Roberto Bertoche escreveu:
hahaha,
Torquímetro acho que é aquela pecinha, prima do parquímetro, que fica vigiando e não deixa o motor ficar torto...
Se não for, por favor, me corrijam.
Putiz...cada vez piora.
Parquímetro não é instrumento de medição mecânico, ele é usado para "medir" o tempo de estacionamento, é aquele equipamento que vc coloca as moedas ou notas e ele te imprime um comprovante.
Não sei o que vc quiz dizer com "vigiando motor torto", mas paquímetro não serve para medir ângulo, quem mede ângulo é o goniômetro.
Paquímetro serve para medir diâmetro interno, Externo, rasgos, furos, profundidades, basicamente para medir a distância entre dois lados adjacentes opostos de um objeto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetroTorquímetro, é um instrumento ou pode-se dizer uma ferramenta, é usada para ajustar/medir torque (também chamado de aperto) de um parafuso em uma porca, ou vice e versa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torqu%C3%ADmetroAgora só queria saber a ligação do torquímetro com o amaciamento do motor?
Obvio que o torque e a ordem de aperto dos parafusos do cabeçote do motor, assim como das bielas e bronzinas contra o virabrequim, tem influencia no "alinhamento" do motor, deixar mais "redondo".
Mas o que tem haver com amaciamento? A necessidade de amaciamento vem do processo de usinagem das peças, vem do ajuste da rugosidade entre as partes móveis.
Cuidado com o que leem pessoal, tem muita gente falando coisa que não domina e fica falando besteira.