OSilva escreveu:
Clever escreveu:
Mas o estabelecimento inicial de troca a cada 6 meses não teria seguido análises técnicas do motor, dai simplesmente não é mais necessário? E quem já fez duas? Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato...
Olha, pode ser que tenham definido a troca com 6 meses ou 5000km como precaução, até terem dados melhores sobre o uso do lubrificante. Talvez tenham recebido amostras de oleo de veiculos coletados na revisão, feito uma analise de suas propriedade e então conseguiram segurança para efetuar tal mudança.
A VW recentemente tb aboliu a 1ª revisão com 6 meses (adotada depois do problema com os motores das geração 5) e voltou a troca anual - Sei que não é um motor turbo e tem lá suas diferenças - mas acho muito dificil que tenham feito essa mudança do nada.
Agora, gostaria que me falasse sobre isso:
"Sem esquecer a alteração do quantidade de óleo na surdina dos motores 1.6 de uma hora para outra, o que também aconteceu com o cerato..."Talvez eu não participasse ainda quando rolou esse assunto ou pode ter passado batido. O que foi essa alteração?
Aconteceu da HMB aumentar em 300ml (acho, não lembro) o nível do óleo para os motores 1.6 que equipam também o cerato, porém apenas notamos pela nota da revisão, ao questionarmos a montadora foi justificado que era para melhor desempenho, porém com o novo nível do óleo anulou-se a marcação da vareta, pois sempre estava acima do nível máximo, o que segundo a mídia pode ocasionar problema também. Depois notei que surgiram alguns casos na internet de baixa do nível do óleo, então não sei se foi devido ao desempenho ou para amenizar a questão do baixo nível... Enfim, não chega a ser um problema, mas sim um mal comportamento da montadora...
Sobre a questão da troca anual, com as novas montadoras estabelecendo suas trocas anuais (Hyundai, Peugeot, Citroen, dentre outras), as chamadas "quatro grandes" começaram a sucumbir, a FORD passou as duas primeiras para 6 meses e depois as restantes para um ano, depois agora na linha 2017 todas são anuais... Se eu pensar na HMB de 2012, com certeza houve uma análise criteriosa, se eu pensar na atual, pode ser que tenham feito devido as confusões das próprias concessionárias...