Roberto Bertoche escreveu:
O controle de tração serve para carros com motores muito violentos não cantarem pneus em arrancadas, que talvez tenha acontecido com meus HB20 uma ou duas vezes até hoje, e o controle de estabilidade não sei o que é e nem nunca dirigi um carro com isso fora do Gran Turismo - onde, sei que é virtual, mas não gostei - e como não se pode sentir falta de algo que não se conhece, passo bem sem eles.
Bom dia Roberto,
Entendo e já até conheço o seu ponto de vista.
Na verdade, o ideal seria termos todos os itens citados, os de segurança e de conforto, mas neste caso, nos dias atuais, teríamos que buscar carros em categoria superior.
O controle de estabilidade, para um motorista que sempre anda nos limites de velocidade, certamente o utilizaria muito pouco durante a vida útil do carro.
Entretanto, eu sempre prevejo a situação mais temerosa em alguns casos. Por exemplo, óleo/sujeira/água na pista, em alguns casos, o controle de estabilidade poderia salvar uma vida. Já tive um relato de um familiar nessa situação, em que percebeu o carro sairia de traseira em uma curva, com chuva, mas foi prontamente corrigido devido ao mecanismo de segurança.
Como você circula muito nessas boas estradas do estado de SP, acredito que realmente não sinta tanta falta.
Um dia que você vier passear em MG, dê uma passada na BR-381, no sentido Belo Horizonte-Vitória/ES, aí você compreenderá melhor o motivo da minha preocupação.
Grande abraço,