Paulo Alberto escreveu:
mrsp escreveu:
Pessoal sou novo por aqui e estou acompanhando os posts do pessoal desde antes da compra do meu HB20 1.6 em dez/15.
Meu intuito aqui é ajudar àqueles que desejam adquirir um HB20 1.6 e, assim como eu fiz, buscam informações reais de consumo.
1) Consumo (minha experiência)
Moro em Santos e trabalho em SP. Subo e desço pela Rodovia dos Imigrantes e pego trânsito relativamente carregado em SP. A média obtida com 100% etanol está sempre entre 12 e 13 km/l, sempre andando no limite de velocidade da via.
Quando abasteço em Santos, ao chegar no destino, observo que a média na subida gira em torno dos 10,5 a 11 km/l (no CB).
Quando abasteço em SP, ao chegar no destino, observo a média na descida entre 14 e 14,5 km/l (no CB).
* Não zero o computador de bordo no meio do percurso. Portanto, meço o consumo do tanque e não de um trecho específico.
2) Medição do Computador de Bordo
Como dito acima, não zero o CB a não ser no posto de gasolina. Assim, toda vez que abasteço faço a conta e comparo com o mostrado no CB. Nunca bateu exatamente. O CB sempre marcou um pouco a mais. Porém a diferença é de no máximo 1 km/l.
Encontrei um posto com etanol mais barato e passei a abastecer o carro ali. Neste posto, a diferença era sempre maior, chegando a 2 km/l. Estranehri e voltei ao meu posto original e a diferença voltou a ser de no máximo 1 km/l. Isto indica algum problema com a bomba daquele posto (calcula mais combustível que de fato injetou). O CB ajuda a avaliar os postos desta maneira. Fica aqui meu alerta pessoal.
Abraço
Olá.
Essas médias com etanol são com trânsito ruim, tipo meio que engarrafado? Digo isso porque você escreveu que pega transito carregado, isso quer dizer meio engarrafado? O que você chama de limite de velocidade da via? Desculpe tanta curiosidade, mas é que estou considerando o seu consumo excelente, muito econômico, principalmente em ser etanol. Estou com o meu HB20 S 1.6 MT 2017 a 4 dias, e enchi o tanque com gasolina Grid. Fiz dentro do trânsito urbano no Rio, de 7.5 à um pico de 12 km/L, com uma média entre 9 à 10 km/L, quase sempre com ar ligado.
Opa, tudo certo?
Disse relativamente carregado porque o trecho urbano que pego em SP é dividido em 3.
1) São 10km de manhã em vias de 50 km/h sem trânsito. Este trecho praticamente plano;
2) São 14km após o expediente do trabalho à faculdade. Sempre com trânsito bem carregado, nunca cumpri este trajeto em menos de 1h. Aqui com muito aclive e declive;
3) São 16km da faculdade até a Imigrantes com trânsito carregado e via com muito semáforo, à 50 km/h, porém em totalmente plano.
Este é o trecho urbano que me refiro.
Rodo 180km neste percurso total, sendo 140km em rodovia. Na subida 110km/h na baixada, 100km/h na subida da serra (15km para subir cerca de 700m de altitude) e 120km/h no planalto. Na descida 120km/h no planalto, 80km/h na serra e 110km/h na baixada.
O meu é um HB20 1.6 MT Comfort Plus 15/16.
Quase nunca utilizo o ar-condicionado.
Quanto a abastecer com gasolina, fiz o teste uma vez. Fiz as contas e no meu caso só vale a pena se o valor do etanol estiver acima de 80% do valor da gasolina. Acredito que isso seja em função da alta taxa de compressão do motor. Percebi o motor mais fraco na subida da serra também. Depois disso só abasteci com etanol.
Outra coisa, meus primeiros tanques também me assustaram. O consumo estava bem abaixo, mas depois normalizou.
Abraço