Bem-vindo: 16 Abr 2024 12:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 15 Out 2021 10:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6232
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
marcelfneves escreveu:
Boa tarde, pessoal.
Gostaria de relatar o andamento e tirar uma dúvida... Eu sei que o ideal é que o fluído esteja entre as marcas L e F e que varia de acordo com a temperatura (o sitema devolve o líquido pro reservatório quando está quente e suga um pouco quando esfria).
Eu completei até o F quando frio e depois de uns três dias o líquido estava na metade... Quando esquenta ele sobe um pouco ficando uns dois dedos abaixo do F... E faz uns 20 dias que estabilizou nessa faixa... O mecânico diz que é normal já que cada inspeção o líquido deve estar entre as marcas, nunca abaixo do L e assim está desde então..
Minha dúvida é: Ele está estabilizado dentro das marcas, mas onde foi parar os dois dedos de líquido que eu coloquei até o F no primeiro dia?

Bom, eu particularmente não acho normal.. embora admito que não tenha experiência com o sistema de reservatório não pressurizado (ainda tenho o HB20 a pouco tempo).
Mas se for mesmo normal, ele está dentro do sistema, onde antes deveria estar faltando um pouco do fluído por essa lógica.



Tbm concordo com essa opinião, inclusive esse sistema já é bem antigo e ineficaz adotado pela Hyundai do Brasil na linha HB20 até 2019 e até na linha Creta.

Tanto é que a própria Hyundai acordou e já adotou o novo sistema de reservatório de expansão elevado e pressurizado que sempre foi até agora o sistema mais eficaz e adotado pela maioria dos fabricantes ao redor do mundo.

Obs : O correto quando esse antigo sistema de reservatório do radiador da linha HB20 necessita de constantes reposições de nível do líquido é fazer o teste de vazamentos para assim, se ter a plena certeza se o sistema de arrefecimento está ou não de fato vedado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 15 Out 2021 16:00 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
marcelfneves escreveu:
Boa tarde, pessoal.
Gostaria de relatar o andamento e tirar uma dúvida... Eu sei que o ideal é que o fluído esteja entre as marcas L e F e que varia de acordo com a temperatura (o sitema devolve o líquido pro reservatório quando está quente e suga um pouco quando esfria).
Eu completei até o F quando frio e depois de uns três dias o líquido estava na metade... Quando esquenta ele sobe um pouco ficando uns dois dedos abaixo do F... E faz uns 20 dias que estabilizou nessa faixa... O mecânico diz que é normal já que cada inspeção o líquido deve estar entre as marcas, nunca abaixo do L e assim está desde então..
Minha dúvida é: Ele está estabilizado dentro das marcas, mas onde foi parar os dois dedos de líquido que eu coloquei até o F no primeiro dia?

Bom, eu particularmente não acho normal.. embora admito que não tenha experiência com o sistema de reservatório não pressurizado (ainda tenho o HB20 a pouco tempo).
Mas se for mesmo normal, ele está dentro do sistema, onde antes deveria estar faltando um pouco do fluído por essa lógica.



Tbm concordo com essa opinião, inclusive esse sistema já é bem antigo e ineficaz adotado pela Hyundai do Brasil na linha HB20 até 2019 e até na linha Creta.

Tanto é que a própria Hyundai acordou e já adotou o novo sistema de reservatório de expansão elevado e pressurizado que sempre foi até agora o sistema mais eficaz e adotado pela maioria dos fabricantes ao redor do mundo.

Obs : O correto quando esse antigo sistema de reservatório do radiador da linha HB20 necessita de constantes reposições de nível do líquido é fazer o teste de vazamentos para assim, se ter a plena certeza se o sistema de arrefecimento está ou não de fato vedado.
Concordo, por mais que o sistema seja ineficaz comparado ao outro, nunca é normal abaixar o nível.
Se abaixou e não está vazando é pq estava já faltando fluido no sistema. Mas se continuar a abaixar, ineficaz ou não, deve ter algum problema de vazamento.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 17 Out 2021 11:02 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Bom dia...
Fui olhar hoje de manhã e infelizmente estava mais baixo do que antes... Muito próximo do mínimo (L) e o que eu pensei estar estabilizado na metade já desceu mais...
Vou completar com água desmineralizada só pra poder rodar hoje e amanhã e vou levar pra ver essa semana.
Não tenho o fluído (acabou na última completada) aqui e como paliativo vou colocar água desmineralizada.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 17 Out 2021 17:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
marcelfneves escreveu:
Bom dia...
Fui olhar hoje de manhã e infelizmente estava mais baixo do que antes... Muito próximo do mínimo (L) e o que eu pensei estar estabilizado na metade já desceu mais...
Vou completar com água desmineralizada só pra poder rodar hoje e amanhã e vou levar pra ver essa semana.
Não tenho o fluído (acabou na última completada) aqui e como paliativo vou colocar água desmineralizada.

Como é pouco e vc já irá leva-lo para arrumar, pode colocar a desmineralizada sem medo.
Boa sorte com o reparo, deve ser coisa simples como alguma mangueira ou selo apenas. Mantenha-nos informado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 18 Out 2021 15:40 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Então existe a possibilidade de eu ter recebido o carro faltando líquido dentro do sistema?
Se sim, quer dizer que o que eu estou completando no reservatório, o carro está "bebendo" pra dentro do sistema pra suprir essa falta de alguns litros?
Se não me engano o total do sistema são 6 litros, sendo 5 dentro e mais um no reservatório, certo?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 18 Out 2021 17:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
marcelfneves escreveu:
Então existe a possibilidade de eu ter recebido o carro faltando líquido dentro do sistema?
Se sim, quer dizer que o que eu estou completando no reservatório, o carro está "bebendo" pra dentro do sistema pra suprir essa falta de alguns litros?
Se não me engano o total do sistema são 6 litros, sendo 5 dentro e mais um no reservatório, certo?

Olha Marcelo, possibilidade, existe.
Mas assim, se está faltando tanto líquido assim, significa que o carro está com algum problema de qualquer jeito. Não se pode faltar tanto líquido e ficar com a temperatura estável.

Imagino que a temperatura esteja estável, já que vc não achou estranho isso, então eu diria que o sistema está cheio sim.
Da para verificar, com o carro frio de manhã, abra a tampa que fica em cima da mangueira. Se estiver cheia de liquido, o sistema está cheio.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 18 Out 2021 17:36 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Entendi... Realmente a temperatura sempre esteve normal.
Mas de qualquer forma já marquei com o mecânico de levar pra ver depois de amanhã, próxima quarta e já aproveito pra olhar nessa tampa... Eu não sabia que era possível enxergar o líquido abrindo ela... Na verdade eu nem sabia que eu podia abrir tal tampa... kkkkkk
Mas valeu pela dica!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 18 Out 2021 18:05 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Aliás, vi um caso na internet em minhas pesquisas em que o problema era exatamente essa tampa metálica que não estava funcionando direito a função de vedação... A pessoa trocou a tampa e resolveu.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 18 Out 2021 19:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
marcelfneves escreveu:
Aliás, vi um caso na internet em minhas pesquisas em que o problema era exatamente essa tampa metálica que não estava funcionando direito a função de vedação... A pessoa trocou a tampa e resolveu.

Pode ser isso mesmo.
Pela tampa tem sempre de ver líquido lá. Se tiver eu diria que não está faltando.
Vale lembrar também que até mesmo para completar o liquido do reservatório, vc tem de abrir a tampa da mangueira primeiro (despressurizando) para depois abrir a tampa do reservatório.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 19 Out 2021 14:56 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Boa tarde...
Abri a tampa de metal hoje de manhã e pude ver o líquido ali, então, o sistema está cheio realmente.
Agora só falta descobrir o motivo de estar baixando no reservatório.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB