Rochaff escreveu:
Olá, pessoal.
Antes de mais nada, sou novo no fórum e por isso usarei esse post também para me apresentar. Caso não queiram saber disso, pulem para o parágrafo após a linha kkk
Me chamo Felipe e tenho um HB20 1.6 premium MT 14/15. Ficarei com ele até a semana que vem, quando trocarei pelo carro novo, um HB20 1.6 premium AT. Durante quase 1 mês de muita pesquisa test drive em diferentes modelos/ marcas, notei que não teria como fugir do HB20 de novo. Eu queria tentar algo novo, mas após 2 anos e meio e 80.000 Km de pura alegria com meu HB20, não dava pra sair muito disso. No meu entendimento, atualmente ele ainda está bem acima dos demais carros da categoria.
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Gostaria de trazer uma discussão sobre troca de óleo do câmbio AT que espero que não tenha sido levantada ainda em outros tópicos (pelo que vi na pesquisa, não foi).
Resolvi me antecipar e baixei o manual do HB20 novo no site da Hyundai. Na parte de manutenção, me surpreendi com a informação de que o fluido do câmbio automático é livre de manutenção e até mesmo livre de inspeção.
Pesquisei um pouco aqui no forum e na internet e vi que os HB20 AT4 tinham sim que repor o óleo (se não me engano aos 60kkm). Na internet encontrei esse artigo dizendo que alguns câmbios são de fato livres de manutenção:
http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... rara-hoje/Gostaria de saber do pessoal daqui o que acham desse sistema, se de fato é seguro e ainda como seria possível uma caixa de transmissão nunca precisar de reposição do fluído uma vez que, sabidamente, as temperaturas de trabalho delas são elevadíssimas, levando a queima do fluído com o passar do tempo. Fico imaginando esse carro já lá com seu 3º dono, aos 200 mil km rodados...difícil imaginar que o funcionamento do câmbio estará íntegro como estava aos 0km.
Abraço!
Bem vindo ao Fórum,
Esse assunto é equivalente a manutenção do oleo do freio, onde vários manuais e a maioria das oficinas informam que não é necessario sua troca.
Eu sempre tenho problema quando apos 2 anos com o carro, vou trocar o fluido e a maioria dos mecanicos que procuro, informam e insistem que nao é necessario a troca...
Sobre a troca do oleo do cambio at, concordo com voce e já li alguns artigos onde afirmam que é sim necessario a troca, devido as situacoes citadas. Lembro até uma que dizia com enfase: troque ou espere quebrar...
Um amigo tinha um stilo com aquele cambio dualogic onde o carro se encontrava com 90 mil km e o cambio já nao era o mesmo, segundo ele, estava extremamente lento e dando alguns trancos, principalmente nas reducoes... Ele tinha ligado na fiat, onde afirmaram que nao precisava de troca... Porem foi em uma oficina especializada em cambio at e afirmaram que era necessario a troca por km, enfim, ele trocou o oleo e o cambio voltou a sua normalidade...
Se meu hb20 fosse at, compraria o oleo e filtro originais(nao sei se o hb20 tem filtro) e trocaria em uma especializada em cambio at.
boa sorte