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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 04 Nov 2013 22:15 
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Compra o 1.6 sem medo... estou gostando muito.. as vezes 110 km/h com menos de 4.000 rpm em quarta... e nem pede quinta... quanto a força... já peguei algumas subidas de carro cheio e o motor se manteve estável... Se a Hyundai tivesse caprichado em alguns ítens, acoplado a esse motor... sem dúvidas seria categoria superior... até acho muito motor para pouco carro... rs

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 05 Nov 2013 17:41 
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Leotqrj escreveu:
ricardozupa escreveu:
Oi pessoal,
O motor Sigma 1,6 tem muita força nas subidas, ladeiras? Moro em SP numa região de subidas íngremes e fico preocupado com o desempenho do carro.
Posso comprar o carro tranquilo?
Agradeço quem puder dar esclarecimentos.
Abraços

Ricardo



Ola amigo. Voce ja tem algum carro ? Ele sobe bem ?
O Hb20 1.6 sobe bem qualquer ladeira, no geral ele é bem forte, acima da media da maioria dos carros ...
Vai tranquilo que te atenderá legal ...
Abcs


Obrigado pela informação!!!


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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 06 Nov 2013 10:47 
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Registrado em: 25 Out 2013 19:14
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Leotqrj escreveu:
ricardozupa escreveu:
Oi pessoal,
O motor Sigma 1,6 tem muita força nas subidas, ladeiras? Moro em SP numa região de subidas íngremes e fico preocupado com o desempenho do carro.
Posso comprar o carro tranquilo?
Agradeço quem puder dar esclarecimentos.
Abraços

Ricardo



Ola amigo. Voce ja tem algum carro ? Ele sobe bem ?
O Hb20 1.6 sobe bem qualquer ladeira, no geral ele é bem forte, acima da media da maioria dos carros ...
Vai tranquilo que te atenderá legal ...
Abcs



Eu tenho um palio 1,6 e até que vai bem nas ladeiras. Agora esse motor Sigma com certeza é superior.
Diga uma coisa, o seu HB20 é AT? Será que perde desempenho comparado com o manual?


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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 07 Nov 2013 20:19 
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Clever escreveu:
Compra o 1.6 sem medo... estou gostando muito.. as vezes 110 km/h com menos de 4.000 rpm em quarta... e nem pede quinta... quanto a força... já peguei algumas subidas de carro cheio e o motor se manteve estável... Se a Hyundai tivesse caprichado em alguns ítens, acoplado a esse motor... sem dúvidas seria categoria superior... até acho muito motor para pouco carro... rs



Oi Clever,
O seu HB20 é manual? Será que o AT 4 marchas vale a pena?
Se puder me responda
Valeu!


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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 07 Nov 2013 20:31 
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ricardozupa escreveu:
Clever escreveu:
Compra o 1.6 sem medo... estou gostando muito.. as vezes 110 km/h com menos de 4.000 rpm em quarta... e nem pede quinta... quanto a força... já peguei algumas subidas de carro cheio e o motor se manteve estável... Se a Hyundai tivesse caprichado em alguns ítens, acoplado a esse motor... sem dúvidas seria categoria superior... até acho muito motor para pouco carro... rs



Oi Clever,
O seu HB20 é manual? Será que o AT 4 marchas vale a pena?
Se puder me responda
Valeu!


Então... o meu é manual, eu não gosto de AT, alguns podem até dizer que é papo de recalque, que é mais caro, mas eu falo por mim, eu gosto de manual... pelo menos por enquanto... rsrsrs... sobre o AT ter 4 marchas não vejo tanto problema, tantos outros carros tem, além de que temos que lembrar que o HB20 é carro de entrada da Hyundai...

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 10 Nov 2013 21:39 
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Olá,

Tenho um hb 1.6, peguei faz pouco tempo, mas quanto a força do motor, posso dizer que é muito bom. dificilmente perde força e não é necessário forçar muito o motor para desenvolver. Onde moro tem muito morro, então este teste faço todo santo dia.

Abs


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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 13 Nov 2013 12:54 
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ricardozupa escreveu:
Oi pessoal,
O motor Sigma 1,6 tem muita força nas subidas, ladeiras? Moro em SP numa região de subidas íngremes e fico preocupado com o desempenho do carro.
Posso comprar o carro tranquilo?
Agradeço quem puder dar esclarecimentos.
Abraços

Ricardo



O motor SIGMA 1.6 se não me engano quem usa é a FORD.....


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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 13 Nov 2013 13:28 
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Walkyria W. Oberg escreveu:
ricardozupa escreveu:
Oi pessoal,
O motor Sigma 1,6 tem muita força nas subidas, ladeiras? Moro em SP numa região de subidas íngremes e fico preocupado com o desempenho do carro.
Posso comprar o carro tranquilo?
Agradeço quem puder dar esclarecimentos.
Abraços

Ricardo



O motor SIGMA 1.6 se não me engano quem usa é a FORD.....


Sim... HB20 usa Gamma...

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 22:28 
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Achei esse tópico mais antigo aqui no forum para comentar sobre o rendimento geral desse motor Gamma 1.6 flex dessa linha HB20 de 2012 até 2015 que é o que ainda tenho nesse nosso atual HB20.

Sempre percebi uma boa esperteza desse motor nas respostas desde as mais leves acelerações em baixas rotações, digamos que rodando com o veículo mais leve , em locais mais planos e com subidas mais leves, percebe-se rodando nele com etanol e sem o ar cond. ligado , que as respostas ao acelerador já se mostram interessantes e sempre prontas desde as 1500 rpms sendo que mesmo um pouquinho abaixo disso, entre 1250 rpms a 1500 rpms já se sente as respostas bem convincentes e espertas desse motor 1.6 Gamma.

Atribui-se a esse importante fator, a sua taxa de compressão de 12:1 , o seu comando variável na admissão e nas ultimas versões do Gamma 1.6 desde 2020 surge a nova versão com variador de fase tbm no comando do escape e com esse detalhe técnico é que se consegue atingir todo aquele torque máximo real obtido de nada desprezíveis 17,6 kgfm em testes independentes em alguns dinamômetros .

Ainda melhor do que isso é aquela sempre boa sensação percebida desse torque disponível se iniciar presente bem mais cedo desde aquelas bem baixas rotações quando se pisa no acelerador só na casquinha.

E que a partir das 3000 rpms, já se obtém um pouco mais de 80% de todo o torque máximo disponível, condição essa que permite a qq HB20 1.6 vencer subidas mais fortes muitas vezes até com as marchas mais fracas e facilidade e assim , ele se mostra capaz de subir de boa e sem reclamar.

Foi exatamente essa louvável caraterística bem preciosa e desejada desse motor aspirado que me fez experimentar colocar pneus um pouco maiores mas apenas nas rodas dianteiras comparado com os pneus traseiros, exatamente para aproveitar um pouco mais todo esse torque disponível se fazendo presente desde as mais baixas rotações desse motor.

E a prova mais real dessa experiencia prática é que o motor continua a responder bem, mesmo com todas as marchas agora um pouco mais de 5 % alongadas do que as originais devido a utilização desses pneus de medidas maiores do que os originais.

A vantagem é uma leve maior velocidade obtida com as mesmas rotações do motor, percebendo-se um pouco mais de silencio interno em viagens e ainda com um consumo médio tbm levemente menor do que antes.

E a única desvantagem percebida ao usar esses pneus de medidas maiores do que os pneus originais seria que quando esse HB20 estiver trafegando em viagens mais carregado, ele perderia o seu embalo e a velocidade um pouco mais rapidamente do que antes nos casos de enfrentar subidas mais fortes , mas lembrando tbm que temos pelo menos 5 marchas no câmbio e se a 5ª marcha por exemplo se mostrar insuficiente para subir determinado trecho com uma velocidade razoável,, basta reduzir rapidamente para a 4ª marcha e o HB20 vai se mostrar capaz de subir e vencer ainda um pouco mais forte e rápido essa subida do que se ele permanecesse na 5ª marcha desse veículo quando ele estivesse com os seus pneus ainda todos originais.

Então, o que vai ocorrer na realidade é que a faixa de utilização para cada marcha desse câmbio dele com os pneus de medidas um pouco maiores ficaria na prática um pouco mais estendida do que no caso de se usar os pneus de medidas originais.

Essa regra que citei logo acima se torna ainda mais verdadeira quanto mais leve se trafegar com qq HB20 1.6 e principalmente se ele tiver câmbio manual e estiver abastecido com etanol ou com leves misturas de gasolina de não mais do que 20% que é exatamente para não se perder muito de todas as principais características positivas do etanol quando comparado com qq das gasolinas.

E esse é exatamente o caso da utilização diária desse nosso HB20 1.6 !!!

E se por um acaso, surgir alguma oportunidade de viajarmos com ele com mais carga, basta trocar rapidamente o par de pneus dianteiros pelos traseiros e ainda teremos outra vantagem da traseira do veículo não abaixar tanto pq os pneus dianteiros são 6,5 mm mais altos do que os traseiros, portanto essa tbm se mostra como mais uma outra vantagem prática positiva que estou percebendo nessa minha nova experiência pessoal com esse nosso pioneiro HB20 1.6 !!!

E que fique claro aqui que não estou recomendando a ninguém fazer essa substituição dos pneus originais 185/60-15 por esses pneus 195/65-15 pq se eu fiz isso, foi por minha própria conta e risco e apenas a título de experiencia e curiosidade pessoal só para ver as reações desse nosso HB20 1.6 com o cambio manual de 5 marchas.

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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 Título: Re: HB20 motor 1,6 tem força em subidas?
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 22:54 
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ianisgreek escreveu:
Achei esse tópico mais antigo aqui no forum para comentar sobre o rendimento geral desse motor Gamma 1.6 flex dessa linha HB20 de 2012 até 2015 que é o que ainda tenho nesse nosso atual HB20.

Sempre percebi uma boa esperteza desse motor nas respostas desde as mais leves acelerações em baixas rotações, digamos que rodando com o veículo mais leve , em locais mais planos e com subidas mais leves, percebe-se rodando nele com etanol e sem o ar cond. ligado , que as respostas ao acelerador já se mostram interessantes e sempre prontas desde as 1500 rpms sendo que mesmo um pouquinho abaixo disso, entre 1250 rpms a 1500 rpms já se sente as respostas bem convincentes e espertas desse motor 1.6 Gamma.

Atribui-se a esse importante fator, a sua taxa de compressão de 12:1 , o seu comando variável na admissão e nas ultimas versões do Gamma 1.6 desde 2020 surge a nova versão com variador de fase tbm no comando do escape e com esse detalhe técnico é que se consegue atingir todo aquele torque máximo real obtido de nada desprezíveis 17,6 kgfm em testes independentes em alguns dinamômetros .

Ainda melhor do que isso é aquela sempre boa sensação percebida desse torque se iniciar bem mais cedo desde aquelas bem baixas rotações quando se pisa no acelerador na casquinha.

E que a partir das 3000 rpms, já se obtém um pouco mais de 80% de todo o torque máximo disponível, condição essa que permite a qq HB20 1.6 vencer subidas mais fortes muitas vezes até com as marchas mais fracas com facilidade e que ele se mostra capaz de subir de boa e sem reclamar.

Foi exatamente essa louvável caraterística bem preciosa e desejada desse motor que me fez experimentar colocar pneus um pouco maiores mas apenas nas rodas dianteiras comparado com os pneus traseiros.

E a prova mais real dessa experiencia prática é que o motor continua a responder bem, mesmo com todas as marchas agora um pouco mais de 5 % alongadas do que as originais devido a utilização desses pneus de medidas maiores do que os originais.

A vantagem é uma leve maior velocidade obtida com as mesmas rotações do motor, sentindo um pouco mais de silencio interno em viagens e ainda com um consumo médio tbm levemente menor do que antes.

A única desvantagem percebida ao usar esses pneus de medidas maiores do que os pneus originais seria que quando esse HB20 estiver trafegando em viagens mais carregado, ele perderia o seu embalo e a velocidade um pouco mais rapidamente do que antes nos casos de enfrentar subidas mais fortes , mas lembrando tbm que temos pelo menos 5 marchas no câmbio e se a 5ª marcha por exemplo se mostrar insuficiente para subir determinado trecho com uma velocidade razoável,, basta reduzir rapidamente para a 4ª marcha e o HB20 vai se mostrar capaz de subir e vencer ainda um pouco mais forte e rápido essa subida do que se ele permanecesse na 5ª marcha desse veículo quando ele estivesse com os seus pneus ainda todos originais.

Então, o que vai ocorrer na realidade é que a faixa de utilização para cada marcha desse câmbio dele com os pneus de medidas um pouco maiores ficaria na prática um pouco mais estendida do que no caso de se usar os pneus de medidas originais.

Essa regra que citei logo acima se torna ainda mais verdadeira quanto mais leve se trafegar com qq HB20 1.6 e principalmente se ele tiver câmbio manual e estiver abastecido com etanol ou com leves misturas de gasolina de não mais do que 20% que é exatamente para não se perder muito de todas as principais características positivas do etanol quando comparado com qq das gasolinas.

E esse é exatamente o caso da utilização diária desse nosso HB20 1.6 !!!

E se por um acaso, surgir alguma oportunidade de viajarmos com ele com mais carga, basta trocar rapidamente o par de pneus dianteiros pelos traseiros e ainda teremos outra vantagem da traseira do veículo não abaixar tanto pq os pneus dianteiros são 6,5 mm mais altos do que os traseiros, portanto essa tbm se mostra como mais uma outra vantagem prática positiva que estou percebendo nessa minha nova experiência pessoal com esse nosso pioneiro HB20 1.6 !!!
Gosto muito do Gamma ainda, tirando o fato de não ter Injeção direta, para mim ainda seria um motor bem moderno (Com o varador de fase e abertura como na gringa então, seria bem de ponta mesmo se continuar aspirado).
A meu ver, a Hyundai apenas o tirou de linha aqui no Brasil pois o 1.0 Turbo meio que pegou o espaço dele. Ainda mais ele sem as atualizações do Gen 3


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