Bem-vindo: 28 Mar 2024 20:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 11 Set 2016 23:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ricardo M. escreveu:
Atualização de consumo:

Trecho de cerca de 180 km:

100 km de pista simples e 80 km duplicada.

Combustível: 100 % etanol

Ar desligado toda viagem. Tempo ameno, pista seca. Trânsito tranquilo.

Condução tranquila, com poucos momentos de requisição de rotações acima de 4000 rpm.

Consumo aferido pelo CB: 13,2 km/ L

O meu carro já tá 29.000 km e me satisfaz no consumo. Quando a viagem é tranquila, não há com que se preocupar.

Abraços,



Ricardo, é até indiscutível essa ótima média de consumo que vc conseguiu com esse seu HB20, qual foi a velocidade que vc mantinha durante a maior parte do tempo dessa viagem ?

Vc estava só ou tinha mais passageiros e/ou carga ?

Valeu colega, abrç !


Valeu Ianis!

Esqueci de citar os detalhes, Ianis.

O carro estava comigo, esposa e minha bebê, mas muita bagagem.

A velocidade oscilava entre 80-100 km/h.

Abraços,


Ianis,

Percurso de volta:

O que mudou?

Trânsito mais intenso, ar ligado em 100% do percurso. Também pisei um pouco mais em alguns momentos.

Média CB: 11,6 km/L

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 12 Set 2016 14:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Aaahhh, meu prezado Ricardo, vc pode apostar que esse consumo um pouco mais elevado que vc citou aqui tem sim as suas razões técnicas que muitas vezes podem até ficar camufladas ... rsrsrsrs !

Mas vamos lá, com certeza que nesse novo percurso inverso, talvez sem vc mesmo perceber, pode sim perfeitamente ter bem mais subidas do que o percurso contrário, nem que elas sejam mais leves e até imperceptíveis para vc, além dos demais fatores aqui citados por vc, mas para o motor isso é logicamente bem perceptível e ele vai cobrar isso de vc sim, com mais comida consumida ... rsrsrsrsrsrs!!!

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 12 Set 2016 15:51 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Podemos citar que diante dos números acima, a velocidade cruzeiro do HB1.6 at, seria entre 70km/h e 90km/h?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 12 Set 2016 17:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
VAGNERF1 escreveu:
Podemos citar que diante dos números acima, a velocidade cruzeiro do HB1.6 at, seria entre 70km/h e 90km/h?


Olá, Vagner.
Procurei conhecer e li que velocidade de cruzeiro em um navio ou aeronave significa a velocidade ideal para um determinado percurso, em que se consegue manter a velocidade máxima e constante. Em outros meios de transporte, a velocidade de cruzeiro designa a relação maior eficiência/menor consumo.

Via de regra, a velocidade mais econômica é a mínima constante em que, no plano, o câmbio aceite rodar em última marcha.
No meu X AT4, essa velocidade é de 43 km/h (no velocímetro). É a máxima economia.
Então a velocidade de cruzeiro seria a mais próxima da velocidade de maior economia e que seja também razoável para trafegar na referida estrada.
Então, pode-se dizer que sim, que essa velocidade entre 70km/h e 90km/h seja uma boa "velocidade de cruzeiro" para a maioria das estradas com limites de velocidade entre 80 e 110 km/h.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Set 2016 08:44 
Offline

Registrado em: 30 Dez 2012 09:29
Mensagens: 36
hahaha... de fato essa velocidade de cruzeiro influencia muito assim como percussos com mais ou menos subidas. No meu caso que moro em recife mais todo fds viajo para itabaiana(interior da paraiba que fica a exatos 110km da minha casa) o meu 1.6 com 37mil km faz 14,5 ~ 15,5 km/L na gasolina indo entre 90~120km/h (subidas deixo descer até no minimo 90km/h, descidas até 120km/h e retas ando a 110km/h)... essa média é aferida pela bomba porque no CB chega a marcar até 18km/L.

Na ultima semana voltei a andar no etanol e pra minha surpresa o msm percusso de estrada consegui 13,5km/L na bomba (sendo que sai com tanque cheio e ainda tinha 14L de gasolina, pegou 36L de etanol).
já durante a semana aqui em recife peguei alguma M#@$@ com o transito completamente travado em um trecho de apenas 4km, só usava a 1º marcha quando conseguia usar e com o ar-ligado... resultado ? 3km/L no CB. Ahh... uma obs: na estrada ando sempre com o ar-ligado.

Curiosidade: Não sei se é meu carro, mas já notei nesses pouco mais de 2 anos e meio com ele que ao usar gasolina o cb dele SEMPRE marca para melhor o consumo variando de 1 até 3km/L para mais. Já com relação ao etanol ele costuma sempre ser muitoooo preciso errando por 0,2~0,3 km/L para mais ou para menos chegando até algumas vezes o consumo na bomba chegar a ser 1km/L melhor do que o apresentado no cb.

Esse fds irei viajar novamente e dessa vez o tanque vai estar 100% etanol... ai semana que vem volto aqui para dizer o resultado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Set 2016 10:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Rafael_duo escreveu:
hahaha... de fato essa velocidade de cruzeiro influencia muito assim como percussos com mais ou menos subidas. No meu caso que moro em recife mais todo fds viajo para itabaiana(interior da paraiba que fica a exatos 110km da minha casa) o meu 1.6 com 37mil km faz 14,5 ~ 15,5 km/L na gasolina indo entre 90~120km/h (subidas deixo descer até no minimo 90km/h, descidas até 120km/h e retas ando a 110km/h)... essa média é aferida pela bomba porque no CB chega a marcar até 18km/L.

Na ultima semana voltei a andar no etanol e pra minha surpresa o msm percusso de estrada consegui 13,5km/L na bomba (sendo que sai com tanque cheio e ainda tinha 14L de gasolina, pegou 36L de etanol).
já durante a semana aqui em recife peguei alguma M#@$@ com o transito completamente travado em um trecho de apenas 4km, só usava a 1º marcha quando conseguia usar e com o ar-ligado... resultado ? 3km/L no CB. Ahh... uma obs: na estrada ando sempre com o ar-ligado.

Curiosidade: Não sei se é meu carro, mas já notei nesses pouco mais de 2 anos e meio com ele que ao usar gasolina o cb dele SEMPRE marca para melhor o consumo variando de 1 até 3km/L para mais. Já com relação ao etanol ele costuma sempre ser muitoooo preciso errando por 0,2~0,3 km/L para mais ou para menos chegando até algumas vezes o consumo na bomba chegar a ser 1km/L melhor do que o apresentado no cb.

Esse fds irei viajar novamente e dessa vez o tanque vai estar 100% etanol... ai semana que vem volto aqui para dizer o resultado.


Muito interessante sua observação sobre a diferença na medição na gasolina e no etanol. Como nunca faço contas pela bomba, não tinha reparado neste detalhe.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Set 2016 11:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Rafael, eu considero bem interessantes esses tipos de medições de consumo médio em rodovia iguais a esse citado aqui por vc pq existe uma regularidade e por isso, dá para se ter um comparativo entre o consumo médio mostrado no comp. de bordo com o consumo médio obtido na bomba.

Vamos aguardar agora por essas medições de consumo médio que vc vai obter nessas mesmas viagens que vc sempre faz usando dessa vez o etanol.

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 17 Set 2016 00:44 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
Vou ver se testo na bomba quanto ta fazendo na estrada. No computador de bordo marca 10,4km/l com etanol, pista simples com ultrapassagens.

To fazendo media de 6,5 na cidade, o New Fiesta da minha noiva tava marcando quase 9. É muita diferença.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 17 Set 2016 08:11 
Offline

Registrado em: 30 Dez 2012 09:29
Mensagens: 36
bordini escreveu:
Vou ver se testo na bomba quanto ta fazendo na estrada. No computador de bordo marca 10,4km/l com etanol, pista simples com ultrapassagens.

To fazendo media de 6,5 na cidade, o New Fiesta da minha noiva tava marcando quase 9. É muita diferença.


Eu vou descobrir hoje quanto vou fazer na estrada, ontem a noite na volta pra casa completei o tanque com etanol aditivado(o da shell, nunca tinha usado) pegou 24L então agora meu tanque deve estar 100% etanol aqui em recife sem ar na cidade to fazendo 9~10km/L(no cb) em caminhos com muitos sinais mas com pouco com transito. De 12h quando largar do trabalho vou passar em casa pra almoçar e viajar recife-pe / itabaiana-pb ai no caminho completo novamente pra ter uma media.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Set 2016 08:51 
Offline

Registrado em: 30 Dez 2012 09:29
Mensagens: 36
De volta da viagem e tem coisa errada, mas errada pra bom rsrsr. Acho que o posto que abastecia antigamente etanol vendia agua ou esse etanol aditivado da shell(se original) faz algum tipo de milagre, vamos aos fatos. Como já tinha dito, completei o tanque com etanol aditivado com 24L na quinta, voltei para casa e rodei para o trabalho aqui em recife sexta e sabado dentro da cidade e sabado a tarde fui viajar... o 1º palitinho apagou pouca coisa antes de eu chegar em goiana-pe(por testes meus anteriormente descobri que o 1º palitinho representa 5L o ultimo da reserva 10L e quando a reserva começa a piscar 3L, os demais variam muito). Então minha media ficou a seguinte:

Apenas cidade com o ar desligado no etanol deu 9,5km/L(no CB, não fiz medição na bomba).
Apenas estrada em subidas 90km/h, decidas 120km/h e retas 105~110km/h consegui incríveis 14,2km/L na BOMBA =O (no CB deu 14.1km/L).

OBS: Meu carro tem uma pequena alteração que não havia informado... aos 32 mil km um de meus péssimos pneus Goodyear Duraplus 175/70 R14 explodiu rasgou de uma forma absurda um quadrado perfeito que parecia ter sido cortado com faca de tão preciso ao passar em um buraco "normal" os 4 pneus nessa km estavam quase quase quase no twi e como achei esse pneu péssimo, durabilidade baixa, duro, sem aderência etc etc... resolvi não arriscar e troquei os 4 pelo Kumho Solus KH17 185/70R14 88H... como mantive a altura em 70 isso alongou ligeiramente a relação das minhas marchas segundo um site que o calculo do tamanho dos pneus, na pratica não consegui notar nisso, não sei se o motor notou, a unica coisa q notei é q esses pneus são o oposto do goodyear, macio, ótima aderência só não posso opinar sobre durabilidade pôs rodei 5600km com ele até o momento.

Moral da História, vou continuar abastecendo nesse mesmo posto com esse etanol milagroso e vendo se isso se matem, nesse posto da shell o etanol comum custa 2,89 e o aditivado 2,99... ahh como eu queria os preços do etanol de SP aqui em recife =X.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB