mateusjost escreveu:
Pois é Ianis, aproveitando então:
Atualmente uso meu carro pouquíssimo mesmo, as vezes fica 3, 4 dias paradinho.
E por conta disso estou habituado a colocar pouco combustível, quando entra na reserva coloco uns 50 reais e assim vai.
Já usei uma vez o aditivo aqueles que vendem nos postos Shell, la pelos 25 mil km, e agora estou nos 44.
Acho que não é interessante a utilização desses aditivos ou querosene que seja se o carro vai ficar parado não é?
Seria a título de manter o motor limpo mesmo!
Ah eu só uso gasolina comum, todas as vezes que usei aditivada tive problemas.
Abraços
Colega Mateus, é bem oportuno esse seu feedback, pq assim temos mais oportunidades de explicar melhor esses fatos :
Já se sabe que as gasolinas tem um prazo de validade, ou seja, elas "vencem" após algum tempo (de uns 30 a 90 dias) depois que se abastece os tanques dos veiculos com elas.
Aqui no mercado brasileiro, devido ao praticamente desinteresse total por esse assunto do vencimento dessas gasolinas , torna-se bem difícil de encontrar um aditivo de uso até muito comum tanto na na America do Norte e na Europa tb, que é chamado de aditivo ESTABILIZANTE, cuja função dele nada mais é do que a de aumentar ou prolongar essa validade das gasolinas que ficam paradas em tanques de veículos que são geralmente muito pouco usados, em até um pouco mais de 1 ano.
E relembrando aqui que como as gasolinas tem uma vida útil limitada de 30 a 90 dias, o uso do querosene como um estabilizante, fará tb com que se diminua bastante a oxidação ou envelhecimento das gasolinas, por isso aqui está outra boa qualidade do querosene usado como aditivo para as gasolinas !
E isso ocorre pq essas gasolinas depois que vencem, elas produzem maiores níveis de carbonizações e de resíduos em todo o sistema de alimentação dos veículos, razão pela qual se deve ter tb mais esse cuidado , mas apenas com as gasolinas comuns/aditivadas de mante-las o mais frescas possíveis dentro do tanque dos veículos.
Já a gasolina podium da Petrobrás, por ser melhor refinada e mais bem elaborada, apresenta uma durabilidade um pouco maior do que a das demais gasolinas aqui produzidas, podendo ficar dentro de um tanque de um veículo automotor por até 6 meses sem perder as suas boas características técnicas !
E curiosamente, um dos principais componentes usados na composição desse tipo de aditivo estabilizador das gasolinas é justamente o querosene, por isso que o seu uso sempre apresenta assim, uma ampla vantagem técnica, ou seja, além dele se mostrar como um eficaz descarbonizante, ele ainda é um ótimo estabilizante das gasolinas !
Obs : Por isso, nunca se deve armazenar e guardar gasolinas em recipientes de cores claras e/ou transparentes pq a própria luz do dia oxida as gasolinas e assim elas vão perdendo até mais rapidamente todas as suas boas características técnicas!
Mas felizmente, o nosso nobre e desprezado etanol não sofre desse mesmo mal das gasolinas e a sua durabilidade real é bem maior do que até mais de 2 anos, desde que bem guardado em local arejado e protegido da luz solar direta !
É isso aí colega, sempre à disposição, abrç !