Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:20

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111 ... 140  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 02 Set 2016 22:43 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 17 Ago 2016 23:00
Mensagens: 19
O meu esta na faixa de 7,5 só no etanol 1.6 aut com 400km

_________________
HB20S 1.6 Premium 16/17
Puma Gtb 1980


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 03 Set 2016 00:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
MarioMaluco escreveu:
O meu esta na faixa de 7,5 só no etanol 1.6 aut com 400km



Eu acredito certamente que essa média está ótima levando-se em consideração todos os fatores envolvidos aqui nessa sua citação como :

Veículo bem novo e ainda em fase de amaciamento.

Pelo menos na região sudeste com a excessão do Rio de Janeiro, o etanol, sempre foi mais vantajoso em preço quando comparado com as nossas gasolinas.

O fato inevitável a ser sempre relembrado aqui de que a péssima qualidade das nossas gasolinas carbonizam internamente todos os motores que fazem uso dela, principalmente aqueles submetidos á condição de uso severo no transito urbano das cidades e em usos intermitentes de curta duração e distâncias.

O fato das nossas gasolinas apresentarem sempre um comprovado menor desempenho geral nos motores flex do que o etanol.

Enfim, não tem pq esconder isso que as gasolinas brasileiras com a excessão da cara e rara gasolina podium, são um verdadeiro LIXO da pior categoria, portanto ouça bem isso dona Petrobrás, esse sempre foi até o momento, um fato mais do que vergonhoso para essa estatal e tb para todos nós brasileiros que a consumimos forçosamente, infelizmente !!!

É isso ai colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Set 2016 16:43 
Offline

Registrado em: 27 Jul 2016 15:12
Mensagens: 6
Um relato sobre meu HB20s 1.6 manual, dois primeiros tanques, um chegou até passar de 400km, outro lá pelos 396km rodados já abasteci. Peguei estrada, tinha descolado uns 60km rodados na cidade, fui abastecer com 509KM rodados, isto é, 450km +- de pista duplicada, ar condicionado ligado direto, eu mais uma pessoa, e do banco para trás lotado. O CB estava marcando 14.3km/l na caneta fez 13.8km/l, ou seja, deram 39l nesse abastecimento, gasolina comum. Cheguei ao meu destino marcando 231.3km rodados, de pista única, neste tanque, um tracinho acima do meio tanque, marcando 14.2km/l, nisso o odômetro total já marcando 1595km rodados. Viagem relativamente tranquila, andando quase que 100% do tempo em 6 marcha, a mesma abaixa em torno de uns 500 700rpms, mantinha faixa entre 130km 140km/h, a 3100 rpms +-.

Na volta, voltei com carro cheio tanto passageiros quanto malas, mantive mais na faixa de 140km/h, abasteci na estrada e aqui em Brasília, pegou alguns dias pós em trecho urbano aqui, e estava marcando 12.5km/l no CB, na caneta deram uns 11.7km/l. Forcei mais na volta, andei um trecho de mão única muito movimentada, errei a rota rsss. Daí já era de manhã, altas carretas para ultrapassar. Mas gostei bastante do carrinho, silencioso, responde muito bem, econômico, agora já está indo para 3500km rodados, estava doido por umas puxadinhas, vamos vê. A 6ª marcha é muito boa, mas em certas situações cujo giro bem baixo, devido ao fator 16v, deve dá uma reduzida para 5ª para manter melhor o giro e a velocidade, consequentemente, o trecho na estrada. Na ida quase que sempre foram retomadas, em ultrapassagens, de 4ª. Na volta usei 3ª. Carrinho bom e forte, fez jus ao conjunto e seus 122 pocotós em alta.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 05 Set 2016 19:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Juarez Júnior escreveu:
Um relato sobre meu HB20s 1.6 manual, dois primeiros tanques, um chegou até passar de 400km, outro lá pelos 396km rodados já abasteci. Peguei estrada, tinha descolado uns 60km rodados na cidade, fui abastecer com 509KM rodados, isto é, 450km +- de pista duplicada, ar condicionado ligado direto, eu mais uma pessoa, e do banco para trás lotado. O CB estava marcando 14.3km/l na caneta fez 13.8km/l, ou seja, deram 39l nesse abastecimento, gasolina comum. Cheguei ao meu destino marcando 231.3km rodados, de pista única, neste tanque, um tracinho acima do meio tanque, marcando 14.2km/l, nisso o odômetro total já marcando 1595km rodados. Viagem relativamente tranquila, andando quase que 100% do tempo em 6 marcha, a mesma abaixa em torno de uns 500 700rpms, mantinha faixa entre 130km 140km/h, a 3100 rpms +-.

Na volta, voltei com carro cheio tanto passageiros quanto malas, mantive mais na faixa de 140km/h, abasteci na estrada e aqui em Brasília, pegou alguns dias pós em trecho urbano aqui, e estava marcando 12.5km/l no CB, na caneta deram uns 11.7km/l. Forcei mais na volta, andei um trecho de mão única muito movimentada, errei a rota rsss. Daí já era de manhã, altas carretas para ultrapassar. Mas gostei bastante do carrinho, silencioso, responde muito bem, econômico, agora já está indo para 3500km rodados, estava doido por umas puxadinhas, vamos vê. A 6ª marcha é muito boa, mas em certas situações cujo giro bem baixo, devido ao fator 16v, deve dá uma reduzida para 5ª para manter melhor o giro e a velocidade, consequentemente, o trecho na estrada. Na ida quase que sempre foram retomadas, em ultrapassagens, de 4ª. Na volta usei 3ª. Carrinho bom e forte, fez jus ao conjunto e seus 122 pocotós em alta.

Show de bola!
Felicidades, e sucesso com o carro.
[]

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 08 Set 2016 14:01 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
Pessoal, notei que meu hb20s Style 1.6 2016 AT é mais econômico quando dirijo controlando as marchas do que quando ta no modo Drive (automatico).
Com etanol na cidade eu to fazendo 6,2km/l no modo Drive e 6,9km/l mudando as marchas "manualmente", no mesmo trecho que ando todos os dias.

Alguem ja notou isso??

E eu achei estranho pq eu acabo esticando um pouco mais as marchas quando mudo manualmente.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 09 Set 2016 01:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
bordini escreveu:
Pessoal, notei que meu hb20s Style 1.6 2016 AT é mais econômico quando dirijo controlando as marchas do que quando ta no modo Drive (automatico).
Com etanol na cidade eu to fazendo 6,2km/l no modo Drive e 6,9km/l mudando as marchas "manualmente", no mesmo trecho que ando todos os dias.

Alguem ja notou isso??

E eu achei estranho pq eu acabo esticando um pouco mais as marchas quando mudo manualmente.



Colega Bordini, mas tem sim uma explicação técnica bem lógica que pode perfeitamente justificar isso pq esse motor 1.6 dos HB20 oferece todo o seu torque apenas nas 4500 rpm e isso fatalmente sugere que para se obter uma resposta pelo menos razoável desse motor, não se deve trocar de marchas com rotações muito baixas pq isso acaba forçando um pouco mais esse motor 1.6 e isso provoca sim um aumento no consumo de combustível, pq o motor estaria funcionando em rotações pouco favoráveis ao seu melhor rendimento ...

E isso tb demonstra um outro fato bem curioso, que talvez esse câmbio aut. dos HB20 tenha sido propositalmente calibrado para soltar mais cêdo (com rotações mais baixas) as marchas mais longas ou menos reduzidas, porém isso tb pode, dependendo da situação, surtir um efeito negativo como o fato citado pelo colega no seu relato acima ...

Obs : Um detalhe técnico importante que tem sido utilizado mais recentemente como uma inovação tecnológica nos novos e modernos câmbios aut. atuais controlados eletronicamente é um novo sensor de topografia ou sensor de nível que lê e informa à ECU desses câmbios AT se o veículo está circulando em terreno plano, em subidas ou em descidas.

Assim, quando se está circulando com o veículo em locais planos, a ECU desses câmbios adota um procedimento para as trocas de marcha e quando se está ou subindo ou descendo, é lógico que nesses casos, novamente a ECU é informada dessas novas situações de utilização do veículo e adota assim, novos parâmetros e procedimentos para realizar as trocas de marcha nos momentos mais oportunos e considerados os mais ideais para cada uma dessas novas situações !

E agora vem a pergunta óbvia :

Será que nesses câmbios aut. dessa atual linha dos HB20 já existe esse tipo de sensor de topografia ???

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 09 Set 2016 13:10 
Offline

Registrado em: 06 Set 2016 11:15
Mensagens: 12
Pessoal, o câmbio AT está programado para melhor desempenho, mas não para o menor consumo, pois, troca as marchas para variar a velocidade, para uma boa resposta ao movimento do acelerador, sem causar um consumo excessivo.

Existem duas condições para se obter o menor consumo, quando possível, isto é, usar a menor marcha sem acelerar e acelerar com a maior.

Quem tem o indicador de consumo médio instantâneo pode observar isto.

Quando se tira o pé e o carro continua no embalo, o consumo médio fica 99.9 e quando se acelera na maior marcha a variação do consumo é menor se comparado com a marcha anterior.

Claro que tem um limite, sem falar das condições de trânsito, não é para ficar descendo e subindo com algumas marchas, que além de desagradável, força o mecanismo, como o ianisgreek comentou.

Porém, com a troca manual pode-se antecipar a redução ou, deixar a velocidade reduzir, mantendo a maior marcha, em subidas com pouca inclinação.

O câmbio tiptronic é muito bom para isto, pois permite trocar todas as marchas e troca, automaticamente, quando começa a forçar o motor.

Abraços

_________________
Roberes
HB20 Rspec-Aut-Branco-2016


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 09 Set 2016 14:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Atualização de consumo:

Trecho de cerca de 180 km:

100 km de pista simples e 80 km duplicada.

Combustível: 100 % etanol

Ar desligado toda viagem. Tempo ameno, pista seca. Trânsito tranquilo.

Condução tranquila, com poucos momentos de requisição de rotações acima de 4000 rpm.

Consumo aferido pelo CB: 13,2 km/ L

O meu carro já tá 29.000 km e me satisfaz no consumo. Quando a viagem é tranquila, não há com que se preocupar.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 09 Set 2016 19:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Ricardo M. escreveu:
Atualização de consumo:

Trecho de cerca de 180 km:

100 km de pista simples e 80 km duplicada.

Combustível: 100 % etanol

Ar desligado toda viagem. Tempo ameno, pista seca. Trânsito tranquilo.

Condução tranquila, com poucos momentos de requisição de rotações acima de 4000 rpm.

Consumo aferido pelo CB: 13,2 km/ L

O meu carro já tá 29.000 km e me satisfaz no consumo. Quando a viagem é tranquila, não há com que se preocupar.

Abraços,



Ricardo, é até indiscutível essa ótima média de consumo que vc conseguiu com esse seu HB20, qual foi a velocidade que vc mantinha durante a maior parte do tempo dessa viagem ?

Vc estava só ou tinha mais passageiros e/ou carga ?

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 09 Set 2016 20:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
ianisgreek escreveu:
Ricardo M. escreveu:
Atualização de consumo:

Trecho de cerca de 180 km:

100 km de pista simples e 80 km duplicada.

Combustível: 100 % etanol

Ar desligado toda viagem. Tempo ameno, pista seca. Trânsito tranquilo.

Condução tranquila, com poucos momentos de requisição de rotações acima de 4000 rpm.

Consumo aferido pelo CB: 13,2 km/ L

O meu carro já tá 29.000 km e me satisfaz no consumo. Quando a viagem é tranquila, não há com que se preocupar.

Abraços,



Ricardo, é até indiscutível essa ótima média de consumo que vc conseguiu com esse seu HB20, qual foi a velocidade que vc mantinha durante a maior parte do tempo dessa viagem ?

Vc estava só ou tinha mais passageiros e/ou carga ?

Valeu colega, abrç !


Valeu Ianis!

Esqueci de citar os detalhes, Ianis.

O carro estava comigo, esposa e minha bebê, mas muita bagagem.

A velocidade oscilava entre 80-100 km/h.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1395 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111 ... 140  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB