Bem-vindo: 16 Abr 2024 04:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 457 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Novo HB20 1.0 Comfort Plus 2016
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 16:26 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
Ricardo M. escreveu:
jpaulo2212,

O tópico que você comentou anteriormente, foi fundido neste, onde é o local adequado para se tratar de consumo.

Abraços,


Beleza! Obrigado


Roberto Bertoche escreveu:
Jpaulo, se esses números que você diz são consistentes, o álcool estará valendo a pena quando o preço dele for inferior a 88% do preço da gasolina, o que geralmente ocorre, mesmo nos locais de etanol mais caro. Tipo se a gasolina estiver a R$ 4,00 o etanol valerá a pena abaixo de R$ 3,52.

Abraço,


Sim, eu esqueci de mencionar que considerei o "compensar" como sendo a Gasolina render mais que o Etanol no tanque.
Por regra geral, um carro faz X km/L de Etanol e Y km/L de Gasolina, sendo Y>X. Se isso não acontecer, pra mim fica muito estranho!

Roberto Bertoche escreveu:
Quanto a apanhar para andar com etanol, como e o quê você sente no carro?
Porque, via de regra, com a maioria das pessoas aqui e mesmo com os números que indicam a potência do motor abastecido com etanol, a experiência é inversa, ou seja, o motor é mais potente e bem disposto funcionando com o derivado da cana.
Me parece estranho você relatar o inverso.


É o inverso que ocorre! No Etanol é um carro que anda, na Gasolina é um carro que se arrasta... kkkkkk Se ligar o ar então... Tenho que usar bastante curso do acelerador para ter um desempenho satisfatório na cidade!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 17:48 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Tristeza esse carro com gasolina! Coloquei agora gasolina e parece que o freio de mão estava acionado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:13 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
ZECAM escreveu:
Tristeza esse carro com gasolina! Coloquei agora gasolina e parece que o freio de mão estava acionado!


Sim! É exatamente a isso que me refiro :(


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Tristeza esse carro com gasolina! Coloquei agora gasolina e parece que o freio de mão estava acionado!



Mas infelizmente, é isso aí mesmo que ocorre com essas nossas medíocres gasolinas quando alimentam os motores flex de alta compressão Zecam !

E quando eu sugiro insistentemente aqui aos colegas para eles sempre que possível, que deêm a preferencia ao etanol quando forem abastecer, eles já citam que o preço do etanol está desfavorável e blá -blá -blá, mas esquecem que se não querem abastecer apenas com o etanol, que pelo menos o utilizem em proporções menores de pelo menos uns 25% a 30% mas que evitem ao máximo de utilizar apenas esses lixos de gasolinas puras no tanque dos pobres dos HB20 !

Tenho absoluta certeza que esses motores vão agradecer muitíssimo ao detectarem um teor um pouco maior de etanol no tanque deles ... rsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:20 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
ianisgreek escreveu:
ZECAM escreveu:
Tristeza esse carro com gasolina! Coloquei agora gasolina e parece que o freio de mão estava acionado!



Mas infelizmente, é isso aí mesmo que ocorre com essas nossas medíocres gasolinas quando alimentam os motores flex de alta compressão Zecam !

E quando eu sugiro insistentemente aqui aos colegas para eles sempre que possível, que deêm a preferencia ao etanol quando forem abastecer, eles já citam que o preço do etanol está desfavorável e blá -blá -blá, mas esquecem que se não querem abastecer apenas com o etanol, que pelo menos o utilizem em proporções menores de pelo menos uns 25% a 30% mas que evitem ao máximo de utilizar apenas esses lixos de gasolinas puras no tanque dos pobres dos HB20 !

Tenho absoluta certeza que esses motores vão agradecer muitíssimo ao detectarem um teor um pouco maior de etanol no tanque deles ... rsrsrsrs!!!


Eu me estresso até se estiver com 20-30% de etanol no tanque! Kkkkk
Outra vez coloquei cerca de 20% para uma Viagem. Acabou que gastei mais fazendo isso do que com o Etanol puro... Por que? Não deveria ser o contrário: adicionar mais um pouco de autonomia?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
jpaulo2212 escreveu:
ianisgreek escreveu:
ZECAM escreveu:
Tristeza esse carro com gasolina! Coloquei agora gasolina e parece que o freio de mão estava acionado!



Mas infelizmente, é isso aí mesmo que ocorre com essas nossas medíocres gasolinas quando alimentam os motores flex de alta compressão Zecam !

E quando eu sugiro insistentemente aqui aos colegas para eles sempre que possível, que deêm a preferencia ao etanol quando forem abastecer, eles já citam que o preço do etanol está desfavorável e blá -blá -blá, mas esquecem que se não querem abastecer apenas com o etanol, que pelo menos o utilizem em proporções menores de pelo menos uns 25% a 30% mas que evitem ao máximo de utilizar apenas esses lixos de gasolinas puras no tanque dos pobres dos HB20 !

Tenho absoluta certeza que esses motores vão agradecer muitíssimo ao detectarem um teor um pouco maior de etanol no tanque deles ... rsrsrsrs!!!


Eu me estresso até se estiver com 20-30% de etanol no tanque! Kkkkk
Outra vez coloquei cerca de 20% para uma Viagem. Acabou que gastei mais fazendo isso do que com o Etanol puro... Por que? Não deveria ser o contrário: adicionar mais um pouco de autonomia?



Colega JPaulo, com certeza que deve haver algo de errado nessa sua observação pq senão que diabos de mapas existem gravados na ECU de um HB20 que não consegue se adaptar de maneira ideal às diferentes proporções de gasolina e etanol que possam existir no tanque deles?

E citando aqui por experiencia própria, na ultima viagem mais longa que fiz com o nosso HB20 ao litoral ( foram 750 kms de ida e outros tantos de volta) no caminho o etanol no estado da Bahia estava bem desfavorável com relação aos preços das gasolinas e eu que sempre abastecia com a mistura mágica (80% de etanol e 20% de gasolina) mudei temporariamente e apenas durante essa viagem para 66% de etanol e 33% de gasolina e a autonomia melhorou comprovadamente um pouco mais ...

Quanto à alguma variação em desempenho utilizando essa nova mistura que citei acima, não deu para perceber com nitidez pq eu sempre viajava com velocidades de cruzeiro entre 110 kms/h a 130 kms/h com o ar cond. sempre ligado e o veículo carregado e ele até que desenvolvia bem nas rodovias, nas subidas e nas ultrapassagens com essa mistura ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:41 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
ianisgreek escreveu:
Colega JPaulo, com certeza que deve haver algo de errado nessa sua observação pq senão que diabos de mapas existem gravados na ECU de um HB20 que não consegue se adaptar de maneira ideal às diferentes proporções de gasolina e etanol que possam existir no tanque deles?

E citando aqui por experiencia própria, na ultima viagem mais longa que fiz com o nosso HB20 ao litoral ( foram 750 kms de ida e outros tantos de volta) no caminho o etanol no estado da Bahia estava bem desfavorável com relação aos preços das gasolinas e eu que sempre abastecia com a mistura mágica (80% d etanol e 20% de gasolina) mudei temporariamente e apenas durante essa viagem para 66% de etanol e 33% de gasolina e a autonomia melhorou comprovadamente um pouco mais ...


Então, por isso acho estranho. O seu é o 1.0?
Esse fim de semana vou colocar 30% de Gasolina novamente e testar... depois relato aqui.
Na cidade quando uso gasolina a marcação do CB também fica desproporcional (às vezes) com a do Etanol, inclusive chega a marcar um número menor (mais consumo). Existe possibilidade de problema no sensor que analisa a % de cada combustível no tanque, fazendo a ECU usar o modo Etanol como um "escape"?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 19:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
jpaulo2212 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colega JPaulo, com certeza que deve haver algo de errado nessa sua observação pq senão que diabos de mapas existem gravados na ECU de um HB20 que não consegue se adaptar de maneira ideal às diferentes proporções de gasolina e etanol que possam existir no tanque deles?

E citando aqui por experiencia própria, na ultima viagem mais longa que fiz com o nosso HB20 ao litoral ( foram 750 kms de ida e outros tantos de volta) no caminho o etanol no estado da Bahia estava bem desfavorável com relação aos preços das gasolinas e eu que sempre abastecia com a mistura mágica (80% d etanol e 20% de gasolina) mudei temporariamente e apenas durante essa viagem para 66% de etanol e 33% de gasolina e a autonomia melhorou comprovadamente um pouco mais ...


Então, por isso acho estranho. O seu é o 1.0?
Esse fim de semana vou colocar 30% de Gasolina novamente e testar... depois relato aqui.
Na cidade quando uso gasolina a marcação do CB também fica desproporcional (às vezes) com a do Etanol, inclusive chega a marcar um número menor (mais consumo). Existe possibilidade de problema no sensor que analisa a % de cada combustível no tanque, fazendo a ECU usar o modo Etanol como um "escape"?



Então JPaulo, o meu é 1.6 mas fique tranquilo que o princípio de funcionamento deles é absolutamente o mesmo.

E só para explicar um pouco melhor o que ocorre :

As nossas gasolinas compostas por 73% de gasolina pura e 27% de etanol anidro queimam completamente com uma mistura de 13 partes de ar para 1 parte de combustível.

Já o nosso etanol hidratado, vendido normalmente em postos de abastecimentos apresenta uma queima perfeita com uma mistura de 8,3 partes de ar para uma parte de combustível.

Então o que ocorre quando existe uma mistura de suponha 50% de gasolina comum/aditivada e 50% de etanol no tanque de um HB20, a sonda lambda instalada no escape detecta exatamente essa mistura pq para manter uma proporção ideal de queima são necessárias uma quantidade (volume) de 10,65 partes de ar para uma dessa mistura para haver uma queima ideal e nesse caso, a ECU já avisada por essa sonda lambda sobre o que está sendo queimado por aquele motor, saberá tb exatamente e instantaneamente qual é a composição exata dessa mistura contida no tanque e a partir dai, ela vai lá imediatamente na sua estante de arquivos e escolhe quais serão os mapas de combustível e de avanço de ignição o mais ideais possíveis para a composição dessa exata mistura que naquele instante está sendo alimentada e queimada pelo motor.

Então por aí já dá para termos uma noção da precisão que é o funcionamento desse sistema eletrônico de gerenciamento de motores flex !!!

E lembrando aqui tb que quando um motor flex é alimentado apenas com etanol, ele exige um volume de combustível de uns 25% a 30% a mais de combustível do que quando ele é alimentado apenas com as gasolinas.

E o etanol apresenta sempre um leve maior rendimento em quaisquer motores do que quando eles são alimentados apenas com gasolinas é pq ele comprovadamente mostra ter uma dupla vantagem com relação às gasolinas :

Uma maior octanagem e um maior poder de resfriamento dessa mistura !

E o que essa dupla vantagem que o etanol proporciona a um motor flex significa é poder utilizar-se assim de maiores avanços de ignição que significam um melhor rendimento geral quando comparado com as gasolinas.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 20:15 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Dez 2015 18:44
Mensagens: 95
ianisgreek escreveu:


Então JPaulo, o meu é 1.6 mas fique tranquilo que o princípio de funcionamento deles é absolutamente o mesmo.

E só para explicar um pouco melhor o que ocorre :

As nossas gasolinas compostas por 73% de gasolina pura e 27% de etanol anidro queimam completamente com uma mistura de 13 partes de ar para 1 parte de combustível.

Já o nosso etanol hidratado, vendido normalmente em postos de abastecimentos apresenta uma queima perfeita com uma mistura de 8,3 partes de ar para uma parte de combustível.

Então o que ocorre quando existe uma mistura de suponha 50% de gasolina comum/aditivada e 50% de etanol no tanque de um HB20, a sonda lambda instalada no escape detecta exatamente essa mistura pq para manter uma proporção ideal de queima são necessárias uma quantidade (volume) de 10,65 partes de ar para uma dessa mistura para haver uma queima ideal e nesse caso, a ECU já avisada por essa sonda lambda sobre o que está sendo queimado por aquele motor, saberá tb exatamente e instantaneamente qual é a composição exata dessa mistura contida no tanque e a partir dai, ela vai lá imediatamente na sua estante de arquivos e escolhe quais serão os mapas de combustível e de avanço de ignição o mais ideais possíveis para a composição dessa exata mistura que naquele instante está sendo alimentada e queimada pelo motor.

Então por aí já dá para termos uma noção da precisão que é o funcionamento desse sistema eletrônico de gerenciamento de motores flex !!!

E lembrando aqui tb que quando um motor flex é alimentado apenas com etanol, ele exige um volume de combustível de uns 25% a 30% a mais de combustível do que quando ele é alimentado apenas com as gasolinas.

E o etanol apresenta sempre um leve maior rendimento em quaisquer motores do que quando eles são alimentados apenas com gasolinas é pq ele comprovadamente mostra ter uma dupla vantagem com relação às gasolinas :

Uma maior octanagem e um maior poder de resfriamento dessa mistura !

E o que essa dupla vantagem que o etanol proporciona a um motor flex significa é poder utilizar-se assim de maiores avanços de ignição que significam um melhor rendimento geral quando comparado com as gasolinas.

É isso aí colega, valeu !


Obrigado pelas informações!

Então,
A taxa de compressão do Etanol é 8,3:1 enquanto a da Gasolina é 13:1
Encontrei aqui no fórum a informação de que o HB20 1.0 tem a taxa 12,5:1, portanto, mais próxima da Gasolina. Você inverteu os dados ou a informação está errada? A meu ver assim o rendimento com Gasolina seria maior, certo?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 23:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega JPaulo, somente para ajuda-lo que vc está confundindo a taxa de compressão dos motores com a relação de ar+combustível de cada combustível ...

Então, só para esclarecer-lhe que essa informação que vc encontrou foi referente à taxa de compressão dos motores 1.0 aspirados da linha HB20 .

E saiba tb que quanto maior for essa taxa de compressão de um motor flex, mais ele vai render quando alimentado apenas com etanol e terá tb um pior funcionamento e rendimento geral quando alimentado apenas com as gasolinas.

Ou seja em outras palavras, as gasolinas detestam as altas taxas de compressão enquanto que o etanol ADORA e prefere mesmo são essas altíssimas taxas de compressão pq é assim que o etanol mostra toda a eficácia e vantagem dele com relação a todas as demais gasolinas ... rsrsrsrsrs!!!

Quanto ao rendimento dos motores flex da linha HB20 quando alimentados apenas com nossas gasolinas comuns/aditivadas, jamais elas farão esses motores renderem como quando eles estiverem sendo alimentados apenas com o etanol.

Esse é um fato que já é mais do que amplamente comprovado na prática !

A única e talvez nem seja de fato uma vantagem das gasolinas, é o menor consumo apresentado por esses motores flex quando alimentados somente com elas e seria somente essa vantagem e que eu sinceramente nem vejo e muito menos considero isso como uma real vantagem pq de resto são apenas desvantagens cumulativas ao se usar as gasolinas e que por isso mesmo, eu particularmente sempre quero evita-las a qualquer custo ... rsrsrsrs!!!

E sinta-se à vontade para tirar quaisquer outras dúvidas que vc ainda tiver, estamos aqui para ajuda-los no que for possível !

Valeu colega abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 457 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB