Bem-vindo: 24 Abr 2024 05:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 23 Set 2014 17:00 
Offline

Registrado em: 15 Jul 2014 20:55
Mensagens: 11
Roberto Bertoche escreveu:
Li há uns 5 anos, um americano, especialista em motores de competição, dizendo que a janela de oportunidade de amaciar um motor é muito pequena, de uns 50 km, e que a técnica consiste em depois de devidamente aquecido o motor, amaciá-lo em carga, com alta compressão, que é a situação em que os anéis se ajustam à câmara e fazem um trabalho de polimento e vedação adequados.
Ele diz que os motores que não passam por esse processo até os 50 km de vida, perderam a chance e nunca chegarão ao mesmo nível de potência e torque do que os motores que são amaciados assim, no pau.
Se não é verdade o que ele diz, ao menos me parece ter muita lógica.
Se eu achar o link eu posto aqui.

Já no manual diz que nos primeiros quilômetros não usar o carro com reboque para não força-lo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 23 Set 2014 17:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
acelero mesmo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Li há uns 5 anos, um americano, especialista em motores de competição, dizendo que a janela de oportunidade de amaciar um motor é muito pequena, de uns 50 km, e que a técnica consiste em depois de devidamente aquecido o motor, amaciá-lo em carga, com alta compressão, que é a situação em que os anéis se ajustam à câmara e fazem um trabalho de polimento e vedação adequados.
Ele diz que os motores que não passam por esse processo até os 50 km de vida, perderam a chance e nunca chegarão ao mesmo nível de potência e torque do que os motores que são amaciados assim, no pau.
Se não é verdade o que ele diz, ao menos me parece ter muita lógica.
Se eu achar o link eu posto aqui.

Já no manual diz que nos primeiros quilômetros não usar o carro com reboque para não força-lo.


Sim, eu também li todo o manual.
Mas talvez seja porque os motores de nossos carros não sejam de competição.
Sei lá.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 03 Out 2014 21:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Exato...aí está ! Motores normais como o nosso não creio demandar de coisas assim para amaciar direito.

Basta não forçar o motor em baixa rotação nem em alta...procurando manter entre 2000 e 4000RPM no máximo... ao menos até os 2000mil km rodados.

Tomo os 2mil km como padrão mínimo por que o manual fala para não usar reboque nesse período... e eu acho que então essa kilometragem deve ter alguma importância para a vida do motor.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 04 Out 2014 20:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
bernaction escreveu:
Essa história de amaciar motor não existe mais.
A fábrica tem torquímetro e o motor é lacrado no aperto.

Antigamente sim, era manual e nada robótico.

Não caia nessa de acelerar seu carro pra ele ficar mais 'esperto'.


Eu leio cada uma, o que tem haver torquímetro com amaciar motor, tu tem certeza que sabe o que é um torquímetro?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 04 Out 2014 21:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
hahaha,

Torquímetro acho que é aquela pecinha, prima do parquímetro, que fica vigiando e não deixa o motor ficar torto...

Se não for, por favor, me corrijam. :mrgreen:

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 06 Out 2014 09:00 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Roberto Bertoche escreveu:
hahaha,

Torquímetro acho que é aquela pecinha, prima do parquímetro, que fica vigiando e não deixa o motor ficar torto...

Se não for, por favor, me corrijam. :mrgreen:



Putiz...cada vez piora.

Parquímetro não é instrumento de medição mecânico, ele é usado para "medir" o tempo de estacionamento, é aquele equipamento que vc coloca as moedas ou notas e ele te imprime um comprovante.

Não sei o que vc quiz dizer com "vigiando motor torto", mas paquímetro não serve para medir ângulo, quem mede ângulo é o goniômetro.

Paquímetro serve para medir diâmetro interno, Externo, rasgos, furos, profundidades, basicamente para medir a distância entre dois lados adjacentes opostos de um objeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro

Torquímetro, é um instrumento ou pode-se dizer uma ferramenta, é usada para ajustar/medir torque (também chamado de aperto) de um parafuso em uma porca, ou vice e versa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torqu%C3%ADmetro

Agora só queria saber a ligação do torquímetro com o amaciamento do motor?

Obvio que o torque e a ordem de aperto dos parafusos do cabeçote do motor, assim como das bielas e bronzinas contra o virabrequim, tem influencia no "alinhamento" do motor, deixar mais "redondo".

Mas o que tem haver com amaciamento? A necessidade de amaciamento vem do processo de usinagem das peças, vem do ajuste da rugosidade entre as partes móveis.

Cuidado com o que leem pessoal, tem muita gente falando coisa que não domina e fica falando besteira.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 06 Out 2014 09:17 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
itiro escreveu:
Melhor dica de amaciamento
1* nunca esquentar o motor parado deu a partida
saia devagar uns 2km aumente gradativamente a velocidade
2* nunca ande numa estrada em velocidade constante ,
varie sempre a velocidade por ex.se tiver a 80kmph
de uma puxada ate 120,110,90.80,90.110,120,125
O assentamento dos aneis do motor fica ok
3*verificar o nivel do Oleo geralmente ate os 1000km
pode abaixar o nivel, porque os aneis do motor
estaum assentando..
4*Nunca amaciar no Pau/esmerilhar(Motores novos
tem muita limalha metalica .)


Perfeito, resumiu tudo que deve ser feito!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 06 Out 2014 09:44 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Ago 2014 14:16
Mensagens: 133
diogopp escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
hahaha,

Torquímetro acho que é aquela pecinha, prima do parquímetro, que fica vigiando e não deixa o motor ficar torto...

Se não for, por favor, me corrijam. :mrgreen:



Putiz...cada vez piora.

Parquímetro não é instrumento de medição mecânico, ele é usado para "medir" o tempo de estacionamento, é aquele equipamento que vc coloca as moedas ou notas e ele te imprime um comprovante.

Não sei o que vc quiz dizer com "vigiando motor torto", mas paquímetro não serve para medir ângulo, quem mede ângulo é o goniômetro.

Paquímetro serve para medir diâmetro interno, Externo, rasgos, furos, profundidades, basicamente para medir a distância entre dois lados adjacentes opostos de um objeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro

Torquímetro, é um instrumento ou pode-se dizer uma ferramenta, é usada para ajustar/medir torque (também chamado de aperto) de um parafuso em uma porca, ou vice e versa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torqu%C3%ADmetro

Agora só queria saber a ligação do torquímetro com o amaciamento do motor?

Obvio que o torque e a ordem de aperto dos parafusos do cabeçote do motor, assim como das bielas e bronzinas contra o virabrequim, tem influencia no "alinhamento" do motor, deixar mais "redondo".

Mas o que tem haver com amaciamento? A necessidade de amaciamento vem do processo de usinagem das peças, vem do ajuste da rugosidade entre as partes móveis.

Cuidado com o que leem pessoal, tem muita gente falando coisa que não domina e fica falando besteira.

Acho que ele estava sendo irônico.

_________________
HB20x 1.6 Premium 14/15 - Branco | Bancos em couro | Multimídia LogiGo | Câmera de Ré


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 06 Out 2014 11:44 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
heheaheha...pode ser!
Se foi, daí eu que não entendi a brincadeira.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Amaciamento do motor
MensagemEnviado: 08 Out 2014 16:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Estou seguindo o que é solicitado no manual, nos primeiros 1000 km. Meu carro já está com 600 e pouco.
Manter a rotação entre 2000 e 4000 rpm.
Além do mais, evito manutenção constantes de velocidade, principalmente dentro da cidade, quando possível.

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB