Bem-vindo: 28 Mar 2024 18:36

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 12 Abr 2013 12:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
k270kmh escreveu:
Oq vcs me aconselham na troca de 5000Km? 5W30 ou 5W20?


Oi K270kmh !
Respondendo sua pergunta , em principio vc deve utilizar a recomendação original da Hyundai Brasil de usar a viscosidade 5W30 !
Mas se vc quizer utilizar um oleo mais fino, por exemplo esse que vc mencionou , o 5W20 ou mesmo o 0W20 , mais fino ainda, o que vai ocorrer é vc ter um bem pequeno aumento da potencia e torque no seu motor, acompanhado tb dessa mesma proporção de economia de combustivel ! E a outra vantagem é que esse oleo mais fino tb ajudará a manter o motor funcionando um pouco mais frio, pq ele tb vai ajudar um pouco mais na refrigeração interna do motor ! A desvantagem é que por serem esses oleos mais finos que o 5W30, PODERÁ ocorrer um leve aumento do consumo desse oleo lubrificante pelo motor !
Veja bem, eu disse que poderá ocorrer um leve aumento do consumo de oleo pelo motor, portanto não é certeza pq eu nunca fiz esse teste ainda, mas quanto a vc poder usar, pode sim, tranquilamente que não vai jamais estragar o seu motor e ainda vc terá essas pequenas vantagens que eu citei ai acima ! Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2014 09:44 
Offline

Registrado em: 02 Ago 2014 20:27
Mensagens: 3
MetalOmega escreveu:
rafael20 escreveu:
Acredito que o HB saia de fábrica com o shell ultra, da embalagem cinza.
Quando completar 5.000km ou 6 meses vou trocar óleo e filtro, na concessionária ou em um posto shell, mas com o filtro original da concessionária.


Se for descoberto que foi realizado serviço fora da Concessionária perde-se a garantia de imediato, cuidado. E não pense que não tem como descobrir ;)



Eu concordo com o Senhor. Ja colocou o óleo 10w40 semi API SN ??
Ass.: Jr.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 12 Jun 2015 14:23 
Offline

Registrado em: 12 Jun 2015 13:54
Mensagens: 2
Troco a cada 10mil como recomendado no manual do carro.

Engenheiro estuda, fica horas a fio projetando um carro tem uma equipe que confirma o projeto e o veiculo é aprovado para ser utilizado.

Porque eu mudaria isso, trocando com uma KM menor.

Respeito a opinião da galera que troca com uma KM menor, só acho que está gastando um dinheiro que não precisava.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 12 Jun 2015 14:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
gmsd escreveu:
Troco a cada 10mil como recomendado no manual do carro.

Engenheiro estuda, fica horas a fio projetando um carro tem uma equipe que confirma o projeto e o veiculo é aprovado para ser utilizado.

Porque eu mudaria isso, trocando com uma KM menor.

Respeito a opinião da galera que troca com uma KM menor, só acho que está gastando um dinheiro que não precisava.


Verdade!

Além do mais, o meio ambiente agradece aos que não realizam trocas antecipadas.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 16 Jun 2015 09:37 
Offline

Registrado em: 15 Jun 2015 11:33
Mensagens: 12
gmsd escreveu:
Troco a cada 10mil como recomendado no manual do carro.

Engenheiro estuda, fica horas a fio projetando um carro tem uma equipe que confirma o projeto e o veiculo é aprovado para ser utilizado.

Porque eu mudaria isso, trocando com uma KM menor.

Respeito a opinião da galera que troca com uma KM menor, só acho que está gastando um dinheiro que não precisava.


