ianisgreek escreveu:
Olá colega INFLOW, agradeço pelo seu relato e concordo com as suas colocações !
Mas como o colega não mencionou aqui na sua explicação técnica um detalhe de suma importância que todos devem obrigatoriamente saber, acho muito válido que ele seja tb relatado e explicado aqui para todos os interessados por esse tipo de elemento filtrante !
Já foi amplamente comprovado em testes práticos que esses tipos de filtros do tipo K & N , INFLOW e etc somente são indicados para uso em cidades e rodovias bem pavimentadas onde não há a incidência de muita poeira suspensa no ar pq nesses casos, eles se mostram ineficientes quanto a uma eficaz filtragem dessas partículas de poeira que são compostas de silício, um material duríssimo que com tempo de uso desses tipos de filtros, deixam passar quantidades proibitivas dele na forma de poeira com consequências irreversíveis riscando paredes de cilindros e desgastando prematuramente anéis de pistons e todas as demais peças que participam do processo da combustão e como resultado disso, é reduzida a vida útil de quaisquer motores.
Inclusive isso tanto é verdadeiro que a própria K & N anuncia publicamente em seu site que em condições de uso do veículo em locais poeirentos, que é totalmente desaconselhável a utilização desse tipo de elementos filtrantes justamente para se evitar todos esses mencionados desgastes precoces nos motores.
Na America do Norte, as leis de proteção aos consumidores são levadas muito à sério e por isso mesmo, a K & N antes de se preocupar apenas em vender seus produtos, tem obrigatoriamente que alertar e conscientizar os seus consumidores sobre as vantagens e desvantagens dos seus produtos.
Portanto que fique bem claro aqui que para todos os usuários desse tipo de filtro, somente é permitida a utilização segura do veículo em locais bem pavimentados sem muita poeira suspensa no ar.
Para todas as demais aplicações de uso, deve-se SEMPRE optar somente pelo uso dos elementos dos filtros de ar originais (de papel) para se assegurar uma melhor proteção do motor devido à máxima eficiência de filtragem do ar admitido pelo motor que eles comprovadamente apresentam.
Valeu colega, é isso aí !
Olá!
Primeiramente temos que ressaltar que gostamos desse tipo de interação e achamos salutar qualquer discussão pertinente.
Não sabemos bem em que testes você está se baseando, porém, há que ser analisado algumas coisas.
Os filtros esportivos, conhecidos, tais quais o mais renomado K&N é de algodão, uma camada mais fina que utiliza um óleo para auxílio de filtragem. Existem filtros de algodão tradicionais, maioria vem em carros japoneses, porém em camadas maiores que acredito que muitos conheçam, inclusive aqui no HB20 CLUBE, visto que o próprio vem com filtro de algodão (material filtral branco).
Os K&N, tendo em vista serem bem abertos, não são aconselháveis em utilizações de OFF-ROAD e nem algo até próximo a isso, eles tem modelos com espuma embaixo (como alguns filtros de papel vem) para limitar isso, porém, ainda assim não é perfeito.
O teste que fizemos em laboratório é feito com extremos (algo que veículos jamais chegarão a esse ponto em toda a vida útil dele).
Os 3 filtros que relatamos passaram pelo menos teste, sendo que o filtro INFLOW utilizado foi o padrão SEMI-RACING com VASELINA LÍQUIDA o K&N padrão e o filtro de ar de papel (com acréscimo da espuma cinza).
A eficiência de filtragem inicial do INFLOW foi de 97,93%, sendo que a grade de teste foi composta de:
1 micron: 2,7%; 2 micron: 11,6%; e assim sucessivamente...
Este teste é feito segundo os padrões de engenharia automotiva SAE e outros específicos e EXCLUSIVOS para linha automotiva. Ainda, segundos referencias da SAE (artigos indexados de literatura cientifica automotiva) afirmam que a filtragem de ar obtida para os 03 modelos de filtros do teste foram adequadas.
Juntamente a isso, temos alguns testes feitos pelos nossos próprios clientes tais quais o presente neste link: [video-youtube]https://www.youtube.com/watch?v=q5509lSI21c[/video-youtube].
E nas fotos anexas, onde os 2 Focus o de trás utilizando INFLOW e o da frente utilizando K&N participaram de uma TRACKDAY RALLY (diversas voltas em estrada de chão, poeira e lama).
Um deles andou atrás por todo o percurso, pois foi com o intuito de filmar as voltas do Focus com K&N a frente.
O cliente do Focus com K&N, resolveu verificar a caixa de ar dele e o filtro quando chegou e encontrou a caixa conforme a foto (K&N), ou seja, teve o resultado de ter que retificar o motor (foto da tubulação com terra também do mesmo Focus do K&N.
Preocupado, nosso cliente resolveu verificar a dele também e encontrou ela limpa (filtro utilizado HPF2250 SEMI-RACING COM VASELINA LÍQUIDA), conforme foto também.
(no próximo post coloco mais 2 fotos)
O filtro de poliuretano foi trazido da aviação civil e militar para, primeiramente, os veículos de Rally e Motocross (muitas motos utilizam filtros de espuma embebedados no MOTUL ou R2 para as competições de Cross), pois eles precisam de desempenho e filtragem, visto que não podem retificar o motor a todas corridas como antes era.
Lembrando que temos 3 modalidades de filtros, 1 para cada tipo de uso, onde o cliente deve optar pela que melhor lhe convier.
Qualquer dúvida é só postar aqui!
Abraço,
TEAM INFLOW