OSilva escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
OSilva,
todo mundo com isenção está reclamando, pois o preço está fixado desde 2009, se não me engano e é uma covardia o que estão fazendo com o pessoal da isenção. Daqui a pouco, não terão como comprar mais nada.
Ouvi um boato que estão pensando no valor de 105 mil, mas com a crise e esse pessoal roubando tanto, esse caso ficou esquecido. O negócio é comprar ainda alguma coisa e ficar com o carro bastante tempo (anos), pois ninguém sabe quando o teto subirá. Acho que com uns 95 mil, seriam mais justo, pois o Governo alega que tem que ter um teto, pois a pessoa com direito a isenção, alega que não tem como pegar transporte público, logo, precisa de condução própria, mas os carros são caros demais, já se reduzindo os impostos, facilita, mas o governo diz que se quem precisa quer uma condução, não precisa ter carro de luxo, mas um carro suficiente para atender as suas necessidades e com câmbio automático, por essa razão, terá que ter um teto, mas concordo com você, teria que ser liberado.
Mas, só lembrando que qualquer pessoa que tenha direito a isenção, poderá comprar carro de qualquer valor, sendo que pagará o ICMS, mas terá desconto do IPI e não pagará o IPVA, mas claro que o ICMS, é de maior desconto e não sei se vale a pena comprar sem ele.
Sim Eduardo,
Peguei meu carro pelo processo de isenção ano passado e já foi bem estressante. Realmente pode-se pegar veiculos acima do valor limite, optando-se só pelo desconto de IPI (que se não me engano está na faixa de 11%). No final das contas e creio que pra uma boa parte das pessoas, os descontos ajudam sim, mas ainda é pesado e caro comprar o carro.
Se não podem tirar o limite, que pelo menos o aumentem e bastante pq a revisão de valor não é feita todo ano e fica defasada rapidamente. Atualmente o valor de 105mil vejo que ficaria muito no limite e não concordo com o valor de 95mil q você citou, mas explico o porque:
Existem casos que o melhor veículo pra pessoa (falando em ergonomia e acessibilidade) é um carro maior e mais alto (por exemplo o Creta), e partindo desse suposto, digamos que o carro que atende integralmente a necessidade da pessoa seja o Creta 2.0 mais completo? Os 95mil já não permitiria a compra com isenção de ICMS, já que o creta nessa configuração atualmente está acima de 100mil. Imagine daqui ha uns anos como seria?
OSilva,
essa é a questão. Você discordou de mim em relação ao limite de que poderia ter um teto de uns 95 mil e usou o exemplo do Creta mais equipado, é isso que o governo não quer que aconteça, pois se você analisar, o Creta é igual em todas as versões, o que difere são itens de séries e potência, mas a lei parte de um princípio que é o critério da necessidade de um carro e não necessariamente, um de luxo. Se uma pessoa que pretende comprar um carro como o Creta, se tivesse um teto de 95 mil, poderia comprar um perfeitamente, mas querer um top, para eles, já é exigir demais, seria luxo e não necessidade. Esse é o critério. Não sei se me fiz entender.
Mas, evidente que se não tivesse um limite, seria perfeito, mas seria luxo, não concorda? O objetivo, do isento, é um veículo para se locomover e não ter luxo, essa é a real razão da lei.
Já está desde 2009 sem aumento do limite, com isso, sobra muito pouca coisa, mas 95 mil, dariam para comprar o 2008, Creta, Captur, Kick,HR-V, Renegade, Tracker, entre outros carros espaçosos, não é mesmo?
Abs.