Bem-vindo: 28 Mar 2024 15:41

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 65 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisao?
MensagemEnviado: 17 Nov 2015 08:26 
Offline

Registrado em: 22 Jun 2014 23:36
Mensagens: 85
Conforme o lançamento/reestilização do novo HB20 , entre as pequenas, porém várias modificações realizadas, uma delas trata-se da inclusão de “VELAS DE IRIDIUM”, pesquisando sobre , encontrei alguns tópicos que tratam dela. Só vantagens em relação ao seu uso. Somente “carros não populares” geralmente ela sse fazem presentes originalmente devido vários fatores : queima em 100%, mais eficiência ao toque do acelerador, inclusive mais economia e potencia, durabilidade (2 a 3 x mais) .. enfim, mais detalhes, vejam aqui: http://www.mrcentelha.com.br/faq.html/

ALGUEM JÁ COLOCOU NO HB20 1.0, se for possível no modelo antigo (sem perca de garantia, é claro) e percebeu alguma diferença?
abraço a todos!

_________________
HB20_Copa_Prata_Metal
2014/2015


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 17 Nov 2015 08:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Otavio Deves escreveu:
Conforme o lançamento/reestilização do novo HB20 , entre as pequenas, porém várias modificações realizadas, uma delas trata-se da inclusão de “VELAS DE IRIDIUM”, pesquisando sobre , encontrei alguns tópicos que tratam dela. Só vantagens em relação ao seu uso. Somente “carros não populares” geralmente ela sse fazem presentes originalmente devido vários fatores : queima em 100%, mais eficiência ao toque do acelerador, inclusive mais economia e potencia, durabilidade (2 a 3 x mais) .. enfim, mais detalhes, vejam aqui: http://www.mrcentelha.com.br/faq.html/

ALGUEM JÁ COLOCOU NO HB20 1.0, se for possível no modelo antigo (sem perca de garantia, é claro) e percebeu alguma diferença?
abraço a todos!


Quando precisar trocar as minhas originais, caso possível, pagarei pelas originais Iridium do modelo atual para aplicar no meu motor.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 17 Nov 2015 12:21 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
[quote=

ALGUEM JÁ COLOCOU NO HB20 1.0, se for possível no modelo antigo (sem perca de garantia, é claro) e percebeu alguma diferença?
abraço a todos![/quote]

Dei uma procurada e não achei...acho que só tem para carros


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 13:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas !

Percebi já há algum tempo que meu HB20 1.6 agora com 22500 kms rodados em 3 anos de uso começou a apresentar médias de consumo anormais e um tanto elevadas comparado com o que ele apresentava quando era novo !

Como esse veículo já havia passado por 2 revisões e nas vésperas da terceira revisão, onde lembro-me que já foram trocados aqueles itens normais como filtro de ar e de combustível além das trocas de oleo do motor e seu respectivo filtro, me veio hoje a idéia de dar uma checada por conta própria nas velas de ignição do meu HB20 e após desmonta-las do motor adivinhem a surpresa ?

Apesar delas estarem apresentando ainda um excelente estado além de uma ótima coloração côr de palha dos seus eletrôdos, quando fui conferir a folga (gap) delas com um calibrador de lâminas, encontrei nada menos do que 0,90 mm a 0,95 mm em todas elas !!!

A HMB declara que a folga dos eletrôdos das velas do HB20 1.6 deve ser de 0,7 mm, portanto com apenas 22500 kms rodados houve um desgaste acentuado nas velas de ignição a ponto de aumentar essa folga para os absurdos valores encontrados!

Vale mencionar aqui que quando existe desgaste dos eletrôdos das velas devido ao uso normal, a folga vai aumentando e com isso a eficiência de queima das velas vai diminuindo, o que fatalmente provoca o aumento imediato do consumo e tb uma queda na performance geral do motor.

Um outro importante fato técnico relacionado a esse assunto é que velas de ignição desgastadas tb forçam desnecessariamente as bobinas de ignição que passam a trabalhar em regime anormalmente forçado correndo-se assim o eminente risco de queima-las !

Estou ciente tb de que meu HB20 ainda está em período de garantia, mas já sei de antemão que se eu por acaso pedisse a um CCS HMB para fazer essa verificação precoce nas velas de ignição do meu veículo, certamente eu não seria atendido pq o manual fala apenas em substituir as velas de ignição na quanta revisão aos 40000 kms ou após 48 meses de uso !

Mas fica uma enorme dúvida nesse episódio : se com metade da vida útil das velas de ignição elas já apresentavam esse desgaste acentuado provocando um consumo elevado e anormal, o que aconteceria se eu tivesse de esperar até os 48 meses de uso por ocasião da quarta revisão ?

Obs : As velas de ignição do motor 1.6 são da marca NGK R LZKR7B - DE .

As minhas médias de consumo em uso urbano tb cairam de saudáveis 7,9 kms/l para nada menos de 5,7 kms/l nas mesmas condições de uso e usando sempre o mesmo combustível (etanol com 15% de gasolina) do mesmo posto !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 21:10 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
ianisgreek,

Se vc pedisse a css para verificar as velas, eles iriam negar? vc acha?
E agora, o que vc vai fazer? Pedir a garantia?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 21:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
ianisgreek,

Se vc pedisse a css para verificar as velas, eles iriam negar? vc acha?
E agora, o que vc vai fazer? Pedir a garantia?


Colega Zecam, como eu falei, tenho certeza que se eu pedisse esse serviço extra na oficina da CCS HMB, eles iriam negar faze-lo justamente alegando que de acôrdo com o manual de manutenção do HB20 1.6, lá está expressamente escrito que deve-se trocar as velas de ignição apenas na quarta revisão ou aos 40000 kms rodados e fim de papo !

E lógico e óbvio que eu tb não posso simplesmente chegar na CCS HMB e declarar abertamente a eles que eu mesmo desmontei as velas de ignição do meu veículo por minha conta para fazer uma checagem nelas não importa por qual motivo, pq isso imediatamente anularia a garantia de fábrica e eu ficaria diretamente prejudicado com isso!

Fiz esse comentário aqui no forum apenas em caráter informativo aos colegas e para mostrar que aparentemente nem tudo o que a fábrica da HMB anuncia como o correto em manutenção, funciona na prática nos nossos HB20 1.6 e hoje eu mesmo confirmei isso no meu veículo !

E o pior de tudo, nem mesmo posso ligar para a fábrica da HMB como um cliente anônimo para fazer esse comentário pq eles vão querer saber em qual veículo deles ocorreu esse episódio, mas para mim, pelo menos foi esclarecedor esse fato pq corrigi a tempo um problema que se arrastaria ainda por mais 2 anos ou quando meu HB20 completasse os 40000 kms rodados e nessa ocasião, eles então trocariam oficialmente as velas de ignição na oficina da CCS !

E até lá eu certamente continuaria perderia em consumo e desempenho !!!

Obs : O motivo técnico desse fato ocorrer com as velas de ignição dos HB20 1.6 é pq as velas NGK que a fábrica equipa esse motores são as mais simples e baratas da linha da NGK e certamente se fossem velas de ignição com ambos os eletrôdos de platina como ocorre por exemplo nos modernos motores turbo da linha Audi/VW TFSI, esse desgaste precoce dessas velas de ignição não ocorreriam com apenas 22500 kms rodados, mas a fábrica quer sempre economizar em tudo, infelizmente !!!

Mas é isso aí, vivendo e aprendendo sempre ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 20 Nov 2015 22:09, em um total de 3 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 22:02 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Ianisgreek,

Na verdade fiz a pergunta porque posso passar pelo mesmo problema e eu iria pedir para eles verificarem.
Bem , como só tive carros com 1 ano de garantia não tive ainda a condição de analisar a Hyundai ainda como serviço.
Tive um Peugeot com garantia estendida e lá tudo que eu solicitava era feito. Queria que a Hyundai me atendesse com a mesma presteza que a Peugeot caso aconteça algo fora do comum.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 22:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Ianisgreek,

Na verdade fiz a pergunta porque posso passar pelo mesmo problema e eu iria pedir para eles verificarem.
Bem , como só tive carros com 1 ano de garantia não tive ainda a condição de analisar a Hyundai ainda como serviço.
Tive um Peugeot com garantia estendida e lá tudo que eu solicitava era feito. Queria que a Hyundai me atendesse com a mesma presteza que a Peugeot caso aconteça algo fora do comum.


Colega Zecam, fique a vontade para perguntar o que quiser, estamos aqui para nos ajudar mutuamente !

Vc pode até tentar pedir numa oficina autorizada HMB para fazerem essa checagem nas velas de ignição do seu HB20, se vc tb perceber algum aumento anormal no consumo do seu HB20, quem sabe eles atendem vc !

No meu caso, como eu gosto de mecânica automotiva e já tenho um antigo conhecimento desse assunto, confesso-lhe que retirar as velas do motor 1.6 do HB20 é uma moleza, basta ter cuidado e as ferramentas corretas e em uns 45 minutos de trabalho tranquilo e calmo vc revisa todas as velas e essa tarefa estará realizada !

Mas lógico e que fique claro que eu não recomendo aos colegas aventurarem a fazer essa manutenção por conta própria a menos que já se tenha alguma experiência em manutenção automotiva !

Boa sorte colega Zecam e sempre à sua disposição !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 20 Nov 2015 22:24, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 22:24 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Fica tranquilo, também dou meus tapas na área!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Velas de IRIDIUM alguem já colocou HB20_trocar na revisa
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 23:24 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
Essas velas da ngk são mais uma economia de palito da HB para esse carro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 65 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB