Adriel Romig escreveu:
Bom dia! Tenho um hb20 1.6 e estou querendo botar filtro esportivo do modelo cônico!! Eu e minha esposa estamos com algumas duvidas!! O filtro de ar esportivo cônico chega a gastar mais gasolina do que sem filtro esportivo? Detona com o motor? Da algum ronco? Gostaria de saber os pontos negativos!! Agradeço
Olá Adriel,
Vamos por etapas.
Primeiramente aconselhamos o uso do filtro INBOX para o veículo utilizados no dia a dia.
Isso porque estes veículos pegam muito trânsito no dia a dia e tendem a andar em velocidades, quando não parados, muito pequenas e isso faz com que o calor do motor se acumule dentro do capô e o mesmo, através do filtro de ar Cônico ou Cilíndrico INFLOW (equivalente aos Cônicos do mercado), que fica fora da caixa de ar cuja qual uma de suas funcionalidades é proteger o motor de captar o calor proveniente dele mesmo, capte esse ar quente, fazendo com que o motor não desempenhe o esperado ou até desempenhe menos do que com o filtro tradicional.
Para tal, é aconselhável fazer um sistema CAI (COLD AIR INTAKE) decente, para evitar isso.
Porém, o ganho de desempenho do CILÍNDRICO INFLOW/CÔNICOS para um INBOX, captando a mesma qualidade de ar frio, é de 1 a 3 cv no máximo (dependendo o veículo), o que é muito pouco significativo para um veículo utilizado no dia a dia e também para o custo que você terá para fazer um sistema CAI.
O CILÍNDRICO INFLOW é aconselhado somente para veículos utilizados em corridas ou que dependam de um alto fluxo.
Quanto ao Ronco Esportivo. o filtro modelo INBOX (que vai dentro da caixa de ar original do veículo) não tem como característica alterar o ronco do motor, porém pode haver uma encorpada neste ronco devido ao novo fluxo de ar admitido pelo motor.
Para alterar o ronco do motor perceptivelmente, é necessário o uso de um Cilíndrico INFLOW, mas são necessárias realizar as modificações comentadas para que ele desempenhe o esperado, ok?
A questão da economia, com relação a filtro de ar, é diretamente ligada a potência, o veículo "ganhando" potência ele tem que ter economia!
Em linhas gerais, o que o sistema/filtro faz é corrigir a entrada restritiva de ar para o motor, causada pelo filtro de papel/algodão (original). Com isso, melhora o desempenho do carro em toda a curva de RPM, fazendo com que ele ande "mais solto". Sendo assim, não será necessário acelerar em demasia para compensar a ineficiência na entrada de ar, promovendo uma economia de combustível. Pelo histórico de todos os testes realizados em outros veículos, os resultados sempre são muito parecidos, ou seja: filtro novo Inflow x filtro novo papel = Ganho de 2 a 3% em potência. Com o passar do tempo, os demais filtros começam a ficar restritivos, aumentando significativamente essa %, podendo chegar a 10%! Essa restrição não ocorre com o INFLOW em função da característica das células, em formato de dodecaedro, que retém a poeira que fica "grudada" no óleo que é aplicado no filtro, mantendo por um tempo muito maior, o funcionamento do motor em sua plenitude de potência. Testamos nossos filtros no Southwest Reserch Institute, no Texas, USA, onde obtivemos uma filtragem superior ao K&N e similar aos filtros de papel, porém com um fluxo de ar bem superior aos mesmos. Isso em função das características do material utilizado + óleo mineral que é aplicado nos filtros INFLOW.
Esperamos ter esclarecido as dúvidas, se ainda permanecer ou quiser maiores detalhes, é só entrar em contato novamente.
Abraço!