Bem-vindo: 28 Abr 2024 00:17

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 13:46 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
VAGNERF1 escreveu:

Porém eu gostaria de saber com proximidade de exatidão, qual seria o coeficiente do hb20, se seria 0,72 ou 0,74 ou outro que seja, pra ter a melhor eficiencia em consumo e abastecimento.


Muito interessante este ponto levantado Vagner, seria bom para fazer um cálculo mais próximo da realidade com nossos HB20...

Sobre usar gasolina não sei se para mim vale a pena viu, as melhores médias que fiz com gasosa foi com a Vpower que aqui está R$3,87... Mesmo assim não consegui fazer mais que 16km/l no CB para meu uso... Tem gasosa comum de R$3,69 mas é tanta mistura que tem que não sei se vale a pena e a média piorou tbm...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 14:00 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
Mensagens: 147
VAGNERF1 escreveu:
hugodj182 escreveu:
Clever escreveu:
Engraçado que lendo esse tópico lembrei-me do tópico do catalisador quando tentaram de alguma forma defender a Concessionária e a Montadora chegando alegar que o cliente poderia ser culpado por mal uso. Mas é facilmente explicado, basta analisar alguns tópicos onde foram apontadas algumas características que desqualificavam a perfeição do HB para surgirem os longos debates, muitas vezes um membro posta sobre um problema ou algo que o desagradou e quase sempre existem tentativas de qualificarem o membro como sendo o problema, então não me espanta certa tensão em alguns debates.

Um abraço!


Não querendo tentar justificar, mas isso na minha opinião acontece muito por 3 fatores importantes: no fórum além dos proprietários "convencionais", temos funcionários de CSS, funcionários da montadora e os apaixonados incondicionais pela marca/carro... Com esses não existe argumentos técnicos, órgãos ou instituições renomadas que sejam suficientes para faze-los mudar de ideia ou aceitar o fato da linha HB20 ter pontos fracos ou a serem melhorados, claro que o carro tbm tem muitos pontos excelentes, mas se ficássemos aqui só postando elogios ao carro creio que este fórum não teria a credibilidade que tem...

Eu sempre vou ficar do lado mais fraco que é o proprietário, a não ser que o mesmo por algum motivo eu veja que ele está equivocado, daí vou expor minha forma de pensar para justificar que não se cabe... Como no caso do botão do AC descascado que algumas pessoas com 2/3 anos de uso reclamavam e queria que a troca fosse feita via garantia sem custo, é um ponto que tem que se analisar caso a caso, não dá para generalizar um parecer... Mas por exemplo nos casos de desgaste precoce da embreagem, independente do jeito que a pessoa conduz, condenar uma embreagem antes dos 40.000KM é meio suspeito...

Enfim, eu já tô acostumado com esses momentos mais intensos...rs... Faz parte, importante é não perder o respeito ou distorcer as coisas... O foda também é que tem alguns espertinhos que depois editam o comentário, daí se perde o real contexto do que foi dito, mas enfim...

Já aceitei e me acostumei com as médias do meu HB20(Apesar do meu ser 1.0), se quisesse privilegiar consumo teria pego um UP... E para minha tristeza o Etanol aumentou aqui tinha 2 postos que estava R$2,39 agora subiu para R$2,54... :?

Abraços...



Pois é, aqui em SP tbm aumentou e muito o Etanol, eram 2,00 a 2,09 e agora está 2,40, enquanto a gasolina manteve na meida de 3,17

é sábido que temos o coeficiente 0,7 para a maioria dos carros, para se decidir entre abastecer com etanol, ou gasolina, com os preços atuais até aqui em SP está compensando abastecer com gasosa,

Porém eu gostaria de saber com proximidade de exatidão, qual seria o coeficiente do hb20, se seria 0,72 ou 0,74 ou outro que seja, pra ter a melhor eficiencia em consumo e abastecimento.



Se forem utilizados os dados do inmetro para o 1,6 2016 fica da seguinte forma

Cidade
8,1/11,6= 0,698
9,9/13,8= 0,717


Sent from my iPhone using Tapatalk

_________________
Garagem: HB20 Turbo Cinza Titanium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 14:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
barbacinza escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
...gostaria de saber com proximidade de exatidão, qual seria o coeficiente do hb20, se seria 0,72 ou 0,74 ou outro que seja, pra ter a melhor eficiencia em consumo e abastecimento.


Se forem utilizados os dados do inmetro para o 1,6 2016 fica da seguinte forma

Cidade
8,1/11,6= 0,698
9,9/13,8= 0,717


Por esses dados pode-se suspeitar que o Inmetro faça a tabela de tal modo que o coeficiente de equilíbrio entre etanol e gasolina se mantenha em 0,7, pois, com números de apenas uma casa decimal indicando o consumo, não haveria outro par de números que desse resultado mais próximo de 0,7.

Para a pergunta do Vagner, esse site pode dar alguma luz, embora a tabela seja falha.
http://www.inee.org.br/etanol_flex_eficientes.asp

Para quem quiser saber o consumo padrão do seu carro, segue o link:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 15:03 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
Mensagens: 147
Roberto Bertoche escreveu:
barbacinza escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
...gostaria de saber com proximidade de exatidão, qual seria o coeficiente do hb20, se seria 0,72 ou 0,74 ou outro que seja, pra ter a melhor eficiencia em consumo e abastecimento.


Se forem utilizados os dados do inmetro para o 1,6 2016 fica da seguinte forma

Cidade
8,1/11,6= 0,698
9,9/13,8= 0,717


Por esses dados pode-se suspeitar que o Inmetro faça a tabela de tal modo que o coeficiente de equilíbrio entre etanol e gasolina se mantenha em 0,7, pois, com números de apenas uma casa decimal indicando o consumo, não haveria outro par de números que desse resultado mais próximo de 0,7.

Para a pergunta do Vagner, esse site pode dar alguma luz, embora a tabela seja falha.
http://www.inee.org.br/etanol_flex_eficientes.asp

Para quem quiser saber o consumo padrão do seu carro, segue o link:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx


O que você está sugerindo é que o inmetro não faz medições com os dois combustíveis, faz apenas com um e usa o coeficiente para divulgar o outro.

Acho improvável mas é possível.

Eu fiz o do hb20 turbo e da 0,707 e 0,706


Sent from my iPhone using Tapatalk

_________________
Garagem: HB20 Turbo Cinza Titanium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 15:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Barba, era sim uma suspeita, mas que os números que vc colocou do Turbo não confirmam.

Mas creio sim que os dados são, depois de colhidos, tratados e homogeneizados para um resultado mais equilibrado e politicamente aceitável.

Em tempo, conforme dados do PBE Veicular o consumo do 1.6 MT do 1.6¨AT são bem diferentes.

O HB20X AT consome 2,0 MJ por km, enquanto o MT é 14% mais econômico, consumindo 1,72 MJ/km.

Considerando que 1 KWh = 3,6 MJ isso diz que o HB20X AT consome 0,556 KWh por Km e o MT 0,478 KWh por Km.
Se essa energia fosse elétrica, ao custo médio da minha conta de luz, de R$ 1,00 por KWh, rodar com o AT gastaria R$ 0,56/km e com o manual R$ 0,48/Km.

Melhor continuar usando a gasolina ou o etanol, que me fazem gastar em média R$ 0,35 por km.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 15:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Conforme essa tabela, que tem lá suas deficiências, o Hyundai HB20 que melhor se entende com o etanol é o HB20X.

http://www.inee.org.br/down_loads/efici ... ciente.pdf

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 15:51 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Roberto Bertoche escreveu:
Conforme essa tabela, que tem lá suas deficiências, o Hyundai HB20 que melhor se entende com o etanol é o HB20X.

http://www.inee.org.br/down_loads/efici ... ciente.pdf


Show de bola esta tabela, pelos calculos o coeficiente do HB20 ficaria em 0,74 em termos gerais, muito boa essa informação


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 16:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Considerando-se então todas essas postagens, é sensato concluirmos que se o etanol ainda estiver na base de 70% do preço das gasolinas comuns/aditivadas, que pode-se escolher assim o etanol como o melhor e mais vantajoso combustível.

Mas de acôrdo com um estudo que já foi até postado aqui nesse forum e feito por uma grande empresa frotista sobre até que percentual do preço das gasolinas, que ainda valeria a pena abastecer com o etanol e foi apontado que um etanol c/ preço de até 80% do preços das gasolinas mais baratas, que ainda assim é sempre mais vantajoso abastecer c/ o etanol, mesmo na linha HB20.

Obs : Aqui na minha cidade, logo após as eleições, tanto o etanol como a gasolina tiveram um leve aumento de preços e hoje o etanol mais barato aqui está ao redor de 2,78 e a gasolina mais barata ao redor de 3,80 , portanto o etanol aqui está na base de 73% do preço da gasolina.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 16:28 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
Mensagens: 147
Para quem tiver interesse em saber como é feito a aferição do Inmetro segue a norma que regula isso. O procedimento é bastante preciso sob os diversos aspectos e estimase que 90% dos condutores se enquadrem em uma margem de 20% para mais ou para menos do resultado encontrado pelo Inmetro.

NBR 7024
https://www.scribd.com/doc/216023955/NB ... ombustivel

Considerações sobre a metodologia
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pb ... icular.pdf

_________________
Garagem: HB20 Turbo Cinza Titanium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 06 Out 2016 08:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
barbacinza escreveu:
Para quem tiver interesse em saber como é feito a aferição do Inmetro segue a norma que regula isso. O procedimento é bastante preciso sob os diversos aspectos e estimase que 90% dos condutores se enquadrem em uma margem de 20% para mais ou para menos do resultado encontrado pelo Inmetro.

NBR 7024
https://www.scribd.com/doc/216023955/NB ... ombustivel

Considerações sobre a metodologia
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pb ... icular.pdf

Legal, Barba.
Não consegui ainda ler tudo, pois não é tão facinho de entender... rs.
Mas é bem legal conhecer a profundidade das considerações e o rigor metodológico aplicado em uma coisa aparentemente banal como medir o consumo de combustível.

É um pouco esse o motivo da minha crítica de a gente levar muito a sério e ficar discutindo os consumos postados aqui pelos amigos.
Sem uma metodologia comum, os valores a que chegamos já são tão disparatados que não permitem comparação ou discussão, como se a pessoa usou o CB ou se foi na bomba, se usou ar condicionado, quantas pessoas no carro, etc.
A pessoa postou um consumo? Alto ou baixo, vamos entender que para ela aquela medição foi válida e tentar focar no que ela quis dizer. Ou que meu carro bebe muito ou que é econômico.

Para mim, definitivamente o HB20 1.6 anda muito e é econômico.
Uma enquete talvez fosse legal para quem quer saber a opinião média sobre isso.

No mais, a melhor solução é adotar os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Aí sim, sendo alto ou baixo, não tem discussão.

Valeu pelos textos, Barba.
[]

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB