Bem-vindo: 03 Mai 2024 02:30

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 26 Out 2016 22:04 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Out 2016 22:23
Mensagens: 9
Roberto Bertoche escreveu:
Sim, com tantas variáveis, a impressão que me passa é a de que o CB do HB20 é razoavelmente preciso. Não me desperta a sensação de que foi feito para mentir deliberadamente.
Já alguns carros que tive, ou dirigi, o velocímetro e o odômetro erravam muito. A campeã foi uma Ranger, que a 126 km/h marcava 160 km/h.
Claro, todos que andavam junto no carro diziam que nunca haviam visto uma camionete andar tanto.
SQN.

Se o velocímetro e o odômetro mentem, como ser preciso no cálculo do consumo na bomba?
Se o CB indicar o consumo, com 1 km para lá ou para cá, está de bom tamanho.
Isso me dá uma boa indicação de se estou ou não dirigindo com economia, mesmo que o número real não seja tão grande.
Sucesso com o carro.


É a impressão que tenho também, e idem nos outros carros que citei, os números do CB me parecem bem precisos, salvo as margens de erro que temos que levar em consideração. Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 29 Out 2016 19:36 
Offline

Registrado em: 29 Out 2016 18:50
Mensagens: 4
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6 em dez/15.

Meu intuito aqui é ajudar àqueles que desejam adquirir um HB20 1.6 e, assim como eu fiz, buscam informações reais de consumo.

1) Consumo (minha experiência)
Moro em Santos e trabalho em SP. Subo e desço pela Rodovia dos Imigrantes e pego trânsito relativamente carregado em SP. A média obtida com 100% etanol está sempre entre 12 e 13 km/l, sempre andando no limite de velocidade da via.
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB).
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB).
* Não zero o computador de bordo no meio do percurso. Portanto, meço o consumo do tanque e não de um trecho específico.


2) Medição do Computador de Bordo

Como dito acima, não zero o CB a não ser no posto de gasolina. Assim, toda vez que abasteço faço a conta e comparo com o mostrado no CB. Nunca bateu exatamente. O CB sempre marcou um pouco a mais. Porém a diferença é de no máximo 1 km/l.
Encontrei um posto com etanol mais barato e passei a abastecer o carro ali. Neste posto, a diferença era sempre maior, chegando a 2 km/l. Estranehri e voltei ao meu posto original e a diferença voltou a ser de no máximo 1 km/l. Isto indica algum problema com a bomba daquele posto (calcula mais combustível que de fato injetou). O CB ajuda a avaliar os postos desta maneira. Fica aqui meu alerta pessoal.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 29 Out 2016 21:24 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Out 2016 22:23
Mensagens: 9
mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6 em dez/15.

Meu intuito aqui é ajudar àqueles que desejam adquirir um HB20 1.6 e, assim como eu fiz, buscam informações reais de consumo.

1) Consumo (minha experiência)
Moro em Santos e trabalho em SP. Subo e desço pela Rodovia dos Imigrantes e pego trânsito relativamente carregado em SP. A média obtida com 100% etanol está sempre entre 12 e 13 km/l, sempre andando no limite de velocidade da via.
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB).
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB).
* Não zero o computador de bordo no meio do percurso. Portanto, meço o consumo do tanque e não de um trecho específico.


2) Medição do Computador de Bordo

Como dito acima, não zero o CB a não ser no posto de gasolina. Assim, toda vez que abasteço faço a conta e comparo com o mostrado no CB. Nunca bateu exatamente. O CB sempre marcou um pouco a mais. Porém a diferença é de no máximo 1 km/l.
Encontrei um posto com etanol mais barato e passei a abastecer o carro ali. Neste posto, a diferença era sempre maior, chegando a 2 km/l. Estranehri e voltei ao meu posto original e a diferença voltou a ser de no máximo 1 km/l. Isto indica algum problema com a bomba daquele posto (calcula mais combustível que de fato injetou). O CB ajuda a avaliar os postos desta maneira. Fica aqui meu alerta pessoal.

Abraço


Olá.
Essas médias com etanol são com trânsito ruim, tipo meio que engarrafado? Digo isso porque você escreveu que pega transito carregado, isso quer dizer meio engarrafado? O que você chama de limite de velocidade da via? Desculpe tanta curiosidade, mas é que estou considerando o seu consumo excelente, muito econômico, principalmente em ser etanol. Estou com o meu HB20 S 1.6 MT 2017 a 4 dias, e enchi o tanque com gasolina Grid. Fiz dentro do trânsito urbano no Rio, de 7.5 à um pico de 12 km/L, com uma média entre 9 à 10 km/L, quase sempre com ar ligado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 30 Out 2016 08:10 
Offline

Registrado em: 06 Set 2016 11:15
Mensagens: 12
mrsp, com gasolina até seria normal, mas com 100% etanol, sempre utiliza etanol?

Algumas dúvidas:

mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6(MT ou AT?) em dez/15.
...
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB). (Ótima para etanol com subidas. Ar ligado? Chegou a usar a 3ª marcha ou inferior?)
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB). (Esperado para mais descidas que subidas)
....

Abraço

_________________
Roberes
HB20 Rspec-Aut-Branco-2016


Editado pela última vez por Roberes em 31 Out 2016 21:36, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 30 Out 2016 13:08 
Offline

Registrado em: 29 Out 2016 18:50
Mensagens: 4
Paulo Alberto escreveu:
mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6 em dez/15.

Meu intuito aqui é ajudar àqueles que desejam adquirir um HB20 1.6 e, assim como eu fiz, buscam informações reais de consumo.

1) Consumo (minha experiência)
Moro em Santos e trabalho em SP. Subo e desço pela Rodovia dos Imigrantes e pego trânsito relativamente carregado em SP. A média obtida com 100% etanol está sempre entre 12 e 13 km/l, sempre andando no limite de velocidade da via.
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB).
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB).
* Não zero o computador de bordo no meio do percurso. Portanto, meço o consumo do tanque e não de um trecho específico.


2) Medição do Computador de Bordo

Como dito acima, não zero o CB a não ser no posto de gasolina. Assim, toda vez que abasteço faço a conta e comparo com o mostrado no CB. Nunca bateu exatamente. O CB sempre marcou um pouco a mais. Porém a diferença é de no máximo 1 km/l.
Encontrei um posto com etanol mais barato e passei a abastecer o carro ali. Neste posto, a diferença era sempre maior, chegando a 2 km/l. Estranehri e voltei ao meu posto original e a diferença voltou a ser de no máximo 1 km/l. Isto indica algum problema com a bomba daquele posto (calcula mais combustível que de fato injetou). O CB ajuda a avaliar os postos desta maneira. Fica aqui meu alerta pessoal.

Abraço


Olá.
Essas médias com etanol são com trânsito ruim, tipo meio que engarrafado? Digo isso porque você escreveu que pega transito carregado, isso quer dizer meio engarrafado? O que você chama de limite de velocidade da via? Desculpe tanta curiosidade, mas é que estou considerando o seu consumo excelente, muito econômico, principalmente em ser etanol. Estou com o meu HB20 S 1.6 MT 2017 a 4 dias, e enchi o tanque com gasolina Grid. Fiz dentro do trânsito urbano no Rio, de 7.5 à um pico de 12 km/L, com uma média entre 9 à 10 km/L, quase sempre com ar ligado.


Opa, tudo certo?

Disse relativamente carregado porque o trecho urbano que pego em SP é dividido em 3.

1) São 10km de manhã em vias de 50 km/h sem trânsito. Este trecho praticamente plano;
2) São 14km após o expediente do trabalho à faculdade. Sempre com trânsito bem carregado, nunca cumpri este trajeto em menos de 1h. Aqui com muito aclive e declive;
3) São 16km da faculdade até a Imigrantes com trânsito carregado e via com muito semáforo, à 50 km/h, porém em totalmente plano.
Este é o trecho urbano que me refiro.

Rodo 180km neste percurso total, sendo 140km em rodovia. Na subida 110km/h na baixada, 100km/h na subida da serra (15km para subir cerca de 700m de altitude) e 120km/h no planalto. Na descida 120km/h no planalto, 80km/h na serra e 110km/h na baixada.

O meu é um HB20 1.6 MT Comfort Plus 15/16. Quase nunca utilizo o ar-condicionado.

Quanto a abastecer com gasolina, fiz o teste uma vez. Fiz as contas e no meu caso só vale a pena se o valor do etanol estiver acima de 80% do valor da gasolina. Acredito que isso seja em função da alta taxa de compressão do motor. Percebi o motor mais fraco na subida da serra também. Depois disso só abasteci com etanol.

Outra coisa, meus primeiros tanques também me assustaram. O consumo estava bem abaixo, mas depois normalizou.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 30 Out 2016 13:20 
Offline

Registrado em: 29 Out 2016 18:50
Mensagens: 4
Roberes escreveu:
mrsp, com gasolina até seria normal, mas com 100% etanol, sempre utiliza etanol?

Algumas dúvidas:

mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6(MT ou AT?) em dez/15.
...
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB). (Ótima para etanol com subidas. Ar ligado? Chegou a usar a 3ª marcha ou inferior?)
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB). (Esperado para mais decidas que subidas)
....

Abraço


Robeles, tudo certo?

O meu é um HB20 1.6 MT Comfort Plus 15/16.
O trecho que citei é de Santos à SP. Como Santos está no nível do mar e SP à 700m de altitude, na ida é apenas subida e na volta totalmente descida.
A subida faço em 6ª marcha a 100km/h que é a velocidade da via. Só preciso reduzir quando algum veículo lento se mantém na faixa da esquerda a menos de 80km/h. Para retomar deste velocidade na subida não tem jeito, tem que reduzir para 4ª marcha.
Quanto fui de Santos à Ilhabela pela Rodovia Rio-Santos, que não é duplicada, com vários trechos de serra sinuosas onde é necessário até utilizar a 2ª marcha, a média foi de 11,5 km/l com etanol, com 4 pessoas no carro, bagagem e ar-condicionado ligado.

Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 30 Out 2016 22:56 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Out 2016 22:23
Mensagens: 9
mrsp escreveu:
Roberes escreveu:
mrsp, com gasolina até seria normal, mas com 100% etanol, sempre utiliza etanol?

Algumas dúvidas:

mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6(MT ou AT?) em dez/15.
...
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB). (Ótima para etanol com subidas. Ar ligado? Chegou a usar a 3ª marcha ou inferior?)
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB). (Esperado para mais decidas que subidas)
....

Abraço


Robeles, tudo certo?

O meu é um HB20 1.6 MT Comfort Plus 15/16.
O trecho que citei é de Santos à SP. Como Santos está no nível do mar e SP à 700m de altitude, na ida é apenas subida e na volta totalmente descida.
A subida faço em 6ª marcha a 100km/h que é a velocidade da via. Só preciso reduzir quando algum veículo lento se mantém na faixa da esquerda a menos de 80km/h. Para retomar deste velocidade na subida não tem jeito, tem que reduzir para 4ª marcha.
Quanto fui de Santos à Ilhabela pela Rodovia Rio-Santos, que não é duplicada, com vários trechos de serra sinuosas onde é necessário até utilizar a 2ª marcha, a média foi de 11,5 km/l com etanol, com 4 pessoas no carro, bagagem e ar-condicionado ligado.

Abraço

Seu carro está maravilhosamente econômico, parabéns. No mais, quem diz que os HB20 não são econômicos é porque não sabem dirigir de modo a tirar o máximo do carro em consumo e desempenho. Principalmente dos modelos 2016 e 2017, devido aos novos câmbios de 6 marchas e das demais alterações mecânicas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 31 Out 2016 06:23 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Lembrando aos que tem carro novo, que o consumo melhora após 2500~3000 km!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 31 Out 2016 22:37 
Offline

Registrado em: 06 Set 2016 11:15
Mensagens: 12
mrsp escreveu:

Roberes, tudo certo?

O meu é um HB20 1.6 MT Comfort Plus 15/16.
O trecho que citei é de Santos à SP. Como Santos está no nível do mar e SP à 700m de altitude, na ida é apenas subida e na volta totalmente descida.
A subida faço em 6ª marcha a 100km/h que é a velocidade da via. Só preciso reduzir quando algum veículo lento se mantém na faixa da esquerda a menos de 80km/h. Para retomar deste velocidade na subida não tem jeito, tem que reduzir para 4ª marcha.
Quanto fui de Santos à Ilhabela pela Rodovia Rio-Santos, que não é duplicada, com vários trechos de serra sinuosas onde é necessário até utilizar a 2ª marcha, a média foi de 11,5 km/l com etanol, com 4 pessoas no carro, bagagem e ar-condicionado ligado.

Abraço


Tudo certo mrsp!

Bom, ainda estou me acostumando com HB20 e a 6ª marcha dele me pareceu boa mesmo, claro que não serve para retomadas, mas permite manter boa velocidade na maioria das subidas, nas descidas corta o consumo (o CB indica consumo instantâneo 99,9km/l) e isto melhora o consumo médio.

Porém, nas subidas, em 2ª e 3ª o consumo instantâneo fica entre [2 - 3]km/l, mesmo com giro abaixo de 3k rpm e é o que faz o consumo médio cair. Por isto que perguntei das marchas.

Agora, uma média maior que 11 km/l nas condições que falou é muito boa.

Abraço

_________________
Roberes
HB20 Rspec-Aut-Branco-2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 31 Out 2016 22:42 
Offline

Registrado em: 06 Set 2016 11:15
Mensagens: 12
ZECAM escreveu:
Lembrando aos que tem carro novo, que o consumo melhora após 2500~3000 km!


Observei isto mesmo, até 3mil km o consumo médio não passava de 8 e depois já marcou 10 nos mesmos percursos.

_________________
Roberes
HB20 Rspec-Aut-Branco-2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB