Roberto Bertoche escreveu:
Não li tudo depois da minha postagem anterior, mas percebo um grande engano aqui.
Quando se fala do consumo medido na bomba, no CB ou em que raio seja, isso NÃO representa o verdadeiro consumo do carro, mas apenas um determinado consumo conseguido em determinadas condições particulares e específicas.
Não cabe aqui dizer eu duvido, porque não existe chance de se dizer um número de consumo com um mínimo de representatividade.
As condições do percurso, o combustível, a velocidade, a declividade, o vento, os pneus, o motorista, enfim, quem disser que o consumo do carro É esse ou aquele, está falando sem saber. O que podemos dizer - e sem que ninguém tenha o direito de duvidar - é: Consegui tal consumo tal dia em tais condições, etc. E isso vai ser apenas um número.
Para saber o verdadeiro consumo do carro só existe um meio, é o número divulgado pelo INMETRO.
Qualquer outro número, é apenas um consumo conseguido em determinadas condições, em determinada pista, com determinado combustível, em determinada pressão atmosférica, com determinadas pressões nos pneus, com determinado motorista, com determinada velocidade, com determinada carga, com ... enfim, serve só para puxar conversa,
NÃO SIGNIFICA NADA para julgar o consumo do carro.
Para fazer isso, considerar o real consumo do carro, só os números do INMETRO, determinados em laboratório e seguindo o procedimento padronizado, é que podem ser considerados.
Isso não impede que a gente diga, nossa, meu carro foi super econômico, fez 14 km/l etanol na cidade, desde que a pessoa que ler não queira entender que o consumo verdadeiro do carro é esse.
O consumo verdadeiro, ou o mais próximo que se pode chegar disso, para todos os efeitos e para todos os carros, é o consumo divulgado pelo INMETRO.
Abraço,
De fato o pessoal causou uma pequena confusão, pois a média que o Renato conseguiu, não foi uma média de consumo a ser usada como parametros, para isso teremos q usar uma média geral que é estabelecida pelo INmetro, IPC e outros institutos serios de engenharia mecanica... Acredito que pelos parametros do motor 1.6 do hb20 tem, ele é muito economico sim, pois tem número superiores a muito carro 1.5 e 1.4 e as vezes até 1.8 e 2.0, levando em conta consumo, velocidade e torque e potência...
Acredito sim que o Renato fez 19kml, pois as vezes aqui no trabalho fazemos uma brincadeira no qual tiramos fotos dos computador de bordo com as medias e eu ja fiz 13, 5 kml no etanol, porém minha velocidade era de 68kmh e girava em torno de 1600 a 1700rpm, então essa média que falo aqui é uma média de eficiência, pisando pouco e suavemente e mantendo o embalo do carro...
ja hoje de manhã com o transito moderado a minha média foi de 12kml, porém hj estou com o tanque 50% de etanol e 50% de gasosa....