E isso vale pra Gasolina Comum ou Aditivada. Se no manual manda um, use-a, pois os engenheiros estudaram anos e nos beneficiaram com 5 anos de garantia pois funciona conforme o manual. Senão não se chamaria manual e sim Ocasional.
Lembrem que na última página do 'manual do Fiat 147' dizia os horários dos ônibus, pro vivente não ficar na mão caso o carro parasse.
rsrsrs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 16 Jun 2015 10:31 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
cyrojr escreveu:
MetalOmega escreveu:
rafael20 escreveu:
Acredito que o HB saia de fábrica com o shell ultra, da embalagem cinza.
Quando completar 5.000km ou 6 meses vou trocar óleo e filtro, na concessionária ou em um posto shell, mas com o filtro original da concessionária.


Se for descoberto que foi realizado serviço fora da Concessionária perde-se a garantia de imediato, cuidado. E não pense que não tem como descobrir ;)



Eu concordo com o Senhor. Ja colocou o óleo 10w40 semi API SN ??
Ass.: Jr.


Amigo óleo 10w40 não é recomendado para os motores HB20, alem de ser semi sintético ele é mais grosso. O Correto a ser usado é o 5w30 Sintético ou se mais finos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Jun 2015 10:07 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
Plano de manutenção atualmente tem mais pitaco de marketing do que da engenharia. Imagina que "péssimo" para uma marca aparecer nas revistas "TOPS" que o veículo precisa visitar a concessionária a cada 5.000km..
Então se acha um meio termo para o primeiro dono não gastar demais na concessionária e ficar feliz e o carro rodar até uns 120.000km rodar sem problemas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 21 Jun 2015 18:00 
Offline

Registrado em: 28 Abr 2014 23:29
Mensagens: 122
Eu não sei qual a dificuldade do pessoal em seguir o manual de instruções.
Qual o problema em trocar a cada 10.000km e usar o 5w30 API especificado ?
O litro custa na faixa de R$30,00. Vocês gastam o valor de uma troca numa sentada num buteco toda semana.

Fala sério meu.
Depois vão reclamar que o carro é ruim, igual os gol 16V.

Se a engenharia da Hyundai garante o carro por 6 anos, trocando a cada 10.000km, sem limite de km para pessoa física, por quê fazer diferente?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 21 Jun 2015 19:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Também acho!
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 06 Jul 2015 10:16 
Offline

Registrado em: 02 Ago 2014 20:27
Mensagens: 3
lark2 escreveu:
Galera, não é tão simples assim, o HB20 1.6 usa o mesmo motor do Kia Soul 1.6 flex e do Kia Cerato que por sua vez também é o mesmo do i30 flex, e a versão 1.0 é o mesmo motor do Kia Picanto, a revista 4 rodas já publicou uma reportagem sobre esse motor 1.6 bater tuchos quando frio usando óleo 5W30, acontece que somente no Brasil e no Oriente Médio o Grupo Hyundai/Kia homologou óleo 5W30 pra esse motor por conta do calor, no resto do mundo ele bebe 5W20, tem até um forum do i30 sobre este assunto vejam:

http://i30brasil.forumeiros.com/t2673-c ... do-assunto

O assunto começou porque as concessionárias Caoa estavam colocando 10W40 que é mais barato, e depois descobriram que mesmo colocando 5W30 não resolvia o problema que se apresentava apenas após a primeira revisão pois vinham importados carregados com 5W20, a verdade é que agora usaram um óleo 5W30 com viscosidade a frio em torno de 50 (cSt @ 40 ºC 50,1) pra não bater tuchos, assim não é qualquer óleo 5W30 (Repito não é mesmo) que tem essa especificação e ainda é mais fácil achar um 0W30 com esta especificação.

Ps: Apenas três marcas de 5W30 chegam próximas desta especificação no Brasil:

Castrol Magnatec A5_5W30____cSt @ 40 ºC 53,50
Shell Helix Ultra AF __5W30____cSt @ 40 ºC 57,4 (Apenas o modelo AF, o que encontra facilmente é o E)
Valvoline Durablend__5W30____cSt @ 40 ºC 57,89

Abraços.



Vc mora em clima quente ??
Seu carro HB20 já testou com óleo 10w40, não apresentou nada problema ??
Att.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB