ianisgreek escreveu:
Colega Filipe, sinceramente falando, não acredito que um HB turbo que seja tecnicamente normal e perfeito mostre resultados em dinamômetros até inferiores do que os declarados pela fábrica, pq isso com certeza não teria a menor lógica ...
Acontece que eu mesmo fiz um prolongado test drive de apenas 460 kms em um HB20S turbo nas mais variadas situações de utilização e esse veículo me surpreendeu muito positivamente, inclusive tive até a oportunidade de acelerar com ele contra outros veículos dotados de motores maiores e ele não fez feio não!
E levemos em consideração que esse HB20 sedan turbo do test drive era um veículo ainda bem novo, com o seu motor bem preso devido à baixa quilometragem dele (tinha apenas 1230 kms rodados).
Então conclui-se que um HB20 turbo que foi convenientemente bem amaciado, usando apenas etanol não faz feio em nenhum dinamômetro bem calibrado, a não ser que as puxadas tenham alguns erros pontuais ...
Ianis, posso dizer que talvez o HB20 Turbo não tenha mais do que os 105 declarados com etanol (o que não é um demérito), porém, levando-se em conta a forma como o carro responde quando se pisa no acelerador, é difícil acreditar que ele tenha muito menos potência que a declarada. Obviamente que dois motores iguais não apresentarão exatamente a mesma potência e torque, mas existe uma margem de erro para mais ou para menos e essa deve estar dentro de padrões aceitáveis. 10 ou 20 cavalos de diferença é uma baita diferença.