Recentemente peguei um HB20 Comfort Style 1.0 e fiquei empolgado (e continuo assim) com o carro. O design anguloso na frente, com diversos vincos na carroceria e uma traseira típica de um hatch, ainda assim com vincos que a diferenciam dos ditos "normais". Saí de um Renault Sandero Expression 1.0 16v (2008/2009) sem nenhuma decepção. Ô motorzinho tricilíndrico valente é esse do HB20! Boa arrancada, acelera bem, respostas rápidas às pressões no pedal do acelerador. Quanto ao interior, é menor que do Sandero, mas no quesito acabamento? Dá de cacetada! Os materiais têm uma textura muito melhor, melhor acabada, o quadro de instrumentos tem melhor disposição dos visores. Quanto ao câmbio, a troca de marcha e a regulagem do trambulador favorece maciez e ajustes adequados aos dois modelos. Nesse embate, vence o HB20 com folga. Ah! O custo da manutenção do francês é muito, mas MUITO ALTO!
Mas, o comparativo é com a VW. Então, vamos lá! Dirigi o Gol Power G4 1.6 de minha irmã durante um tempo, quando deixei o Sandero na concessionária por quase 1 mês, aguardando uma peça de reposição (coifa da direção hidráulica, trocada em garantia). Mesmo potente, a troca de marchas era extremamente desconfortável e imprecisa. A posição de dirigir era semelhante à do HB20, quando fiquei "afundado" no banco. Ambos os carros são baixos, mas o incômodo no Gol foi mais flagrante. Já acostumei com o HB20, pois consegui achar uma configuração de banco melhor para os meus 1,83m de altura e 110kg. O espaço interno era razoável no Gol, mas o conforto mesmo encontrei no Sandero e HB20, mais acentuado no atual. Ainda sobre o Gol, tive o desprazer de dirigir a versão 1.0. Sentenciei de morte o ser humano miserável que me disponibilizou um carro reserva quando "entupiram" o fundo do meu Sandero quando parei num semáforo e o condutor bêbado "não viu". Lembro-me de uma das postagens anteriores, quando mencionaram os motores antigos da VW, na época da AUTOLATINA: os famigerados CHT. Verdadeiras bombas-relógio sobre rodas! Em um dos feirões de automóveis aqui em Salvador, entrei em um UP! e a sensação não foi nada boa. Achei claustrofóbico, pequeno demais. Meu cabelo ficava raspando o teto do VW... E olhem que estava curto... Ajustar o banco do motorista e passageiro encurta bastante o espaço para os passageiros do banco traseiro, que aliás, só acomoda bem 2 pessoas, quando o HB20, com certo aperto, acomoda 3, mas nada que seja gritante. Infelizmente, não pude dirigí-lo ainda para poder comparar a sensação ao dirigir.
Poderia elencar mais detalhes aqui, mas o post ficaria muito longo.
Ainda assim, com toda essa "tendenciosidade" (me permitam o neologismo) da matéria, prefiro meu HB20: econômico, ágil, moderno e principalmente: atende às minhas necessidades.