vjacobb escreveu:
Desculpem a ignorancia, mas este filtro traz alguma economia de combustível significativa?
O meu é 1.6 automatico
Obrigado
Olá, isso varia de veículo para veículo.
Como comentado algumas vezes no fórum e neste tópico, em linhas gerais, o que o sistema/filtro faz é corrigir a entrada restritiva de ar para o motor, causada pelo filtro de papel/algodão (tradicional). Com isso, melhora o desempenho do carro em toda a curva de RPM, fazendo com que ele ande "mais solto". Sendo assim, não será necessário acelerar em demasia para compensar a ineficiência na entrada de ar, promovendo uma economia de combustível. Pelo histórico de todos os testes realizados em outros veículos, os resultados sempre são muito parecidos, ou seja: filtro novo Inflow x filtro novo papel = Ganho de 2 a 3% em potência. Com o passar do tempo, os demais filtros começam a ficar restritivos, aumentando significativamente essa %, podendo chegar a 10%! Essa restrição não ocorre com o INFLOW em função da característica das células, em formato de dodecaedro, que retém a poeira que fica "grudada" no óleo que é aplicado no filtro, mantendo por um tempo muito maior, o funcionamento do motor em sua plenitude de potência. Testamos nossos filtros no Southwest Research Institute, no Texas, USA, instituto que regulariza os filtros norte-americanos, onde obtivemos uma filtragem superior ao K&N e similar aos filtros de papel, porém com um fluxo de ar bem superior aos mesmos. Isso em função das características do material utilizado + óleo mineral que é aplicado nos filtros INFLOW.
A economia de combustível, vem exatamente pela melhor dirigibilidade e melhor funcionamento do motor, não necessitando pisar tanto no acelerador quanto antes para que ele desenvolva o esperado.
No mais, é só pensar que, um dos componentes que todos os especialistas recomendam a troca, para que seu motor tenha sempre um bom consumo, é o filtro de ar. O que o filtro INFLOW proporciona uma melhor capacidade de fluxo de ar, melhorando ainda mais a eficiência do seu motor (retirando/aliviando um dos gargalos que ocasiona um baixo desempenho), permitindo uma melhor queima e dirigibilidade.
Portanto, é equivocado dizer que o filtro faz você ganhar potência, por exemplo, o correto é que o filtro de ar "esportivo" como o brasileiro considera/conhece, faz com que o seu motor trabalhe com uma potência que ele já tem e que, pela ineficiência do filtro tradicional, ele não desempenha o que poderia; sendo aí onde um filtro de maior desempenho trabalha.
Existem outros tipos de gargalos no seu motor, pois ele trabalha basicamente com O2 (oxigênio), Centelha (vela, cabo de vela) e combustível, para poder gerar a combustão. Sendo assim, com pequenos ajustes que melhore uma dessas 3 situações, por exemplo, é possível melhorar o desempenho do carro, economia e eficiência.
O atrito, desgaste térmico, entre outras coisas também fazer ele perder potência, onde é jogado todo combustível somente para suprir a "energia" que o próprio motor precisa para ele funcionar (até por este motivo, a potência nele e na roda são diferentes).
Enfim, falamos bem por cima dos aspectos de eficiência e economia de combustível.
Se precisar de maiores detalhes sobre algo, é só entrar em contato!
Abraço,
TEAM INFLOW