindo a porta do motorista e chacoalhando o chicote que vem da porta traseira é possível comprovar.
Puxei a borracha da porta do motorista e a da porta de trás, somente na coluna entre elas. Afastei a parte plástica do revestimento interno, só a parte de baixo, a escura (atenção: ela tem uma bucha/grampo de pressão. Desencaixar com cuidado).
O chicote de fios que vem da porta de trás é preso a uma peça plástica quadrada que se encaixa sob pressão, com 3 garras, na lataria, na parte interna da coluna. Essa peça tinha uma baita folga entre ela e a lataria, e com com a vibração, fazia aquele barulho infernal que ecoava pela coluna até o ouvido do motorista.
Desencaixei e afastei essa peça da lataria, coloquei entre ela e a lataria um fio de massa de calafetar (vulgo "macarrãozinho") e pressionei de volta até as que as 3 garras a prendessem de volta na lataria. Acabou o barulho.
- BARULHO NO TAMPÃO PERTO DO VIDRO TRASEIRO (TAMPÃO QUE É UM REVESTIMENTO, POIS O CARRO É SEDÃ)
Existe, dentro do porta malas, na lataria abaixo desse tampão, uma peça plástica marrom, encaixada nessa lataria e pela qual passa as duas barras que servem de molas para a tampa do porta malas.
Essa peça plástica também tem uma baita folga em relação à lataria e ficava vibrando e fazendo um barulho monstruoso lá atrás no carro.
Eu peguei na oficina um desses anéis de vedação de borracha bem fino, cortei e fui esticando e enfiando ele dentro da folga existente entre a peça marrom e a lataria, fazendo a volta na peça marrom. Depois dei um nó nas duas pontinhas e cortei o excesso de pontas. Acabou o barulho também.
- BARULHO NO PORTA LUVAS (PARECE QUE ESTÁ TODO SOLTO)
O porta luvas é encaixado em baixo da seguinte forma: No painel tem um tipo de um pino de perfil redondo de fora a fora, que fica aparente em alguns pontos. Nesses pontos em que fica aparente são encaixadas as garras existentes na parte inferior do porta luva, formando assim uma dobradiça.
Ocorre que aí também existe folga entre as peças, especialmente mais para o lado direito do carro.
Então, com a trepidação da rua, o porta luvas vibra pra cima e pra baixo, batendo no pino e nas estruturas do painel, fazendo um barulho desgraçado.
Se colocar peso no porta luvas, o barulho diminui.
Eu soltei aquelas duas travas laterais e desci o porta luvas, sem retirá-lo (sem desencaixar a dobradiça). Atrás dele, embaixo, colei alguns daqueles feltros encontrados em lojas de 1,99, que servem para colocar em pés de cadeiras para não riscar o chão da casa. Dessa forma, criei um calço que não deixa o porta luvas descer o suficiente para a dobradiça ficar batendo (não colocar exageradamente grosso, senão o porta luvas não fecha). Menos um barulho.
- BARULHO DO PAINEL BATENDO NO CONSOLE
O painel tem aquelas duas pontas que descem e parecem apoiar-se no console central. Do lado esquerdo (motorista), tudo bem, o painel do carro é firme pra caramba e não se movimenta. Do lado direito o painel só tem um parafuso, que aparece quando a gente abre o porta luvas. Ele não é o suficiente para dar uma boa sustentação ao painel do carro, que balança para cima e para baixo nesse ponto. Assim, o painel, ao balançar, fica batendo a ponta no console. Solução meia boca encontrada: peguei um pedação de EVA cinza escuro (vendido como preto) de 1 mm de espessura e fui enfiando, forçando, entre a parte do painel e o console. Depois enchi de fita dupla face 3m por trás das peças, colando a parte do painel no console o máximo que pude. Depois de uns dias de calor, acho que essa gambiarra derreteu e colou tudo, sei lá, mas o barulho sumiu.
- AGORA O PRÓXIMO É O BARULHO DO PAINEL BATENDO NO PARABRISA DO CARRO
Constatei que o colega aqui do fórum que falou que esse era o motivo de um barulhão que dá ali no painel está certo. Com outra pessoa dirigindo em rua de paralelepípedos, num dia frio, foi só forçar o painel ali perto do parabrisa e o barulho diminuía, quase sumia. Agora estou ensaiando o tamanho do feltro que vou enfiar ali, conforme sugestão do mesmo colega aqui do fórum.
Conclusão final: o HB20 parece ser um excelente carro em termos de mecânica. Não há tantas reclamações da mecânica e da parte externa.
Já na parte interna, a Hyundai precisa melhorar muito, mas muito mesmo, a qualidade das especificações de peças de acabamento, os encaixes de peças. A gente não percebe desleixo no serviço de montagem. As peças é que são mal elaboradas mesmo. Parece que só houve preocupação com a aparência, que é bem legal. Mas não se preocuparam em nada com a precisão dessas peças.
EITA CARRO DESGRAÇADO PRA FAZER BARULHOS IRRITANTES INTERNAMENTE.
Não sei se já viu o vídeo...mas esta aí o TOC TOC TOC mais desgraçado e irritante que o painel do meu faz, em dias frios!!!! Espero liguei na css e disseram que iriam dar um jeito!!! Tomara que resolva mesmo....o carro é foda mas estes barulhos me deixam maluco!!!
http://www.youtube.com/watch?v=VzPIE0Rq ... e=youtu.beCaso resolva o barulho do seu...posta aí pra gente!!!