Bem-vindo: 29 Mar 2024 12:43

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 15 Jul 2016 19:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, somente para informa-los sobre uma dica, já fiz algumas experiencias testando algumas misturas de etanol com gasolina no meu HB20 1.6 e o máximo que já utilizei de gasolina no tanque dele foi de 33,3% ou seja, 1/3 de gasolina para 2/3 de etanol e fiz isso durante longas viagens realizadas com ele.

E o consumo variou diretamente com a variação dessas misturas feitas no tanque ao abastece-lo :

Óbvio que usando-se apenas 100% de etanol ao abastecer, o consumo médio é o maior de todos não passando de 9,1 a 9,2 kms/l mantendo-se 120 kms/h constantes sempre que era possível, veículo com 3 pessoas adultas e o porta-malas cheio e c/ o ar cond. ligado o tempo todo.

Abastecendo-se com 20% de gasolina e 80% de etanol essa mesma média melhora um pouco mais e vai para 9,6 a 9,7 kms/l e quando abasteci com 66,6 % de etanol e 33,3 de gasolina, essa mesma média subiu para 10,4 a 10,5 kms/l sempre viajando-se nas mesmas condições citadas acima !

Obs : E essas médias de consumo aqui citadas foram observadas apenas atravez do comp. de bordo desse meu HB20 e não as confirmei pelo conhecido método de dividir a quilometragem percorrida pelos litros consumidos e indicados na bomba do posto ao abastecer !

Quanto ao desempenho e ao comportamento percebido pelo motor com essas misturas, sinceramente que não deu para perceber nenhuma diferença perceptível a ponto de me chamar a atenção, talvez fosse detectada de fato alguma diferença real a nível de uma cuidadosa medição em um dinamômetro apenas !

Obs : E quando esse nosso HB20 é usado apenas no transito urbano, nunca abastecemos ele com mais de 20% de gasolina no seu tanque, exatamente para se evitar as carbonizações causadas pela gasolina se usada em maiores proporções do que essa, principalmente nas piores condições de uso que seria no transito urbano em trajetos mais curtos de reduzida duração !!!

Já quando se utiliza qualquer veículo apenas durante as viagens em que o motor funciona por longos intervalos de tempo na sua temperatura normal de funcionamento, as chances de haver carbonizações internas nesse motor quando se utilizam as gasolinas são bem menores, pq nesses casos o motor estaria funcionando em condições técnicas consideradas as mais ideais.

Tb considero importante informar aqui que o etanol NUNCA produz carbonizações internas nos motores, nem mesmo quando um veículo é utilizado em 100% do tempo nas piores condições possíveis de uso que seria em transito urbano lento, percorrendo-se curtas distancias com o motor sempre em baixas rotações e/ou com o motor funcionando por curtos intervalos de tempo de menos de uns 40 minutos sem interrupções !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Jul 2016 12:43 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 12:39
Mensagens: 1
Comprei um HB20 S Confort Plus AT 2016 há 1 mês, e estou assustada com o consumo dele... Estou fazendo 7km/l usando gasolina... é isso mesmo? Ando somente na cidade, não testei ainda na estrada, e também não medi consumo com alcool, e meu pé não é pesado, nunca passei de 100km
Quando amacia o motor, a melhora de consumo é de quanto mais ou menos?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Jul 2016 18:46 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Jan 2016 21:02
Mensagens: 1345
Localização: Rio de Janeiro HB20 X Premium 2016
lilyaneoliveira escreveu:
Comprei um HB20 S Confort Plus AT 2016 há 1 mês, e estou assustada com o consumo dele... Estou fazendo 7km/l usando gasolina... é isso mesmo? Ando somente na cidade, não testei ainda na estrada, e também não medi consumo com alcool, e meu pé não é pesado, nunca passei de 100km
Quando amacia o motor, a melhora de consumo é de quanto mais ou menos?



Lilyane,

seja bem vinda ao clube.

Vai melhorar sim, depois de amaciado. Poderá fazer até uns 11 km/l, se você tiver pés não tão pesados como disse e outros fatores do dia a dia. Não fique assustada, no início, é assim mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 18 Jul 2016 18:51 
Offline

Registrado em: 03 Jul 2016 10:18
Mensagens: 7
Estou há uma semana e meia com meu HB20 1.6 2016 (manual) e o consumo médio (pelo computador de bordo) está em 6,7km/l. Estou achando um pouco alto devido ao fato de que não estou usando o ar condicionado em nenhum momento do dia e devo ter passado acima dos 3.500rpm no máximo umas 3 vezes para algumas ultrapassagens.

Alguém tem alguma dica de como melhorar essa média?

Obs.: por enquanto só tenho andado na cidade


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 18 Jul 2016 19:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Gallindo escreveu:
Estou há uma semana e meia com meu HB20 1.6 2016 (manual) e o consumo médio (pelo computador de bordo) está em 6,7km/l. Estou achando um pouco alto devido ao fato de que não estou usando o ar condicionado em nenhum momento do dia e devo ter passado acima dos 3.500rpm no máximo umas 3 vezes para algumas ultrapassagens.

Alguém tem alguma dica de como melhorar essa média?

Obs.: por enquanto só tenho andado na cidade



Boa noite colega Gallindo, informe por favor, a quilometragem atual do seu HB20 e com qual combustível vc o tem normalmente abastecido ?

Tb seria interessante e de grande ajuda se vc nos explicasse qual o tipo de trajeto urbano que vc faz normalmente com esse seu novo HB20, por exemplo, se a sua cidade é plana ou montanhosa, se vc roda em marchas mais reduzidas ou existem ruas e avenidas onde vc pode usar até a 4ª ou 5ª marchas e se vc se lembra de qual seria essa distancia aproximada que vc normalmente percorre cada vez que usa seu HB20 dentro da cidade ?

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Jul 2016 13:47 
Offline

Registrado em: 03 Jul 2016 10:18
Mensagens: 7
ianisgreek escreveu:
Gallindo escreveu:
Estou há uma semana e meia com meu HB20 1.6 2016 (manual) e o consumo médio (pelo computador de bordo) está em 6,7km/l. Estou achando um pouco alto devido ao fato de que não estou usando o ar condicionado em nenhum momento do dia e devo ter passado acima dos 3.500rpm no máximo umas 3 vezes para algumas ultrapassagens.

Alguém tem alguma dica de como melhorar essa média?

Obs.: por enquanto só tenho andado na cidade



Boa noite colega Gallindo, informe por favor, a quilometragem atual do seu HB20 e com qual combustível vc o tem normalmente abastecido ?

Tb seria interessante e de grande ajuda se vc nos explicasse qual o tipo de trajeto urbano que vc faz normalmente com esse seu novo HB20, por exemplo, se a sua cidade é plana ou montanhosa, se vc roda em marchas mais reduzidas ou existem ruas e avenidas onde vc pode usar até a 4ª ou 5ª marchas e se vc se lembra de qual seria essa distancia aproximada que vc normalmente percorre cada vez que usa seu HB20 dentro da cidade ?

Valeu colega, é isso aí !



Opa, valeu pela resposta, ianisgreek!

Km/Combustível: Atualmente está com 140km totais rodados. Estou abastecendo apenas no etanol, ainda não completei o tanque, mas o mesmo se encontra na metade, estou evitando deixar que o combustível chegue na reserva.

Trajeto: O trajeto que faço (casa-trabalho-casa) tem poucas subidas e descidas íngremes, são algumas pouco inclinadas, típicas de cidade do interior. Nada que force o carro a andar em rotações muito elevadas. Vale ressaltar que o percurso não possui nenhum semáforo, portanto não fico com o carro parado por muito tempo, apenas nas paradas obrigatórias de cruzamentos. Acho que a distância é de aproximadamente 20km.

Marchas/Velocidade: antes de mais nada, devo dizer que me assustei quando li o manual. Na parte de instruções de câmbio, nas velocidades recomendadas para troca de marcha, recomenda-se a troca para a 5ª marcha com apenas 50km/h! Hahahaha, achei estranho, mas estou seguindo o que diz.

Em razão disto, raramente meu carro está rodando acima de 2.000rpm, será que isto é prejudicial? Por enquanto o consumo não está me agradando...

No mais, consigo colocar 4ª e 5ª marchas com bastante frequência, até porque, segundo o manual, 50km já é recomendada a 5a marcha engatada, o que até estranhei, conforme falei. O percurso possui muitas lombadas, portanto, a 2a marcha é bastante utilizada para retomar a velocidade.


Sempre tive dificuldade em relação a troca de marchas, nunca cheguei em um consenso ideal de qual a rotação perfeita para avançar o câmbio, mas sempre tive o costume de rodar em rotações baixas, no máximo 4.500rpm para algumas raras ultrapassagens

Com essas informações, espero que dê pra ter uma ideia de como me ajudar. Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Jul 2016 14:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa Gallindo, então colega, considerando-se aqui todas essas suas importantes informações, posso afirmar-lhe com certeza que esse seu consumo está ótimo no etanol.

E apenas deixando aqui uma recomendação extra para vc :

Como esse seu HB20 ainda está bem novo e no início do período de amaciamento, não convém vc deixar o motor dele funcionando normalmente muito abaixo de 2000 rpm e nem permitir que ela atinja mais de umas 4500 rpms principalmente em marchas mais fracas para proporcionar um melhor amaciamento desse seu novo motor e como benefícios disso vc obterá, após esse período de amaciamento, um melhor desempenho, uma maior economia de combustível e ainda um mínimo consumo de oleo lubrificante do motor durante toda a sua vida útil !

Por isso, se vc tiver a paciência de agir assim por pelo menos até os 2000 kms iniciais, esse seu novo motor muito vai agradecer-lhe por essa sua nobre atitude !

É isso aí colega, valeu, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Jul 2016 15:47 
Offline

Registrado em: 03 Jul 2016 10:18
Mensagens: 7
Ianisgreek, tentar manter entre 2.000 e 4.000rpm, conforme o manual, certo?

Obrigado pelas dicas! As colocarei em prática a partir de hoje.


Forte abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Jul 2016 15:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Gallindo escreveu:
Ianisgreek, tentar manter entre 2.000 e 4.000rpm, conforme o manual, certo?

Obrigado pelas dicas! As colocarei em prática a partir de hoje.


Forte abraço.



Exatamente isso, sempre que lhe for possível colega Gallindo, valeu abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 19 Jul 2016 16:06 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
ianisgreek escreveu:
Opa Gallindo, então colega, considerando-se aqui todas essas suas importantes informações, posso afirmar-lhe com certeza que esse seu consumo está ótimo no etanol.

E apenas deixando aqui uma recomendação extra para vc :

Como esse seu HB20 ainda está bem novo e no início do período de amaciamento, não convém vc deixar o motor dele funcionando normalmente muito abaixo de 2000 rpm e nem permitir que ela atinja mais de umas 4500 rpms principalmente em marchas mais fracas para proporcionar um melhor amaciamento desse seu novo motor e como benefícios disso vc obterá, após esse período de amaciamento, um melhor desempenho, uma maior economia de combustível e ainda um mínimo consumo de oleo lubrificante do motor durante toda a sua vida útil !

Por isso, se vc tiver a paciência de agir assim por pelo menos até os 2000 kms iniciais, esse seu novo motor muito vai agradecer-lhe por essa sua nobre atitude !

É isso aí colega, valeu, boa sorte !


É exatamente o que o Ianis descreveu,

Nesse primeiro momento "descabele" o motor, pegue uma estrada e dê umas esticadinhas não muito exageradas, que conforme o tempo for passando e ver que o carro não amarra muito, voce verá que o desempenho irá melhorar, o bom também, seria tentar rodar na gasolina, pra fazer uma espécia de reconhecimento, e depois rodar no Etanol....

Parabéns pela aquisição


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB