Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:44

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 121 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 02 Mai 2017 17:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ianis, não há solução para esse impasse.

Você sempre vai poder dizer que estraga e não vai estar mentindo, porque dependendo da força que o motor tiver que fazer em baixa rotação, estraga sim.
Se não estragar, é só colocar mais força e por mais tempo, que então estraga sim. Então sempre haverá um jeito de estragar.
Eu disse que "eu acho que, no plano, consigo sair em 1ª marcha sem acelerar nada e ir trocando até a 5ª marcha" porque suspeito que a força que o motor terá de fazer estará dentro do limite de fazer isso com segurança, sem estragar. Você sempre poderá dizer que não, mas a quantidade de força é subjetiva.
Como se sabe se determinada força estraga ou não? Acho que apenas com um dinamômetro ou com sensibilidade com máquinas e motores.
E mais, pode ser que eu, ao tentar, considere que não é possível fazer a manobra e aborte a tentativa.

Meu carro é bem leve, anda em ponto morto nas menores inclinações, e no plano, de porta aberta, consigo fazer ele andar apenas com a força do meu pé no chão.
E portanto ele sai em primeira sem acelerar, em marcha lenta, desde que se solte a embreagem suavemente. (o motor em marcha lenta é bem mais forte que meu pé no chão)

Desde pequeno sei que forçar o carro em baixos giros é prejudicial ao motor, aliás, isso ocorre em diversas situações a que os carros estão sujeitos ao longo de sua utilização, como por exemplo, morrer em uma saída por falta de aceleração ou morrer ao parar por falta de pisar a embreagem (ambas situações acontecem muito com quem está aprendendo).
Isso força bastante, e sim, fazer isso em todas as saídas ou paradas, vai prejudicar o motor.

Ansioso pela próxima lição que o professor vai me dar... zzzzzz

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 02 Mai 2017 18:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Se vc não gosta de ler as minhas citações, basta não escrever besteiras e depois fique corrigindo-as como vc está fazendo agora, simples assim.

E quanto aos seus deboches, a mim eles não dizem o menor respeito, então se vc quer estragar algum motor forçando-o desnecessariamente como vc sugere na sua citação e apenas a título de satisfazer as suas infundadas experiencias pessoais, continue em frente e acabe de estragar logo esses seus HB20X que todos aqui já estão percebendo que tipo de usuário é vc ...

Obs : Aprenda de uma vez por todas que arrancar em estúpidas e míseras 800 rpms e andar em 5ª marcha ou em qualquer outra marcha nessas mesmas rotações de marcha lenta não é, nunca foi e nem será o propósito de nenhum veículo leve de passeio atual, apenas pq isso estraga sim e "vai folgar internamente todo esse pobre motor" !

E, ao contrario do que vc cita, nem é necessário nenhum teste de um motor em algum dinamômetro para saber que " ROTAÇÕES DE MARCHA LENTA" não são e nunca existiram para fornecer força para se mover nenhum veículo e sim, apenas para manter um motor a combustão interna funcionando com um mínimo consumo e um menor nível de ruídos, SÓ ISSO !!!!!!!!!!!!

Em qualquer curso de mecânica automotiva que vc frequentar, é certo que vc aprenderá sobre esses assuntos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 02 Mai 2017 20:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Tanto gosto de ler que escrevo.
As partes em que você parece estar irado eu pulo...

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 02 Mai 2017 21:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então ótimo colega, lembrando que sempre é uma satisfação para mim ajudar e compartilhar com os colegas sobre esse assunto, assim segue o tópico ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 08:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Todos aqui no fórum que possuem um HB20 AT sabem que o carro sai em marcha lenta.
Sem acelerar ele sai andando. No plano é possivel manobrar e estacionar sem pressionar o acelerador.
Mesma coisa o mecânico. Em primeira, sem acelerar e soltando a embreagem devagar ele sai andando sem demonstrar nenhum esforço.
Dei uma volta com meu HB mecânico ontem e confirmo que ele funciona perfeitamente a mil giros. Só não pode pisar, quer dizer, exigir disposição a tão baixos giros.
Mas manter a velocidade ele mantém de boa no plano a mil giros.
E o automático no plano mantém 40 km/h a mil giros também sem o menor esforço, até subindo aclives suaves.
Aliás essa é uma das delícias de dirigir o AT, de ele sair devagarinho bastando tirar o pé do freio. Isso tanto para frente como para trás.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 12:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Eu até já expliquei aqui no forum em um outro tópico que carros aut. é uma coisa e os mecânicos outra 100% diferentes.

No caso dos aut. dá sim para manobrar o veículo sem acelerar pq o próprio câmbio aut. já multiplica o torque fornecido pelo motor desde a rotação de marcha lenta, por isso que os veículos aut. mostram essa leve melhor disposição em mover o veículo nessas situações.

Mas nos casos de veículos com câmbios mecânicos, não existe esse recurso que está disponível nos câmbios aut. por isso não se pode e nem deve ficar manobrando esses veículos sem uma leve aceleração no motor, pq isso vai sim forçar esse motor.

Tb já expliquei aqui que devido a uma estratégia presente na ECU dos veículos equipados com injeção eletrônica, o motor não apaga devido exatamente a essa interferência do sistema de injeção/ignição nessas rotações de marcha lenta, mas isso NUNCA quer dizer que se pode abusar dessas rotações bem baixas pq esse procedimento VAI SIM FORÇAR desnecessariamente o motor.

Obs : Lembrando aqui que NENHUM VEICULO foi projetado e fabricado para ser conduzido nessas rotações de marcha lenta em nenhuma hipótese e situação !!!

Então, as recomendações e explicações estão aqui, ouvem e seguem elas quem quer, afinal os veículos são propriedades particulares e cada um faz o que bem quer com eles.

Coitados serão os próximos donos deles que vão sentir na pele e na alma o que significa um veículo que foi judiado e até mal conduzido pelo seu primeiro dono ... rsrsrsrsrs!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 12:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Desculpe Ianis, mas os AT não têm nada que multiplique o torque. Têm apenas uma embreagem imersa em óleo e que se acopla pela força centrífuga.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 13:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Desculpe Ianis, mas os AT não têm nada que multiplique o torque. Têm apenas uma embreagem imersa em óleo e que se acopla pela força centrífuga.



Novamente não tenho nada o que desculpar a vc pela sua falta de um mais apurado conhecimento técnico ... rsrsrsrs!!!


Onde foi que vc aprendeu isso ????

É por isso que eu sempre falo que se eu cito alguma coisa aqui e vem vc discordar, mas para isso vc tem de provar tb e não apenas discordar que eu esteja de fato errado e vc o correto, por isso pergunto baseado em que vc diz isso ??????

Explique sobre isso aqui para nós !!!!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 15:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
"...pq o próprio câmbio aut. já multiplica o torque fornecido pelo motor desde a rotação de marcha lenta, por isso que os veículos aut. mostram essa leve melhor disposição em mover o veículo nessas situações...".

Ianis, foi você quem citou o multiplicador de torque, e isso parece bem legal. Então você é que pode dizer como funciona.

Vai ser uma novidade para mim, porque para multiplicar o torque ou a gente eleva a rotação, o que não é o caso, pois estamos falando do carro em marcha lenta, ou a gente inclui uma marcha extra, mais curta que a primeira, algo de que nunca ouvi falar.

De fato uma transmissão automática não é coisa simplesinha de se entender, mas basicamente a embreagem é feita através do fluido hidráulico e o acoplamento do conjunto feito pela força centrífuga da rotação imprimida ao lado ligado à transmissão e às rodas.

Na saída da imobilidade, o fluido hidráulico faz o mesmo papel da embreagem num carro mecânico, ou seja, inicia deslizando e a viscosidade do fluido faz girar o outro lado, da transmissão e das rodas, e essa rotação, à medida em que aumenta, promove o firme acoplamento dos dois lados pela força centrífuga, permitindo a completa transferência do torque do motor para as rodas.
Isso tudo de um modo geral e em palavras bem simples.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: EMBREAGEM HB20 - Muito estranha
MensagemEnviado: 03 Mai 2017 15:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
"...porque para multiplicar o torque ou a gente eleva a rotação, o que não é o caso, pois estamos falando do carro em marcha lenta, ou a gente inclui uma marcha extra, mais curta que a primeira, algo de que nunca ouvi falar..."

Um exemplo simples disso ocorre quando se deseja tirar um parafuso de roda, por exemplo, mas não temos torque suficiente e ele não sai.
Quais as alternativas (depois de usar o WD40, rs)?
1) aumentar a força na chave - equivale a aumentar a rotação do motor, compensando a rotação resultante com o deslizamento da embreagem, para um regime onde ele tenha mais torque.
2) aumentar o braço da chave - equivale a criar uma marcha mais reduzida que a primeira.

Então à primeira vista são essas as duas maneiras de aumentar o torque para tirar o parafuso.

Gente, a conversa é aberta, viu?
Não é porque o Ianis entende alguma coisa que ele sabe tudo.
Ninguém é tão sabido que não tenha nada a aprender e nem ninguém é tão ignorante que não possa ensinar alguma coisa.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 121 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB