Ricardo de Melo escreveu:
Otavio Deves escreveu:
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Prezados!!
BOMBAA!!
Estive hoje na agencia HMB Smaff, e comentei com mecânicos sobre as velas novas ... o cara disse que as de IRIDIUM só eram autorizadas para o NOVO HB20, no treinamento que ele fez em SP, sobre o novo carro, acreditem, ele disse que a corrente elétrica é diferente da antiga para essa nova vela ....PUTS (mentiu, pode ser diferente, mas a corrente é menor e sobrecarrega menos o sistema elétrico que as velas convencionais)
Outra coisa .. A troca da velas iridium é apenas com 160 MIL KM,, isso mesmo! 4x mais duráveis que as convencionais do "antigo" hb20...
Algum engenheiro aí pra nos ajudar ! HELP!
abrço!
Câmbio, Diogopp, na escuta ?!
Poxa, então vou ter que encontrar essas velas no mercado paralelo e pedir para meu mecânico de confiança instalar, ou então vou lá na High Torque e pedir o serviço com o ADG.
Abraços,
Opa...
Elétrica não é minha especialidade, minha formação é em Mecânica, mas vamos lá.
Minha opinião sobre o assunto referente as velas, realmente podem não ser compatíveis, e por alguns motivos isto ocorreria;
Do ponto de vista mecânico, por ter havido uma mudança no perfil da cabeça do pistão ou no cabeçote, logo as medidas da vela ter mudado, mas acho isto pouco provável;
Do ponto de vista elétrico, onde por alteração nas bobinas de ignição a corrente de trabalho pode ter sido alterada;
Do ponto de vista de especificação, pode ter havido "n" mudanças no motor, mudanças de especificação de trabalho mesmo;
Só para exemplificar olha quantos fatores a NGK leva em consideração em um vela:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... magem6.jpghttp://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... magem7.jpgPara termos certeza se é compatível, teríamos que ter o código da antiga e da nova vela, daí da para tirar alguma conclusão.
Vamos pensar no sistema de ignição do carro, a bobina de ignição recebe os 12Vcc do carro e transforma em 20.000 ou 30.000Vcc, em envia para as velas, esta alta tensão é uma grande diferença de potencial entre 2 pontos muito pequenos da vela (eletrodo e a haste) e isto rompe a camada dieletrica do meio e surge a faísca.
Basicamente é como um raio em uma tempestade, porém a distancia entre o céu e a terra é grande se comparada aos 0,8mm de uma vela, então imaginem a tensão necessária para produzir um raio.
Outro ponto que temos que levar em consideração é a resistência interna das velas (as velas hoje são resistivas, ou seja, tem um resistor interno) que varia de mais ou menos de 3 a 7,5 kΩ, esta resistência proporciona uma menor interferência nos sistemas eletrônicos do carro, como Rádio, GPS, AC Digital, devido a isto o tempo de faísca tb é um pouco maior, e consequentemente a corrente sobre a bobina tb é menor.
Não sei muito mais sobre o assunto, então para dizer se serve ou não, precisaria mais informações, e as principais seriam se a bobina de ignição foi trocada e as especificações da vela nova e da antiga.
Desculpe não pode ajudar mais...