Eduardo Thadeu escreveu:
Ricardo Moreno,
você que tem o X, o consumo melhorou? Está abastecendo com etanol? Que gasolina você coloca (se for o caso)? No Fit, era recomendado pela Honda, a comum, isso mesmo, a comum. O protetor de cárter, mandou coloca-lo?
Na Caoa, o consultor diz que a Hyundai não recomenda, pois em uma batida, o motor não tem como ir para o chão. Sempre tive o protetor. Sei que o X, é um pouco alto em relação ao solo, mas pretendo ir a um sítio com 8km de terra, entre idas e vindas e com muitas pedrinhas no caminho. Alguns aqui, não usam o protetor. Que dúvida do kct, kkkkkkk.
Desculpe de tantas perguntas, mas não conheço nada do carro e nenhum amigo meu, tem o carro e na mídia, tem jabá para falar bem do carro, não dou crédito.
Para não dizer que nunca andei de HB20, um amigo tem e me emprestou para eu andar um pouco, foi o 2014, gostei do carro, mas achei ele muito baixo para os meus 1,82 de altura. Não adiantou perguntar nada p/ ele, pois o cara não entende bulufas de nada, só faz dirigir e mais nada. Nem sabe a potência do carro.
No X, nem fiz o test drive, pois nas três vezes que fui a Caoa, não tinha o carro para o teste. Também não fiz muita questão, pois corria o risco de não gostar e ficar sem opção na faixa de preço, pois o Fit e o X, são os únicos compactos que me atendem e que cabem na minha vaga.
Perguntar para um consultor, de nada adianta, pois ele responde o que você quer ouvir, não sei se me fiz entender.
kkkkk. blz
pode perguntar a vontade, o fórum é para essas coisas.
Bom meus posts costumam ser longos pois gosto de detalhar bem o que escrevo.
Vamos lá..
Vou enumerar suas duvidas para ficar mais fácil de ler as respostas.
1) O meu carro já está com 800 km, e na gasolina ele esta fazendo 9 km/l a 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Ja consegui fazer 16,5 km/l na estrada andando no modo geriátrico.
Porém meu trajeto diário na cidade é misto.
Sobre o Etanol eu tinha somente dados de um tanque que coloquei bem quando peguei ele, porém prefiro fazer novas médias já que agora o carro esta com uma kilometragem melhor. o ideal era rever as médias quando ele tivesse com seus 7000 km.
Sobre o tipo de combustível que estou colocando, atualmente estou abastecendo com gasolina aditivada Vpower da Shell.
Estava colocando gasolina pois estava fazendo a conta amplamente divulgada pela mídia dos 70% e no caso a minha conta dava 71%. porém eu tive conhecimento do estudo da Ecofrotas da conta dos 80% ontem aqui no fórum. E vou passar a colocar etanol me baseando por este novo estudo. Achei o estudo deles mais confiável do que do Inmetro.
Assim que tiver as médias com etanol eu posto aqui.
Em meus veículos quando abasteço com etanol, a cada 3 tanques de etanol comum, coloco um tanque de Vpower Etanol ou se não encontro o combustível, coloco um frasco de aditivo Bardahl flex na hora do abastecimento.
Se fosse meu veículo anterior o HB20X 14/14 AT4, eu evitava colocar gasolina nele, pois tanto fazia por gasolina ou etanol o consumo era péssimo. Além dele ficar muito chocho. parecia carro 1.3. O que confirma o que muitos dizem que o motor da Hyundai gosta mesmo de etanol.
Já neste modelo novo eu sinto que ele fica chocho mas de forma aceitável. Os ajustes finos que a Hyundai fez no motor melhoraram este ponto, então não tenho problema de usar gasolina nele. Além do consumo que também melhorou.
Porém ainda falta eu analisar ele mais profundamente com etanol.
2) Sobre o fato da Honda indicar gasolina comum. Realmente tem no manual esta indicação, porém no meu tem um asterisco que diz o seguinte: "*1 A gasolina aditivada distingue-se da comum tipo C por receber aditivos com propriedades detergentes e dispersantes. Dessa forma, evita-se a formação de corrosão e depósitos no sistema de alimentação de seu veículo, permitindo sempre um bom fluxo de combustível ao longo do tempo.
A decisão pelo uso da gasolina aditivada cabe ao cliente, porém ressalta-se primordialmente o cuidado com sua procedência, seja comum ou aditivada."
Em meus veículos sempre coloco gasolina aditivada e quanto coloco etanol faço o procedimento que descrevi acima.
E até hoje nunca tive problemas com o sistema de alimentação de nenhum. O penúltimo veículo que eu tinha, vendi ele com 110.000 km e nenhum problema no sistema de alimentação dele. Estava em perfeitas condições, nunca tive que passar algum bico no ultrassom.
Já o manual da Hyundai não especifica nenhum tipo de combustível. Ela só menciona Etanol ou Gasolina. Então assim como a Honda, fica a cargo do cliente decidir qual tipo de combustível ele irá utilizar ao abastecer.
3) Sobre o protetor. Na negociação da compra do carro eu ganhei o protetor e o tapete de carpete, então como não paguei pedi para colocar.
Mas sempre coloquei o protetor em meus veículos (desde que eles tivessem a pré disposição que comportasse a instalação de um).
No meu HB20X 14/14 eu peguei um trecho de estrada de terra e mesmo ele sendo mais alto que o HB20 normal eu senti em alguns momentos ele raspar o protetor de cárter, pois a estrada que eu passei era muito acidentada. Então por conta disso mesmo se eu tivesse que pagar eu colocaria neste modelo também, mesmo ele sendo um pouco mais alto que o HB20X anterior.
Mesmo que o manual não possua nenhuma informação sobre a colocação do protetor de cárter, sou da opinião de que se existe o protetor no catalogo de acessórios homologados pelo fabricante e se a montadora já deixa a pré disposição para colocação do mesmo no motor (ou seja os furos onde devem ser instalado o protetor) então fica implícito que a sua colocação é permitida pela mesma.
Já se o carro não tem essa pré disposição e a colocação do mesmo tem que ser feita por meio de adaptações aí eu não instalo nem a pau. Pois também a montadora esta deixando implícito que não é para instalar nada no cárter do motor.
Na Honda o manual também não faz nenhuma menção do protetor de cárter, porém o Civic já vem de fábrica com ele instalado, devido a baixa altura que ele tem do solo.
Porém cabe cada um analisar o uso que irá fazer do carro. Se a pessoa só anda com o carro em um determinado trajeto que já é conhecido e não tem problemas com buracos e pedras neste trajeto, e/ou não costuma ir em vias ou estradas desconhecidas, aí é gastar dinheiro a toa.
Agora se a pessoa usa o carro para ir de vez em quando em caminhos desconhecidos, é como a propaganda do Bradesco Seguros fala "é melhor ter". pois se eu não tivesse o protetor no meu modelo anterior, eu teria voltado com ele nessa viagem que mencionei em cima de um guincho.
Para Ilustrar:
http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2015/02/protetor-de-carter-use-o-ou-deixe-o.htmlAbçs