ianisgreek escreveu:
Gallindo escreveu:
Estou há uma semana e meia com meu HB20 1.6 2016 (manual) e o consumo médio (pelo computador de bordo) está em 6,7km/l. Estou achando um pouco alto devido ao fato de que não estou usando o ar condicionado em nenhum momento do dia e devo ter passado acima dos 3.500rpm no máximo umas 3 vezes para algumas ultrapassagens.
Alguém tem alguma dica de como melhorar essa média?
Obs.: por enquanto só tenho andado na cidade
Boa noite colega Gallindo, informe por favor, a quilometragem atual do seu HB20 e com qual combustível vc o tem normalmente abastecido ?
Tb seria interessante e de grande ajuda se vc nos explicasse qual o tipo de trajeto urbano que vc faz normalmente com esse seu novo HB20, por exemplo, se a sua cidade é plana ou montanhosa, se vc roda em marchas mais reduzidas ou existem ruas e avenidas onde vc pode usar até a 4ª ou 5ª marchas e se vc se lembra de qual seria essa distancia aproximada que vc normalmente percorre cada vez que usa seu HB20 dentro da cidade ?
Valeu colega, é isso aí !
Opa, valeu pela resposta, ianisgreek!
Km/Combustível: Atualmente está com 140km totais rodados. Estou abastecendo apenas no etanol, ainda não completei o tanque, mas o mesmo se encontra na metade, estou evitando deixar que o combustível chegue na reserva.
Trajeto: O trajeto que faço (casa-trabalho-casa) tem poucas subidas e descidas íngremes, são algumas pouco inclinadas, típicas de cidade do interior. Nada que force o carro a andar em rotações muito elevadas. Vale ressaltar que o percurso não possui nenhum semáforo, portanto não fico com o carro parado por muito tempo, apenas nas paradas obrigatórias de cruzamentos. Acho que a distância é de aproximadamente 20km.
Marchas/Velocidade: antes de mais nada, devo dizer que me assustei quando li o manual. Na parte de instruções de câmbio, nas velocidades recomendadas para troca de marcha, recomenda-se a troca para a 5ª marcha com apenas 50km/h! Hahahaha, achei estranho, mas estou seguindo o que diz.
Em razão disto, raramente meu carro está rodando acima de 2.000rpm, será que isto é prejudicial? Por enquanto o consumo não está me agradando...
No mais, consigo colocar 4ª e 5ª marchas com bastante frequência, até porque, segundo o manual, 50km já é recomendada a 5a marcha engatada, o que até estranhei, conforme falei. O percurso possui muitas lombadas, portanto, a 2a marcha é bastante utilizada para retomar a velocidade.
Sempre tive dificuldade em relação a troca de marchas, nunca cheguei em um consenso ideal de qual a rotação perfeita para avançar o câmbio, mas sempre tive o costume de rodar em rotações baixas, no máximo 4.500rpm para algumas raras ultrapassagens
Com essas informações, espero que dê pra ter uma ideia de como me ajudar. Obrigado!