ianisgreek escreveu:
Boa noite Ricardo !
Então colega, apesar do colega Bertoche ter citado essa possibilidade de se medir o grau de contaminação de um determinado fluído de freios, infelizmente no caso de aplicação veícular, em motocicletas ou em máquinas agrícolas ou similares, a contaminação por umidade desses fluídos de freios de sistemas hidráulicos é mais do que certa, por isso não tem jeito nenhum de se tentar negligênciar essa manutenção preventiva para adiar essa troca pq senão vc vai estar arriscando a eficiência real do sistema de freios do seu veículo e colocando em risco vidas humanas.
E informando aqui que um fluído de freios com mais de 2 anos de uso, estará tb além de contaminado com a umidade normal existente no ar atmosférico, contaminado com o próprio uso do veículo em questão e o que certamente vai ocorrer é um desgaste precoce de todas as peças internas do sistema de freios e do sistema de acionamento da embreagem dos HB20.
É isso aí colega, abrç !
Ricardo, é para testar a umidade com a "caneta" limpa, pelo menos, né?
Ianis, não tenho notícia de outro tipo de "contaminação" normal do fluido de freio que não seja pela umidade do ar.
Exceto, é claro, se a gente abrir o reservatório do fluido e colocar nele algum contaminante qualquer.
Quanto a haver uma data certa para o fluido estar contaminado, é evidente que um carro que roda em Teresópolis-RJ, com umidade relativa do ar constantemente próxima de 90% vai ter o fluido de freio com umidade acima de 4% muito antes do que um veículo que trafega aqui em Três Lagoas-MS ou em Brasília-DF, onde a umidade relativa do ar costuma ficar por volta de 30% durante a maior parte do ano.
Ianis, também não entendi de que modo a embreagem pode contaminar o fluido de freios.
Abraço,