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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Out 2022 20:32 
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ianisgreek escreveu:
....
Mas já há partir dessa nova linha HB20 2023 , a Hyundai do Brasil está dando bem mais enfase e disponibilizando mais a sua nova versão 1.0 turbo flex no lugar desse pioneiro motor aspirado Gamma 1.6 que ficou restrito à versão X dos HB20.


Mas o HB20 X não saiu de linha?

A ultima notícia q eu tive é que o motor 1.6 Gamma, estava sendo usado somente no creta de entrada, que tem o desenho mais antigo...

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 24 Out 2022 21:58 
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Acredito que eu tenha sim me equivocado sobre as atuais versões para essa nova linha HB20 2023 .

O motor Gamma 1.6 de fato, somente está disponível nas versões mais básicas da atual linha Creta.

Agradeço a correção !

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 15 Mai 2023 13:49 
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Retornando a esse tópico pq já participei de muitas conversas com donos de demais veículos 1.0 aspirados tanto HB20 e tbm de outras marcas !

Ocorre que quando cito das viagens que faço com esse nosso HB20 1.6 abastecendo-o somente com a mistura de E-90 e do rendimento que ele apresenta quando assim abastecido, uma boa maioria desses demais donos de HB20 1.0 aspirados discordam afirmando que esses vários modelos de veículos com motorização 1.0 aspirado e cambio manual tbm podem apresentar esse mesmo rendimento/desempenho em rodovias e ainda apresentando uma maior economia de combustível.

Óbvio que eu discordo dessa afirmação coletiva , afinal, se fosse de fato assim, nenhum fabricante produziria seus modelos com motores 1.6 descartando-os de suas linhas de montagem e limitando a produção para apenas veículos com motores aspirados 1.0 flex !

Onde é que um motor 1.0 aspirado flex de combustão interna que seja até se ele fosse fabricado pela NASA , poderá algum dia nessa vida desenvolver um torque e uma potência de um motor 1.6 flex ?

Coitados desses caras que não tem noção e nem fundamento algum para expressar esse tipo de opinião tão fora de propósito !

Isso cheira bem mais a ciumes por não terem comprado um veículo com um motor maior do que esses 1.0 aspirados flex , isso sim !

Então trazendo essa teoria para a prática , isso quer dizer que saem para viajarem juntos 2 colegas para algum determinado destino a digamos uns 600 kms por estradas pavimentadas e de pista simples , um em um HB20 1.6 com câmbio manual e um outro em um HB20 1.0 aspirado tbm com câmbio manual ou que seja tbm em qq um outro veículo 1.0 aspirado flex com câmbio manual , afinal, esse detalhe não vai fazer mesmo muita diferença nesse exemplo aqui !

Supondo ainda que ambos esses veículos estejam na mais perfeita condição técnica e ambos sejam conduzidos por motoristas capazes e bem experientes e com esses 2 veículos abastecidos com etanol e com apenas seus condutores a bordo e sem transportar nenhuma outra bagagem extra !

Combinado ainda que ambos esses condutores iriam manter a mesma velocidade média permitida nas rodovias e que fosse permitido a cada um desses condutores uma única parada de 20 minutos para algum eventual reabastecimento durante todo esse percurso !

É óbvio e evidente que esse suposto veículo 1.0 aspirado JAMAIS teria fôlego suficiente para acompanhar mais de perto o veículo 1.6 e isso conta devido as muitas ultrapassagens realizadas, as muitas retomadas em subidas, as muitas retomadas após as reduções de velocidade por causa de quebra molas e ainda devido aos radares, enfim, não existe chance alguma para esse pobre motor 1.0 aspirado flex acompanhar de perto esse veículo 1.6 em hipótese alguma.

Lembrando tbm que a grande maioria das rodovias brasileiras ainda são de pista simples onde ultrapassar exigem sempre o maior torque disponível de qq motor para realizar essa manobra o mais rápido possível e nesse caso , é mais do que óbvio que o motor 1.6 aspirado sempre vai dar um show de bola em cima de qq motor 1.0 aspirado levando assim muita vantagem .

Porque se ao longo desses 600 kms dessa viagem forem contados todos os pequenos ganhos de tempo do veículo 1.6 sobre o veículo 1.0 em todas essas situações aqui citadas , isso vai se traduzir na prática em uma grande diferença de espaço que o veículo 1.6 vai abrir na frente desse veículo 1.0 e isso sem nenhuma sombra de dúvidas !

E acredito assim que essa seria a única razão para esses donos de veículos 1.0 flex aspirados tentarem justificarem em vão que esses seus veículos possam oferecer e apenas no sonho deles o mesmo rendimento/desempenho que os demais veículos 1.6 flex oferecem, mesmo considerando nessa comparação somente veículos com câmbios manuais !

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 11 Jul 2023 13:45 
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Retornando a esse tópico para elogiar esse bravo e afinado motor Gamma 1.6 do nosso atual HB20 12/13 !

Esse motor pode ser considerado um verdadeiro herói pq ele reina absoluto entre todos os atuais motores concorrentes 1.6 aspirados flex dessa mais recente geração !

Inclusive , eu acredito que essa 1ª geração de motores 1.6 Gamma flex fabricados entre 2012 até 2014 ainda são os mais espertos em rendimento entre todos os demais fabricados , apesar do seu consumo médio não ser dos melhores e da falta que faz nessa 1ª geração de um câmbio manual de 6 marchas e mesmo depois contando a nova geração de 2016 em diante até a sua saída da linha de montagem da Hyundai do Brasil.

Nessa 2ª geração de 2016 desses motores Gamma , o que se tentou foi mais um leve aperfeiçoamento dessa antiga versão , principalmente quanto a uma redução do seu consumo médio sem afetar ainda o seu desempenho.

E na sua 3ª e última geração de 2019 , melhorou-se levemente o seu rendimento inicial ativando o comando variável das válvulas de escape e assim, aumentando ligeiramente a potência máxima deles indo dos oficiais 128 cvs para 130 cvs porém mantendo sempre o mesmo torque inicial de 16,5 kgfm e nas mesmas faixas de rotações anteriores.

O nosso HB20 1.6 está atualmente com um pouco mais de 112 mil kms rodados e ainda funcionando com um oleo 0W-20 que é bem mais fino (menos viscoso) do que o oleo oficial e recomendado pela Hyundai que é o 5W-30 mas mesmo assim, ele não apresenta nenhum consumo anormal desse oleo e permanece sempre forte , saudável e silencioso no seu funcionamento geral oferecendo ainda muito prazer e satisfação ao conduzi-lo com as respostas prontas e afiadas do seu acelerador , tanto no transito urbano e mais ainda em viagens por rodovias !

Obs : Mas fico imaginando uma provável nova geração desse motor 1.6 Gamma aspirado flex com injeção direta e um pouco mais de taxa de compressão ou melhor ainda, uma nova versão assim atualizada porém turbo flex , a maravilha de sucesso que seria tanto para a linha HB20 e tbm para os Cretas ...

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 18 Nov 2023 13:00 
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E uma resposta bem honesta ao título desse tópico seria com certeza que sim ainda mais em se tratando de um HB20 1.6 que sempre é bem cuidado na sua manutenção preventiva e abastecido preferencialmente com etanol !!!

Mas estou retornando ainda uma vez a esse interessante tópico para deixar aqui outros elogios mais do que merecidos a essa saudosa e pioneira 1ª geração dos HB20 1.6 hatch com o câmbio manual fabricadas ainda no ano de 2012 .

E cada vez mais , posso confirmar aqui que essa é certamente uma versão de HB20 que sempre sabe me surpreender com seu desempenho afiado vindo de um motor 1.6 que na minha opinião, é até hoje o mais bravo e afinado de todas as versões de motor Gamma 1.6 lançados na linha HB20 até o enceramento de sua produção.

Quantas vezes viajando por rodovias, ficou comprovada essa leve superioridade dessa versão pioneira de motor Gamma 1.6 associada ao câmbio manual de 5 marchas quando versões mais novas de HB20 1.6 de 2016 em diante e até as últimas versões de HB20 1.6 de 2020 para cá com os seus anunciados 130 cvs de fábrica já tentaram ultrapassar esse nosso singelo HB20 1.6 e não conseguiram pq faltou exatamente um pouquinho mais de desempenho extra, aquele leve empurrãozinho que infelizmente foi capado pela fábrica nessas versões mais recentes e atualizadas desse motor em favor talvez de uma leve maior economia de combustível proporcionada tbm por essa nova calibração, além desses novos câmbios manuais e aut. de 6 marchas ...

Por isso que, contrariando totalmente esses famosos mitos e boatos populares tão difundidos por toda a parte de que veículos novos e recém lançados no mercado costumam vir de fábrica com defeitos diversos , eu afirmo aqui com total segurança que nunca irei concordar com essas besteiras ditas e espalhadas por todos os lugares porém sem o menor fundamento lógico e esse nosso HB20 está aqui justamente para comprovar exatamente o contrário dessa baita lenda .

Prova mais do que real disso é esse nosso pioneiro HB20 1.6 , que agora está completando longos 11 anos de quando foi comprado zero KM na CCS Hyundai local em Novembro de 2012 e que já rodou até agora um pouco mais de 117 mil kms e apenas com etanol desde zero KM , mas que continua esbanjando uma invejável vitalidade em qq situação de condução , por isso que aqui deixo esses meus merecidos elogios a ele e que isso continue a ser o maior dos motivos e incentivos para ele continuar a ser muito bem tratado por mim em toda a sua manutenção preventiva geral !

E que devido a isso, eu posso até apostar que esse motor em especial desse nosso HB20 1.6 tenha até um pouco mais do que esses oficiais 128 cvs e 16,5 kgfm de torque pq tanto os seus principais concorrentes da época, ou seja, o motor 1.6 16 válvulas da linha Fiat e o motor 1.6 de 16 válvulas de linha VW com os seus mais de 118 cvs e 120 cvs de fabrica quando abastecidos com etanol e com os seus respectivos torques de 16,8 kgfm são deixados sempre para trás por esse valente motor Gamma 1.6 dessa 1ª geração em qq tentativa de aceleração plena e em qq situação ...

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