Bem-vindo: 26 Jun 2017 17:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1348 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 131, 132, 133, 134, 135
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 10:09 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 2784
Localização: Montes Claros - M.G.
Somente atualizando o assunto, aqui na minha cidade, no norte de MG estamos pagando uma média de 2,44 pelo etanol e 3,50 para a gasolina comum, por isso acredito que ainda compensa bem abastecer com uma maior quantidade de etanol !

Obs : Continuo abastecendo com 80% de etanol e apenas 20% de gasolina e com essa mistura tenho observado médias de consumo urbanas c/ trafego leve quase sempre acima de 8 kms/l .

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

HB20 1.6 confort Plus 2013 , cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada street performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado street performance .


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 11:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 5903
Localização: Três Lagoas - MS
Faço como você.
Quando a diferença de preços entre a gasolina e o etanol está muito pequena aumento a proporção de gasolina, até o máximo de 80%.

Os preços aqui variam bastante, principalmente o etanol e são, aproximadamente, os seguintes:
Gasolina comum de R$ 3,49 a R$ 3,79
Etanol de R$ 2,59 a R$ 3,38

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium MT branco 13/14 com 98 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 61 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Abr 2017 11:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 2784
Localização: Montes Claros - M.G.
Pessoalmente, em motores flex eu jamais abasteceria além de 50% de gasolina e etanol exatamente devido às péssimas qualidades dessas nossas famigeradas e mal elaboradas gasolinas.

Pq já se sabe que a única salvação real e prática das nossas gasolinas é exatamente esse considerável e bem elevado percentual de etanol anidro adicionado nelas variando de 25% na gasolina podium a 27% nas demais gasolinas.

Imaginem então o LIXO de uma autêntico querosene com oleo diesel que seriam essas nossas atuais gasolinas se eles tivessem menores teores de etanol anidro ... rsrsrsrsrs!!!

Infelizmente dona Petrobrás, vc é literalmente uma empresa INCORRIGÍVEL em todos os sentidos desde a sua criação e até que ocorra alguma provável privatização dela para somente assim se modernizar de fato a qualidade da composição dessas nossas gasolinas !!!

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

HB20 1.6 confort Plus 2013 , cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada street performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado street performance .


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 23 Jun 2017 16:36 
Offline

Registrado em: 23 Jun 2017 15:44
Mensagens: 2
Caros, sou novo na Marca, adquiri um HB20 Rspec, não recebi ainda

Vemos muito comentários e dúvidas sobre consumo, acredito que o principal problema seja a real marcação do consumo, pelas linha e números podemos afirmar que são informações mais ou menos verdadeiras porém com margem de erro.

Eu sempre utilizei para medir o consumo o tanque cheio, vejamos vou encher e trafegar, na próxima vez vou encher novamente e não necessariamente deve estar vazio e também ser o mesmo combustível, vejamos os dados obtidos, quilômetros rodados e quantidade de litros colocado para completar da mesma forma feita no abastecimento anterior leitura inicial e leitura atual.

Ex.:

Foi necessário 35 litros para completar
Odometro anterior 22350
Odometro atual 22820
Rodados 470 km.
x=470/35 =>> 13,42 km/lt

Para isto temos que acreditar que 1 km no carro é 1 km no chão e que 1 lt de combustível é realmente 1 litro.

Aproveitando qual é o combustível menos pior para este modelo HB20 Rspec 1.6 AT.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 23 Jun 2017 17:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 5903
Localização: Três Lagoas - MS
Abasteci hoje antes de ir ao trabalho.
HB20X vermelho AT4.
O combustível que havia no tanque era mais ou menos 80% daquilo que chamam gasolina e 20% etanol.
235,6 km rodados, velocidade média 35 km/h.
18,17 litros
Consumo na bomba: 12,97 km/l
Foi uma das vezes em que o CB foi mais exato, pois marcava 13 km/l.

Completei esses 18,2 litros apenas com gasolina e como quase sempre tento, fiz um recorde de consumo no curto percurso, de 10,5 km, do posto ao trabalho.
Consumo no CB: ótimos 20,0 km/l
Quando cheguei em casa para o almoço (distância de 14,5 km) o CB marcava 17,2 km/l.
Minha mulher deu uma saída (uns 5 km) e me devolveu o carro marcando 14,2 km/l.
Cheguei de volta ao trabalho (+ 14,5 km) marcando 15,2 km/l.
Gosto de aproveitar que não se pode correr nas ruas e sair mais cedo um pouco para economizar.
Porém, se apertar o acelerador o bicho anda muito, mas também bebe.
Meu recorde ao contrário é de 5,6 km/l (etanol) numa viagem de 320 km, quase sem radares.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium MT branco 13/14 com 98 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 61 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 23 Jun 2017 22:28 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 2784
Localização: Montes Claros - M.G.
DanielFreddy escreveu:
Caros, sou novo na Marca, adquiri um HB20 Rspec, não recebi ainda

Vemos muito comentários e dúvidas sobre consumo, acredito que o principal problema seja a real marcação do consumo, pelas linha e números podemos afirmar que são informações mais ou menos verdadeiras porém com margem de erro.

Eu sempre utilizei para medir o consumo o tanque cheio, vejamos vou encher e trafegar, na próxima vez vou encher novamente e não necessariamente deve estar vazio e também ser o mesmo combustível, vejamos os dados obtidos, quilômetros rodados e quantidade de litros colocado para completar da mesma forma feita no abastecimento anterior leitura inicial e leitura atual.

Ex.:

Foi necessário 35 litros para completar
Odometro anterior 22350
Odometro atual 22820
Rodados 470 km.
x=470/35 =>> 13,42 km/lt

Para isto temos que acreditar que 1 km no carro é 1 km no chão e que 1 lt de combustível é realmente 1 litro.

Aproveitando qual é o combustível menos pior para este modelo HB20 Rspec 1.6 AT.

Abraços.



Seja bem vindo ao forum colega Daniel e se qualquer pessoa for analisar tecnicamente um motor 1.0 ou 1.6 flex da linha HB20, vai perceber que devido à alta taxa de compressão apresentada por esses motores, que o pior combustível que ele pode consumir seriam as gasolinas, exatamente devido à baixa octanagem delas para essa alta compressão real desses tipos de motores.

Por isso eu acredito que para esse tipo de motor flex, o tipo de combustível mais indicado seria um que apresentasse pelo menos um mínimo de 95 octanas ou mais para se obter um máximo rendimento deles.

Lembrando aqui que as nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas apresentam de 88 a 89 octanas, a gasolina podium tem de 95 a 97 octanas e o etanol hidratado apresenta-se com 110 octanas.

E para se obter esse nível mínimo de 95 octanas, deve-se misturar pelo menos 1/3 de etanol em 2/3 de gasolina comum ou aditivada.

Mas para se obter um melhor compromisso entre performance desses motores aliado a uma maior autonomia, deve-se misturar pelo menos 50% de gasolina com etanol e dai para frente, adicionar mais etanol e menos gasolina considerando-se quanto mais próxima se chegar a 30% ou mais a diferença de preços entre a gasolina e o etanol.

Obs : Aqui na minha cidade que as gasolinas comuns estão c/ os menores preços a 3,40 o litro e o etanol a 2,25 o litro, eu sempre misturo 20% de gasolina em 80% de etanol no tanque do nosso HB20 1.6 !

Valeu colega, é isso aí !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

HB20 1.6 confort Plus 2013 , cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada street performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado street performance .


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 25 Jun 2017 11:14 
Offline

Registrado em: 13 Jun 2017 13:22
Mensagens: 2
Bom dia pessoal,

Peguei meu HB20 1.6 manual zero km dia 20/06 na css e fui abastecer em seguida, fazendo a mistura 20% gasolina adt e 80% etanol (9L/36L).

Assim q abasteci, fui pra BR e fiz 10 esticadas na 3a marcha de 2.000 rpm até 5.000, conforme leitura aqui no fórum sobre amaciamento.

Hoje realizei o segundo abastecimento para fazer uma viagem na BR. Conferindo a bomba, tive o seguinte consumo:

341km/32.7L -> 10.42Km/L
No CB acusava 11.9Km/L

Desses 341 km, Aprox 270km de estrada e 71km na cidade.

E agora no fim da viagem pela BR após abastecer o CB apontou 14.7Km/L

Estou sempre mantendo as rotações entre 2.000-4.000 e procurando não manter velocidade constante; na 6a marcha deixo cair até 2.000 rpm (Aprox 82km/h) e acelero suavemente até +- 115km/h

Espero que o relato possa promover a discussão aqui do tópico. Um abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 25 Jun 2017 12:02 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 2784
Localização: Montes Claros - M.G.
demiangb escreveu:
Bom dia pessoal,

Peguei meu HB20 1.6 manual zero km dia 20/06 na css e fui abastecer em seguida, fazendo a mistura 20% gasolina adt e 80% etanol (9L/36L).

Assim q abasteci, fui pra BR e fiz 10 esticadas na 3a marcha de 2.000 rpm até 5.000, conforme leitura aqui no fórum sobre amaciamento.

Hoje realizei o segundo abastecimento para fazer uma viagem na BR. Conferindo a bomba, tive o seguinte consumo:

341km/32.7L -> 10.42Km/L
No CB acusava 11.9Km/L

Desses 341 km, Aprox 270km de estrada e 71km na cidade.

E agora no fim da viagem pela BR após abastecer o CB apontou 14.7Km/L

Estou sempre mantendo as rotações entre 2.000-4.000 e procurando não manter velocidade constante; na 6a marcha deixo cair até 2.000 rpm (Aprox 82km/h) e acelero suavemente até +- 115km/h

Espero que o relato possa promover a discussão aqui do tópico. Um abraço.



Bom dia colega Demiangb e seja bem vindo ao forum !

Parabenizo-o não somente pelo seu novo HB20, mas tb pq vc fez a lição de casa direitinho e vc pode apostar que com isso vc vai colher com toda certeza os bons frutos dessa sua boa ação !

Essas 10 aceleradas que vc deu ajudam muiiiiiito num mais rápido e eficaz amaciamento do seu novo motor, o que ajuda bastante a vc conseguir o máximo desempenho dele aliado a um menor consumo médio tanto de combustível como tb de oleo lubrificante pelo seu motor, além de aumentar tb a vida útil dele.

Agora se vc quiser incrementar e ajudar ainda mais esse cuidadoso processo para um excelente amaciamento desse seu novo motor, seria interessante se vc fizesse a primeira troca de oleo e do filtro do motor desse seu HB20 até os primeiros 1500 kms rodados, pq vc jogaria fora essa primeira carga de oleo do motor que se contamina bem mais do que as demais devido à todos os resíduos provenientes da nova montagem desse motor além das limalhas e pó de metal se soltando de todas as peças novas desse seu novo motor e se assentando e acasalando-se entre sí.

E aqui ainda cabe uma importante dica :

Como não sabemos qual será será a reação de qualquer CCS Hyundai se vc levar o seu novo HB20 e solicitar deles essa troca de oleo precoce aos primeiros 1500 kms rodados além de quais besteiras sem fundamento vc ainda terá de ouvir dos "mexanicos de plantão" dessas oficinas autorizadas, porém saiba que essa troca de oleo e filtro mais precoce é de suma importância para o seu novo motor, então foi o que eu fiz, faço e sempre o farei.

No caso do meu HB20 1.6 eu apenas comprei na CCS Hyundai da minha cidade o filtro de oleo e o anel de vedação do bujão do cárter originais e em seguida, levei o meu HB20 numa loja de troca de oleo da minha confiança e fiz lá essa primeira troca de oleo e filtro do motor do meu HB20 tranquilo e sossegado, afinal a Hyundai apenas vendeu um veículo novo a vc e agora é de nossa total responsabilidade saber cuidar o melhor possível dele, para o nosso próprio bem e do HB20 tb..

O oleo do motor deverá ser qualquer oleo 100% sintético, viscosidade 5W-30 , API - SN e preferencialmente que ele tb atenda a mais recente e moderna norma de lubrificação ILSAC-GF 5.

E se vc rodar os primeiros 5000 kms até os primeiros 6 meses após ter comprado esse seu HB20, leve-o à CCS Hyundai de sua confiança e diga a eles que seu HB20 roda em condições de serviço pesado e por isso, exija deles que façam a troca de oleo e filtro do motor, mas lógico que vc não precisa falar com eles que vc já realizou anteriormente essa primeira troca de oleo e filtro aos primeiros 1500 kms rodados nele.

Eu sempre fiz assim com todos os meus veículos e não só com esse meu atual HB20 1.6 que já completou 4 anos e meio de vida e está aqui super afiado com quase 42000 kms rodados e a ponteira do escapamento dele se mostrando sempre limpa e de coloração amarronzada, devido à excelente vedação geral da compressão do motor e tb por causa de uma combustão mais limpa e completa proporcionada pela mistura de 80% de etanol + 20% de gasolina que eu SEMPRE usei nesse meu HB20 desde que ele saiu zero KM da CCS Hyundai e o máximo de gasolina que já usei nessa mistura foi de 33.33% ou 1/3 do tanque e ainda assim, apenas umas raras vezes em viagens e fiz isso somente para aumentar um pouco mais a autonomia do tanque dele e nada mais além disso !

Obs : Lembrando aqui que é ÓBVIO que não interessa a nenhum fabricante de veículo citar nos seus manuais para que se tenha todo esse cuidado extra com o amaciamento e nem mesmo c/ a manutenção preventiva de um veículo novo pq isso vai logicamente contra os próprios interesses comerciais de qualquer montadora que cada vez mais estão numa briga para mostrarem que os seus veículos precisam de cada vez menos desse tipo de cuidado o que isso JAMAIS será verdadeiro, pq afinal de contas, eu sempre estarei cuidando dos meus veículos bem melhor até do que o recomendado pelos seus próprios fabricantes e a recompensa natural disso será apenas minha e não de nenhum desses fabricantes ... rsrsrsrs!!!

Valeu colega, boa sorte, abrç !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

HB20 1.6 confort Plus 2013 , cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada street performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado street performance .


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1348 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 131, 132, 133, 134, 135

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB