Bem-vindo: 28 Mar 2024 19:34

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 08:37 
Offline

Registrado em: 13 Mar 2015 00:28
Mensagens: 54
Localização: Criciúma - SC
Rafael_duo escreveu:
Eita povo nervoso rsrs... calma renato que ianis não quis dizer que sua foto é montagem não, só que o carro está apontando um valor que na pratica sabemos que não é possivel como você msm atestou ao informar que suas autonomias beirão os 500km enquanto se fosse possivel aquele consumo do CB a autonomia iria beirar os 1000km até zerar o tanque. Enfim.... meu comentário aqui é mais para esclarecer uma possível situação que não pode ser facilmente observada, nessas minhas constantes idas e vindas de viagem que faço toda semana percebi por exemplo um trecho no meu trajeto que claramente é uma descida, até ai tudo bem, o problema é que quando volto da viagem o mesmo trecho no sentido contrario tambem aparenta ser claramente uma descida(Oi ?? Como assim ??) e obviamente só uma das afirmações pode ser verdade neh e nesse meu caso é facil descobrir qual pôs o trecho que é uma descida real tem um radar de 80km/h, resumindo a historia, talvez esse trecho que renato pegou de 15km apesar de parecer plano a topografia da pista juntamente com a paisagem da lateral da pista pode causar uma falsa ilusão de plano enquanto que na verdade ele poderia estar em uma leve descida sem notar lembrando que meu comentário é puramente especulativo e cabe a renato levar em consideração o que eu falei e avaliar se é possível isso, pôs caso seja, explicaria a marcação de 19km/L com etanol.

Tranquilo cara...
Nem vou mais insistir... Inclusive fiquei surpreso comigo, por ter respondido mais de duas vezes pra tentar explicar, mas não teve jeito.k kkkkkkkkk!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 09:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Não li tudo depois da minha postagem anterior, mas percebo um grande engano aqui.
Quando se fala do consumo medido na bomba, no CB ou em que raio seja, isso NÃO representa o verdadeiro consumo do carro, mas apenas um determinado consumo conseguido em determinadas condições particulares e específicas.

Não cabe aqui dizer eu duvido, porque não existe chance de se dizer um número de consumo com um mínimo de representatividade.
As condições do percurso, o combustível, a velocidade, a declividade, o vento, os pneus, o motorista, enfim, quem disser que o consumo do carro É esse ou aquele, está falando sem saber. O que podemos dizer - e sem que ninguém tenha o direito de duvidar - é: Consegui tal consumo tal dia em tais condições, etc. E isso vai ser apenas um número.

Para saber o verdadeiro consumo do carro só existe um meio, é o número divulgado pelo INMETRO.
Qualquer outro número, é apenas um consumo conseguido em determinadas condições, em determinada pista, com determinado combustível, em determinada pressão atmosférica, com determinadas pressões nos pneus, com determinado motorista, com determinada velocidade, com determinada carga, com ... enfim, serve só para puxar conversa,
NÃO SIGNIFICA NADA para julgar o consumo do carro.

Para fazer isso, considerar o real consumo do carro, só os números do INMETRO, determinados em laboratório e seguindo o procedimento padronizado, é que podem ser considerados.

Isso não impede que a gente diga, nossa, meu carro foi super econômico, fez 14 km/l etanol na cidade, desde que a pessoa que ler não queira entender que o consumo verdadeiro do carro é esse.

O consumo verdadeiro, ou o mais próximo que se pode chegar disso, para todos os efeitos e para todos os carros, é o consumo divulgado pelo INMETRO.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 10:13 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Roberto Bertoche escreveu:
Não li tudo depois da minha postagem anterior, mas percebo um grande engano aqui.
Quando se fala do consumo medido na bomba, no CB ou em que raio seja, isso NÃO representa o verdadeiro consumo do carro, mas apenas um determinado consumo conseguido em determinadas condições particulares e específicas.

Não cabe aqui dizer eu duvido, porque não existe chance de se dizer um número de consumo com um mínimo de representatividade.
As condições do percurso, o combustível, a velocidade, a declividade, o vento, os pneus, o motorista, enfim, quem disser que o consumo do carro É esse ou aquele, está falando sem saber. O que podemos dizer - e sem que ninguém tenha o direito de duvidar - é: Consegui tal consumo tal dia em tais condições, etc. E isso vai ser apenas um número.

Para saber o verdadeiro consumo do carro só existe um meio, é o número divulgado pelo INMETRO.
Qualquer outro número, é apenas um consumo conseguido em determinadas condições, em determinada pista, com determinado combustível, em determinada pressão atmosférica, com determinadas pressões nos pneus, com determinado motorista, com determinada velocidade, com determinada carga, com ... enfim, serve só para puxar conversa,
NÃO SIGNIFICA NADA para julgar o consumo do carro.

Para fazer isso, considerar o real consumo do carro, só os números do INMETRO, determinados em laboratório e seguindo o procedimento padronizado, é que podem ser considerados.

Isso não impede que a gente diga, nossa, meu carro foi super econômico, fez 14 km/l etanol na cidade, desde que a pessoa que ler não queira entender que o consumo verdadeiro do carro é esse.

O consumo verdadeiro, ou o mais próximo que se pode chegar disso, para todos os efeitos e para todos os carros, é o consumo divulgado pelo INMETRO.

Abraço,



De fato o pessoal causou uma pequena confusão, pois a média que o Renato conseguiu, não foi uma média de consumo a ser usada como parametros, para isso teremos q usar uma média geral que é estabelecida pelo INmetro, IPC e outros institutos serios de engenharia mecanica... Acredito que pelos parametros do motor 1.6 do hb20 tem, ele é muito economico sim, pois tem número superiores a muito carro 1.5 e 1.4 e as vezes até 1.8 e 2.0, levando em conta consumo, velocidade e torque e potência...

Acredito sim que o Renato fez 19kml, pois as vezes aqui no trabalho fazemos uma brincadeira no qual tiramos fotos dos computador de bordo com as medias e eu ja fiz 13, 5 kml no etanol, porém minha velocidade era de 68kmh e girava em torno de 1600 a 1700rpm, então essa média que falo aqui é uma média de eficiência, pisando pouco e suavemente e mantendo o embalo do carro...
ja hoje de manhã com o transito moderado a minha média foi de 12kml, porém hj estou com o tanque 50% de etanol e 50% de gasosa....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 10:54 
Offline

Registrado em: 25 Abr 2015 15:25
Mensagens: 48
Tenho um premium automático 1.6 SEDAN (HB20S).. sempre ando perímetro urbano e piso leve.. e nunca consegui fazer mais que 7 ou 7.5 com gasolina normal. Alguem mais é assim? ou viu alguma coisa que possa resolver (se for um problema)?

**Faço percursos de 9 a 10km por trecho (urbano com pouco transito.. as vezes mais pesado mas nem sempre e quase sempre eu somente ou eu e minha esposa,isto é, carro teoricamente leve)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 11:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Discordo do Ricardo, do Hugo e de quem mais achar que não servem para nada essas postagens de consumo.


Bertoche,

Não desvirtue o que eu disse. Não falei que a postagem do colega era inútil, só disse que não poderia ser utilizada como parâmetro de consumo do HB20.

Parâmetro de consumo MÉDIO do HB20 é a tabela do INMETRO, talvez com uma variação de +- 10% e ponto.


Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 11:23 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Pessoal está tenso... entendi que o Ianis quis dizer que os valores do CB não são tão absolutos, eu mesmo uma vez comparei a média com a autonomia e os dados não batiam, quando tinha dúvida enchia o tanque até o primeiro desarme, andava, completava até o primeiro desarme, depois calculava a média, claro que essa está ligada diretamente ao meu perfil de pilotagem...

Engraçado que lendo esse tópico lembrei-me do tópico do catalisador quando tentaram de alguma forma defender a Concessionária e a Montadora chegando alegar que o cliente poderia ser culpado por mal uso. Mas é facilmente explicado, basta analisar alguns tópicos onde foram apontadas algumas características que desqualificavam a perfeição do HB para surgirem os longos debates, muitas vezes um membro posta sobre um problema ou algo que o desagradou e quase sempre existem tentativas de qualificarem o membro como sendo o problema, então não me espanta certa tensão em alguns debates.

Um abraço!

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 11:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ricardo M. escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Discordo do Ricardo, do Hugo e de quem mais achar que não servem para nada essas postagens de consumo.


Bertoche,

Não desvirtue o que eu disse. Não falei que a postagem do colega era inútil, só disse que não poderia ser utilizada como parâmetro de consumo do HB20.

Parâmetro de consumo MÉDIO do HB20 é a tabela do INMETRO, talvez com uma variação de +- 10% e ponto.


Abraços,

Desculpe, Ricardo.
Não me referi especificamente a nada que você ou qualquer outro tenha dito.
Estou dizendo é que devido à enorme quantidade de fatores que influenciam a média de consumo, não tem a menor lógica e nem cabimento a gente criticar as postagens de consumo dos membros, dizendo que foram feitas assim ou assado ou que não valem por isso ou aquilo.
Nenhuma média de nenhum membro vale como indicativo da economia ou do esbanjamento de combustível de nenhum carro.
Quer saber se é econômico ou não, vá aos dados oficiais dos órgãos oficiais que controlam isso.
Por isso qualquer tópico sobre consumo deve ser visto apenas como de conversa e entretenimento, pois não serve para concluir nada sobre o real consumo do carro.
Muito menos para dizer que aquele jeito de calcular não valeu, pois nenhum modo, exceto os normatizados feitos pelos órgãos oficiais, vale.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 12:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
waltercio escreveu:
Tenho um premium automático 1.6 SEDAN (HB20S).. sempre ando perímetro urbano e piso leve.. e nunca consegui fazer mais que 7 ou 7.5 com gasolina normal. Alguem mais é assim? ou viu alguma coisa que possa resolver (se for um problema)?

**Faço percursos de 9 a 10km por trecho (urbano com pouco transito.. as vezes mais pesado mas nem sempre e quase sempre eu somente ou eu e minha esposa,isto é, carro teoricamente leve)



Colega Waltercio, bom dia !

Já é um fato tecnicamente confirmado que em quaisquer veículos que estejam em perfeitas condições mecânicas, que eles somente conseguem os melhores índices de consumo médio além das óbvias dicas de se dirigir com o pé leve, sem forçar o motor em rotações muito baixas e nem acelerar demais em cada marcha, manter o veículo o mais leve possível, usar um combustível mais confiável, trafegar com os pneus bem calibrados, com todas as janelas fechadas e mesmo usando-se todas essas dicas óbvias, o motor ainda precisa e deve já estar na sua temperatura normal de trabalho.

E para que todo o motor esteja convenientemente aquecido, é preciso que se trafegue por um mínimo de uns 15 kms para somente a partir daí, se iniciar de fato, um verdadeiro e mais real teste de consumo médio.

Lembrando aqui tb que além desses fatores citados acima que influenciam diretamente nas médias de consumo, tb a temperatura do ar influencia diretamente na obtenção dessas médias de consumo pq quanto mais frio estiver o ar ambiente, maior tb será o consumo médio, assim como quando o motor está frio, durante o período de aquecimento desse motor, o seu consumo médio é tb bem mais elevado do que quando ele já atingiu a sua temperatura normal de trabalho.

E dependendo do trajeto urbano que se trafega, quanto mais paradas e arrancadas o veículo fizer, obviamente que mais combustível extra ele estará gastando, pq nesses casos, vc está parando o veículo e o embalando novamente por muitas vezes e isso tb aumenta comprovadamente o consumo médio de quaisquer veículos bem como o fato de que o uso de marchas mais reduzidas tb provocam um maior consumo médio ...



É isso aí colega, valeu.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 05 Out 2016 12:15, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 12:10 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Clever escreveu:
Engraçado que lendo esse tópico lembrei-me do tópico do catalisador quando tentaram de alguma forma defender a Concessionária e a Montadora chegando alegar que o cliente poderia ser culpado por mal uso. Mas é facilmente explicado, basta analisar alguns tópicos onde foram apontadas algumas características que desqualificavam a perfeição do HB para surgirem os longos debates, muitas vezes um membro posta sobre um problema ou algo que o desagradou e quase sempre existem tentativas de qualificarem o membro como sendo o problema, então não me espanta certa tensão em alguns debates.

Um abraço!


Não querendo tentar justificar, mas isso na minha opinião acontece muito por 3 fatores importantes: no fórum além dos proprietários "convencionais", temos funcionários de CSS, funcionários da montadora e os apaixonados incondicionais pela marca/carro... Com esses não existe argumentos técnicos, órgãos ou instituições renomadas que sejam suficientes para faze-los mudar de ideia ou aceitar o fato da linha HB20 ter pontos fracos ou a serem melhorados, claro que o carro tbm tem muitos pontos excelentes, mas se ficássemos aqui só postando elogios ao carro creio que este fórum não teria a credibilidade que tem...

