Boa tarde a todos,
Por favor leiam abaixo e também no leiam no final do post.
Sou proprietário de um HB20 1.0 2013/2014. Meu veículo apresenta um ALTO rangido agudo na embreagem desde os 6mil KM, principalmente na ré. Um rangido ALTO e muito incômodo. A concessionária negou a garantia. O defeito é comum na embreagem dos HB20 1.0.
No RECLAMEAQUI muitos casos idênticos, em carros com menos de 10mil km rodados. (
http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=embreagem+HB20 )
A concessionaria Hyundai Caoa Nações Unidas (SP) tentou solucionar o rangido ''lubrificando'', mas voltou após 2 dias. Solicitei a troca da embreagem e foi negado (a embreagem possui garantia somente de 90 dias) e o carro tinha 6 meses(6mil KM).
A embreagem apresentava funcionamento normal (apesar do ALTO rangido que faz). Não apresenta NENHUM sinal de desgaste prematuro do disco e platô ( trepidação nas saídas, disco patinando, pedal pesado e dificuldades de engatar marchas ). A única solução para este defeito de fabricação é a troca por uma nova embreagem.Para trocar a embreagem teria que gastar quase R$2mil reais. Neguei.
Na revisão dos 20mil e 30mil KM, na concessionária HMB Ipiranga, conversando com o consultor técnico, ele informou que este rangido na embreagem é um problema já conhecido pela Hyundai. Porém sem solução. A Hyundai Motors Brasil já sabe que se trata de um problema de fabricação crônico das embreagens dos veículos HB20 1.0, com muitos casos expostos no reclameaqui e em sua grande maioria carros com menos de 10mil km rodados. Porém mesmo tendo conhecimento, não realiza o RECALL.
A Hyundai Motors Brasil se exime da responsabilidade de reparar as embreagens problemáticas através da mera formalidade da garantia de apenas 90 dias. Demonstrando a sua enorme falta de respeito com seu consumidor. Entretanto por se tratar de um vício oculto, ao negar a garantia, esta desrespeitando o código de defesa do consumidor com base na
Lei nº 8.078/90 nos Art. 26 §3° ''Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.'' e art. 18 ''Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor''Portanto o veículo estava dentro do prazo de garantia, e mesmo assim tive a garantia negada.
Por ser um problema que causa somente um ALTO rangido, sem solução e sem demais consequências, pode ser considerado também como uma
característica falha de projeto da embreagem dos HB20. E ao não informar no manual, nem nos matérias publicitários e informativos, A Hyundai Motors Brasil comete também uma
infração penal de acordo com o CDC art. 66, por omitir informação relevante sobre a característica, qualidade, desempenho e durabilidade do produto. Meus carros anteriores foram Peugeot 207, Golf, Stilo, Polo.. e nunca troquei uma embreagem antes dos 70mil KM e nem tive problema semelhante.
Quando comprei meu HB20, esperava troca-lo pelo 1.6 no futuro.
Mas depois desta falta de respeito com o consumidor, Hyundai nunca mais.
Vídeo do rangido na embreagem:
https://www.youtube.com/watch?v=Z5BNgbqtTLc Minha reclamação no reclameaqui:
https://www.reclameaqui.com.br/areadoco ... e46b76219fGOSTARIA QUE QUEM ESTIVER COM O MESMO PROBLEMA OU SEMELHANTE, POR FAVOR SE MANIFESTAR PARA JUNTARMOS MAIS CASOS.Obrigado