Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:41

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 12 Fev 2017 15:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Fausto Pereira escreveu:
Primeiro tanque de alcool o meu fez 6,5 km litro, cidade plana(BsB).

Agora este segundo tanque o CB marca 8,8 km/l com gasolina, cidade.

Achei o consumo mt alto pra um carro leve e 1.6.



Seja bem vindo ao forum colega Fausto e parabéns pelo seu novo HB20.

Como esse seu veículo ainda é bem novo e com o motor bem preso iniciando o período de amaciamento, nessa fase inicial de uso, o consumo é logicamente um pouco mais elevado além do desempenho dele que ainda não está 100% no seu máximo.

Por isso, sugiro que espere pelo menos até vc rodar por uns 3000 kms e depois disso ele certamente já vai apresentar números de consumo e de desempenho melhores.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Fev 2017 08:17 
Offline

Registrado em: 12 Jan 2017 16:59
Mensagens: 10
Localização: Brasília -Lago Norte
ianisgreek escreveu:
Fausto Pereira escreveu:
Primeiro tanque de alcool o meu fez 6,5 km litro, cidade plana(BsB).

Agora este segundo tanque o CB marca 8,8 km/l com gasolina, cidade.

Achei o consumo mt alto pra um carro leve e 1.6.



Seja bem vindo ao forum colega Fausto e parabéns pelo seu novo HB20.

Como esse seu veículo ainda é bem novo e com o motor bem preso iniciando o período de amaciamento, nessa fase inicial de uso, o consumo é logicamente um pouco mais elevado além do desempenho dele que ainda não está 100% no seu máximo.

Por isso, sugiro que espere pelo menos até vc rodar por uns 3000 kms e depois disso ele certamente já vai apresentar números de consumo e de desempenho melhores.

Boa sorte colega !



Fiz umas continhas tomando por base o inmetro 2016:

HB20 1.6 auto: 9,9km/litro cidade gasolina

Versa CVT: 11,6 km/litro

Novo prisma: 11,9 km/litro

FIT: 12,3 km/litro.

Calculei que com o FIT iria gastar 81 reais a menos por mês de combustível, para o tanto que rodo e tomando o inmetro 2016 como parâmetro.
Não é tanto assim pois o FIt iria me custar 15 mil a mais na negociação que iria fazer nele com troca de usado. Enfim, botando tudo na balança, acho que o HB20 é uma opção parelha com estes outros. Certamente caí sim na lábia de vendedores, e também gosto pessoal e compra emocional entram nesta equação, aceitação de mercado do Hb20 é grande tbm. Mas enfim, espero que o consumo melhore mesmo.
Fazer 10 km/litro aqui na minha cidade(BsB) não era raro com meu antigo 2.0 manual(ford Focus), espero algum dia alcaçar esta marca com o guloso HB20.

Pois é, mais aidante vou fazer uns updates.
abraço.

_________________
HB20S 1.6 AT Premium Branco 2016/2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Fev 2017 10:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Com o meu automático, dirigindo bem tranquilo, tenho feito médias de 12 km/litro na cidade, usando uma mistura de quase meio a meio, de etanol e gasolina.
Eu gostava de misturar a 20%, mas como o etanol tem estado caro, aumentei a proporção de gasolina para 50% a 60% do total e o consumo melhorou bastante.
Na última abastecida, depois de rodar 265 km, completei o tanque com 19,5 litros. O cálculo feito na bomba foi até um pouco melhor do que o CB, que indicava 13,4 km/l.
Adoro correr e faço isso todas as noites com o Gran Turismo (PS3).
Atualmente estou correndo no desafio do momento em Indianápolis, contra brasileiros, ingleses, americanos, alemães e japoneses, mas tenho descoberto um grande prazer em andar de carro bem tranquilo. Inclusive os carros automáticos são bem mais gostosos de dirigir devagar do que os de câmbio mecânico, porque nunca ocorre a situação de você estar com uma marcha excessivamente longa.
Muito satisfeito com HB20X AT e, talvez demore, mas quando a situação permitir (aquele povo - idiota - que bateu panelas deve estar morrendo de vergonha e de arrependimento) vou trocar o XMT por outro XAT.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Fev 2017 12:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa tarde Bertoche !

Interessantes essas suas observações sobre o consumo médio do seu HB20 aut. usando essas misturas de etanol c/ gasolina.

Não restam dúvidas de que com os câmbios aut. jamais nenhum motor vai funcionar forçado e em marchas erradas para quaisquer tipos de situação de uso quando comparado com qualquer câmbio mecânico e isso sem contar ainda que os câmbios Aut. favorecem uma maior vida útil de todo o conjunto mecânico do veículo.

Eu tenho usado até 30% de gasolina no etanol no nosso HB20 1.6 e ele subiu um pouco mais a média de consumo urbano de 7,8 a 8,2 kms/l de antes abastecendo com a mistura mágica de 20% de gasolina e 80% de etanol para 8,8 kms litro chegando a 9,1 kms/l usando-o apenas no transito urbano mais leve e sempre com o A/C ligado.

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Fev 2017 13:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Pois é, aumentando a proporção de gasolina o consumo melhora um pouco. Mas faço questão de não deixar ficar menos de 30% de etanol, para não deixar baixar muito a octanagem.
Em tempo, essas médias que fiz são com o ar condicionado desligado na maior parte do tempo.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo HB20S 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Fev 2017 14:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Isso mesmo Bertoche e somente a título de curiosidade técnica, a cada 5% de etanol adicionado na gasolina se obtém o efeito de aumentar em 0,87 octanas, portanto se for adicionado 30% de etanol nas gasolinas comuns/aditivadas o resultado prático e real é um aumento de 5,2 octanas elevando-se a octanagem IAD dessas gasolinas aqui citadas de 88 octanas oficiais para 93 octanas além de se diminuir tb as emissões de fuligens e de carbonizações na queima das gasolinas com mais etanol.

Lembrando aqui tb que a gasolina podium tem na realidade uma octanagem comprovada variando entre 95 a 97 octanas dependendo das remessas produzidas nas refinarias e ela contém 25% de etanol anidro.

Já as gasolinas comuns/aditivadas depois que foi lançada aqui no nosso mercado as gasolinas S-50 no começo de 2014 e ainda aumentou-se nelas o percentual de etanol anidro de 25% para 27% elas então passaram de 87 octanas para 88 octanas oficiais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Fev 2017 14:30 
Offline

Registrado em: 27 Jul 2016 15:26
Mensagens: 15
Enchi o tanque com gasolina pela primeira vez semana passada. Desci a serra para Bertioga e ao chegar ao meu destino o CB apontou 15,8km/l. Na volta esqueci de zerar para verificar o consumo na subida da serra. ida e volta o consumo ficou em 14,2 km/l.

O consumo urbano na gasolina ficou entre 9 e 10 km/l, levando-se em conta que meu trajeto diário é horrível, cheio de lombadas quebra-molas, cruzamentos, transito intenso, achei bom.


O que mais me impressionou foi a queda de desempenho. Já esperava um desempenho inferior se comparado ao etanol, mas não tanto. Até a minha esposa, que é devagar pra perceber essas coisas e não sabia que eu tinha trocado o combustível, notou a diferença.

Achei a gasolina um pouco melhor para o bolso, no entanto continuarei dando preferência ao etanol por conta do desempenho.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Fev 2017 18:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Quanto mais comentários como esse acima do colega Renato nós lemos , mais ficamos certamente convencidos de que NUNCA, JAMAIS essas gasolinas vão apresentar o mesmo rendimento que o etanol em desempenho, na menor emissão de gases poluentes e ainda produzindo muito menos carbonização interna nos motores.

E sendo assim, vamos ver então até quando os nossos governantes de fato vão incentivar as nossas destilarias para produzir um etanol cada vez menos oneroso e ainda com uma melhor qualidade, pq já sabemos que na realidade, possível isso é !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 17 Fev 2017 13:37 
Offline

Registrado em: 29 Nov 2016 17:30
Mensagens: 28
ianisgreek escreveu:
Quanto mais comentários como esse acima do colega Renato nós lemos , mais ficamos certamente convencidos de que NUNCA, JAMAIS essas gasolinas vão apresentar o mesmo rendimento que o etanol em desempenho, na menor emissão de gases poluentes e ainda produzindo muito menos carbonização interna nos motores.

E sendo assim, vamos ver então até quando os nossos governantes de fato vão incentivar as nossas destilarias para produzir um etanol cada vez menos oneroso e ainda com uma melhor qualidade, pq já sabemos que na realidade, possível isso é !!!

Acho que isso tem a ver também com o acerto do carro. Alguns modelos, inclusive, têm a mesma potência nominal para álcool ou gasolina. Em meu caro anterior (New Fiesta 1.6), apesar de oficialmente ter diferença na potência a depender do combustível, eu não sentia diferença perceptível ao mudar de um para outro. Já em meu HB20S 1.6 atual, a diferença é bastante perceptível!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 17 Fev 2017 14:44 
Offline

Registrado em: 27 Jul 2016 15:26
Mensagens: 15
É isso mesmo caro Ianis.

Aqui em SP ainda é viável optarmos por esse combustível pois a diferença para a gasolina creio que esteja em média R$ 1,00 (25 a 30%). Porém em algumas cidades a diferença é ínfima, e nesse cenário, por mais que gostemos de ter o combustível mais "saudável" para nossos veículos e meio ambiente e mais prazeroso de dirigir, o etanol torna-se uma opção muito onerosa.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB