Stealth Hunter escreveu:
Desde 5ª feira passada faz frio aqui, geralmente ao ligar o carro está entre 12 e 13º, o carro ao ligar aquece o etanol, acende o simbolo de uma serpentina no painel ao lado da luz do motor, e ao apagar a luz, o carro pega de primeira, inclusive noto que ele fica menos acelerado quando aquece o combustível do que nos dias quentes que ele fica em torno das 2 mil rpm e vai baixando até 900 rpm.
Colega Stealth, interessante esse seu relato, pq eu não sabia desse detalhe de funcionamento do sistema de injeção/ignição dos HB20.
Talvez tb pq pelas temperaturas mais amenas que ocorrem aqui no norte de MG mesmo no coração do inverno, onde normalmente as temperaturas dentro da cidade não descem abaixo de uns 14 a 15 graus bem cêdo de manhã se bem que aqui tb existem os picos apenas em umas poucas manhãs bem cêdinho, onde eu já vi sim os termômetros das ruas marcando 10 a 11 graus ...
Mas mesmo assim, pessoalmente nunca vi esse simbolo ser mostrado no painel do nosso HB20 1.6 mesmo ao ser ligado às 6:30 hs das manhãs de inverno, ou talvez ele até possa ter se acendido, porém isso passou despercebido por mim ...
Eu sempre o abasteço em qualquer estação do ano com a mistura mágica com 80% de etanol + 20% de gasolina e ele sempre pegou na primeira tentativa mesmo com o motor gelado e em seguida, ele sobe a rotação até alí próximo de 2000 rpm por breves instantes e depois progressivamente vai caindo até retornar novamente na rotação normal de marcha lenta de uns 750 rpm .
Obs : E naquele tanquinho de partida a frio, eu sempre o abasteço com uma mistura de 50% de gasolina podium e 50% de etanol que é para dar uma maior sobrevida a essa gasolina podium e para se evitar tb de emporcalhar aquele recipiente plástico da partida a frio devido exatamente à oxidação da gasolina que sempre é maior por causa da alta temperatura normal de trabalho dentro do compartimento do motor.
Valeu colega !