Roberto Bertoche escreveu:
Desculpe a minha ignorância, Bernardo:
Embora a maior parte dos carros que tive eram carburados, pelo menos os últimos 7, com os quais rodei mais de 350 000 km, já tinham injeção eletrônica e eu nunca mandei fazer limpeza de injeção, bico ou borboleta em nenhum deles.
Eles nunca apresentaram problemas que justificassem a suspeita desse problema.
Então eu gostaria de saber, é preciso mesmo, de vez em quando, limpar a injeção?
Não é o combustível que deve manter isso tudo limpo?
Como se justificaria esse problema em carros tão novos como os nossos?
Pois apesar do meu primeiro HB20 já estar com quase 60 mil km, ele ainda parece um bebê... funciona perfeita e silenciosamente.
Como nunca precisei fazer nada disso e vejo esse serviço sendo oferecido em quase todas as oficinas, inclusive nas CCSS VW, fico imaginando se isso não é um "meio de vida" de mecânicos mal intencionado$$$.
Gostaria da sua opinião que é certamente muito mais familiarizado com o esse procedimento do que eu.
É verdade que suja? Você já fez isso e melhorou o carro mesmo sem ter mexido em outras partes?
Sei lá, desconfio à beça dessas limpezas...
Será sou muito desconfiado?
Abraço,
Bertoche, tenho um Tiida aqui em casa utilizado no pior tipo de trajeto, anda menos de 2km e para umas 3-4 vezes por dia, então esse carro ficou com a manutenção em concessionária até 2 anos e meio, ou seja, 5 revisões e com uns 32.000km aos 3 anos. Agora venho trocando óleo religiosamente com 6 meses e os devidos filtros, mas ele estava com um consumo absurdo de chegar a 3,5km/L de etanol nesse trajeto ingrato.
Levei na concessionária para trocar as velas, que no manual estava previsto apenas para 100.000km e eu antecipei para 48.000km pelo uso severo e ainda aproveitei para limpar os bicos. Isso tudo eu pedi, não foi empurrado na concessionária, mas eles não tinham o ultrassom de limpeza e eu mesmo levei em outro local e lá pude ver que dois bicos não estancavam, ficavam pingando e eles também estavam com o leque totalmente fora do padrão. E ainda na concessionária descarbonizei a borboleta com um spray que eu mesmo levei.
Agora pensa num carro com a marcha lenta super estável, até o ruído de acionamento do ar reduziu pq não oscila a marcha, mais esperto e que passou a 5km/L no mesmo trecho... Tudo o que eu fiz não está no manual do carro, mas precisou de intervenção pela maneira de usar o carro.
E ainda acho que as velas não precisaria ter trocado, mas como é muita mão de obra para tirar o coletor de admissão resolvi deixar tudo zerado. E para quem está desesperado com o prazo das velas, elas são de fábrica já de Iridium e são aplicadas quando a troca é complicada e o desempenho é importante.
E o combustível utilizado nele sempre foi gasolina aditivada de postos de bandeira, o etanol foi um teste e tentativa de limpeza.