E revivendo esse tópico, gostaria de compartilhar uma explicação com os colegas que interessam pelo assunto de combustíveis pq eu sempre estou criticando a qualidade das nossas gasolinas e defendendo o etanol como sendo o nosso melhor combustível e continuo mantendo essa mesma posição, infelizmente !
E essa explicação, que eu nunca havia citado aqui no forum antes é do PORQUE esas nossas gasolinas, apesar de que recebem a nobre ajuda de altas doses de etanol anidro na composição delas, ainda assim, sempre foram alvo de muitas críticas e nem mesmo saberemos até quando isso ocorrerá ...
Sabemos que existem basicamente 3 tipos de petroleo extraídos em todos os cantos do mundo :
O tipo leve, o tipo médio e o tipo pesado.
O petroleo do tipo leve é o mais apreciado e valorizado em todo o mundo, pq dele se extrai mais facilmente e com menor custo, todos os seus derivados diretos e sempre com uma qualidade final superior.
Esses demais tipos de petroleos, são pela ordem mais difíceis e onerosos para serem refinados e para deles serem extraídos os seus derivados com a mesma qualidade dos produtos derivados do petroleo do tipo leve , é justamente aqui que está e sempre esteve o MAIOR dos problemas das atuais refinarias brasileiras.
Iniciando-se com o inconveniente de que a maioria das jazídas de petroleo brasileiras fornecem petroleos pesados e muito pouca coisa do tipo médio e menos ainda do tipo leve e por essa razão, a dona Petrobras, conduzida pelo governo federal, sempre relegou a planos secundários, terciários e não sei mais o que, a iniciativa de estar sempre investindo $$$$$$$ e assim modernizando o seu parque de refino de todas as suas refinarias e devido a isso, temos algum quadros bem negativos causados por essa situação :
E quando é refinado esse nosso petroleo pesado e médio por essas refinarias brasileiras por esse maquinário bem antigo, obsoleto e já bem defasado, é mais do que lógico que bons produtos jamais serão produzidos por elas para nós brasileiros e assim, a Petrobrás vende uma expressiva parte desse petroleo pesado e ainda bruto, a preços mais baratos pq ele não é tão valorizado no mercado internacional e compra em troca, petroleos do tipo médio e leve, mistura eles e o refina daquele jeito precário e medíocre que esse antigo e sucateado maquinário permite e EIS AÍ A "BELA E MARAVILHOSA" QUALIDADE dessas nossas infâmes e medíocres gasolinas.
E essa triste situação infelizmente não termina por aqui ...
Pq sabemos que a Petrobrás tb importa gasolina já pronta, mas aqui infelizmente entra aquele já conhecido e triste cenário de que ela compra as gasolinas da PIOR QUALIDADE POSSÍVEL, pq obviamente elas são mais baratas e a dona Petrobrás tb confia no fato de que ela pode sempre melhorar um pouco mais a qualidade dessas gasolinas compradas de pior qualidade adicionando nelas os já conhecidos e elevados 25% a 27% de etanol anidro, mas é mais um LÊDO ENGANO esse dela pq mesmo assim, essas gasolinas mal produzidas, mal compradas e de péssima composição sempre queimam de forma incompleta produzindo as terríveis carbonizações internas em todos os motores pq esse tb já é mais um outro fato bem comprovado.
E sem falarmos ainda na baita safadeza que é a dona Petrobrás estar sempre vendendo no mercado internacional, os excedentes não só de petroleo bruto, mas de todos os derivados aqui produzidos como a gasolina por preços beeeeemmmm inferiores aos preços vendidos a nós brasileiros, algo que não é e nem nunca será justo e correto e esse azar é apenas nosso, infelizmente a nossa triste situação é essa aí colegas!!!
Obs : E eu proponho a qualquer funcionário que trabalha diretamente com alguma refinaria petrolífera brasileira para caso ele queira, de dar aqui a sua explicação pessoal sobre esse assunto e de tb nos mostrar que esse quadro acima descrito, se tb for o caso, esteja de fato errado e seja irreal!
- E vamos aguardando por isso ...
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|