Eu sempre vou ficar do lado mais fraco que é o proprietário, a não ser que o mesmo por algum motivo eu veja que ele está equivocado, daí vou expor minha forma de pensar para justificar que não se cabe... Como no caso do botão do AC descascado que algumas pessoas com 2/3 anos de uso reclamavam e queria que a troca fosse feita via garantia sem custo, é um ponto que tem que se analisar caso a caso, não dá para generalizar um parecer... Mas por exemplo nos casos de desgaste precoce da embreagem, independente do jeito que a pessoa conduz, condenar uma embreagem antes dos 40.000KM é meio suspeito...

Enfim, eu já tô acostumado com esses momentos mais intensos...rs... Faz parte, importante é não perder o respeito ou distorcer as coisas... O foda também é que tem alguns espertinhos que depois editam o comentário, daí se perde o real contexto do que foi dito, mas enfim...

Já aceitei e me acostumei com as médias do meu HB20(Apesar do meu ser 1.0), se quisesse privilegiar consumo teria pego um UP... E para minha tristeza o Etanol aumentou aqui tinha 2 postos que estava R$2,39 agora subiu para R$2,54... :?

Abraços...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Out 2016 13:19 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
hugodj182 escreveu:
Clever escreveu:
Engraçado que lendo esse tópico lembrei-me do tópico do catalisador quando tentaram de alguma forma defender a Concessionária e a Montadora chegando alegar que o cliente poderia ser culpado por mal uso. Mas é facilmente explicado, basta analisar alguns tópicos onde foram apontadas algumas características que desqualificavam a perfeição do HB para surgirem os longos debates, muitas vezes um membro posta sobre um problema ou algo que o desagradou e quase sempre existem tentativas de qualificarem o membro como sendo o problema, então não me espanta certa tensão em alguns debates.

Um abraço!


Não querendo tentar justificar, mas isso na minha opinião acontece muito por 3 fatores importantes: no fórum além dos proprietários "convencionais", temos funcionários de CSS, funcionários da montadora e os apaixonados incondicionais pela marca/carro... Com esses não existe argumentos técnicos, órgãos ou instituições renomadas que sejam suficientes para faze-los mudar de ideia ou aceitar o fato da linha HB20 ter pontos fracos ou a serem melhorados, claro que o carro tbm tem muitos pontos excelentes, mas se ficássemos aqui só postando elogios ao carro creio que este fórum não teria a credibilidade que tem...

Eu sempre vou ficar do lado mais fraco que é o proprietário, a não ser que o mesmo por algum motivo eu veja que ele está equivocado, daí vou expor minha forma de pensar para justificar que não se cabe... Como no caso do botão do AC descascado que algumas pessoas com 2/3 anos de uso reclamavam e queria que a troca fosse feita via garantia sem custo, é um ponto que tem que se analisar caso a caso, não dá para generalizar um parecer... Mas por exemplo nos casos de desgaste precoce da embreagem, independente do jeito que a pessoa conduz, condenar uma embreagem antes dos 40.000KM é meio suspeito...

Enfim, eu já tô acostumado com esses momentos mais intensos...rs... Faz parte, importante é não perder o respeito ou distorcer as coisas... O foda também é que tem alguns espertinhos que depois editam o comentário, daí se perde o real contexto do que foi dito, mas enfim...

Já aceitei e me acostumei com as médias do meu HB20(Apesar do meu ser 1.0), se quisesse privilegiar consumo teria pego um UP... E para minha tristeza o Etanol aumentou aqui tinha 2 postos que estava R$2,39 agora subiu para R$2,54... :?

Abraços...



Pois é, aqui em SP tbm aumentou e muito o Etanol, eram 2,00 a 2,09 e agora está 2,40, enquanto a gasolina manteve na meida de 3,17

é sábido que temos o coeficiente 0,7 para a maioria dos carros, para se decidir entre abastecer com etanol, ou gasolina, com os preços atuais até aqui em SP está compensando abastecer com gasosa,

Porém eu gostaria de saber com proximidade de exatidão, qual seria o coeficiente do hb20, se seria 0,72 ou 0,74 ou outro que seja, pra ter a melhor eficiencia em consumo e abastecimento.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB