Olá colegas desse tópico :
Sabe-se que foi em janeiro de 2014 o lançamento aqui no Brasil das novas gasolinas S-50 que substituíram obrigatoriamente todas as antigas gasolinas comuns/aditivadas S-800, pq elas continham elevadíssimos teores de enxofre e esse produto, quando queimado, aumenta os níveis de carbonização o que comprovadamente, entope prematuramente os catalisadores do sistema de escape, reduzindo bastante sua vida útil !
E os prejuízos e as desvantagens técnicas de um catalisador mesmo que parcialmente entupido são enormes e por isso, devem ser comentados:
- Reduz-se o fluxo normal de gases passando pelo sistema de escape o que consequentemente reduz o rendimento geral do motor, aumentando-se o consumo e reduzindo-se tb o seu desempenho principalmente em altas rotações !
Ontem, encontrei por acaso um colega que tem um dos primeiros HB20 1.6 comprado ainda em Novembro de 2012, que atualmente está com 62000 kms rodados, e infelizmente ele me disse que sempre usou gasolina !
E conversando, ele me relatou que esse carro dele já há algum tempo atrás, vem apresentando diminuição progressiva de rendimento e aumento no consumo, por isso, levou na CCS HMB , verificaram tudo e aparentemente não encontraram nada de errado, pq nas revisões anteriores trocaram oleo, filtros de oleo, de ar e de combustível e tb as velas de ignição, inclusive até as folgas das válvulas foram checadas !
Mas infelizmente esse é mais um fato comprovado de que dificilmente se detectam problemas de entupimento em catalisadores de escape, pq esse entupimento é gradual e assim tb a perda de rendimento é assim, progressiva e gradual.
Assim, sugeri a ele que retornasse novamente na CCS Hyundai para verificarem o estado do catalisador do HB20 dele, quem sabe pode estar ali a solução desse problema do carro dele !
E uma das maneiras comprovadamente mais seguras e eficazes de se prolongar a vida útil dos catalisadores de escape é usar preferencialmente e sempre que possível o etanol no lugar de gasolinas pq a sua combustão é limpa e livre de carbonizações, além da vantagem que o etanol possui de não apresentar nenhum teor de enxofre em sua composição !
Obs : Segundo as fábricas de automóveis daqui, elas estipularam que a vida útil máxima dos catalisadores de veículos que rodam aqui no Brasil é de 80000 kms e isso nas melhores condições e hipóteses, ou seja, pode tb ser reduzida dependendo de cada caso ...
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