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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 17 Nov 2016 19:40 
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Colegas, eu não recomendo a ninguém aqui ficar a toda hora mudando o combustível e nem mesmo a mistura entre eles pq todas as vezes que se fizer isso, a ECU terá com toda certeza que se readaptar totalmente a essa nova situação adotando as estratégias mais ideais para funcionar com a composição específica da mistura de combustíveis que estiver dentro do tanque, isso é FATO !!!

Por isso que eu sempre abasteci o nosso HB20 desde que ele era zero KM com a mistura magica de 80% de etanol e 20% de gasolina pq assim se evita tb de ter de ficar alternando entre tanques inteiros de etanol e depois de gasolina ...

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 17 Nov 2016 19:45 
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ianisgreek escreveu:
Colegas, eu não recomendo a ninguém aqui ficar a toda hora mudando o combustível e nem mesmo a mistura entre eles pq todas as vezes que se fizer isso, a ECU terá com toda certeza que se readaptar totalmente a essa nova situação adotando as estratégias mais ideais para funcionar com a composição específica da mistura de combustíveis que estiver dentro do tanque, isso é FATO !!!

Por isso que eu sempre abasteci o nosso HB20 desde que ele era zero KM com a mistura magica de 80% de etanol e 20% de gasolina pq assim se evita tb de ter de ficar alternando entre tanques inteiros de etanol e depois de gasolina ...


Legal a recomendação, Ianis!

Mas mesmo eu que faço ciclagem, a cada 4-5 tanques, jamais acontece de acontecer a troca total de combustível, sempre tem o combustível restante da reserva.

Abraços,

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 17 Nov 2016 20:02 
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E aqui nesse assunto ainda merece mais uma explicação técnica do porque ocorrem os problemas quando se troca de combustível e não se aguarda o devido reconhecimento e readaptação por parte da ECU:

O problema está quando se estava abastecendo com a maior parte de gasolina e de repente se resolve mudar o combustível, abastecendo a maior parte do tanque com etanol, pq quando o motor está funcionando normalmente com gasolina, a quantidade de combustível necessária para o seu normal funcionamento é bem menor de uns 25% a 30% a menos em volume do que quando o motor funciona exclusivamente com etanol.

Então o que ocorre é que na memória da ECU, os mapas de calibração selecionados por ela são obviamente para o funcionamento do motor com gasolina e quando de repente se adiciona apenas etanol no tanque desse suposto veículo, é lógico que novos mapas de calibração bem diferentes daqueles que eram usados para esse motor funcionar apenas com gasolinas passam a ser exigidos e o que ocorre ?

Bem, a ECU por alguns instantes ainda acha que é gasolina que contém no tanque e até ela de fato "acordar totalmente" para essa nova realidade desse novo combustível que existe agora no tanque, ela então requer esse tempo extra para se readaptar totalmente para o etanol e se nesse intervalo dessa readaptação esse veículo for estacionado na garagem para ser reutilizado apenas na manhã seguinte é que ocorrem as falhas na partida com o motor frio, pq o etanol requer aquela maior quantidade de combustível citada acima para o motor funcionar corretamente e como a ECU ainda não se readaptou totalmente ao etanol presente no tanque, o motor muitas vezes não vai ligar ...

E nesses casos, o dono do veículo chama o socorro da CCS que nada mais faz do que injetar uma quantidade extra de gasolina diretamente no coletor de admissão do motor exatamente para auxilia-lo a dar essa partida inicial com o motor ainda frio.

Já quando se roda com etanol e de repente se resolve abastecer apenas com gasolina, esse problema dessa falha já não ocorre com tanta facilidade pq a gasolina normalmente faz o motor funcionar mais facilmente no frio , então não existe tanto a necessidade de se esperar por essa readaptação da ECU.

Obs : Já nessa nova geração de motores flex com injeção direta, nada do que foi citado acima se aplica pq não importa qual seja o combustível ou mistura deles presente no tanque, ele será pulverizado dentro dos cilindros com uma hiper elevada pressão de "apenas" 100 a 200 bars dependendo do motor contra apenas 3 a 4 bars dos antigos sistemas de injeção multiponto que ainda equipam toda a linha dos HB20 e é exatamente essa altíssima pressão que favorece as instantâneas partidas tanto a frio como a quente tb e não importando nunca, que tipo de combustível esteja presente no tanque pq o combustível será transformado de líquido para um extremamente e ultra fino vapor, o que vai facilitar bastante a completa combustão dele !!!

É isso aí colegas, essa é apenas uma das magias dessa nova tecnologia, pq as outras duas são uma maior performance aliada a um menor consumo médio ...

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 01:13 
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Boa noite, Ianis.
Fiquei curioso de obter maiores informações sobre essa ECU "dorminhoca" que vc cita e reproduzo abaixo:
(...vc tenha trocado de combustível e não ter rodado por pelo menos uns 12 a 15 kms ou por uns 40 minutos sem interromper o funcionamento do motor do seu veículo para que ele reconhecesse totalmente o novo combustível abastecido...) Enviado: 20 Out 2016 01:24
(...até ela de fato "acordar totalmente" para essa nova realidade desse novo combustível que existe agora no tanque, ela então requer esse tempo extra para se readaptar totalmente...) Enviado: 17 Nov 2016 19:02
Encontrei diversas matérias, umas mais técnicas e outras menos, que consideram esse tempo, depois de chegado o novo combustível ao motor, como praticamente instantâneo.
Veja abaixo:

"...Isso porque o sistema de injeção eletrônica identifica instantaneamente qual combustível está sendo mandado do tanque e ajusta todos os parâmetros para o melhor funcionamento..."
http://soparaelas.sinoscar.com.br/tire- ... rros-flex/

"...Pela curva de injeção e avanço escolhida, o CCM sabe a porcentagem de álcool em volume no combustível que está sendo queimado. A porcentagem de álcool é informada nos parâmetros do CCM e interpretado pelo PPS. O tempo para que o CCM encontre a proporção da mistura é de aproximadamente 2 segundos..."
http://omecanico.com.br/sistema-flex-da-peugeot/

"...Após a explosão, os gases queimados são analisados pela sonda lambda (sensor de oxigênio que fica no escapamento) e o módulo de controle do motor leva de dois a quatro milisegundos para corrigir o ponto de ignição e a injeção..."
http://www.carrosnaweb.com.br/dicasFlex.asp

Em tempo, não quero polemizar, e sim aprender.

Abraço,

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 13:50 
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Bertoche, li os links enviados por vc, mas obviamente que quem os escreveu não está provando na prática absolutamente nada com aqueles artigos pq na realidade, somente testes reais reproduzindo essa situação citada de se mudar o combustível e depois se analisar o comportamento de um determinado motor flex.

Somente assim é que se pode ter a plena certeza de que o que se escreveu naquelas matérias está ou não correto.

Eu já vi foram casos e mais casos de colegas meus citando problemas dos seus veículos flex que se recusaram a dar a partida pela manhã após na noite anterior, eles terem abastecido mudando a composição do combustível.

Mas essas citações escritas por vc estão sim corretas em teoria, mas é preciso comprovar na prática mas é preciso se comprovar ainda na prática se é assim mesmo que ocorre nesses casos de mudanças repentinas do combustível abastecido.

Por isso que eu acredito que mecânica automotiva é um assunto que se assemelha bastante com o que eu já disse aqui antes, vc diz que matou uma cobra, mas terá de mostra-la morta e ainda mostrar a arma com que a matou ... rsrsrsrs!

Obs : Mas tb é lógico que não descarto a possibilidade já terem alterado e modernizado o sistema de reconhecimento de combustível nos novos motores flex mas ainda equipados com sistemas de injeção multiponto a ponto de não mais haver essa antiga necessidade de se esperar por esse breve período de reconhecimento de uma eventual mudança na composição do combustível. afinal a evolução tecnológica tb está sempre presente no mundo da mecãnica automotiva ...

Valeu colega, agradeço pelas suas postagens, é isso aí, abrç !

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Editado pela última vez por ianisgreek em 18 Nov 2016 14:04, em um total de 2 vezes.

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 13:58 
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Das experiências que tive com outros carros, pelo jeito depende muito do softaware que cada montadora utiliza.

Num Corsa e Montana, se eu mudasse de combustível e não desse o tempo para a ECU reconhecer, o carro pegava a muito custo no dia seguinte, quando pegava. Já aconteceu de ter que chamar um guincho.
Nos Peugeot 206 e 207 que tive, nada disso acontecia, era como se nem tivesse mudado de combustível. Era virar a chave e o motor pegava.
No HB20 ainda não testei isso.

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 14:08 
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filipeamc3 escreveu:
Das experiências que tive com outros carros, pelo jeito depende muito do softaware que cada montadora utiliza.

Num Corsa e Montana, se eu mudasse de combustível e não desse o tempo para a ECU reconhecer, o carro pegava a muito custo no dia seguinte, quando pegava. Já aconteceu de ter que chamar um guincho.
Nos Peugeot 206 e 207 que tive, nada disso acontecia, era como se nem tivesse mudado de combustível. Era virar a chave e o motor pegava.
No HB20 ainda não testei isso.



É exatamente isso colega Filipe, vc tocou no ponto certo, pq isso de fato, pode variar de uma marca de veículo flex para outra e vai depender logicamente de como foi desenvolvido o sistema de injeção de um determinado veículo flex para daí se saber dessa real necessidade de se esperar pelo período de aprendizado ou readaptação ou não!

Valeu Filipe, pelo seu feedback !

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Exato. GM não tem knowhow nesse assunto. Como disse Ianis, sempre será de Gasolina pra Etanol na maioria do volume é claro! Já fiz a mudança no HB mas não percebi a diferença pela manhã!


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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 18 Nov 2016 21:23 
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Ianis, sim, não estou dizendo que seja instantâneo.
O motor está numa ponta e o tanque em outra do carro.

Entendo, mas não espero querer provar isso, que, para se parametrizar com o novo combustível o motor necessita do tempo desse combustível percorrer toda a linha de alimentação, incluindo filtros, mangueiras, cubas, reservatórios e sei lá mais que traquitanas possam existir, e que não vem ao caso, mas sim a quantidade de combustível que essa linha contem, sei lá, não mais que meio litro, da saída do tanque até o resultado da combustão na sonda lambda, e então, conforme o regime de consumo, é o tempo de gastar meio litro e somar, numa perspectiva pessimista, mais uns 4 s.
E essa soma será o tempo ou a quilometragem que se deve andar para o motor estar plenamente parametrizado para o combustível que o alimenta.

Não vejo lógica em ser diferente.
Pode sim demorar mais, mas seria uma surpresa para mim.
Os sensores do motor trabalham corrigindo os parâmetros em tempo real.
Ao menos é o que eu, até aqui, imaginava.

Abraço,

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 Título: Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?
MensagemEnviado: 19 Nov 2016 10:33 
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Bertoche, fique tranquilo pq a lógica desse seu raciocínio está coerente e correta sim.

Quando eu citei aqui o fato da ECU necessitar de algum tempo hábil para fazer 100% do reconhecimento da composição do combustível que foi abastecido é pq vc mesmo viu acima o nosso colega Filipe explicando que esse procedimento de fato, pode mesmo variar de cada marca de carro diferente, por isso esse assunto é de certa forma polêmico.

Mas acredito que foi ótimo e oportuno termos abordado esse assunto, pq assim se esclareceram essas dúvidas.

Valeu colega, abrç !

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