Doan escreveu:
Me cadastrei neste fórum só para participar deste tópico.
Vim de um Ford Fiesta Hatch e anteriormente um Palio, ambos 1.0. Nestes dois carros eu conseguia subir ladeiras só soltando a embreagem em uma marcha de força e o processo de meia embreagem (quando necessário) era facilmente realizada. Comprei um HB20 1.0 há alguns dias e descobri esse "problema" da embreagem da pior forma que vocês possam imaginar
:
A saída subterrânea do meu prédio possui uma subida pequena, mas bem inclinada, justíssima e escura, estava em 1ª marcha subindo com cautela, pois ainda não me adaptei as dimensões do carro. Quando cheguei no meio dela o carro perdeu força. Como fazia com os outros carros, apertei o freio, subi meia embreagem e apertei o acelerador para dar uma ajuda, quando já estava com quase todo o acelerador pressionado e ainda com o carro sem força percebi que ele não era igual aos demais. Resolvi descer a pequena ladeira para voltar com mais aceleração... o portão estava meio fechado... ralei meu retrovisor
e meu coração parou por alguns segundos.
Realmente é diferente, recomendo que dependendo da ladeira, seja utilizado o freio de mão e se tenha muita calma, pois ele é fraco.
Ah, estava abastecido com gasolina.
Colega Doan, seja bem vindo ao forum !
E sobre os veículos c/ motor 1.0 aspirados vendidos no Brasil, vou ser bem franco com vc, pessoalmente o ÚNICO modelo de veículo popular 1.0 que se mostrou bem disposto para mim e que jamais negou fogo em nenhuma situação de uso foi o Gol 2009 geração V com o primeiro motor 1.0 transversal lançado naquela época pela VW.
Aquele sim era um bravo motorzinho 1.0 aspirado e flex, com taxa de compressão de 13 : 1 , produzindo 78 cvs e torque de 10,6 mkgf quando abastecido apenas com etanol.
Utilizei um gol desses novinho em 2009 por uma semana e rodei nele quase 2500 kms abastecendo-o apenas com etanol e inclusive, o usei em viagens mais longas, ele era um veículo bem novo ainda, peguei ele com apenas 3000 kms rodados, mas realmente ele deixou saudades até hoje, pq me surpreendeu bastante devido à sua invejável disposição apesar dele ser um modelo ainda de 2009 ...
Inclusive depois desse gol geração V , a dona VW do Brasil tratou de amansar esse motor 1.0 no novo gol geração VI com a desculpa de torna-lo mais econômico, mas infelizmente e nunca mais até hoje, esse modelo da VW mostrou a mesma performance daquele célebre modelo 1.0 da geração V .